Ensaio sobre a feiúra

SÃO PAULO (como é fácil ganhar dinheiro…) – Pode até parecer implicância, já que volto ao tema e encomendei (essa é boa, encomendei) pesquisa no Grande Prêmio sobre o assunto, não dando muitas opções de respostas aos incautos que a responderem. Mas a discussão sobre esse negócio que chamam de Stock Jr. vai além da estética.

A questão é: para que serve uma categoria dessas? Esses doravante chamados “carros” não são carros. Não existem no mundo real. Não foram concebidos como carros, têm mecânica de moto, são um amontoado de tubos soldados cobertos com uma camada de fibra de vidro que lembram vagamente um automóvel.

O cara que resolver correr desse negócio pode até se divertir. Deve ser rápido, pelo peso e pela natureza de um conjunto mecânico de motocicleta. Mas não vai se preparar para nada. Nem para correr de turismo comum, nem para a Stock, nem para monopostos.

É um caça-níqueis, apenas, terreno dos mais férteis para enxaguar divisas, como se faz com enorme galhardia no automobilismo (aqui e lá fora). Para desaguar recursos não contabilizados. Para criar gastança.

Do ponto de vista técnico e automobilístico, é uma perda de tempo. Esses “carros” são apenas brinquedos velozes que não parecem com nada, nem mesmo uma carroceria minimamente atraente conseguiram desenhar. E qualquer oficina que trabalha com fibra de vidro nas imediações de Interlagos faria melhor.

Via de regra, sou a favor de tudo que corre, gosto de corridas e de competição. Mas é preciso um norte para tudo na vida, um objetivo claro para modalidades esportivas. Por que não se consegue emplacar no Brasil um verdadeiro campeonato de marcas, com carros de verdade, sendo este um país que tem duzentas montadoras instaladas?

Inventaram mais um brinquedinho para pessoinhas ricas. É isso a Stock Jr. Carrinho para o Júnior brincar de correr. E tome grana na lavanderia.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Lomba
15 anos atrás

Flavio, este Paulo Lomba não sou eu, eu sou o Paulo Lomba, do Mustang 27, do KG Dacon, e jamais fiz comentarios no seu blog, e se fizer um dia com certeza não serei grosseiro, Abs P.Lomba

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Toty:
Não sei se tudo o que você disse é verdade, mas que sempre me pergunto por que o Autódromo de Curitiba tem o nome dele…
Seria melhor se fosse “Autódromo Ricardo Zonta” que já fez muito mais pelo automobilismo.

Toty
Toty
18 anos atrás

O títuo do Boesel no Mundial de Marcas se deveu exclusivamente a superioridade da Jaguar na época. Até um orangotango pilotando aquele foguete seria campeão. Tanto foi que não consegui mais nada. Mesmo passando tantos anos pelas melhores equipes da F-Indy não conseguiu uma mísera vitória. Lembra daquele projeto audaciosa da Brahma? Comprou a Green, melhor equipe da F-Indy à época, que levou o Villeneuve ao título só para ter o número 1 (Brahma, a número 1). Um investimento milionário mas quando anunciaram o piloto eu disse que acabaram de rasgar uma fortuna. Batata, não deu outra.
Chegar a F1 é mérito, mas no caso do Boesel foi escândalo. Financiado (comprou a vaga) pelo dinheiro público via um generoso patrocínio da Embratur conseguido graças a influência de sua abastada família junto ao poder da época. Se fosse hoje era CPI na certa.
Pode anotar: Boesel não vai ganhar uma única corrida na StockCar.

Paulo Lomba
Paulo Lomba
18 anos atrás

Só chegar à F1, já é um pu.ta mérito, ainda mais para quem não tem grana! O Raul foi campeão mundial GT, e o Tarso sempre foi respeitadíssimo, pelos seus pares. Acha pouco? Abs. (desculpe pelo “linguinha suja”, exagerei.)

Toty
Toty
18 anos atrás

Olá Paulo Lomba .
Obrigado pelo retorno. Ser criticado é brincadeira perto do que ser ignorado.
Concordo, exagerei, no mínimo com o guerreiro Roberto Pupo Moreno. Uma coisa com absoluta certesa ele foi, digno!
Mas o que fizeram de realmente merecedor aqueles outros citados?
Como disse, torço a favor. Tomara que me convença que exteja completamente equivocado.
Obrigado e felicidades,
Toty.

Paulo Lomba
Paulo Lomba
18 anos atrás

Toty, quanto rancor! Porque chamar de perdedores pilotos como o Raul, Moreno, Tarso?
É ter muito pouca noção do que seja automobilismo esportivo, criticar assim, de graça, tres pilotos que têm um currículo vencedor, tendo vitórias de pêso, e passagem pela categoria máxima, devido ùnicamente ao seu valor pessoal, pois dinheiro pr’a comprar vaga, nunca tiveram.
Dobre a sua linguinha suja, e tenha em mente que não é qualquer zé ninguém que consegue chegar onde chegaram.
Quanto ao resto das críticas, tudo bem, concordo.

Toty
Toty
18 anos atrás

Stock Jr… palhaçada!!!
A Stock “Senior”… ahhh neeiiinnnm!!!
Monomarca travestida, “parquinho de mauricinhos”, de pseudo-pilotos com influência, dinheiro e falta de talento comprovada em TODAS categorias de TODO O PLANETA (vá lá, algumas exeções em mundial de marcas, onde o “qualquer condutor” tem menor participação que a moça do cafezinho, ou a Formula 3 Japonesa -imagine!!! Sic!!!-, a extinta F-3000 de duas equipes competitivas -para quem tivesse $verba$- ou sei lá mais o que.
Infelizmente, o que fizeram Boesel, Cristhian Fittipaldi, Luciano Burti, os irmãos Bueno, Pupo Moreno, Tarso Marques e outros simples “motoristas” para monopolizarem quase todo o orçamento do automobilismo braileiro? (sem contar o dinheiro público direto ou indireto de Embratur, Petrobras, Telefonia, Energia, Sistema Financeiro e sei lá mais o que, que há muito forjam questionáveis “carreiras”. Provavelmente essa grana cria, cruza, financia ou lava o execrável mensalão e afins.
Quantas categorias, torneios regionais e novos reais talentos surgiriam com esse orçamento pulverizado Brasil afora?
Sou a favor da Stock Jr., mas para Fitipaldi, Bueno’s, Pupo, Boesel, Burti, Tarso e outros perdodores históricos que vêm sugar nosso famigerado automobilismo.
Privilegiados como são, merecem esse bibelô de luxo, nada mais, mesmo assim se não fizerem pipí na cama.
E assim, que se acabe com a “$lavanderia$ de dinheiro público, dinheiro privado “mixado”(???) ao público, de “Genéricos” (sic!!!) e sei lá mais o que, A NEFASTA STOCK CARS “SENIOR”, V-8, sei lá… (Arghhh!!!).
E daí que surja um verdadeiro Brasileiro de Marcas onde as montadoras rivais com certeza irão cobrar de seus times resultados e não “jabás” e babação televisa.
Quanto a uma categoria de “nível internacional” o próprio nome já explica: INTERNACIONAL. Os candidatos que se acharem aptos que se lancem e, sinceramente, boa sorte. Torço a favor sempre!
O talento (com verba ou sem) jamais será ignorado por todos, para sempre.
Ou alguém acredita que o destino de Fangio, Clarck, Surtees, Hill (o pai, óbvio), Emerson, Pace, Piquet, Senna, Prost, Schumacher e mais tantos seria outro?
Quanto ao resto, que encontrem sua tribo no futebol, na purrinha, no volei, truco, cúspe à distância, bolinha de gude, par ou ímpar…

Planeta
Planeta
18 anos atrás

os 900 acho que era pra tirar a tal carteira de piloto….

Máximo
Máximo
18 anos atrás

eu achei que tudo já estava dito… aí cliquei por curiosidade mórbida num link que indicaram com uma foto do “carrinho”….
veio o comentário que definiu a discussão… meu filho de 5 anos me perguntou se eu estava vendo um carrinho daquele pra comprar pra ele.
Acho que é isso…

speed
speed
18 anos atrás

continuando: foi um dos que mais brigaram por isso e denunciou essa cambada.

speed
speed
18 anos atrás

sou piloto do paulista e vc ta chutando. a taxa de inscrição aumentou 40% do ano passado para 2006, e graças a gritaria do pessoal, principalmente a turma dos carros antigos, abaixou bem. e não era 900 reais. eles tinham aumentado para 770 e conseguiram que reduzissem para 605. O FG foi um dos q

...
...
18 anos atrás

Outro dia tinha um Piloto (Será?) reclamando que o clube sei lá da onde (Puco me importa, não corro mesmo) aumentou o valor da incrição em quase 70%, que era um absurdo pagar por corrida 900 paus, que era pra enriquecer sei lá quem e que não iria correr e blá, blá, blá. Os blogueiros aqui deram suas opiniões que era pra não correr mesmo e…….

Pagou e correu e o assunto morreu.

E ai? Falam que é melhor assim e melhor assado que é caro mas no final é isso, quem tem paga e acabou.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
18 anos atrás

Concordo em parte.
Automobilismo em qualquer categoria é uma brincadeira bem cara. Para quem tem bastante dinheiro sobrando. Mesmo correr de kart que é o básico, requer um investimento. Ninguém vai se destacar, fazer tempo num equipamento de segunda. Então dizer que a categoria é para filhinho de papai rico é redundância. Todas são.
Quanto à necessidade de tal categoria, relamento concordo com o pessoal. Se já tem a Light, para que esta Júnior?
Todavia se os riquinhos querem se divertir, pelo menos poderiam colocar uma carenagem mais bonita. O trem fantasma da cidade do interior onde nasceu meu pai é mais bonito.

jbchaves
jbchaves
18 anos atrás

Flávio, parece dobradura de papel…e muito mal feita!

Flavio
Flavio
18 anos atrás

Oi Gomes.
Gosto muito do seu blog mas tenho q descordar de vc nessa. Eu já andei de kart em Salvador e de Speed Barro ( Categoria speed velocidade na terra que tinha em Salvador até pelo menos 2001). Hj moro em Los Angeles USA e já ví várias corridas desses carrinhos no autódromo de Irwindale (www.irwindalespeedway.com). Eles são kart para quem ser piloto da Nascar. O barulho que eles fazem quando correm juntos é fenomenal, as corridas são muito disputas e são muito ariscos e rápidos. Ví os vídoes do Kimi correndo neles e pela camera onboard dá pra ver que são as reações são uma mistura de Kart e turismo. Eu adoraria andar num destes.
Concordo que o acabamento da carroceria ficou uma %!$&#e podia ter um design melhor.

Roberto Lacombe
Roberto Lacombe
18 anos atrás
Carlos Piazza
Carlos Piazza
18 anos atrás

Galera boa tarde.
OK, automobilismo sempre foi (e sempre será) um esporte para os mais “abastados”, até aí nada a questionar mas, é ridiculo aceitar qqr coisa sob este pretesto. Existem dezenas de protótipos infinitamente mais adequados para este fim. Italianos, ingleses, norte americanos e outros já criaram tantas categorias, com seus respectivos protótipos, certamente e infinitamente mais adequados para as categorias de entrada. Existe pelo menos 1 dezena de modelos nas mais variadas formas, cilindradas, potências e caracteristicas dinâmicas, criados por especialistas (e não por diletantes incompetentes e oportunistas). Esta “coisa” é uma piada. É cláro que deve ser legal de pilotar, sobretudo porque devido ao tamanho e potência pode-se desfrutar de desempenhos nada discretos mas, PELAMORDEDEUS vamos encarar automobilismo de competição com mais seriedade. Chega de palhaçadas. Enquanto houver “pseudo pilotos mediocres” milionarios dispostos a enriquecer os Giaffone com suas “traquitanas” continuaremos a ver “geringonças” deste quilate nas pistas brazukas.

zé dirceu
zé dirceu
18 anos atrás

será que é sério mesmo?vão correr com esse carro(?) mesmo

Bruno Correia
Bruno Correia
18 anos atrás

ahhahahahahhahah

quando mostrei a foto do stock junior pro meu irmão (apaixonado por formula 1 como eu) ele achou que fosse brincadeira do Grande Premio.

muitissimo feio.

Maurice
Maurice
18 anos atrás

Flávio, concordo em genero, nº e grau com teu comentário, porém, lendo alguns comentários, sou obrigado a repensar. Esse tipo de carro (?) tema finalidade de permitir que alguns, que tenham o dom de pilotar, possam aprender. Qual a motorização? Não importa. Anda. Realmente, já que a corroceria é uma fantasia, por que não fazer uma imitação de carretera. Ficaria muito mais bonito (é o que está pegando nas críticas). O fato de só os filhos de riquinhos terem a chance de comprar um, infelizmente, sempre foi assim. O automobilismo sempre foi assim, com raras excessões. Não deixa de ser um esporte de elite a não ser que se tenha um dom espetacular e que possam saber dele. Tem a ver toda essa minha baboseira?

STEFANO MODENA
STEFANO MODENA
18 anos atrás

Como fã que sou do piloto mais polêmico de todos os tempos ( N.Piquet Senior ) , não posso de deixar de respeitá-lo , mas… tive a curiosidade de dar uma olhada num link deixado por um colega e assistir ao Kimi dando algumas boas e disputadas voltas nesse tipo de carro. Já fui piloto de Kart e posso lhe dizer que discordo em gênero , número e grau com seu ponto de vista. O negócio é muito interessante , pois mescla muito bem Kart com Carros. Sugiro que dêem uma espiada , as possibilidades de ultrapassagens ( por serem muito pequenos e correrem em pistas largas para eles ) são infinitas . Além disso , aceleram muito , tem curvas em que o piloto dá motor , já alinhando , e o bicho destraciona muito. Sinceramente , acho que vai ser bem mais interessante de assistir do que a Light ! E me pareceu ser uma escola diferente do que temos e facilitará em muito , aos pilotos que escolhem pular do Kart pata o Turismo. Um abraço e boas folias !!!!

Sucrilhos
Sucrilhos
18 anos atrás

Categoria pra Jr ficar gastando dinheiro do pai? Mas isso já não acontece na Stock V8? Tipo, filho do Galvão? Hahaha!

Carlos Piazza
Carlos Piazza
18 anos atrás

Flavio, sabe que não costumo digerir incondicionalmente seus comentarios mas, neste topico vou concordar integral e irrestritamente com sua opinião. Esta “coisa” pode ser tudo o que quiserem, exceto carro de corridas. É apenas mais um dos delirios mercantilistas dos Giaffone, (que aliás são famosos pela criação de “engenhocas e traquitanas”) e cujo unico propósito é o de continuar enriquecendo as custas de um bando de “pseudo pilotos” diletantes e incompetentes dispostos a pagar qqr preço (e qqr mico) pelo privilegio de pilotar numa pista de corridas. A historia é antiga e os personagens bem conhecidos.

roger
roger
18 anos atrás

Caça níquel !
Sim não tem outra explicação….na questão desing, deveriam continuar com a caroceria do ‘calhambequinho’ que pelo menos era muita mais simpática, ou que reeditassem um Topolino(FIAT), 4CV (Renault), Anglia (Ford) sei lá o que mais!!!! Pelo menos poderiam criar um link pra tomar das montadoras!!!!! Será que vão correr em Granja Viana?!!???! (sic!)
Para o nosso subdesenvolvimento automobilistico creio que estamos ‘inflados’ de categorias!
Melhor seria um Br. de Marcas! Nem que fosse 1.0….

Marinho
Marinho
18 anos atrás

Desculpem invadir esse tópico, com a resposta de outro, mas o atual formato do blog obriga a isso.
Estou recolocando a resposta que dei uns tópicos atrás, pois não sei se a mesma será lida, lá. Ôh formataçãozinha chata! Mas aí vai o post:

“Meu caro Gomes, é uma surpresa e uma deliciosa sensação de poder, aliás, totalmente indevida, ser confundido com o Mário César.
Na realidade, quando postei, pela primeira vez, com esse codinome, queria dar-lhe uma gozada, que repeti outras mais, sobre sua pilotagem. Quem melhor para criticar um piloto de DKW, que o suprasumo dos 2T?
Em tempo, desculpe as brincadeiras, vc não é tão ruinzinho assim, não. Só um pouco…Deve ser aquele negócio, de não alcançar o pedal… ”

Quanto às informações que postei, são fruto de experiencias daquela época, mesmo. Muito boa, por sinal…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Nós temos aqui no Brasil um novo nicho de mercado, que tem tudo para espandir. São os carros ultra populares, pequenos e baratos.
O Novo Ka (nem sei se vai se chamar assim) e o Logan que será lançado pela Renault vem para brigar com o dominador desse nicho, o Celta.

Se tivessemos uma categoria voltada para o uso desses carros, com mecânica própria (os 1.0 de fábrica?? Ou quem sabe os 1.4???) seria exposição interessante para as montadoras, ao meu ver. Mas tem que sentar com elas e discutir o assunto, não ficar chutando soluções.

Seria bem vindo, creio eu. Poderia a gurizada correr com suspensões de carro normal, chassis de carro normal, pneus de carro normal… E aprender como preparar isso, como tirar esportividade disso, pra mim a verdadeira alma dos carros turismo.
Lógico que não estou falando de crianças de 12 a 16 anos para competirem em carros assim. Nem tem porque. Acho que poderia ser uma categoria para pilotos na faixa dos 16-20 anos, algo para depois do kart, mas pra gente já crescida. Assim esses pilotos teriam facilidade para pilotagem posterior, e a categoria teria investimento interessante com retorno tecnologico para as montadoras.

serginho k
serginho k
18 anos atrás

a dkw foi a maior fabricante d emotos do mundo nos anos 20 e 30. mas nunca usou motor de moto em carro. a única semelhan;ca era a tecnologia 2 tempos.

Chulapa
Chulapa
18 anos atrás

Tá bom. Arruma uma moto em que caiba um motor de DKW. O fato de ser 2 tempos nãoquer dizern que seja motor de moto.

Jerson
Jerson
18 anos atrás

Oras, falando em motor de moto, DKW usa motor de moto também…

Renato
Renato
18 anos atrás

Concordo com você Flavio! Creio que está Jr. é pra quem é bração e não consegue guiar um carro normal…

Marcos
Marcos
18 anos atrás

Alguem sabe quantos metros tem o fio desta cadeira elétrica ???
É 220 V ou 360 V ?
Coisa mais ridícula…

P.R.Guedes
P.R.Guedes
18 anos atrás

Gomes – Concordo plenamente que será um brinquedo para quem pode pagar e que a carroceria mostrada no teste do Kanaan é horrivel. Seria mais interessante utilizar a carroceria mostrada no ultima etapa da Stock en Interlagos. Tinha um estilo dos anos 30, parecia uma carretera, mas parecia bem feita e com bom acabamento. Se o conjunto for veloz e andarem todos juntos, o espetaculo pode ser legal, mas sem duvida precisam melhorar a aparencia do carro.

concordo
concordo
18 anos atrás

concordo em gênero número e grau FG,e tem mais se já tem a ligth,pra que essa p.o.r.r.a. de júnior?