O GULAG DE BARRICHELLO

MADONNA DI CAMIGLIO (com sol e resfriado) – Barrichello sumiu mesmo da história da Ferrari. Na minha coluna de hoje falo sobre o assunto, mas o mais curioso é que agora de manhã, na coletiva do Schumacher, o nome do brasileiro não foi sequer mencionado.

Só que desta vez não tem stalinismo nenhum da Ferrari. Cada um perguntava o que quisesse. E ninguém lembrou de Rubens, que no mesmo momento fazia sua estréia pela Honda em Jerez.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Moro
Carlos Moro
18 anos atrás

Oi Flavio Gomes

Li seu artigo e confesso não ter lido outros artigos seus a respeito do Rubens Barrichello, portanto não sei se concordará comigo.. desconfio, aliás, que discordará.

Acho, como você, que o Rubinho fez bem em sair da Ferrari, mas fez pouco. Ele, ao meu ver, deveria ter abandonado as pistas definitivamente, para curtir a vida, numa aposentadoria (merecida) bastante confortável e SEGURA.

Não me tome por alguém que despreza o Rubens Barrichelo. Não é o caso. Porém, também não acho que ele é um piloto para ser lembrado… mesmo concordando que o que a Ferrari fez foi uma ingratidão sem par…

Ele nunca foi excepcional em nada. Nunca demonstrou virtuosidade, nunca teve um lampejo de genialidade. Porém ele pilotava um equipamento que pode ser dominado por poucos, aí residindo, para mim, seu mérito, bem como sua capacidade para capitalizar a carência do mercado em preencher a “lacuna” deixada pela morte do Ayrton Senna, alimentada pela “dor de consciência” da FIA, da Williams e de todos os donos de equipe da Fórmula 1, que viram baixar o “mind share” no público brasileiro e crescer uma espécie de “revolta surda” na busca por explicações sobre a morte do grande ídolo brasileiro…

O Rubinho foi muito hábil nessa época e conseguiu focalizar esse potencial em sua pessoa. O “brasileiro” da Fórmula 1 passou a ser ele, em que pese o fato de realmente não ter aparecido nenhum outro brasileiro que merecesse real atenção até agora… o que eu acreditava – Gil de Ferran – , desistiu do sonho da Fórmula 1, Pizzonia esteve numa Williams e jogou a chance fora inúmeras vezes… agora, quem sabe, o novo “brazuca” da Ferrari possa levar um choque de atitude e revelar-se alguém por quem valha a pena torcer…

Acho, portanto, que o Rubens não tem reputação pela qual zelar, não tem nada a provar, visto que o potencial de sua nova equipe (se bem que Honda é Honda…) é muito inferior ao que ele teve disponível na Ferrari, não sendo esperado então que ele faça milagres e arrisque sua pele, pois para isso precisa motivação e auto-imagem compatíveis, e o “menininho de Interlagos”, como ele mesmo se chamou várias vezes está convencido que “já foi longe demais pro seu tamanho”, apesar de nunca ter verbalizado isso. Saindo agora, teria se aposentado numa Ferrari e tido um desempenho até legal… correu esse tempo todo à sombra do melhor piloto do mundo de sua época, que aliás deve parte disso ao próprio Rubinho, que nunca ousou dividir os pontos e pódiuns na proporção que seu carro permitiria, o que deixou o caminho do alemão um pouco mais livre, sendo ainda um escudeiro, deixando passar, acertando carros em certas condições que o Schumacher teria dificuldades… foi o companheiro de equipe ideal para alguém ser Hexacampeão… o que também seriam Alain Prost, não fosse o Senna, ou o Senna, não fosse o Prost …

Ele deveria se aposentar, pois não se vê mais como piloto… talvez esteja apenas “cumprindo tarefa” de ídolo da torcida brasileira – o que não é, pode perguntar às pessoas – e colocando o pescoço em risco à 350 Km/h num esporte perigosíssimo, muito mais para aqueles que estão esperando o momento para ir jogar golfe…

Desculpe se pareci muito azedo, mas acho que se ele assumisse de vez que a grana que tem valeu os anos que trabalhou, e desfrutasse disso, como comentarista, golfista, pai de família… mas não sendo mais piloto. A torcida entenderia muito bem. E eu não ficaria aqui dizendo o que estou dizendo… o que me irrita nisso tudo é a falta de coerência com as próprias vontades e momento de vida, fazendo coisas para cumprir com as expectativas de outros, quando poderia partir pra outra.

Abraços

Vicente
Vicente
18 anos atrás

Porto Alegre, 15 de janeiro de 2006

Flávio

Gosto muito dos seus comentários, também na SporTV, mas este ao qual me refiro achei tendencioso.
Eu não vejo qualquer motivo para a Ferrari “varrer” Rubinho da sua história e acho que isso não ocorreu. A questão é que, numa Fórmula 1 cada vez mais comercial, a Marlboro não quer Barrichello, patrocinado pela Lucky Strike desde 01/01/2006, aparecendo em vídeos da equipe que ela patrocina. Ele é, agora, piloto ativo de outra equipe. Rubinho continua se dando bem com sua ex-equipe, haja visto que foi encontrar os ex-companheiros nos últimos treinos. Os italianos adoram Rubinho, pude ver isso pessoalmente, muitas vezes preferem ele, um “oriundi” que fala perfeitamente italiano, do que Schumacher, um alemão que fala mal o italiano. Além do mais, ele foi muito eficiente no período de domínio da equipe.

Penso que não é o seu caso, mas acho muito irritante e de uma imparcialidade ímpar a maneira que grande parcela da imprensa nacional trata Schumacher e por conseqüência a Ferrari. Parece que, em resumo, o culpam pela morte do Ayrton ou tem inveja das suas conquistas pelo fato do Senna, infelizmente, não ter podido ele alcançá-las. Schumacher é um dos maiores gênios do esporte de todos os tempos, mas principalmente no Brasil ele é odiado. Estive já na Argentina, onde vi dois GP’s, e lá é completamente diferente. Como “tiffosi” me sentia muitíssimo melhor torcendo no Oscar Gálvez do que em Interlagos. Outros culpam a Ferrari pelos supostos insucessos de Rubinho. Isso é absurdo, porque por quatro anos, com exceção de 2005, ele teve o melhor carro nas mãos.

A Ferrari não tem culpa de Rubinho não ter ganho mais corridas e tampouco Schumacher. Rubinho fez um excelente currículo na equipe italiana. Prova disso são os dois vice-campeonatos que alcançou. Não fosse ele do país de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, hoje seria herói nacional. Não ganhou mais por várias cirscunstâncias, inclusive por própria culpa dele, que não botou pra fora todo o seu potencial. Culpar somente os outros por não ter tido melhores resultados é como culpar apenas Paolo Rossi pela derrota de 1982 e não as falhas que a equipe brasileira teve. E se Schummy foi na grande maioria das vezes melhor do que Rubinho o país não pode odiar alguém pelo fato de ser melhor do que o nosso representante ou talvez, num ufanismo infudado, achar que o brasileiro sempre é o melhor e se não alcança a liderança é porque está sendo vítima de alguém.

Ele fez bem em sair da Ferrari somente porque terá um excelente carro como primeiro piloto. Mas não porque não era bem quisto ou era retaliado na Casa di Maranello. Cadê o tal livro de podres que ele iria escrever? Acho que não existe tal coisa…

Aliás, fico chateado em ver a imprensa criando na Ferrari uma inimiga do interesse nacional, representado por Rubinho, enquanto o talentoso Felipe Massa, aliás outro “oriundi”, fará sua estréia na lendária equipe, com muita pouca cobertura pela imprensa.

Aproveite bem Madonna di Campiglio. Prove um Canederli e beba um vinho local. Conheço o lugar, é muito bonito, próximo de onde moram meus parentes na Itália.

Respeitosamente

Vicente Seppi Bresolin

leandro reis
leandro reis
18 anos atrás

Mas nao e surpresa que a ferrrari tenha excluido Barrichello de sua historia,depois da lambança e da sacanagem que ele sofreu durante todos esses anos nessa equipe (apesar das vitorias) essa historia de filminho para alemao ver nao colou…Barrichelo tinha que dar graças a Deus por nao estar nesse conto de fadas onde ate podemos dizer que seria o conto “O MAGICO DE OZ” onde certamente ele seria a bruxa ma do oeste e onde o sapatinho vermelho ele com certeza nunca iria usar.Podemos ate adivinhar os pedidos que ele poderia fazer :

1° Nao a lugar como o nosso lar…me tirem daqui o mais rapido possivel

2° queria ter o tratamento igual ao do schumi(como diz o galvao bueno)

3° e pelo o amor de deus quero ser campeao!!!

o ultimo ate que seria atendindo mas os outros nem com a ajuda dos moradores da cidade de CODÓ -MA …

É, mais isso vai mudar 2006 chegou e a BAR nao teve medo de mudar e de enovar,sera que o nome B.A.R nao seria um sinal de que rubinho estaria no lugar certo com as pessoas certas,como nao seria um simples ato do destino o nome da escuderia ter as tres primeiras letras do nome de barrichello…ou seria?….

E quem aposta quem será a proxima vitima????
massa tavez???

Shumakão
Shumakão
18 anos atrás

Já estava na hora da Ferrari substituir aquela peçinha que sempre dava problemas nos carros dela…. aquela que ficava entre o volante e o assento….. ha,ha,ha….

Carlos Piazza
Carlos Piazza
18 anos atrás

Raquel, negar o bom trabalho de Rubens em seus anos de Ferrari seria injusto e tolo.
Daí a cretitar ao rapaz responsabilidade pelos 6 titulos do alemão é beirar o limite do ridiculo. Rubens chegou 99% das provas participadas atras de Schumy e foi sempre mais lento.

PedroJungbluth
PedroJungbluth
18 anos atrás

O Que o Galvão (o de baixo, não o da Globo) disse é pura verdade. Mudou o cigarro, ele não será lembrado.

diogo
diogo
18 anos atrás

barrichello não foi citado por que não é mas do interesse da marlboro.faz parte do passado.vcs só se lembram que não falaram do barrichello,mas também não falaram do villeneuve(gilles),do prost,do irvine, do alboreto.Esse o nosso grande???? narrador de f1 de competência duvidosa ressucitou durante a transmissão do gp brasil de 2005,enquanto deveria falar albers, e o reginaldo leme ainda falou que ele tinha morrido num teste de carro esporte da audi(R8) em AVUS ,não me lembro circuito em que alboreto morreu ,mas com certeza não foi em AVUS.mas uma coisa tenho certeza ,se a ferrari fosse lembrar de seus pilotos do passado o primeiro a ser lembrado seira josé froilan gonzales ,depois seria villleneuve (gilles) e lá no fim da linha lembrariam do pé de chinello

Raquel
Raquel
18 anos atrás

Acho que é uma ingratidão. Shumacher não teria sido 6 vezes campeão se não fosse o Rubens. Podem acreditadar !

Galvão
Galvão
18 anos atrás

O Rubens agora é de outro cigarro.

Punk Rock
Punk Rock
18 anos atrás

Queriam o quê? Que mostrassem a “brilhante” temporada de Barrica em 2005???
Pára, gente.

Chilá
Chilá
18 anos atrás

Ele não é mais da equipe e tem gente que ainda queria que ela mostrasse ele?
Outra coisa que ninguém levantou, o contrato dele com a Ferrari acabou, como ela poderia veicular a imagem dele?
Quero só ver se agora ele pára de reclamar, chorar e ganha do button… se não ganhar, é melhor ir correr de Stock!

Janjão
Janjão
18 anos atrás

A questão não é a Ferrari ficar penteado o Rubens (mesmo porque não tem muito cabelo), e sim valorizar dois carros da equipe que põe num GP, independente de quem seja o piloto. Até mesmo, amostras dos reservas em testes. Ao invés disso, a es tú pi da e ar ro gan te mostra apenas um piloto, como se ele fizesse tudo sozinho. Pra que alinhas dois carros em corridas se só trabalha com um?

RaFaeL
RaFaeL
18 anos atrás

Acontece que é fato, Rubens é passado. Mostra que lá os jornalistas são mais competentes e sabem que já foi tudo perguntado sobre o assunto. Ano novo, carro novo, piloto novo, Shumi querendo voltar a ser campeão, e ainda querem que perguntem sobre um ex-piloto? Fala sério!

Eder
Eder
18 anos atrás

Rubens Who?

Giulio
Giulio
18 anos atrás

Vamos ver ,com Button, se Barrichello para de se sentir o eterno “coitado” e passa a andar mais e falar menos…

racelike
racelike
18 anos atrás

e por que motivo iriam falar o nome dele dele?

mesmo que tivesse sido campeao na ferrari, se já tá fora da equipe, o que vao falar dele num evento da ferrari?

por acaso falaram o nome do prost, irvine, berger?

Jonny'O
Jonny'O
18 anos atrás

Olha gente,não concordo com essas suposições de discriminação ou injustiça contra brasileiros.
No meu ponto de vista,o fato de Rubens não ser mencionado em um evento é normal dentro dos interesses atuais dos patrocinadores ; ridiculo é um Alonso aparecer de mercedes para os testes com a Renault como fez agora ,pura arrogancia.
Rubens sempre foi desastroso quando abriu a boca ,essa é a verdade,no momento certo onde deveria falar ,ficava quieto,o sim ou o não tinha que ser dado na pista ,depois com cara lavada você fala,DESCULPA NÃO DEU PRA ENTENDER ,O RADIO ESTAVA HORRIVEL ou algo do tipo,o lance é saber jogar e deixar as pessoas a seu favor.
Na F1 o talento é que manda,senão teriamos um monte de Americanos,Japoneses,Italianos,Franceses,etc;ou vão me dizer que a Finlandia,Colombia estão na mira dos grandes interesses financeiros da F1.

Luiz
Luiz
18 anos atrás

Vi ontem no Jornal Nacional, o Rubens dizendo que não via a hora (vai ser hoje) de sentar no carro da Honda e acelerar. Aparentou uma expectativa e ansiedade acima do normal para um piloto experiente como ele. Será que ele está “mordido”?

Rangel
Rangel
18 anos atrás

Soa estranho mas indica vida nova em Maranello. Para mim pelo menos fica estranho falar de uma antiga namorada para uma atual, pois parece que existe comparação. As homenagens ao Rubinho já foram feitas pela Ferrari, Schumacher fez seu agradecimento aos anos de “dedicação” de Rubens, agora acabou e vida nova, o companheiro de Michael Schumacher é Felipe Massa.

William
William
18 anos atrás

Sabe do que me lembrei.
Em entravista ao programa do Serginho Groisman, “Zacarias” Felipe Massa, foi questionado se quando estivesse liderando uma corrida e recebece ordem da equipe para abrir para o Alemão, se ele cumpriria a ordem.
Ele respondeu. ” O fio do rádio passa aqui do lado esquerdo no cockpit, é só passar a mão e puxar, ai não ouço mais nada” A galera gritou e vibrou. Agora, vcs acham realmente que ele faria isso? Vai fazer tudo do jeito que o Tio Todt quiser, senão, não fica lá em 2007
Ridículo esse “Zacarias”

MSS
MSS
18 anos atrás

Nós brasileiros , apesar dos pesares , somos muito mais humanos , educados e gratos doque a grande maioria dos povos … Temos respeito por quem deu algum suor pelo nosso sucesso , pelo nosso desenvolvimento … Esse comportamento da Ferrari , do Schummy e até mesmo da imprensa não me surpreende … Com o Rubinho como piloto titular da Ferrari : 1) O alemão disse que ele nunca o ajudou !!!! 2) A Ferrari joga a culpa de uma quebra de suspensão traseira que poderia ter MATADO o piloto nele mesmo !!!!
É a frieza das grandes corporações , e temos que conviver com isso … aconteceu com ele , pode acontecer com qualquer um …. Só torço para que essas lembranças estejam muito vivas na cabeça de todos ao analisarmos o comportamento e os resultados do Massa … Não vai ser fácil … e acho bom o moleque já prestar atenção em cockpits para 2007 …

Francis Henrique "TI
Francis Henrique "TI
18 anos atrás

Grande Flavio, mais uma coluna sua show de bola!!!
Apesar de ser a primeira vez que escrevo no seu blig, acompanho-o todos os dias.
Eu sinceramente não sei se o Rubinho é ‘ingênuo demais’ ou ‘malandro de menos’, mas era visto que a Ferrari aprontaria uma dessas. A cada ano que passa a Ferrari é mais metida e esnobe.
Moral pra isso eles até que tem, mas não duvido que uns 5 ou 10 anos depois do ‘alemão queixudo’ se aposentar eles também não se “esqueçam” dele…
Um grande abraço e mto sucesso pra vc.

William
William
18 anos atrás

É impressionante. Stalin ficaria morto de inveja com isso, simplesmente varreu-se a participação dele.
Bom, hoje, muitas pessoas apoiam sua decisão, de ter saido da ferrari, mas a verdade, só iremos saber quando ele escrever seu livro. o título
“Como aturei o vermelho”