Para ver (e dar uma choradinha) no almoço

SÃO PAULO (dia primaveril) – Enquanto você come seu sanduíche integral diante do computador na hora do almoço, assista a este vídeo que me mandou o blogueiro Eduardo S.

Mônaco, 1992, últimas três ou quatro voltas da épica vitória de Senna diante do carro de outro planeta de Mansell. E quando digo épica, é porque de fato entrou para a história, e basta ver para entender.

São cinco minutos, imagem legal, narração impecável do Cléber Machado, que naquele ano substituiu o Galvão, que tinha saído para a Rede OM. Depois o Luiz Alfredo assumiu na segunda metade da temporada.

Grandes tempos, grande Ayrton. Eu estava nessa corrida. É das poucas coisas na vida de que me orgulho de dizer “eu estava lá”.

Apreciem sem moderação.

Subscribe
Notify of
guest

164 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz W - Contagem -
Luiz W - Contagem -
18 anos atrás

Se eu pudesse resumir em algumas cenas o que é a fórmula um, essas de mônaco/92 seriam as escolhidas

abraços

Vagner Amaral
Vagner Amaral
18 anos atrás

Desculpe-me esqueci de dizer o principal se tiver como me mandar este vídeo por e-mail serei eternamente grato.

Vagner Amaral
Vagner Amaral
18 anos atrás

È isso ai não a o que comentar as imagens falam por si meu comentário é de somente agradecer a Deus por poder ver este cara em ação sei que nunca mais vai aparecer outro com o mesmo carisma, carater, vontade competência, capacidade, amor pelo que fazia, gana, inteligência e se faltou alguma coisa peço desculpas Senna é Senna entendam ele foi único no que fez se estivesse vivo já seria octacampeão no meio desses pé de chinelo de hoje.

Hamilton
Hamilton
18 anos atrás

Não há o que comentar. É bom de + relembrar tudo isto. Gostaria muito de conseguir uma copia desta corrida.

Agradeço,
Hamiton – BH/MG

Dyonisio
Dyonisio
18 anos atrás

Ninguem reparou no fiscal dando bandeira azul pro Senna. (na 2 volta antes da curva Lowe) vai ser burro assim na p.q.p.

Geraldo l.o.Kloppel
Geraldo l.o.Kloppel
18 anos atrás

Meu ele era o cara não tinha dinheiro nada que o impedisse de ser porque continua sendo o Melhor piloto que já existiu.Muita saudades da sua bravura

Augusto Francisco Lu
Augusto Francisco Lu
18 anos atrás

Simply the best!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, não tinha outra frase melhor dita pela Tina Turner no show dela na Austrália:. ela disse ao público Voces conhecem ele???, e o público delirou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
SIMPLY THE BEST!

Marcelo Borges
Marcelo Borges
18 anos atrás

Fantástico.
Também tenho alguns vídeos sensacionais do Senna que eu irei disponibilizar pra você colocar aqui no Blig.
Um abraço,
Marcelo.

reginaldo vitullo
reginaldo vitullo
18 anos atrás

complementando ….verdade que o senna também deu uma trancada no prost…eta ferro! aquela foi braba,….mas…reminiscencias por reminiscencias, falta lembrar do Christian Hains..que morreu em Le mans…um carinha incrível…e tantos outros….tinha que ter culhões pra andar naquelas baratas….aceleravam como o cão , mas, pra freiar…uhg!….e os pneus? basta ver as fotos…então amigos, isso td é discussão sem fim…a cada um o seu quinhão…só que, antes, havia RESPEITO….hoje ninguém mais sabe o que é isso…..e antes que me critiquem, lembrem-se de que o perfil psicológico do Sena não foi aberto ao público porque não era compatível com o “bom mocismo” que ele apregoava….O Piquet é um casca grossa e td mundo sabe disso….pelo menos a gente sabia com quem lidava….valeu Gomes….

VELOZ-HP
VELOZ-HP
18 anos atrás

Quando eu era criança escutava meu avô falando de Tazio Nuvolari. Bernd Rosemeyer e Achille Varzi enquanto meu pai contrapunha falando de Fangio, Stirling Moss, Chico Landi e Christian Heins. Logo depois comecei a falar com eles sobre Jim Clark, Surtes, Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi, Carlos Pace, Ronnie Peterson, Gilles Villeneuve, Piquet, Senna e fim. Os meus filhos vão falar o que para os seus filhos ? Provavelmente que o vovô o bisavô e o trisavô foram abençoados por nascerem numa época em que o mundo ainda era gerenciado por Deus e que Êle gostava de automobilismo.

Edgard
Edgard
18 anos atrás

Volto para dizer que esse foi um dos momentos mais mágicos de Senna na F1, assim como Suzuka/88, Spa/89, Monza/90, Interlagos/91, Hungaroring/91, Donington/93, etc.etc… Para aqueles que insistem em minimizar o feito deste que era o cara, só deixo uma pergunta no Blig;
“Alguém de vcs trocariam 1000 Barrichellos por 1 Senna apenas?”, eu trocaria sem pestanejar.

alexandre werder pin
alexandre werder pin
18 anos atrás

Pois é Flávio……esse vídeo é sensacional, o coração bate mais forte……..dá um nó na garganta……
Tenho 33 anos, nessa época acordava cedo ou de madrugada aos Domingos, sempre !!!
Agora, acordar pra ver quem ??? ainda assisto pois gosto muito, mas para mim perdeu toda a magia !!!
Abraços,
Alexandre.

Artur
Artur
18 anos atrás

Na época tinha 11 anos e era coroinha. Deixei de ir à missa para assistir esta corrida.
Nunca me arrependi!

Reginaldo Vitullo
Reginaldo Vitullo
18 anos atrás

Cara….viajei nessa….14 anos já?…putz….era um prazer ver o leão pilotar….um trapalhão…mas que pegada….um gentleman…tenho minhas dúvidas que, se estivessem em posições trocadas, nosso hãmmm, “campeão” não teria dado um totó no leão …mais ou menos como o alemão fez com o outro ingles……é isso ai…abraços

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

Hehehe, esse caçador de palavrao do blog é uma piada, desde quando a-tí-pi-co épalavrao? Ainda bem que nao esqueci como separar em sílabas, hehe. Agora, Mago, sem dúvida o Senna foi o piloto mais sakaneado da F1 moderna. Acho que por causa do jeito meio rebelde dele (nao confundam: Piquet sempre foi irreverente e falastrao, mas nunca um rebelde). Ele era bom mesmo, mas ainda prefiro Donnington ;-)

Mago Fantômas Pace
Mago Fantômas Pace
18 anos atrás

Correto, Fabio, esse ponto no final do túnel já é bastante famoso.

O que quero ressaltar é que um piloto que consegue andar no limite em condições a-t´-i-p-i-c-as, não deve ser considerado um piloto como outro qualquer.

Pra um cara fazer aquilo que ele fazia na chuva e em Mônaco tem que ter algo a mais. Não era só talento. Era magia mesmo. Não foi à toa que pegou o apelido de Mago das pistas.

Garanto que não era por brincadeira como vc sugere, acho que era pra mostrar mesmo que com ele ninguém podia.

Não me acusem de nepotismo, mas, alguém aí acredita mesmo que não sacaneavam muito o Senna? O capítulo de Monaco – 1984 foi apenas o começo.

Nós que somos brasileiros, se quisermos estar no lugar mais alto do pódio, devemos nos diferenciar de alguma maneira.

Acho que era isso que ele mostrava: SOU BRASILEIRO E NÃO TENHO MEDO DA MORTE

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

Mago, pra toda regra há uma exceçao. Aquela corrida foi muito at %!$&#e Senna era EXCELENTE em pista molhada (talvez por achar mais divertido, sei lá), possivelmente, o melhor que apareceu nesse tópico. Essa ultrapassagem sobre o Lauda, por exemplo, vc vê que este andava devagarinho enquanto o Senna vinha feito um foguete. Em CNTP (Condiçoes Normais de Temperatura e Pressao) praticamente só há um ponto de ultrapassagem em Mônaco: no final do túnel. Ou, claro, se o piloto da frente bobear ;-)

Mago Fantômas Pace
Mago Fantômas Pace
18 anos atrás

é, realmente é muito difícil ultrapassar em monaco

e com chuva? e com uma toleman?

engraçado, o Senna conseguiu ultrapassar todo mundo (menos o prost, pq o diretor da prova q era frances resolveu terminar antes)

Bom, acho q essa explicação acaba com todas as teorias de q se é dificil ultrapassar em monaco.

se é dificil, imagine com uma toleman, com chuva…

tem gente q não quer ver, ou pior: finge q nao exnxerga

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

Se a gente levar para esse lado se algum de nós já pilotou uma barata potente aí o site fica vazio, aposto 10 mariolas e um pacote de tremoço que nem 1% dos frequentadores é piloto. Acho que nao é por aí. E, bem, se nao vale a opiniao da gente, uma busca no Google facilmente encontra várias referências sobre a dificuldade que é passar em Mônaco. Agora, dizer isso nao é desvalorizar o Senna, foi um momento bacaníssimo, sem dúvida, mas nao é algo determinante sobre o talento do cara, na minha modesta opiniao… Donington Park, por exemplo, ou aquele GP Brasil em que as marchas quebraram definem melhor o talento do cara.

paulo aidar
paulo aidar
18 anos atrás

Depois de ler algumas mensagens no dia d ontem, resolvi voltar hoje pra dizer o seguinte para aqueles que acham que nao foi nada demais nao deixar o Mansell passar pq em Monaco ng passa, ou ainda para aqueles que rotulam os outros , onde me incluo com orgulho, de “vi’va do ayrton”. Para esses eu pergunto : alguma vez já calçaram luvas e sapatilhas, vestiram um macacão antifogo, uma balaclava e um capacete e ficaram amarrados por cintos de 6 pontos num carro de turismo com 150/200 cavalos ? com janelas, capota, e espaço até para esticar os braços ? tentaram guiar este carro de forma rápida ? em um autódromo ? sabem o que isso significa ? Não significa pegar o seu gol turbo (tchhhhhh..na troca de marcha…) e tirar um racha na avenida. Significa suportar o calor, a pressão , os adversários e não errar, e mesmo que erre você esparrama pra fora da pista se ajeita e volta. Agora faça um upgrade na sua imaginação imagine-se sentado num F1, sem espaço pra se mexer, sem capota, sem janelinhas, com vento na cara, hiper amarrado e com uma cavalaria de seus 800 integrantes. Vá ao mesmo autódromo e tente ser rápido contra os adversários, o calor, a pressão, os reflexos e tudo mais e pode sair da pista também mas não pode bater no guar rail ok ? Foi fácil não é mesmo. Então vamos com este mesmo F1, você amarrado, mal respirando, com o calor te cozinhando, com seus 20 péssimos adversários que certamente terão a mesma qualificação que vc para estar na F1 no seu cangote para uma pista (?) que não tem ‘rea de escape, que tem somente um trilho e um caminho a ser feito, com a largura suficiente para dois carros alinhados, com curvas de padaria, curvas subidas,só descidas, curvas em descidas, curvas em tunel, curvas em piscina, curvas com guia, bueiros, etc, e tente andar rápido. Conseguiu ? Então tente andar mais rápido que todos ? Conseguiu ? Então tente andar com um carro que é infinitamente superior ao seu, no seu vácuo durante por, vai, 3 voltas. Conseguiu ? Segurou o cara ? Não rodou ? Não bateu ? Não caiu no mar ? Então tenho que dar a mão a palmatória…você é o Ayrton Senna.

motta
motta
18 anos atrás

o chucrute não ultrapassa ninguém, ele espera os outros irem aos boxes para obter a liderança. foi assim na maioria das provas que ganhou. e tem gente que diz que ele é o melhor. os baba-ovos do shumi não entendem nada de corridas, só de autorama.

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

O curioso é que realmente é de Mônaco… vá entender! Realmente, bela ultrapassagem.

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

Heráclio, segundo a página, o vídeo é de uma corrida em Monza…

Heráclio
Heráclio
18 anos atrás

Para quem diz que não tem valor o senna segurar o Mansell por ser em monaco aqui vai um endereço do Senna passando Lauda em monaco. http://paginas.terra.com.br/esporte/senna/videos/

Mago Fantômas Pace
Mago Fantômas Pace
18 anos atrás

Esse vídeo é tão épico que se pode ver o público quase invadir a pista na última volta.

Essa era uma época que ainda acreditávamos no País, pois tinhamos pilotos que honravam nossa pátria.

Quem quiser o vídeo é só me mandar um email, consegui salvar aqui no meu pc.

Difícil é não se emocionar vendo esse vídeo que faz relembrar o passado glorioso do Brasil na F-1

Alexandre
Alexandre
18 anos atrás

Só para vcs terem uma idéia, Nelson Piquet foi campeão mundial de 1981 com 50 pontos. Carlos Reutemann foi vice com 49(!!), Alan Jones foi terceiro com 46 e Jacques Laffite foi o quarto com 45, algo assim. Piquet usava os lendários Brabham BT-49 de motor Ford Cosworth.

Alexandre
Alexandre
18 anos atrás

Já que é para lembrar lances espetaculares de Mônaco, que tal lembrar o duelo entre o saudoso Gilles Villeneuve e Alan Jones, no também saudoso ano de 1981…
Essa sim, foi fantástica…a ultrapassagem de Gilles sobre Alan Jones fez chorar de alegria os aficcionados por automobilismo.

Heráclio
Heráclio
18 anos atrás

Valeu Guilherme pelas palavras, fico feliz que alguem sensato como você concorda comigo por aqui. abraços

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
18 anos atrás

Pois é, Heráclio,
Tem gente que prefere o Alemão.
Já dizia o Tom Jobim que o Brasil é o único lugar do mundo onde quem trabalha pelo país é punido!
Os que enaltecem os bons brasileiros, são chamados de viúvas!!! Esses que nos chamam de viúvas devem tb ser fãs dos irmãos Wright, eu suponho.
O Alemão é sim um grande piloto, fez coisas ótimas, mas compará-lo ao Senna? Por favor, né?
Não se compara nem a outros como Prost, Mansell, Piquet e Emerson. Que tinham muito mais estilo e não precisavam que pilotos mediocres os ajudassem a ganhar campeonatos.
Pelo contrário, naquela época não existia muito desse troço de 1o e 2o piloto, a McLaren e a Williams sempre incentivaram a disputa entre seus pilotos. Quem não se lembra da guerra entre Piquet e Mansell, ou Senna e Prost?

Luiz Dahlem
Luiz Dahlem
18 anos atrás

É demais ver o que o “monstro” fazia sem um erro sequer. Nota-se que a corrida foi ganha quando no setup o Ayrton deixou sua McLarem melhor para as duas pequenas retas evitando com isto a ultrapassagem no fim do túnel.

Renato Lima
Renato Lima
18 anos atrás

pois é, que saudade… naquela época a gente podia ver um senna, um mansell, um prost… hoje tem que se contentar com um shummy que não tem adversários à altura… abs

José Beltrame Neto
José Beltrame Neto
18 anos atrás

Cheguei a chorar de emoção e saudade dos bons tempos da fórmuila-1! Agora, como poderia fazer download do video? Aquele link que foi fornecido (http://x400.putfile.com/videos/c4-30913210014-wmv) não funciona! Nada acontece!
Alguém tem alguma dica, por favor?
Obrigado

Edgar
Edgar
18 anos atrás

O Rosberg não era finlandês…?
Alguém ai disse que era alemão… só pra tirar a dúvida….

Rangel
Rangel
18 anos atrás

Foi realmente um dos grandes momentos da F1, e traz muitas emoções porque quem estava ali era o eterno Senna e o fantástico Mansell, mas ano passado se puderem rever a corrida de ímola entre Alonso e Schumacher, nada deixou a desejar para este vídeo. É bom relembrar o passado mas deve se respeitar o que é bom no presente.

KURT OBERHUBER
KURT OBERHUBER
18 anos atrás

comentar o que? as imagens falam tudo.e de arrepiar.

Odranoel Lara
Odranoel Lara
18 anos atrás

Eu concordo com o Leo disse e agradeço por fornecer os videos…valeu……Sou fanzao do Senna e achoq o Schumacher eh um %!$&#piloto tb….Fangio Nem se fala….e isso q torna legal a formula 1…a competitividade das personalidades e as diferenças….Acho q devemos ver as coisas sem fanatismo…..Tudo q se torna fanatismo torna perigoso…..ja vi pessoas cometerem loucuras por idolatrar coisas…..Meu tenho senna como inspiraçao mas tb não tiro meritos de ninguem…Bernoldi no coultard Foi muito bom….Schumacher com Hill na Chuva nem se fala…..Senna com mansell….Show…..todos foram otimos e eu tive sorte d ver todas essas brigas……Valeu gomes…..sempre acesso seu site e valeu por trazer informaçoes do esporte q todos aqui (torcedores de PIQUET , SENNA , MANSELL, SCHUMACHER e outros) AMAM…..valeu…..

Rodrigo Damasceno
Rodrigo Damasceno
18 anos atrás

Sem palavras para este vídeo. Animal! Graças a Deus disponibilizou-se o link para o download do vídeo. Agradeço muito se os links para download dos vídeos senna x prost e da bélgica95 tbém forem disponibilizados. Estes vídeos tbém são muito legais.

Muito obrigado,
Rodrigo

PedroJungbluth
PedroJungbluth
18 anos atrás

putz, sempre tem alguém que coloca algum link, estragando a leitura de todos que entram no tópico.
Podia “quebrar” o link, para dar parágafo menor!!!

Heráclio
Heráclio
18 anos atrás

O link do do download de monaco é http://x400.putfile.com/videos/c4-30913210014.wmv queria o de senna X prost se alguem tiver o endereço manda ai

Antonio
Antonio
18 anos atrás

Peo valew o link, se ñ for pedir d+ vc teria o link p/ download???

Heráclio
Heráclio
18 anos atrás

Olá, sinto ate dó das pessoas que não valorizam o Senna. Nunca o país tera um cara que nos orgulhou e lembrava ao mundo inteiro que existia um pais de 3 mundo todo domingo de manha. Preferem valorizar o Shumi e desvalorizar o que é nosso. Enquanto o mundo inteiro faz enquentes que mostram Senna como um dos maiores e na maioria delas o maior de todos os tempos um brasileiro nao valoriza, chama o Robinho de pé de chinelo, Desvalorizam os feitos de Guga. Só lamentar..

Fernando Gitirana
Fernando Gitirana
18 anos atrás

Chorei ao ver essas imagens! Saudades! Muitas Saudades desse campeão! Ótimo vídeo.

Silvestre Salvatte Z
Silvestre Salvatte Z
18 anos atrás

Aí pessoal pra quem não viu o video da belgica 95…o link tá no comentário do LéOo…depois falam que o homem ganhou 7 títulos na moleza

Silvestre Salvatte Z
Silvestre Salvatte Z
18 anos atrás

Valeu pelo link LéOo, tb sou fã do Schumacher e concordo com o q vc disse abaixo.

Leandra
Leandra
18 anos atrás

Nossa.. eu vi essa corrida ao lado do meu pai.Relembrei tudo agora.

Valeu pelo link.

Sergio Ricardo
18 anos atrás

Ótimo, especialmente pela brilhante narração sem chiliques e patriotadas do Papagaio. Será que ele não quer sair da Globo novamente e nos poupar, aliás poupar não que já não o ouço anos, abaixo o volume da TV e ouço pelo rádio.

Pedro
Pedro
18 anos atrás

Senna x prost. É uma compilação dos duelos entre os dois. A narração é em japones

http://media.putfile.com/senna-vs-prost-amazing-motorsports-battl

LéOo
LéOo
18 anos atrás

Silvestre
foi na corrida da bélgica
por acaso eu coloquei um link dela logo abaixo no outro comentario meu

http://media.putfile.com/belgica95

tah aki
c vc quiser ver
flows

Silvestre Salvatte Z
Silvestre Salvatte Z
18 anos atrás

ESPANTOSO!!!!!!!!!!!é a palavra que consigo pronunciar lembrando dessa corrida.
Sem fazer comparação,apenas aproveitando a oportunidade(não vão existir voltas finais como essas)mas lembrando o ano de 95, eu acho,Damon Hill com penus de chuva e Schumacher de slick segurando o inglês foi eletrizante tb.Só não lembro qual corrida…

Fernando
Fernando
18 anos atrás

Caro Luiz, vc disse ter várias corridas gravadas.. me passa seu e-mail, gostaria de adquirir algumas contigo. aguardo retorno.

Grato