FOLIAS NA NEVE

MADONNA DI CAMPIGLIO (com um frio dos diabos) – Well, começou o ano. Este evento da Ferrari, o “Wrooom”, meio que abre a temporada de F-1. Jornalistas do mundo todo são convidados, para um dos grandes jabás do ano. Jabá, para os pouco familizarizados com o “jornalistês”, é como chamamos os pequenos e grandes mimos que a imprensa recebe de empresas, políticos, organizações e o diabo a quatro. Pode ser um chaveirinho, uma garrafa de uísque, um buquê de flores, um boné, uma camiseta, um carro, uma viagem.

Neste caso aqui, é tudo “de grátis”, como se diz. A passagem de avião, o traslado entre o aeroporto de Milão e a cidadezinha nos Alpes, os almoços, os jantares, os passeios, bolsas e malas da Puma, belíssimos. Uso tudo, inclusive o gorro providencial, porque esqueci o meu em casa.

Trabalha-se um pouco, também, porque os pilotos dão entrevistas e participam de folias na neve. Temos de acompanhar, porque se um dia desses o Schumacher quebrar a perna andando de esqui, é de bom tom estar por perto.

Nós, jornalistas, discutimos muito os jabás. Se devemos aceitá-los ou não. Como tudo, depende. A editora Abril, por exemplo, não aceita convites para nada. Viagens de lançamentos de carros, cortesias de departamentos oficiais de turismo, tudo é recusado. Em compensação, coloca na banca uma revista como a “Veja”, das grandes aberrações editoriais do país. Ou seja, não aceitar jabá não faz de ninguém, automaticamente, um jornalista melhor.

(Cancelei minha assinatura de “Veja” anos atrás. E olha que tenho muitos e grandes amigos trabalhando lá. Gente de talento, que deve sofrer horrores tendo de aceitar as pataquadas da revista e seu tonzinho editorial supostamente chique e liberal, que no fundo é de um conservadorismo medonho, feito para a classe média besta de SP, que mora em Moema, anda de Corolla, xinga o governo e sonega impostos. Um desses meus amigos, outro dia, me contou que levou um esporro da editora de plantão porque, no dia do fechamento, estava sorrindo. Ele tinha acabado de ser contratado. Porra, não pode rir na hora do fechamento! Vão ser pentelhos assim no inferno.)

Voltemos a Madonna. A intenção da Ferrari, ao trazer centezas de repórteres até aqui, não é aliciar ninguém para garantir que a equipe seja menos criticada ao longo de uma temporada de F-1. Trata-se apenas do que se chama de “marketing de relacionamento”. Eu não dou muita importância às discussões filosóficas e acadêmicas sobre o assunto. Venho porque é legal, encontro amigos, faço entrevistas, trago minha mulher (sim, eles pagam tudo para as esposas, também), ela se diverte, e eu nunca faria isso com minha grana se tivesse de pagar, porque não ganho o bastante para passar temporadas em estações de esqui na Europa. E, mesmo se ganhasse, preferiria uma praia.

Bem, aqui estou. Depois de 10 horas de avião e cinco torturantes horas numa van subindo os Alpes. Cheguei com o estômago embrulhado. Enjôo mais em carros do que em navios no meio de tempestades. Amanhã tem entrevista do Felipe Massa, a quem já encontrei por aqui, simpático e atencioso como de costume. Faz frio, 8 abaixo de zero neste momento. Mas o lugar é lindo. Se der, coloco fotos depois.

Agora é hora de jantar. Jabá também tem disciplina. Este ano, mudaram a sede “jornalística” do “Wrooom”. As entrevistas aconteciam até o ano passado no Golf Hotel, onde ficava a salinha de imprensa, e tudo agora passou para o centro de convenções da cidade. Estamos no Hotel Relais des Alpes, cinco minutos a pé, daqui. Debaixo de neve e escorregando no gelo. Tentarei chegar sem quebrar a perna.

Ciao.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Inacio
Fabio Inacio
18 anos atrás

Oi Flávio,
Parabéns pelo trabalho e pelo hobby do qual tb compartilho através do meu humilde Fusca 63.
Legal essa coisa de andar pelo mundo ein???
“De grátis” melhor ainda !!!

Abraços,

Fábio.

Gomes
Gomes
18 anos atrás

São todos iguais, Marcelo, a neve sempre é branca. É um encontro agradável. E não sei de outras equipes que façam isso, não.

Marcelo Batista Frut
Marcelo Batista Frut
18 anos atrás

Flávio, qual foi o “Wrooom” mais legal que você já acompanhou, seja pelos colegas jornalistas, seja pelo pessoal da Ferrari, seja pelo local, algum ano que tenha sido diferente?
Outras equipes fazem o mesmo tipo de evento?
E finalmente, peça uns brindes a mais para sortear no poleposition, de preferência do Felipe Massa!!
Um abraço e um ótimo 2006.

Rangel
Rangel
18 anos atrás

O Flávio sempre me pareceu um simpatizante da Ferrari e fã do Alemão, a primeira ele nunca chegou a afirmar mas me passa a impressão. Quem pode garantir se ele mudar sua postura a Ferrari não vai tirá-lo da listinha ?? de qualquer forma ainda temos um brasileiro sentado em uma das máquinas…

Adrian Newey
Adrian Newey
18 anos atrás

Pessoal,
É um jabá, mas também um evento jornalisticamente relevante. Então o jornalista Gomes pode ir, com a consciência tranquila (ele sabe disso). E isso não influi, em nada, no que ele vai escrever: não só Gomes, mas também a Ferrari, pouco ligam pra situação (ele não se importaria de não ir ao jabá em 2007, a equipe está acostumada a tolerar uma minoria de jornalistas críticos, ou seja, sérios)

A.C.Capov.
A.C.Capov.
18 anos atrás

Daki a pouco tu esta = ao merchan neves, polemic man…Abs!

joão
joão
18 anos atrás

Para o Clóvis, lá embaixo: a sua dedução está incorreta. Há vida além desta cognição maniqueísta. Pode-se muito bem achar a revista um lixo, sem ser parte dessa sua compreensão de petismo. Generalizações são um perigo, meu caro…

Quem não iria
Quem não iria
18 anos atrás

Ir pra Italia com a patroa tudo pago. Maior mamata. Por isso que ele pode ficar gastando a grana dele comprando DKW que a patroa entende numa boa.

Punk Rock
Punk Rock
18 anos atrás

Dane-se a pseudo-ética jornalística, jabaculê desses é IMPERDÍVEL !!!

(Quero sorteio de mala Puma)

Fabiano Bastos
Fabiano Bastos
18 anos atrás

hahahaha
Flávio, adorei a esculhambada que você deu na “Veja”!!
Muito bom!!!

Maria Fernanda
Maria Fernanda
18 anos atrás

Olá, encontrei esse blog por acaso. Um jornalista amigo meu, que adora fórmula 1 me mandou os trechos em que vc. critica a editora Abril, e a Veja, óbvio. Eu, particularmente adorei, o que essa revista faz é um atentado ao Brasil. Abraços, Maria Fernada

Sergio Luis
Sergio Luis
18 anos atrás

Até seria injusto que um jornalista que participa de uma festança como a da Ferrari, com tudo pago, não dê uma atenção especial à escuderia durante o transcorer dos campeonatos a partir de então. A Ferrari assim, compra a coragem deles. Na dúvida, leiam o que será escrito pelos participantes. Os elogios serão enormes e as críticas, macias. Quanto a Veja, está certa ela. E só os alienados não gostam de ler o que escreve o Diogo Mainardi.

Edson
Edson
18 anos atrás

Oooo….Vida dura, hein Flavio!!!!

Raimundo Júnior
Raimundo Júnior
18 anos atrás

Parabéns pela corajosa e excelente matéria. Que jornalistas como vc tenham cada vez mais espaço, para, quem sabe um dia, vencermos a HIPOCRISIA gigante que impera entre nós, brasileiros.

Gilberto Cossia
Gilberto Cossia
18 anos atrás

Adorei sua matéria, e poucos tem a coragem de escrever oque pensam.
Sorte sua estar aí, e não trabalhando na revista óia ou melhor veja, hehe…
Estarei aguardando mais notícias.
Boas entrevistas e cuidado para não cair no geladinho.
Sucesso e parabéns.

Tuta
Tuta
18 anos atrás

Grande FG, vou procurar no Google Earth pra ver se aparece esse teu cabeção no meio da neve… hahahhahahaah curtam aí, é para poucos, malandragem. Vocês são os eleitos, ralou-se. Quem ficou com os Pestinhas/Little Gomes?

Rangel
Rangel
18 anos atrás

Acho errado estipular o que é certo o que é errado, o que é bom e o que é mau, honesto ou desonesto. Existe a relatividade em todos os aspectos da vida, a Veja com certeza tem muitas qualidades que podem ser aproveitadas, os defeitos podemos sempre ignorar, assim como nosso Presidente que já me assustou mais, mas se mostrou no mínimo igual aos outros da classe, pior mesmo é esta cara deslavada que mostra na Tevê, escolhendo no Fantástico o que “quer” responder para o Bial e fazer de conta que não escutou o “resto”. Quanto ao Jabá, Flávio e esposa tem de aproveitar mesmo, eu faria, quanto ao Profissionalismo ele deve decidir se arrisca ou não sua credibilidade ou o Jabá de 2007.,

julio ribeiro da sil
julio ribeiro da sil
18 anos atrás

Pergunta: não gostar da Veja necessariamente significa gostar do Lula???
É um lixo de revista assim como o Lula é um lixo de Presidente.

antonio augusto purr
antonio augusto purr
18 anos atrás

Quantas pessoas será que a Ferrari leva pra lá ? Imgnem quanto custa…não e´a toa que um carro deles custa tão caro…
quanto a Veja , concordo plenamente . Tinha ( e tem ) tudo para ser uma revista importante para o Brasil , mas vai se tansformando num palco para as opiniões da classe media-alta paulista . E para fofoqueiros de plantão ( quer cara mais chato e prá-baixo do que aquele tal de Mainardi ? O cara só sabe falar mal dos outros e dar patada igual égua …) . Cada vez que vou a dentista , medico e afins eu folheio a Veja ( sempre tem ) e vejo que faço bem em não compra-la há uns 5 anos…

Virgo
Virgo
18 anos atrás

Fico com o Luis lá em baixo: Vida dura essa do Flávio e ele ainda reclama… Mas, sendo o cínico que é, fica claro que existe implícito um “sorry periferia” nessa conversa mole toda de sacrifício. E, by the way, todo jornalista adora um jabá….

Bárbara Franzin
Bárbara Franzin
18 anos atrás

Flávio, sou jornalista também e conheço toda essa história do Jabá. Lamentável mesmo, pior que isso é o clima na Veja.
Mas como fã de automobilismo, a pergunta que não quer calar é: você vai publicar aqui a entrevista com o Massa?

Obrigada!

Alessandro
Alessandro
18 anos atrás

ahahahahahahaha
Nada modesto… :P
Jabá é o que há…
Flávio… descola um convite desses pro Edgar Mello Filho…. seria comico demais uma coluna dele falando de Madonna di Campiglio…
Grande Abraço

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
18 anos atrás

Não sei exatamente onde fica Madonna di Campiglio, mas essa região dos Alpes (chamada pelos italianos de Dolomiti) é com certeza uma das maravilhas da natureza. As montanhas são uma atração natural para se conhecer em qualquer estação do ano, apresentando uma paisagem belíssima em todas elas. Conheci um pouco da região ao redor de Cortina D’Ampezzo, vale realmente a pena, se puder, confira!

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
18 anos atrás

Bom dia!

O Flavio é testemunha ocular da história, nasceu durante o regime militar e cresceu acreditando que o Zé Dirceu foi um enviado divino e que os “intelectuais” do PT eram os donos da verdade. Muita gente acreditava nessa gente, o PT foi um mal necessário para esse país amadurecer politicamente, agora já estamos quase no fim dessa “idade média” e com certeza ele também já mudou de idéia. Quanto a revista Veja, acho melhor morrer de bem com esse pessoal, assim como a Globo.

Rodrigo Floripa
Rodrigo Floripa
18 anos atrás

Que vidão hein Flavinho!? hehehe Ta certo, merece curtir tb, aproveita ae e pergunta pro Schummi se ele vai ou não pra Toyota em 2007, mesmo se ele se der bem nesse ano na Ferrari.
Abraços e boa curtição aí!

PedroJungbluth
PedroJungbluth
18 anos atrás

Num desses encontros, o Schumacher encheu o colchão do Rubens de champagne, imagino o humor dele (alemão chato da %!$&# na hora de dormir.

PedroJungbluth
PedroJungbluth
18 anos atrás

Bem, na minha humilde opinião, a uma revista cabe o dever de informar, não ed pregar.

PedroJungbluth
PedroJungbluth
18 anos atrás

eu era muito pequeno, tinha 7 anos na eleição do Collor e 12 no tal impeachment. Pra mim, que via Globo e lia Veja, uma colocou o cara lá e outra tirou. Por pura busca por audiência, nada mais.

Antonio Carlos Capov
Antonio Carlos Capov
18 anos atrás

A vida e dura pra quem e mole! Estudem e arrumem uma boquinha desta. Legal seu comentario sobre a vEJA. O provinciano ai de cima deve ser um daqueles politicos que “doou” o salario para as instituições… Mas e ai; vamos ter de volta o melhor programa sobre F1 em 2004 (TVGP) ou não? Abração FG.

Henrique
Henrique
18 anos atrás

Ainda sobre a Veja, e olha que eles pregam exatamente o contrario. Dizem em alto e bom som que sao imparciais. Quem não lembra das propagandas dessa revista na televisão.

E com certeza o Massa não só vai carregar os esquis como o todo o resto do equipamento mas o chocolate quem vai tomar vai ser ele………

Flavio Costa
Flavio Costa
18 anos atrás

QUE MORDOMIA HEIN XARÁ! NÃO QUER ME DAR ESSA BOQUINHA?

Franco
Franco
18 anos atrás

Que ótima a crítica do Flávio sobre a Veja. É bom saber que ainda temos quem não se submeta aos impertavos do coorperativismo em troca de um cubículo de 2×2 em uma redação qualquer. Parabéns Flávio.

Valter Bittencourt
Valter Bittencourt
18 anos atrás

Olá amigo Magliari,

Com ou sem Jabá, o que nos importa é ter a consciência tranqüila e, principalmente, conseguir deitar a cabeça no travesseiro e dormir.

Desfrute bem sua viagem!

Abs,

CLOVIS ALEXANDRE JAB
CLOVIS ALEXANDRE JAB
18 anos atrás

Entendi o comentário sobre a Veja e assim deduzo que o caro amigo deve ser mais um dos tantos jornalistas lullo/petistas (neocomunistas) combatidos por aquela revista. Bem, pelo menos Veja é uma das únicas ou talvez a única a pregar para as areias do deserto, o povo brasileiro.

Marlon
Marlon
18 anos atrás

Olá Flávio, pergunta pro Schumacher se algum dia passou pela cabeça dele deixar a F1, com tantos milhões em conta corrente como ele tem, pegar uma pista como Spa com chuva, pipocar como eu vi ele pipocar em 2004 em Indianápolis com aquele aguaceiro todo, quero dizer, se realmente um dia ele quis parar. Brigadão.

Rogerio Carvalho
Rogerio Carvalho
18 anos atrás

-Sugere/manda o 1º hamahmm piloto da Ferrari (já chegou dizendo que não tem primo piloti…já ouvi isto antes…), ‘Pasta’ fazer URGENTE umas aulas de dicção!

Luiz
Luiz
18 anos atrás

Vida dura, heim FG! E ele ainda se lamenta: “começou o ano…”
A gente fica por aqui invejando o seu “trabalho”. Não esquece das fotos! Ah, fala pro Massa carregar os esquis do Schumi. Só prá ir se acostumando rs rs rs
[]s

joão
joão
18 anos atrás

Sobre “Veja”, realmente lamentável. Uma assinatura do periódico foi o maior estelionato que sofri. Sobre o Jabá, essa cantilena parece discussão de “sexo dos anjos”. Que mal pode causar a participação em um evento reconhecida e explicitamente promocional? A neurose pode gerar erros, tanto para mais (Milton Neves), quanto para menos (Juca Kfouri). Acho estúpida essa sede de imparcialidade, que não existe em nada!!!