Manda buscar na garagem

BARCELONA (existe credencial para testes, dá para acreditar?) – Ninguém entende direito esse desempenho da Ferrari de 2004 remendada para receber um motor V8. Foi a única a andar na casa de 1min15s aqui hoje. Lembro que o melhor tempo em Barcelona no fim de semana do GP da Espanha do ano passado foi 1min14s2, acho, da Toyota.

Mas eu falava sobre a F2004. (Aliás, quem não entendeu minha surpresa pela nova nomenclatura da Ferrari pode guardar suas explicações. Claro que sei que é 248 de motor 2.4 e 8 cilindros. O que não entendo são essas bruscas mudanças sem critérios aparentes. Vinha sendo F-e-o-ano havia um bom tempo, achei que ia continuar. Só isso.) Meteram um veoitão nela e está voando baixo.

O segredo? Bem, essa foi a melhor Ferrari de todos os tempos. Ganhou 15 de 18. É um carro aerodinamicamente muito bom. Carro não fica ruim. Continua bom. Meus DKWs são assim.

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Jorge F.
Jorge F.
18 anos atrás

Flavio, seria interessante ver um de seus DKW’s competir contra uma F2004. Com motor V10, claro, porque com esse V-oitinho não tem nem graça. Seria pule de 10 pro seu DKW.

Um abraço.

Jorge F.

Rangel
Rangel
18 anos atrás

Barrichello sofre pela língua muito grande, maior do que seu talento, o menino Massa por enquanto não fez nada na F1, este ano vai começar a sofrer.

do contra
do contra
18 anos atrás

Concordo, torcedor brasileiro.

Torcedor BRASILEIRO
Torcedor BRASILEIRO
18 anos atrás

DEIXA O SUJEITO CORRER!

1. Não tem jeito. O cara pode trocar de escuderia, mudar o discurso, decidir sair da sombra do alemão, mas não adianta. Bastou uma semana, isto mesmo, uma semana de treino, que a turma já começou a esculhambar o desempenho do Barrichello frente ao seu companheiro Button.

As manchetes taxativas dos jornais – “Barrichello começa mal na BAR…”. “Barrichello leva mais de um segundo do companheiro de equipe…”. “Button não toma conhecimento de Barrichello…” – soam de uma prematuridade, de uma irresponsabilidade que parece cheirar a um certo recalque.

Esqueceram somente de colocar que, nos testes subseqüentes, ele teve excelente performance, não em comparação ao inglês, mas sim no desenvolvimento do carro. Mas isso não importa. No fundo, a impressão que passa é que muitos torcem para que Barrichello vá mal, se possível, bem mal, para dar razão às bobagens que muitas vezes são escritas.

Por mais que estejamos sempre pegando no pé dele, e quase sempre por ele dar razão, acho que ainda é cedo, muito cedo para qualquer devaneio. Portanto, deixemos o sujeito correr em paz.

E, convenhamos, Barrichello é hoje mais piloto do que Button.. Afinal de contas, o máximo que o inglês fez na F1 desde 2000 foi… desonrar contratos.

2. Enquanto isso, ninguém fala do menino Massa, ninguém comenta…

CARLOS
CARLOS
18 anos atrás

ESSE BARRICA NÃO TEM JEITO MESMO…. JÁ TÁ RODANDO NA FRENTE DO QUEIXADA…..

Não só frio e chuva: Barcelona está sob neve
Warm Up
27/01/2006 – 09:03

Os pilotos não só encontraram frio e chuva, como previa a meteorologia, para esta sexta (27) em Barcelona: a neve fez-se presente no autódromo catalão. Quando eram 10h30 locais (7h30 de Brasília), os flocos brancos começaram a cobrir a pista onde oito equipes fazem sua preparação para o Mundial 2006.

Michael Schumacher, com a 248 F1, e Rubens Barrichello, guiando o RA106, foram os únicos que conseguiram deixar os pits antes da neve. Deram apenas voltas de instalação. O brasileiro acabou rodando.

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

Acho que um dos objetivos da Ferrari com essa estória de F2004, se nao o único, é confundir a galera, principalmente os adversários. E certamente eles atigiram a sua meta.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

João, do jeito que voce falou parecia que eles laragarm o ano e ficaram pensando “vamos desenvolver o F2004” ou seja o que voce escreveu tirou a frase do contexto

E certamente eles não colocaram qualquer coisa no carro, devem ter analisado antes o que pode ser melhorado e pronto

João Valim
João Valim
18 anos atrás

Eduardo, sem me delongar no assunto, “aplicar o que funcionou na F2005 no carro de 2004” é sim desenvolver o carro. E só se faz isso depois de muito estudo. Não se sai jogando qq coisa no carro, assim, sem mais nem menos.
A “Scuderia”, como qualquer outra equipe, precisa de dinheiro e resultados. Atualmente, não se vive só de nome. Pergunte isso para o Frank Williams que ele te explica melhor (sem querer comparar ferrari com Williams, mas, convenhamos, a equipe inglesa construiu um nome poderoso nos últimos anos). Ou então veja o que a F1 atual faz com circuitos tradicionais como Spa. Ou ainda veja o que o Carlos Ghosn acha da permanência da Renault na F1. Sem dinheiro entrando nada se faz.
A Ferrari só pode estar com um carro irregular. Se é para atrair patrocínios, eu não sei. Mas não se anda 1s mais rápido do que todo mundo com um carro de 2 anos, adaptado ao regulamento atual.

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

Acho que o momento é mais parecido com uma luta de boxe: estao todos se estudando e girando no ringue, alguns fazendo cara feia e outros cara de Rocky (o lutador), parecendo uns tontos. Em um mês, saberemos quem é Cassius Clay e quem é Maguila (com todo o respeito ;-),

Rangel
Rangel
18 anos atrás

Os testes sugerem Honda, Renault e BMW andando muito bem e parelho, a Mclarem parece estar com problemas, para mim o Alemão de carro novo não pisou o que poderia, haja visto que a Red Bull com motor Ferrari fez bons tempos e se colocou na frente de Maranello.

do contra
do contra
18 anos atrás

Tá na cara que a Ferrari quer fazer boa presença, e aproveitar para testar o V8. Não dá pr’a levar a sério os tempos 1 s abaixo.
Dos que estão com os carros e motores novos, parece que a Honda é concorrente sério. Vamos lá Barrica, é a tua chance de calar a boca de um monte de críticos gratuitos.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

João,

Em momento algum escrevi que eles usaram o ano passado para desenvolver a F2004, não tem sentido isso, escrevi que a equipe deve ter feito um balanço do que funcionou bem e aí implementou no F2004 que nitidamente é melhor, e o resultado disso só poderia ser um carro veloz, a Scuderia não é time pequeno que precisa fazer pre´temporada fora de regulamente para atrair patrocinio

João Valim
João Valim
18 anos atrás

Eduardo,

Essa história de gastar o ano passado para desenvolver um carro com 2 anos de vida me parece um pouco exagerada. Mesmo para padrões da Ferrari. Principalmente se pensarmos nisso para justificar um desempenho quase que constantemente 1s mais rápido que o dos demais carros. Além disso, se a aerodinâmica da F2004 fosse tão superior á da F2005 assim, o design “básico” da 248 seria mais aproximado ao do carro de 2004. Mas o que se vê é justamente o contrário. Apesar disso, sei que muitas das características de um chassi não saltam tanto aos olhos, mas mesmo assim acho que justificar a velocidade da F2004 no fato de o carro ser bom e ter sido novamente desenvolvido (mas não reeditado) é exagerado.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

João
Entenda que ano passado a equipe estava perdida com aquele item no regulamento que alterava a aerodinamica, então o carro 2004 que foi pra pista era um mero experimento, e os pneus ainda eram piores que os atuais

Levando estes fatores em conta, e passados 11 meses, a equipe pode muito bem ter selecionado tudo o que funcionou bem no F2005 (dinamicamente ruim) e aplicado ao carro de 2004 (dinamicamente bom) então a equação é simples, juntou-se o que se salvou do F2005, que era ruim, e aplicou-se ao 2004 que é um carro bom, sem contar a evolução dos pneus, somado ao motor V8 que é mais leve, e possivelmente permitiu um reestudo dos lastros (usados para atingir o peso minimo) esses fatores certamente só contribuiram para aumentar o equilibrio de um carro muito equilibrado, então é plenamente justificável o desempenho veloz do carro anterior

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

João
Entenda que ano passado a equipe estava perdida com aquele item no regulamento que alterava a aerodinamica, então o carro 2004 que foi pra pista era um mero experimento, e os pneus ainda piores que os atuais
Levando isso em conta, e pasados 11 meses, a equipe pode muito bem ter selecionado tudo o que funcionou bem no F2005 (dinamicamente ruim) e aplicado no carro de 2004 (dinamicamente bom) então a equação é simples, juntou-se o que se salvou do 2005 que era ruim, e aplicou-se ao 2004 que é um carro bom, sem contar a evolução dos pneus de lá pra cá, fora isso os kgs a menos do motor V8 certamente só contribum para aumentar o equilibrio de um carro muito equilibrado, então é plenamente justificável o desempenho veloz do carro anterior

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

Mudando um pouco de assunto: sabe que essa estória de Super Aguri me cheira muito mal? Nao gosto nada de uma equipe que surge assim, da noite pro dia, com carro velho (e com um piloto que até é divertido, mas meio desastrado). Se é verdade, entao se torna algo muito amador e perigoso. Se entao eles estao com carro sendo projetado faz tempo, nao é ruim, mas nao deixa de ser um engodo. Aí, Flávio, de repente deixam vc se increver com teu DKW :-)

João Valim
João Valim
18 anos atrás

Que a F2004 é boa, isso não se discute. Mas lembrem-se que a Ferrari usou esse carro no começo da temporada de 2005 e se viu forçada a apressar a construção da F2005. Ou seja, com as configurações aerodinâmicas do regulamento atual, o carro era ruim perto dos outros. Então essa explicação de que o carro tá andando pq é bom não se encaixa aqui.
Em segundo lugar, eu não acho que essa F2004 que o massa está usando possua configuração de asa do regulamento de 2004. Isso pq a imprensa não comentou nada a esse respeito e tenho certeza que eles iriam perceber esse detalhe. Preciso olhar as fotos direito, mas não acredito que essa seja a “mutreta”.
Assim, a única explicação que resta para o desemprenho do carro é essa história de lastro. Isso porque é o único detalhe que escapa aos olhos do espectador e que não é desmascarado pelos fatos dos anos anteriores. Ou isso ou o V8 da ferrari é uma usina de força doentia e ignorante, que supera tudo o que está por aí na F1 e vai arregaçar as equipes em 2006. Hardly.

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

Brasileiro otimista, vc vai me desculpar, mas cuidado para nao derrapar no próprio otimismo… Massa em 1o (com uma F2004 provavelmente mexida) e Barrica em 2o nao quer dizer ABSOLUTAMENTE NADA AGORA. Enquanto nao houver o primeiro treino livre oficial acho bom desconsiderar completamente os resultados.

Abçs

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

De novo a F2004 andou na frente

Repetindo a pergunta, será que ainda não confiam no carro ’06 e vão iniciar a temporada com o carro antigo ?

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

É por isso que nao imagino um cara como Senna ou Piquet numa Ferrari. Seguramente, eles mandariam a orientaçao de RP às favas…

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Logico, ele estava fazendo um trabalho orientado pelo relações publicas da equipe

Ele não falaria que o carro novo é mais lento

Mike
Mike
18 anos atrás

Então podemos assumir que Schumacher estava mentindo qdo disse q o 2005 era cerca de 0s5 mais veloz por volta q o 2004?

RODRIGO
RODRIGO
18 anos atrás

A falta de lastros conta muito nest hora, e na verdade a asa mais baixa também ganha mais as curvas, mas que aquele carro é ra muito bom isso não há dúvidas, e é perfeitamente lógico que a Ferrari o use de parâmentro, ou pelo menos use suas telemetrias para fazer o novo carro.

Eu, de novo
Eu, de novo
18 anos atrás

FG, todos os anos todas as escuderias dizem que o carro que estão lançando sempre é o melhor carro de todos os tempos. Será que você, em todos esses tempos de cobertura em formula 1

Rangel
Rangel
18 anos atrás

treinos são treinos, corridas são corridas, ditado sábio e antigo. O que pode estar acontecendo com a F-2004 V-8 simplesmente malandragens para dar quilometragem e avaliar resistência do novo motor. Mas que o F-2004 é um dos melhores já feitos não se nega, e nem se pode negar que ele pode ser a base do carro de 2006 e não o F2005 como seria normal acontecer. A Ferrari talvez não saiba até hoje o quanto a inferioridade de seus pneus interferiu no rendimento ano passado, a não ser que a “scuderia” “roubou” uns pneuzinhos michelan para avaliar a F-2005.

Mike
Mike
18 anos atrás

realmente, o F2004 tem mais eficiência aerodinamica q o 2005, por conta do regulamento, q restringiu ainda mais o arrasto no ano passado.

mas, mesmo assim, o 2005 era cerca de 0s5 mais veloz q o 2004, segundo Michael Schumacher….

por isso, tb acredito na tese do “peso-leve” nesses testes em Barcelona.

afinal, não dá pra levar a sério mesmo qq temporal nesse período…

falow

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

e exceção feita ao FW14 de 1992

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

sucrilhos
Antes de postar mensagens ironicas, ppupe-nos, porque os carros citados (ainda que ironicamente) por voce, sequer se enquadram no regulamento atual e (exceção feita ao McLaren de 88) não dominaram uma temporada da forma que o F2004 dominou

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

A mcLaren correu em 2003 com um MP4/17 atualizado, já que o MP4/18 não funcionou, e o Kmi foi vice campeão, então se o carro era bom, um upgrade só faz bem

Sucrilhos
Sucrilhos
18 anos atrás

Ah, e a Super Aguri vai voar baixo com o chassis da Arrows com motor Honda, pois dizem que ele não era ruim em 2002.

Sucrilhos
Sucrilhos
18 anos atrás

Poisé, se for assim, Mclaren vai de MP4/4 ou MP4/13, Williams vai de FW14B, a Renault manda desenterrar o B195 e quem sabe a Lotus não volta também pra F-1?

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

Tá, entao pq nao usam logo o F2004 esse ano? Para que carro novo? Ou será que este é um híbrido do F2004 com o F2005?

Neto
Neto
18 anos atrás

adoro esse cara.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Então, não tem nada de diferente, o carro que andou mal no inicio de 2005 era uma adaptação feita para correr tres corridas enquanto o F2005 não ficava pronto, fora isso, os pneus japas, naquela altura do campeonato, estavam ainda mais lentos do que no fim do campeonato

E aí passados meses e mais meses, talvez a Scuderia implementou no F2004 todas as alterações aerodinamicas testadas ao longo do ano, somando a isso o melhor desempenho atual dos penus, está explicado, afinal em termos de chassi, o F2004 é melhor que o F2005

Henrique
Henrique
18 anos atrás

O Flávio disse tudo….Carro não fica ruim. A Ferrari não ganhou o campeonato do ano passado porque “alguém” pediu. Vinha ganhando tudo. Derrepente perdem a “mão”. Só acredita quem quer. Imagina qto não custou aquela assinatura na pacto de concordia.
Tudo indica que esse ano vão voar baixo.
Tomara que esse ano seja uns dos melhores, que há tempos não vemos…

tUTA
tUTA
18 anos atrás

O Daniel e o Stefano mataram a charada, ou pelo menos deixaram-na respirando por aparelhos.

Daniel
Daniel
18 anos atrás

É facil de entender… estao andando com a F2004 … com a asa baixa…(pacote aerodinâmico anterior a 2005) o carro faz muito mais curva que os outros, por isso o temporal, mesmo com motor V8.

Vander
Vander
18 anos atrás

Agora dá pra entender a “#%$@” que era a F2005. Numa dessas a Super Aguri com um Arrows 2002 dá pro gasto, hehehehehe

Agnaldo Felix
Agnaldo Felix
18 anos atrás

bom … espero que a F248 não ande e não vença como a F2004.

agora … ocs V-oitões estão gritando tão alto assim? 0,8 eles irão tirar até o final dos treinamentos …

2010 chegarão os V6 – e quem sabe os V-quatrinhos … hehehehe

STEFANO MODENA
STEFANO MODENA
18 anos atrás

Não quero depor contra meu piloto preferido , Michael Schumacher , mas sinceramente , tô sentindo um cheiro de F 2004 sem alguns lastros…como alguns de vocês sabem , um carro de F-1 pesa bem menos que o peso mínimo e por isso se colocam lastros , o mais baixo possível , para chegar nesse peso.
A BAR , se não me engano, virou um temporal no começo do ano passado , por andar sem uns kilinhos… e , dizem as más linguas , fechar uns patrocínios que faltavam ! ! Coisa que sabemos , a Ferrari está precisando. Não consigo entender um carro defasado , por mais que o FG discorde , possa andar tanto…mas , só saberemos qdo. a pauleira começar .