Rodízio de pistas salvaria um monte delas
No momento em que surge a possibilidade de a Alemanha revezar circuitos para sua etapa da F-1, por conta de problemas em Hockenheim (não consigo entender como Hockenheim pode ter problemas, mas vá lá…), talvez seja hora de se começar a pensar nisso seriamente para vários países.
Sou totalmente favorável. Além de vitalizar pistas que entraram em decadência depois que perderam a F-1, é algo tecnicamente interessante. As equipes chegariam a algumas corridas com referências de dois anos antes, o que estimula a criatividade dos engenheiros e aguça a sensibilidade dos pilotos.
Alguns países que poderiam alternar seus GPs, na minha como sempre modestíssima opinião:
– Brasil: Interlagos e Jacarepaguá
– Inglaterra: Silverstone e Brands Hatch
– França: Magny-Cours e Paul Ricard
– Alemanha: Nürburgring e Hockenheim
– Austrália: Adelaide e Melbourne
– Japão: Suzuka e Fuji
– Estados Unidos: Indianápolis e Laguna Seca
– Espanha: Barcelona e Jerez
– Canadá: Montreal e Toronto
– “GP do Leste”: Hungaroring e Brno
– “GP do Oriente”: Xangai e Sepang
– “GP das Arábias”: Bahrein e Istambul
Algumas pistas eu não tiraria nunca do calendário, como Mônaco, Monza e Spa, que para mim formam a tríplice coroa da F-1.
Bem, é uma idéia… Que jamais será colocada em prática porque os contratos da F-1 são feitos com os promotores de cada país, ligados aos autódromos dos quais tomam conta.
Esqueçam, era só uma idéia.
Eu tiraria Mônaco correndo! Apesar da história e do glamour, aquilo não é corrida!
Prá quem quer saber como andam esses autódromos, vale passear pelo Google Earth ou pelo http://maps.google.com
Estive na corrida emSP. Gostei da idéia de Salvador, fica parecendo Mônaco , ( meio de 3.o mundo). Jacarepagua não gosto!!!
concordo com a maiara!!
gp no rio to fora!!! la ta tudo dominado!!!! prefiro uma f1 de rua em Salvador
Caro Amigo, Gomes
Compartilho com vc o rodizio de Pistas nas corridas de formula 1, mas levar a corrida para Jacarepagua, meu amigo isso é suicidio, o pessoal lá não consegui nem patrocinar Campeonato de Corrida de Jegue, vejá ai os Jogos Pan-Rio, que no começo era assim Pan- Rio, Pan-Globo , agora que viram que é coisa de gente grande passou a chama Jogos do Brasil, isso só acontece com gorotinhos
Fuji não…já era…reformaram e pela descrição do Ricardo Divila ficou igual à essas pistas ditas “modernas” mas muito chatas…prefiro que fique em Suzuka mesmo que é uma baita pista…diria que Suzuka é a SPA do Oriente.
F1 ideal: Suspensão ativa, efeito solo, Turbo liberado, maravilhosos motores V12, Pneus extra largos e “PILOTOS” %!@$&@#loucas.
Bom seria o retorno das regras da época de Senna para trás.
Pra terminar, minha opinião arrogante:
Brasil: Jacarepaguá; Interlagos
Inglaterra 1: Silverstone; Brands Hatch
Inglaterra 2: Oulton Park; Donington Park
Bélgica 1: Spa
Bélgica 2: Zolder
França 1: Dijon-Prenois
França 2: Magny-Cours; Paul Ricard
Alemanha: Inferno Verde (22 km); Hockenheim
Austrália: Melbourne
Japão 1: Monte Fuji
Japão 2: Suzuka
EUA 1: The Glen
EUA 2: Elkart Lake
EUA 3: Laguna Seca; Indy; Detroit; Long Beach
Espanha: Barcelona; Jerez; Jarama
Canada: Montreal; Toronto
Monaco
Leste: Brno (sem Hungaroring)
Portugal: Estoril
China: Xangai
Malásia: Sepang
Bahrein
Turquia: Istambul
Àfrica: Kyalami
Itália: Monza (sem chicanes)
Acho que 25 corridas, dessa forma, era o IDEAL.
Sem férias, sem sair de cima.
XD
Outra idéia seria o rodízio de pilotos… um dia o Dick corre na Midland, Takuma na Ferrari, Kimi na Toro Rosso e Kart na McLaren =)
DIJON-PRENOIS TEM DE VOLTAR AO CALENDÁRIO!!!!!!!!!!!!
outra coisa seria ter um GP continental que premiasse pista com contratos ano a ano.
GP da Europa, GP da Ásia, GP da América…
Serviria para testar pistas novas, sem compromisso permanente.
genial. Basta a gente pensar numa maneira de acertar isso economicamente.
Basta nada, afinal não vamos ser ouvidos por ninguém da F1 atual…
Todo mundo sabe que não tem jeito , portanto o divertido é imaginar a situação ideal ( excluso $ ) , a qual resumo em 3 aspectos :
A) reduz treino e aumentam corridas . Pra que gastar uma nota em teinos fechados ? o que dá dinheiro é publico-alvo vendo marcas de produtos . Mais provas !
B) Dar força para circuitos novos com caracteristicas apropriadas para a F-1 . Xô Hungrias da vida . Bem vinda sejam Xangai , Sepang , Istambul ,etc .
C) Como eu vejo é pela TV , pra mim tanto faz ser no Japão ou na Venezuela .O que faz diferença para mim é a pista ser boa … Com a grana que se gasta para deixar Interlagos pronta para a F1 , dá para arrumar umas 4 pistas para a Stock…
Do jeito que está hockenheim, prefiro que corram em Avus! Que acham?
Concordo seria muuito legal mais, so trocaria
Jacarepagua por londrina ou cascavel, e Bransa Hatch por donington
Concordo com a alternancia. Seria bom de um ano para o outro variar os autódromos. Todo ano muda somente um ou dois, no máximo! Ver como seriam corridas em diferentes circuitos seria interessante, pois todo ano são as mesmas corridas… Os caras já tem a configuração dos carros e só copiam da do ano anterior. Sem falar na oportunidade de revitalizar outros autódromos. Só não sei se seria economicamente viável para a administração dos autódromos esta alternância, mas a idéia seria muito boa se fosse colocada em prática.
Concordo com quase todos, a idéia é boa (tal inviável, mas boa). Eu só trocaria o GP dos Estados Unidos de Laguna Seca por Elkhart Lake (Road America), pincipalmente após o “trauma” da morte de Gonzalo Rodriguez naquela pista durante os treinos livres da (então) F-CART.
Não concordo, tem que continuar só em São Paulo.
Por que não incluir, também, o autódromo de Brasília que, nos anos 70, também abrigou uma corrida de F-1?
Acredito muito nessa idéia. É o tipo de medida simples, que causa ótimas consequências. Valeu!
Seria legal, mas eu retiraria a pista de Kart de Mônaco… Drogas, to fora!
Boa sugestão essa de rodízio, muito boa. Acontece algo semelhante em açguns eventos do tênis, como o Master Series do Canadá (as vezes em Montreal e as vezes em Toronto).
E o GP da Europa revezar em Estoril e Donington Park seria uma idéia legal também, por mais que as pessoas não gostem muito de Donington.
Apesar do rodízio parecer uma boa idéia do ponto de vista técnico, eu gostaria de adicionar mais pistas ao calendário ao invés de revezá-las. A sugestão do Gomes foi, por exemplo, Magny-Cours revezar com Paul Ricard. Eu preferiria Magny-Cours e, uma semana depois, Paul Ricard. É a gula pela F-1!
Essa idéia é excelente, reclama-se muito que Interlagos chegou ao limite de sua capacidade física. Tanto RJ ou Brasília teriam condições de receber a F1, e além do mais, existem outras categorias top internacionais que poderiam vir correr aqui, como bem mostra a iniciativa de transformar a Mil Mlhas em etapa da Fia GT.
Talvez essa seja a forma de se salvar a F1, e de quebra incentivar o automobilismo não só no Brasil como no resto do mundo.
Tudo depende da “boa vontade” dos empresários envolvidos .
Eu sempre achei que aqui no Brasil poderíamos fazer um projeto de uns 4 ou 5 anos de rodízio de autódromos pro GP de F1, baseado na tradição automobilística de alguns lugares especiais aqui no Brasil.
Vamos dizer que escollhêssemos 5 pistas: Interlagos, Jacarepaguá, uma no RS, uma no PR e Brasília.
Em cada ano a corrida seria em um desses autódromos, que teria de ser reformado pra receber a F1 é claro. O patrocínio disso teria de estar amarrado aos planos de uma categoria nacional como a Stock Car, que iria usufruir da pista reformada nos próximos anos.
O final de semana de cada um destes GPs seria basicamente um evento de celebração à tradição de corridas daquele lugar. No RS, por exemplo, poderia ter desfile de carreteras, dos pilotos, reviver a cena do automobilismo local, celebrar os heróis das antigas e novas gerações.
E isso em cada um destes lugares, e no fim de cada ano teríamos uma pista zero-bala estado-da-arte como herança pras corridas nacionais.
Custaria caro mas acho que daria pra repartir a conta entre alguns interessados.
Finlândia é flórida
Os caras não perdem lá há cerca de 10.000 anos. Tá fora.
Esse novo Hockenheim já vai tarde,que coloque o Grosser Preiss von Deutschland em Nurburgring,e quanto o gp da europa ,coloque o em le mans ,na minha opinião a pista mais tradicional da europa,ou se não, que fosse a cada ano em um país diferente, (os que não tem gp como: Portugal(estoril),Rep.Theca(brno), que existisse uma etapa na Finlândia também ,quando o clima permitisse.Bem tudo o que disse é a minha modesta opinião
Falando no GP de Brasília, 1974:
Nelsinho com um F3 de 170 hp em 2002 foi 10 segundos mais rápido que o McLaren F1 Cosworth V8 3000cc de 575 hp pole-position do Émerson em 1974.
Pois é, tecnologia é isso.
As duas melhores pistas americanas são Road América e Laguna Seca. Como se diz, nas duas se diferencia as crianças, dos adultos.
Stanley mandou bem: rodízio no GP da Europa, lembrem que o Tyrrell 6 rodas venceu na Suécia…
E Laguna Seca, bem lembrado, a melhor pista das américas.
A conversa tá buena. Só falta BsAs e Rio.
Esqueci de Monaco, apesar de ser uma chatisse sem fim, faz parte da tradição…
Eu sou a favor
Meu calendario dos sonhos seria assim…
Anos Pares
Sepang
Xangai
Fuji
Adelaide
jacarepagua
Road America
Montreal
Brands Hatch
Paul Ricard
Lausitzring
A1 Ring
Assen
Spa
Mugello
Monza
Istambul
Bahain
Imagina que tempero difente, sabendo que o acerto de um ano não serve de nenhuma refrencia para o ano seguinte em metade do calendario, fora que mudaria os favoristismos de ano para ano, pista para pista
Impares
Sepang
Xangai
Suzuka
Melbourne
Interlagos
Indianapolis
Montreal
Silverstone
Magny Cours
Hockenhein
Nurburgring
Hungroring
Spa
San Marino
Monza
Istambul
Bahain
que fizessem então algo em parceria com a MotoGP.
aí cada ano teria ou F1 ou Moto GP no determinado cirquito
A idéia é interessante, mas inviável economicamente. Os altos investimentos em segurança e acomodações para equipes e público seriam muito altos e de difícil retorno, já que a pista só teria corridas de 2 em 2 anos.
De fato seria bem legal! A fórmula 1 anda monótona já faz um tempinho. Pelo menos poderíamos rever alugmas pistas que saíram do calendário e algumas novas também.
o rtodizio seria uma boa ideia, e daria tempo aos cicuitos para reformas ,capitalizaçao de dinheiro e sem contar q traria uma nova emoçao a f1
F1
Quanto ao novo hockenhein já vai tarde… ficou muito chato depois das modificações…… quanto a jacaré paguá é puro blefe….
Boa tarde!
Há muitos anos atrás foi disputada uma prova de F1 em Brasília, alguém se lembra disso? Incrível um país de proporções continentais ter tão poucos opções para essa modalidade.
Fórmula 1 em Laguna Seca seria realmente um tesão. Imagino uma disputa de freada naquele “saca-rolhas”, aquele S em descida… Seria animal…
Só uma sugestão para o GP dos EUA: que tal RoadAmerica? É considerado o SPA americano.
Outra idéia também seria fazer um rodízio no GP da Europa em países que não tem gp, tipo Holanda, Áustria e Portugal.