Dirigível e dirigido

SÃO PAULO (tem um que passa aqui por cima de vez em quando, mas nunca me convidaram pra dar uma volta) – Adoro as contribuições dos meus blogueiros. O Marco Gavioli, de Fernandópolis, desenterrou o anúncio abaixo da Sul-América. É de 1982, chamando para o GP do Brasil em Jacarepaguá.

Ah, Jacarepaguá. Acho que fui a essa corrida, mas não tenho certeza. A de 84 fui com certeza porque em alguma gaveta guardei o ingresso, extrema tecnologia de época, em forma de cartão magnético com o rosto do Piquet estampado (ele fora campeão no ano anterior). Foi na estréia do Senna. Alguém aqui foi?

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andrei Spinassé
Andrei Spinassé
18 anos atrás

Flavio,
Pior que já me convidaram pra dar uma volta no dirigível e eu fui… Isso foi em 2003. Depois eu te conto como foi! hehehehe

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
18 anos atrás

Olá Caro Gomes, escrevi para vc outro dia daqui de Brasília sobre a camseta, lembra?? Meio difícil né. Zilhões de e-mails, mas vc pergunta quem foi a corrida de F1 em 82, eu estive lá vi de camorote o Nelson trar a Tangente do Villeneuve e ele rodar pra dentro e bater no guard rail, sei que dali fomos pro maracanã dreto assistir Brasil X Alemanha, o Brasil meteu um no finalzinho, o maraca tava com 200 mil pessoas, cara aquilo era muita doidera, sei que foi show na Urca no sábado, corrida e futebol no domingo uma over dose de curtição. O barulho da Ferrari era alucinante e quando o Vlleneuve cambiava dava uns pipocos que agora escrevendo fico arrepiado, cara eu amava aquela tocada do Villeneuve. Um abraço Flavão, vou escrever depois sobre a camiseta falou meu irmão, e bom trabalho nesta temporada.

Edgar SC
Edgar SC
18 anos atrás

Extremo bom gosto e criatividade pra época…

Alexandre Reis
Alexandre Reis
18 anos atrás

Ah Gomes, pra gente aqui é só autodromo, nunca falamos Jacarepagua, Nelson piquet, e ourtos nomes, acho que é por que nos sentimos intimos.
Tenho tantas lembraças boas e sensacionais, de treinos, de corridas, até de bandeirinha pra Rio Racing eu já trabalhei, tinha uns quinze anos, o sol tava tão forte que trabalhamos de jeans e colete sem camisa e bones. muito bom.
Uns anos depois meu irmão preparou um Passat pointer e passou a competir em arrancada, ai era a loucura, nos boxes zoando.
E agora do nada o MALUCO, vai acabar com o nosso Autodromo.
Gomes, sempre morei e ainda moro a menos de 10 minutos de lá, aprendi a dirigir naquela area espaçosa na frente pra entradas das arquibas.
Com muitas lembraças e pesar.
Grande Abraço

Ian - UK
Ian - UK
18 anos atrás

Fui a Jacarepaguano ano seguinte, 83, quando o Piquet ganhou e Boesel correu de Ligier. Eu so tinha 10 anos e era minha primeira corrida de F1 – nao lembro muito da corrida em si, so’ do tempo que demorou pra chegar no autodromo e da festa que foi depois que o Nelson ganhou. Ainda tenho as fotos amareladas que meu pai tirou la’ em casa. Bons tempos de Jacarepagua.

Clay
Clay
18 anos atrás

Não fui, mas só um comentário: COMO ESSE CARRO ERA LIIINDO ! ! !

123
123
18 anos atrás

123

paulo arqui aidar
paulo arqui aidar
18 anos atrás

Eu fui a corrida de 78, Emerson em 2º e tb a de 84, primeira do Senna com a Toleman..deu para ir aos boxes, entrei de carona com os mecanicos da Alfa Romeo, fiquei esperando eles sairem do hotel para o autódromo e fui junto, entrei na miuda nos boxes com eles…era bem menos rigorosa a segurança e fiquei lá fascinado, espiando os carros..o Senna sofrendo como um cachorro pra guiar aquela Toleman que parecia que pesava 2 toneladas..tinha que fazer um esforço tremendo pra guiar..direção hidráulica ? eletrônica ? cambio automático ? suspensao ativa ? ..nada disso só força física e sensibilidde pra ajustar o carro…

Tohmé
Tohmé
18 anos atrás

Eu fui flávio. Lembro que um amigo tinha uma caravan “bandida”, toda preta, 6 canecos, e levamos quase 15 horas para chegar ao RJ de tanta batida policial na estrada. Fomos parados umas 10 vezes (e os otários não acharam nada)

Edison Guerra
Edison Guerra
18 anos atrás

meu coração bateu forte.Neste ano visitei o Rio pela primeira vez.Tenho até hoje o cartão magnético com a cara do Piquet.Fiquei fascinado com a estréia do Senna com a Toleman 19.Tenho a revista alemã Auto motor und sport com fotos (hoje desbotadas),quem mostravam as cores e o céu azul do ensolarado autódromo.Abraços.

Roberto Valle
Roberto Valle
18 anos atrás

Eu fui, em 82, fiquei na I e em 84 na C. Acho que ainda tenho todos os ingressos… Se não me engano, era vendido no banco Comind (que Deus o tenha…) Em TODAS as vezes que eu fui saí sem ter a mínima idéia de quem tinha ganho a corrida…

Fabio Bandini
Fabio Bandini
18 anos atrás

Jacarepaguá fui 2 vezes, 87 e 88. Deu Prost nas duas. Em 87 pelo menos Piquet na Williams foi o 2o.
Era moleque e dessas corridas lembro de uns japoneses que torciam loucamente pro Nakajima, o Fangio dando uma palhinha antes da corrida e uns caças que davam seus rasantes deixando todo o público surdo.

Fernando Carmona Sim
Fernando Carmona Sim
18 anos atrás

Flávio
Tenho pelo menos dois albuns de fotos dessa corrida, tanto dos dias de treinos como da corrida!
Fotos do Senna, Lauda, Piquet, dos carros da Benneton, Willians e até uma do carro do senna!
Assim que eu puder, eu mando para vc!
Abraços
Fernando

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
18 anos atrás

Boa tarde!

Na corrida de 83 fui de excursão com um primo, para aprender o caminho. Na de 84, a tal do cartão com o rosto do Piquet que também guardei por muito tempo, fui para o Rio sozinho, que aventura, o “bundão” que nunca tinha saído de casa para nada encarou a corrida e todos os treinos anteriores. Fiquei dias por lá, a emoção foi tanta que nem lembrei de ligar para casa! A auto confiança cresceu de tal maneira que, no ano seguinte, com vinte e um anos de idade, peguei a mochila e fui para a Itália passar um ano por lá. Assisti uma corrida em Zeltweg, na Aústria. O que para você Flávio é uma bobagem, para mim foi a aventura de minha vida! Bons tempos!

Sergio Matera
Sergio Matera
18 anos atrás

Fui em 84 e 85 também. Fiz vestibular pra Poli em 84, mas na verdade eu queria a FAU, então fui fazer um ano no cursinho Anglo. Quando começaram as aulas, tinham duas promoções, uma de lançamento da 89FM e outra da John Player, que era o primeiro ano do Senna na Lotus. A JPS estava sorteando uns 4 ou 5 ingressos entre todos os alunos´de todas as unidades do Anglo e ganhei um, acho que foi a única vez que fui sorteado em algo na vida, nem em consórcio eu consigo. Fui pro Rio com um amigo no carro dele, um Passat LS 81 com rodas de Gol GT e um Bosch Rio de Janeiro no painel, e ficamos em um apto na Barra de um amigo meu que tinha acabado de mudar, e não tinha nenhuma mobília, nada mesmo. Fiquei 4 dias dormindo sobre uma forração de carpete. Na corrida, o Senna e o Piquet quebraram, mas o melhor foi ver a McLaren do Lauda com motor Porsche turbo, era impressionante, o carro não fazia barulho, até hoje acho que foi um dos F1 mais legais que vi correndo.

Edgard
Edgard
18 anos atrás

Flávio, como vc eu fui a este Grande Prêmio, para ver de perto (nem tanto!) o meu idolo na Formula 1, que havia vencido o campeonato do ano anterior. Assim como vc, guardei o ingresso ‘ultra-moderno’ e devo tê-lo em algum lugar até hoje. Até me lembro que o Piquet ‘morreu’ na largada e caiu pra ultimo, mas em corrida de recuperação estava em sexto, quando o carro quebrou. Bons tempos aqueles, em que na F1 haviam ultrapassagens a rodo.

Rodrigo Goulart
Rodrigo Goulart
18 anos atrás

Eu fui, tinha só 4 anos, MAS FUI! hehehe
Nessa época eu e minha mãe havíamos saído aqui de Floripa em razão de ela ter sido transferida no trabalho e fomos morar no Rio.
A única coisa que me lembro do GP é de eu acordando no meio da corrida (havia dormido antes da largada, segundo a minha mãe).
Abraços