E eu com isso? | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
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segunda-feira, 12 de dezembro de 2005 - 22:51Kombi & cia.

E eu com isso?

Tá num texto explicativo sobre as novidades que a VW enfiou goela abaixo da Kombi, no UOL:

“O motor EA-111 1.4 8V Total Flex (arrefecido a água) é 25% mais potente que seu antecessor quando abastecido com álcool e 34% quando com gasolina. E, por ser mais moderno ele também é mais eficiente. Segundo o fabricante, ele é 30% mais econômico que o boxer 4 cilindros refrigerado a ar. A potência máxima com gasolina fica em 78 cv a 4800 rpm e com álcool em 80 cv (mesma rpm). O torque, o dado mais importante para o tipo de aplicação, também ganhou corpo: 12,5 kgfm a 3500 rpm (gasolina) e 12,7 kgfm a 3500 rpm (álcool). As acelerações e retomadas agradecem. O novo propulsor recebeu gerenciamento eletrônico (ECU), E-GAS (acelerador eletrônico), RSH (balanceiros roletados) e software sensor Flex Fuel (SFS) desenvolvido pela Magneti Marelli, amenidades hi-tech sem as quais as normas de emissões deixariam de ser atendidas”.

Do alto de minha sabedoria e como defensor-mor das Kombis de verdade, mando meu recadinho para a VW: peguem o ECU, o E-GAS, o RSH e o SFS e enfiem no Fox.

Ridícula, essa Kombi nova.

12 comentários

  1. Edevar Vilela Martin disse:

    a VW não conseguiria com toda sua tecnologia e sabedoria colocar o ECU, E-GAS RSH SFS no boxer

  2. Franco disse:

    Cara, depois de tanto ver aquelas Kombis à Diesel com o radiador na frente, agora reeditadas, com o “novo” motos à água finalmente eu lembrei do semblante do veículo associado à pessoa: Hitler!!!! Porque , com certeza, este bigode não é o do Carlitos!!
    Grande abraço,
    Franco.

  3. Cabral disse:

    O motor boxer a ar é uma %!@$&@# poluí muito, gasta muito combustível, tem baixo rendimento.

    Admito que é a alma do Fusca, dos Pumas, dos pequenos Porsches… Pois são carros leves, e ficam uma %!@$&@#com um pesado motor a água.

    Já a Kombi, não sei se o motor a ar é tão importante, de qualquer jeito é um carro pesado e os Kg a mais do motor a água não farão tanta diferença.

    A suspensão traseira da Kombi é muito boa, igual do Omega 4 cilindros. A frente é igual aos dos carros de GP da década de 30, como todo o resto tem seu charme, mas é ruim.

    Depois do motor a água, poderiam colocar o radidor atrás, suspensão dianteira melhor e voltar ao desenho da Kombi de óculos, que era verdadeiramente bonita.

    E o Fox? Poderiam enfiar numa Kombi, e jogar em algum aterro sanitario.

  4. Beto Traballi disse:

    Flávio, sejamos mais justos, deixe um pouco também para enfiar no Fox Crossover, esse é mais ridículo ainda, um dia vamos ter um cidadão fazendo trial na 23 de maio com um Kombi com todas essas enganações de apoio e tem neguinho que compra essas coisas. Em Tempo o seguro de uma Kombi esta em torno de R$ 3000,00…. esse país é uma piada mesmo……..

  5. PedroJungbluth disse:

    por que não colocar E-Gas, E-Cú, RSH, chip Total Flex, no motor a ar da volks?
    E aposto que o torque nas 2 mil rpm piorou. a 3.500 foi-se o consumo bom.

    Eu escrevi um texto sobre isso naquele site sobre o boxer. Dava para usar esse motor muito bem se tivessem colocado 10% do investimento que tiveram nos 1.0 16v Turbo da fábrica, que tambném não existem mais.
    E talvez o Gol fosse um popular de verdade até hoje.

  6. Fauto Marques disse:

    Hummm!!!
    Imagina todo mundo dependendo de Fuscas, DKVs, Aero Willys, Kombis & Cia… para velozes e longas viagems, confortáveis passeios, seguras curvas e ultrapassagens… Que saudades da TV em preto e branco, dos rádios valvulados, dos computadores a lenha, sem internet, dos telefones “à manivela”, dos videocassete Betamax, dos práticos e gigantescos gravadores de rolo, do ferro de passar roupa a carvão, do telex e etc.

  7. Jonathan disse:

    Haha !
    Gostei do recado para a VW.
    A propósito, peguem tudo, enfiem no fox e joguem no lixo… carrinho ridículo.

  8. Bruno Mantovanelli disse:

    Esse motor novo pode ser tudo isso q disseram, mas o bom e velho som do motor boxer nunca mais vão conseguir reproduzir. Ainda mais se colocar um escapamento cruzado.. ahhhh, já estou com saudade..

  9. edu disse:

    acho que deviam preservar nosso museu vivo….. ou entao fazer um novo carro, pois agora nao eh nem carro e nem museu.

  10. Natanael Jebaum disse:

    Hum… a VW pisou na bola mais uma vez…

    Kombi era tão bunitinha… precisava colocar o painel de FOX nela? Acabou com a kombosa…

    Falous!

  11. Baro disse:

    Flávio, uma coisa me deixou encasquetado: prá que diabos o quitandeiro vai querer + 25% de potência (ou 34% na gasosa)? E se botar naftalina, será que dá para fazer um pega com seu DKW?

  12. Tuta disse:

    Hahahahhahahahahahahah
    Você é muito engraçadinho, FG.
    Hahahahhaahahahha
    %!@$&@# guri, por tua causa recomecei a olhar com carinho para as Kombis.
    As poucas excursões de nossa banda de hard rock há 20 anos, eram numa Komosa, man. O Sapo de Plástico (olha o nome da banda) estava on tour by Kombi!
    Que tal?

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