Reflita sobre as fitas refletivas

SÃO PAULO (hoje tem kart na Aldeia) – Deu na “Gazeta do Povo” de Curitiba, notícia velha, do ano passado, mas só agora me mandaram. Leiam:

Carros de passeio, ônibus, microônibus, utilitários e até tratores poderão ser obrigados a ter na carroceria faixas refletivas. Este dispositivo reflete a luz tornando o veículo mais visível durante a noite, em dias de chuva ou na neblina.

É o que prevê o projeto de lei (PL) 5449/2005 do deputado federal Max Rosenmann (PMDB-PR), em tramitação na Câmara dos Deputados. Vale lembrar que, desde 2003, todos os caminhões que circulam no país são obrigados a trazer este dispositivo. O projeto ainda está em análise na Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, que designou como relator da matéria o deputado federal Ary Kara (PTB-SP). Ainda não há data para a votação do PL 5449.

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) apóia o uso da faixa refletiva em veículos comerciais leves e reboques como picapes acima de uma tonelada, vans e furgões, mas pede uma análise mais profunda para o uso em automóveis e picapes leves. “As novas regras teriam que ser acomodadas ao designer dos carros fabricados no Brasil, mas não sabemos como os consumidores de outros países reagiriam. É possível que as montadoras fossem obrigadas a ter designers diferentes para o produto vendido no Brasil e o exportado. Isso geraria um encarecimento nos projetos. No caso dos importados, o dilema seria ainda maior, pois as fábricas teriam que decidir se valeria à pena ter um modelo atendendo à exigência brasileira ou se fariam a adaptação aqui mesmo. De qualquer forma, seria um custo a mais para o consumidor”, pondera Marco Antonio Saltini, presidente da AEA.

Bem, somos mesmo um país inusitado. Como está cheio de pangaré dirigindo por aí com lâmpadas queimadas, ou lanternas traseiras em curto, ou sem luz de freio, e nossos policiais deixam todo mundo rodar de qualquer jeito, vem o nobre deputado sugerir que, na prática, troquemos lâmpadas queimadas por fitas refletivas. Dá para acreditar?

É claro que se tornarem isso obrigatório jamais vou colocar em carro algum meu um olho de gato ambulante. Se já não conseguem fiscalizar carro sem lanterna, imaginem se vão conseguir fazer algum tipo de fiscalização para fitas refletivas iguais a essa da foto abaixo.

Vale lembrar que todo carro, hoje em dia e já faz muito tempo, tem na lanterna traseira uma área refletiva embutida. Quem não tem é que está errado.

Nosso glorioso Rosenmann também pretende acabar com os testes da OAB (as faculdades de direito que pululam por aí devem adorá-lo) e quer que 26 de outubro seja o Dia Nacional do Tropeiro. E, justiça seja feita, tem um projeto que até me interessa, o que faculta aos proprietários de carros de coleção escolherem letras e números das placas. Legal isso, eu nunca consegui DKW para nenhum DKW meu. Mas vivo bastante bem sem tal mimo.

Bem, se quiserem conhecer nosso querido deputado a fundo, e dizer a ele o que acham de suas fitas refletivas, entrem no site do próprio.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alberto augone filho
alberto augone filho
5 anos atrás

eu gostaria de por as fitas refletivas nos para-choques de meu carro, é possível e não teria problema com os agentes de transito

Edi Carlos
11 anos atrás

OLA A TODOS ESSA FITA REFLETIVA FOI A MELHOR COISA Q INVENTARAM REDUZ E MUITO OS ACIDENTES QUEM TA GANHANDO COM ISSO TODOS OS MOTORISTAS Q VIAJAM A NOITE E COM CHUVA ESSA SEMANA ACONTECEU DOIS ACIDENTES UM SABADO DIA 02/06 E HJ DIA 06/06/2012 UMA CAÇAMBA DE ENTULHO COLOCADA PROXIMO AO MEIO FIO OS DOIS MOTOCICLISTA NÃO ENCHERGARÃO E COLIDIRAM COM A CAÇAMBA DE ENTULHO POR QUE CHOVIA E A VISEIRA NÃO PERMITIAM VISUALISAR O PRIMEIRO FOI MAIS GRAVE TEVE UMA FRATURA ESPOSTA E A PONTA DA CAÇAMBA PEGOU DO JOELHO ATÉ O TORNOZELO FAZENDO UMA FRATURA E UM CORTE MUITO GRANDE E SEGUNDO SOMENTE ESCRIAÇÕES

adimar joão de amorim
adimar joão de amorim
12 anos atrás

Eu particularmente acho uma boa ideia usar as fitas refletoras ou refletiva como quiserem acho bem legais nos caminhoes a noite agente ve eles de longe quando estão parados ou rodando. e acho que se um dia alguem bater em um caminhão sem fita vai querer entrar na justiça e esta certo.

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Tanta gente nesta festa chamada Brazilia, monte de troxa manso chamado de brazileiros, tá na hora de nos unir e colocar as mangas de fora.
Pare de falar amém a este bando, precisamos nos un ir para pelo menos copiar um pouquinho dos nossos vizinhos Argentinos, só um pouquinho paiz muda
Forte abraços para todos e vamos nos unir.
UNIÃO FAZ A FORÇA

rodrigo
13 anos atrás

Tenho uma van sprinter mercedes-benz e fui multado por não ter as faixas refletivas nas laterais do carro. 1º que eu nem sabia que era obrigatório depois tomei um susto ao saber do policial que isso já tem um tempo, mas é uma grande ignorancia aprovar uma lei idiota dessa. Pois essas faixas servem para deixar o carro horroroso e não ajuda em nada, nem viajo a noite, fazer o que né. Pagar a multa, pois não pagamos quase impostos nenhum nesse país.

Valmir
Valmir
13 anos atrás

Eu uso duas no parachoque trazeiro do meu fiat uno e ao fazer a vistoria anual o fiscal do detran mandou tirar. Pergunto se mesmo nao sendo obrigatório em carro de passeio, posso ou não posso usar a fita refletiva. Acho que é um ítem de segurança a mais.

CIRO
CIRO
13 anos atrás

Caríssimos:
Informo aos interessados no assunto que fitas refletivas são produtos que aumentam a visibilidade e por conseguinte, reduziram significativamente (38%) os acidentes com os veículos pesados que já utilizam desde 2001 quando se tornou obrigatório. Devido a comprovação deste benefício, hoje a legislação estendeu aos veículos de transporte coletivos e logo este índice será comprovado, principalmente no que tange às colisões na traseira.
Em relação aos veículos leve e de passeio, apesar de ja existirem os dispositivos citados, sou da opinião que tudo que ajuda na segurança deva ser utilizado. Claro que um estudo que leva em conta o disign dos veículos deva ser considerado. Temos um exemplo clássico que foi o acidente que vitimou o radialista Osmar Santos, que atingiu um caminhão que manobrava na pista sem as fitas refletivas. Pensem nisto!

ronin
ronin
Reply to  CIRO
13 anos atrás

taí a palavra do dono de alguma loja que vende fitas…

Claudionor Machado
Claudionor Machado
14 anos atrás

Deveria se preocupar em redução de acidente no transito, lembram do ex ministro gaucho Odacir Klein do PMDB que este ve envolvido com seu filho no acidente de transito sem prestar socorro, como ficou este epsodio, sera que o culpado era o acidentado …..
e o deputado que deu um voou com sua camionetona sobre o carro dos jovens matando, será que abriu mão dos direitos politicos…… Não nos assustamos isto Brasil LEIS para os pobres que pagam impostos acredito o dia que a aposentadoria dos politicos ficar em TRINTA E CINCO anos de contribuição, sem previlegios ……

wladimir rs
wladimir rs
14 anos atrás

Deveria potar fita refletivas nesses cancêr que corroi nosso país

wladimir rs
wladimir rs
14 anos atrás

eu acho, que o cara ai ta ganhando alguma coisa com essas fitas adesivas [comissão].quando tirar as fitas adesivas elas tiram a tinta do veiculo, isso ai é só para vender fitas adesivas refletivas alguem ta levando vantagem.proximas eleiçoes não esqueçam dele

jose camargo
jose camargo
18 anos atrás

quem defende essa ideia de faixa reflectiva com argumento de este paiz é pobre/ tem carro pobre ta mais precisando andar apé quem não tem (??) não toma purgante

JOSE CAMARGO
JOSE CAMARGO
18 anos atrás

ta louco o dono desta ideia idiota, reflectivo para carro,/ pra q/ serve as lanternas, ja não basta o roubo dos impostos/ vão querer cagar na estetica dos carros!

Mayara
Mayara
18 anos atrás

Minha mãe já bateu em uma caçamba de entulhos com faixas refletivas e falou para meu pai que era um caminhão com faróis queimados que parou de repente! História verdadeira que só não foi engraçada para nós, devido aos prejuízos…

Luis Inacio
Luis Inacio
18 anos atrás

O Brasil é um país muito pobre. Acho ótima solução já que muitos carros estão com lanternas quebradas. Nivel Brasil é faixas refletivas mesmo!
, ningueém aqui percebeu que moramos na roça? Esse pais é um sítio, um fazendão e as carroças merecem faixas refletivas mesmo!!!

MARCOS  SACOMAN
MARCOS SACOMAN
18 anos atrás

Este cara é um desocupado, ou tá recebendo algum de lobistas…
NOS MEUS CARROS NÃO BOTO ESTA DROGA !

carlos callado
carlos callado
18 anos atrás

Flavio, pena que nao fui o primeiro que dei a ideia do nosso ilustre dp usar uma faixa dessa na bunda, mas acho q ficaria elegante e atrairia muitos votos na proxima contenda eleitoral e q tem carros antigos como vc o seu DKW e eu o meu STa Matilde vai usar essa fixinha onde? n responda nao.

Marcio David
Marcio David
18 anos atrás

Pedestre tb devia usar… vacas, cavalos, tartarugas, cães sem dono, todos deviam usar faixa refletiva, carrinho de rolimã, patinete, bicicleta, patins, e principalmente as antas.
Afinal ninguem quer ver o nobre deputado atropelado.

Andre
Andre
18 anos atrás

Existem 3 fabricantes desses adesivos no Brasil que já fazem a farra com os caminhões…. adivinha que deve estar financiando as campanhas do nobre deputado.
O Brasil é o país das leis inúteis. Teríamos muito mais chances de sucesso se tivéssemos um décimo das leis que temos, mas todas fossem cumpridas.

Max
Max
18 anos atrás

Mais uma pra arracar dinheiro do proprietário de veículo. Essa faixa é obrigatória em caminhões, vcs já notaram que a grande maioria delas é falsificada? Sem contar a quantidade de lanternas e faróis queimados que tem rodando por aí, e não é só em carro velho não, tem muito carro com até 5 anos de idade que o ba.ba.ca do proprietário não se preocupa em dar manutenção e as autoridades fingem que não vêem.

Nada no Brasil é sério, lembram do kit de primeiros socorros, quantos milhões de vidas ele salvou? E o tal extintor de incêndio, esse eu nem sei se a obrigatoriedade já entrou em vigor, se alguem souber dê o toque.

Outra grande palhaçada é o preço do IPVA, pois na medida que os carros vão ficando mais velhos o preço vai subindo, ao invés de cair. Tenho um carro com 3 anos de uso que o IPVA deste ano é bem mais caro do que paguei quando ele era zero bala.’

É só um ferro atrás do outro que a gente leva. Enquanto isso as estradas e vias urbanas estão uma m e r d a. Ainda tem o governo que está querendo fazer todo mundo de palha.ço ao implementar esse mutirão tapa-buraco em véspera de eleição.

Tem que encher a caixa de e-mail desse de PUTADO, pra ele ir procurar algo que preste ou que seja mais útil à sociedade para fazer. No mínimo, como disseram, ele deve ser sócio de uma fábrica de faixas refletoras (clandestina é óbvio) e ele próprio ou alguem bem próximo deve estar tomando p.a.u no exame da OAB há muito tempo.

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
18 anos atrás

Por que será que tenho essa estranha sensação de que o ilustre deputado é sócio de uma fábrica de fitas reflexivas e tem um filho cursando direito?

Janjão
Janjão
18 anos atrás

Enquanto isso pago uma fortuna de IPVA para manutenção de vias que não vinga. É preciso pagar outra fortuna de pedágio para uma boa rodovia. Fora a manutenção com suspensão e alinhamento por causa das porcarias de ruas/estradas. É o país do “deixa eu ver como vou levar algum”.

Edgar
Edgar
18 anos atrás

Nossa, os carros iam ficar muito bonitos… tambem vi a reportagem no “auto sport” e o próprio presidente da associação não sei das quantas acha que é exagero justamento porque as lanternas de todos os carros produzidos no brasil e no mundo ja tem refletores embutidos… a CIBIE agradece…

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Até parece que isso vai servir pra algo, no maximo para tornar essa nação um alvo ainda maior de chacota fora daqui
O que falta é consciencia aos condutores principalmente a aqueles que economizam tudo para colocar um som (e passam incomodando a vizinhança de madrugada) mas não compram uma lampada para arrumar a lanterna ou o farol queimado, ou ainda para aqueles que desconhecem a existencia de algo chamado espelho

E com relação a implicancia com carros equipados, é ridiculo, enquanto isso existem varios carros sem a minima condição andando livremente por aí

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Até parece que isso vai servir pra algo, no maximo para tornar essa nação um alvo ainda maior de chacota fora daqui
O que falta é consciencia aos condutores principalmente a aqueles que economizam tudo para colocar um som (e passam incomodando a vizinhança de madrugada) mas não compram um lampada queimada para a lanterna ou farol, ou ainda para aqueles que desconhecem a existencia de algo chamado espelho

PedroJungbluth
PedroJungbluth
18 anos atrás

Nada me surpreende, em se tratando do sr. Max Rosenmann, esse é macaco velho, do tipo que faz as coisas só para aparecer.

Silvestre Salvatte Z
Silvestre Salvatte Z
18 anos atrás

FG, vc podia colocar as fotos de suas máquinas no blog.

João Cesar - jcesar
João Cesar - jcesar
18 anos atrás

Olá Flávio Gomes,

Pois é amigo, vi uma reportagem no Auto Esporte, da Globo, domingo de manhã, falando sobre as faixas refletivas nos carros. Desde domingo estou usando no meu MSN a seguinte mensagem: “Se os carros tiverem que usar faixas refletivas, vou comprar um SP2”.

Só Brasil para um deputado ficar elaborando esse tipo de projeto. Como vc mesmo “falou”, tem um monte de carro velho (que é diferente dos nossos antigos, que são muito bem cuidados), com sinaleiras quebradas, para-choques presos com arames, entre outras coisas bizarras que a gente vê todos os dias nas ruas e a polícia ou agentes de trânsito nada fazem. Mas basta pasar um”boy” com um carro rebaixado, que tá armado o circo.

Esse é o nosso Brasil….

Abraço

ale
ale
18 anos atrás

Será que ele ganha comissão da fábrica desse troço?
Na boa, devia ser obrigatório colocar estas faixas nesses coletores de entulho que ficam “estacionados por aí, agora, esse projeto é uma loucura

João Valim
João Valim
18 anos atrás

Deviam mandar a Super Aguri colocar esses selos na asa traseira… vai que alguém não vê que ela está na pista e atinge sem querer…

João Valim
João Valim
18 anos atrás

Será que foi ele quem inventou aquela história de “Kit dos Primeiros Socorros”?? Chegou a ser obrigatório também… depois não mais… as fábricas venderam seus 3 milhões de pacotinhos, ficaram felizes e voltaram à vida normal. Legal isso…

Roberto Valle
Roberto Valle
18 anos atrás

Acho que ele deveria colocar uma faixa reflexiva dessas na bunda. Aqui em Petrópolis estão correndo atrás dos carros que estão emplacados em Curitiba (IPVA = 1% contra até 4% no RJ). Ha ha ha, duvido pegar algum.

Paul
Paul
18 anos atrás

Ah, só p/ completar num país que a média de carros que rodam com documentação irregular é de mais de 30% ainda me vem com mais essa…..

Paul
Paul
18 anos atrás

É o fim da picada, em vez de botar fiscalização em cima ficam com esse monte de baboseiras…Esse não é um país Sério mesmo.