Acorde cedo (e depois me conte…) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 13 de dezembro de 2005 - 0:54Automobilismo internacional

Acorde cedo (e depois me conte…)

A Audi apresenta hoje (hoje???? Cacete, já passou da meia-noite) em Paris o R10. É o sucessor do R8, o grande papa-títulos de Le Mans nos últimos anos. Ouvi boatos de todos os tipos, entre eles o de que seria um carro a diesel com motor V12. A conferir. A Audi promete transmitir a bagaça ao vivo pela internet. Começa às 9 da matina de Brasília, pelos meus cálculos.

18 comentários

  1. Rodrigo disse:

    Eu quero ver é esse motor pegando fogo! rss corrida tem que ser ou gasolina ou álcool!!! Diesel é coisa de caminhão! rsss
    Não acredito que esse carro vá soltar fumaça, mas que eu saiba para o disel explodir o motor precisa estar muito quente… logo… espero q ele não seja um “estouro”… credo piadinha horrível!

  2. ROGERIO BH disse:

    Belissimo..
    e espero que realmente evolua a questão do diesel, bem como a do gás natural…
    senão estaremos fritos….
    saudações celestes

  3. antonio purri disse:

    e a conversa de que a Audi é que estaria por trás da Toro Rosso . Evoluiu ?
    Achei o R-10 lindo ; fossem as rodas dianteiras um meio metro mais pra trás o carro ficaria igual ao Batmovel ( dos filmes de 30 anos atrás ) … acho que o diesel vai longe nas corridas . não duvidem que será o futuro…

  4. Alexandre disse:

    Gomes, muito legal o seu blog. Há muito tempo sentia falta de um blog desse tipo, então parabéns pra você.
    Sobre esse V12 diesel, sei não, mas acho que só vai ganhar alguma coisa se me chamarem pra pilotar.
    Rsrs.
    Ah, posso linkar seu blog no meu?
    http://ascoisasdenosdois.blogspot.com
    Abração!

  5. Carlos Trivellato disse:

    Bom dia!

    Ainda bem que o diesel na Europa é mais “limpo” que o nosso, já imaginou como será assistir a uma corrida dessas se a moda pegar? Imagino como será uma corrida de fórmula truck por aqui, uma autêntica “neblina” de fumaça!

  6. Leandro Angelo disse:

    Já existe uma categoria que correu até esse ano com gas natural: a DTM Pick Ups aqui no Brasil.

    Eu acho mais do que valida a tentativa da Audi, vai mexer com a estrutura da engenharia de motores se vencer corridas com um V12 Diesel.

  7. Sucrilhos disse:

    Bonito, revolucionário, mas será que é confiável?

  8. Bruno Terena disse:

    Agora já era, o Tom Kristensen que já é recordista de vitorias vai virar o Schumacher de Le mans……..vai ganhar pelo menos mais umas 4. O carro é lindo………e é quase certo que vai ganhar tudo!!!!!

  9. Bruno Mantovanelli disse:

    Pra mim, carro de corrida tem que ser à gasolina, diesel é combustível de caminhão. Daqui a pouco eles tão fazendo carros de corrida movidos à gás natural.

  10. Eduardo S SP disse:

    Foi o que disse no outro comentário, que é um motor que tem muito torque, o regulamento permitiu isso, se eles tivessem escolhido correr com uma versão de corrida do V10 5.0 (que é utilizado na linha esportiva da marca) o motor terai algumas restrições na entrada de ar (air box) e menos torque, e ainda teria que girar mais, com um diesel, e ainda por cima turbinado, é um desafio, mas tem mais torque (e em menor rotação) e uma eventual vitoria vai render muito mais em termos de marketing

  11. Leandro Angelo disse:

    Se lembrarmos que os motores diesel sao mais prdigos de torque que os a gasolina e que tb costumam ser mais robustos, a ideia da Audi não é tao muluca assim não.

  12. Adrian Newey disse:

    Isso é que é motor diesel! Vamos colocar um desse na Kombi

  13. Eduardo S SP disse:

    Mas do aspecto de tecnologia é algo fora de série alcancar mais de 100 cavalos por litro de cilindrada em motor diesel, ainda que turbo, fora a potencia de 650 cavalos, falaram na transmissão do evento que o torque é de 1100 Nm, muito alto, acima de 105 kgfm, certamente deve ter sido um dos diversos fatores que os impulsionou a escolha

  14. Eduardo S SP disse:

    Fala sério, se o regulamento do Automobile Club d’Ouest (Le Mans) e da FIA não fosse tão permissivo com os diesel, eles não optariam por esse caminho

  15. Rodrigo Mattar disse:

    Se havia alguma dúvida de que a Audi quer continuar com o domínio das provas longas, taí o fim da dúvida. O R10 é espetacular. Motor V-12 a diesel, 5,5 litros, gerando mais de 600 HP de potência. Um monstro, guiado por outro monstro: Tom Kristensen, sete vezes campeão em Le Mans. Ou seria… oito?

  16. Natanael Jebaum disse:

    É a diesel sim, to assistindo ao vivo aqui agora…

    É movido pela tecnologia TDI, e além de diesel o carro é biturbo… com 650cv… dizem que é o carro diesel mais potente do mundo. O motor diesel tem 5500cc e é feito em liga alumínio. Palavras do próprio piloto Tom Kristensen….

    Vamos ver como ele se sai nas 24 horas de Le Mans….

    Falous!

  17. Leandro Angelo disse:

    Os caras vieram de Inglostaad até Paris andando!
    V12, 5.5, Biturbo, 625 Cv, e parece um F1 com as rodas cobertas…

    Se vai vencer corridas eu não sei, mas que é bonito e inovador isso é sim.

  18. Flavio Chinini disse:

    Diesel V12? Sei não…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>