Não vai pegar, em todo caso…

SÃO PAULO (é bom puxar vento?) – Renato Campestrini, de Sorocaba, me envia a boa notícia, que reproduzo:

A Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desenvolve estudos com a finalidade de sugerir ao Contran a proibição do uso do engate fixo para reboque de veículos. O principal objetivo é regulamentar o uso do engate para que ele possa ser empregado para a finalidade de reboque. Já falei o que acho dessa tolice, agora é com o governo.

O engate não é um equipamento de segurança como muitos acreditam. O uso inadequado desse dispositivo o torna um acessório capaz de aumentar as conseqüências resultantes de uma colisão, além de representar um risco adicional em acidentes com pedestres. Deve prevalecer o uso do engate removível ou retrátil.

Com a regulamentação do dispositivo os fabricantes, importadores e instaladores deverão inserir na estrutura do dispositivo uma plaqueta inviolável com a identificação do fabricante (razão social e CNPJ), a capacidade de tração e o modelo de veículo ao qual o engate se destina. O estudo encontra-se em fase final e após conclusão será encaminhado ao Contran para deliberação.

13.02.2006

Fonte: www.denatran.gov.br

 

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Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Max:
Olha, discordo a respeito do Isulfilm. Na verdade ondas de calor e ondas de luz são completamente diferentes.
O Vidro tem em suas propriedades deixar ondas de luz passarem, e bloquear ondas de calor.
Assim, quando uma onda de luz passa pelo vidro do carro, ela energiza as moléculas lá dentro, que em troca liberam calor. Assim que funciona uma estufa: “pega” a luz, e tranforma ela em calor, é como uma armadilha para criar calor a partir da luz solar.
Por isso chamamos isso de efeito estufa.

Portanto, quando menos luz entra no carro, menos calor é produzido dentro dele.

Mas, segundos testes, usar isulfilm, dentro dos padrões legais, pouca diferença faz na temperatura, coisa de 1 ou dois graus, nem dá para sentir.

O que faz diferença mesmo na questão de película é quando ela bloqueia os raios ultra-violeta, que são invisíveis. Isso funciona como um protetor solar, o que melhora e muito a saúde da sua família.

Mas, como os raios ultra violeta são invisíveis, uma película boa, regulamentada pelo Inmetro as bloqueia INDEPENDENTEMENTE da cor da película ou do nível de luminosidade. Muitos não sabem, mas são fabricadas películas quase transparentes com esse selo do Inmetro.

Usar películas fora de padrão, as mais baratinhas, podem causar danos para visão.
Como elas bloqueam a luz visível, mas não os raios UV, faz com que nossa retina se abra mais, aumentando a incidência do raio e prejudicando nossa vista a longo prazo.

A respeito do engate, ainda tenho algo a adicionar. Acho que não importa quem fabrica o engate, nem nada disso. A regra deveria ser bem clara: Egate, só com reboque. Sem reboque ela deve estar retraída, se estiver para fora do carro deve dar multa do mesmo jeito que dá multa não usar o cinto de segurança. O policial vê um carro com engate pra fora, multa automática, nada de verificar isso em detran, ou qualquer coisa parecida.

Spetto:
Desculpe, errei, achei que você estava defendendo o engate. Sua opinião a respeito de como pegam no pé de personalizações é verdade.
Isulfilm, na minha opinião, devia ser regulado através de educação, não de lei. Não se consegue fiscalizar ou verificar, pra que proibir? Se a questão é a visão de quem vem atrás, como o Gomes tanto reclama, então devemos proibir Kombis e caminhonetes que bloqueam a visão do mesmo jeito.
Se a questão é a respeito da atuação da polícia, isso também nada muda, pois um policial pode pedir a qualquer momento que abram uma janela ou uma porta para ver o que tem dentro. Para sequestros relâmpagos, ainda vale a regra da Kombi, afinal é só mandar a pessoa se abaixar na perua que ela fica invisível. Cabe ao doo do carro ter o bon-senso em relação a sua proteção, não devemos querer obrigar por lei que o cara se proteja.

Sobre a visão do motorista, também é uma questão de bom senso. Se o motorista quer se arriscar a andar num carro que ele não enxerga nada, azar o dele, que morra, se for estúpido para bloquear a própria visão, seja lateral ou dianteira. Não dá para colocar regra de luminosidade para isso, pois a visão varia de pessoa para pessoa.
O importante é que as pessoas tenham educação para aprender a ter bom senso, não tem como criar uma lei para isso, como tanto tentam criar no Brasil.

Max
Max
18 anos atrás

O “erro” ou infração de uns, não justifica a de outros. Por isso que o Brasil não vai pra frente, todo mundo se vê no “direito” de infringir as leis alegando que outros também fazem isso. É aí que entra o bom senso, ou melhor, ética e cidadania.

Geraldo
Geraldo
18 anos atrás

Major Santos.

reflita sobre isso:

Dê uma volta pela Marginal Pinheiros ou Tiete, e me diga quantos caminhões estão fazendo barulho no nivel permitido pela lei?
Se essa lei que voce escreveu, funcionasse, esse caminhões estariam nas ruas?
Agora, voce que se denomina Major, talves pudesse nos mandar essa lei tambem.
Se voce multar os caminhões que estão com excesso de barulho (fora a poluição), eu te ajudo a convencer o Jean a abaixar o som.

Reflita……

Major Santos
Major Santos
18 anos atrás

Senhor Jean

Recomendo que o senhor leia o CBT, especificamente o art.228, que diz:

Art. 228. Usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo CONTRAN:

Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

Portanto, dirigir com o som fora dos pradões normais além de ser um incÔmodo para outras pessoas, constitui infração de trânsito. Lembre-se, nós vivemos em uma sociedade e os direitos de todos devem ser respeitados, inclusive quanto ao gosto musical e volume de audição, os pedestres e os outros motoristas não são obrigados a escutar o que não querem. Desta forma se vc quiser escutar música em seu veículo, é um direito seu, mas não se esqueça de esse direito termina onde começa o direito dos outros, e o que vai determinar essa linha divisória, será o volume em que a música será tocada.

Reflita sobre isso.

Obrigado

Jean Spetto
Jean Spetto
18 anos atrás

Max:

A questão é a seguinte: O problema é prejudicar o seu próximo. No meu caso, gosto de insulfilme no carro, quanto mais escuro melhor, gosto de som alto, e um monte de coisas que vc deve odiar, mas a questão é que se alguém vai ser prejudicado, nos olhos, nos ouvidos, seja onde for, vou ser eu, estarei no meu espaço, e não no dos outros. A questão é ter bom senso. Playboy é playboy e almofadinha é almofadinha.

Jean Spetto
Jean Spetto
18 anos atrás

Pedro Jungbluth:

Dou toda a razão a vocês com relação ao engate. Isso prejudica os outros, conforme experiências de vocês. A bronca é com o governo, que nunca faz nada direito e quando vai consertar quase sempre acaba piorando de vez.

Max
Max
18 anos atrás

Com relação ao “insufilme” ou película de proteção solar, saibam que essas de cor preta tem uma pseudo proteção, pois ela não filtram todas as faixas de raios UV. As mais eficientes são as verdes, que além de proteger contra uma faixa maior elas permitem a saida dos raios de onda curta que passam pelo vidro, o que melhora a temperatura interna. No caso das pretas, elas não deixam as ondas curtas sairem e o carro vira um forno. Alguem já percebeu que o interior de carro com película preta é um forno? Pois bem, como “pleibói” acha que insufilme é óculos escuro, e usa apenas pra tirar onda de mané, esse tipo de informação é irrelevante.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Jean Spetto:
Desculpe, mas a beleza do engate (discutível) não justifica os males óbvios causados pelo reboque.
Além disso, é ignorar o significado da palavra “parachoque”.
Ora, o Engate não protege o carro. Ele protege o parachoque, tranferindo todos os impactos diretamente na parte estrutural do carro, coisa de gente bem pouco esperta.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Além de toda a sacanagem que envolve a segurança, pra colocar um engate desses o cara tem que ser um mané.
Playboy aqui de Curitiba colocou uma %!$&#dessas num Golf preto zerinho.
Achava lindo, o contraste, massa.
Ai o que acontece: O sujeito acha que pode estacionar furando os parachoques de todo mundo, afinal não risca, ele que era esperto, fodam-se os outros.

Ai segue o seguinte: o cara bate o carro, acerta um fulano na traseira. Culpa do Playboy.
Na análise do sinistro, identificaram que o Golf tinha danos na estrutura decorrente da instalação do reboque, mais o mal uso. Seguro cancelado, afinal o carro perde o seguro se tiver danos estruturais.
Teve que vender o Golf para pagar o conserto do outro carro, o mané Playboy. Azar, ele compra outro, mas é bom saber que o FDP se ferrou nessa história.

Fabio Bandini
Fabio Bandini
18 anos atrás

Max,
não sabia disso. O problema é que no Brasil as ‘otoridades’ deixam o negócio chegar ao limite pra começar a regulamentar.

Geraldo,
gosto é gosto e sinto mto pelo seu. Infelizmente, vivemos numa sociedade cada vez mais egoísta e fechada. Já tive 2 placas totalmente escangalhadas pelos engates de tão bom gosto. Ter esse acessório para não amassar o pára-choque não dá o direito de amassar os carros dos outros mas aqui é cada um por sí e o vizinho que se ferre.
Insufilm eu nunca tive e jamais terei. Não gosto, já dirigi e acho perigoso.
A maioria está fora dos padrões permitidos. Pra mim só tem duas coisas do que dirigir atrás de um carro com insufilm; dirigir atrás de uma kombi e dirigir atrás de uma kombi sem luz de freio.
Acho que no futuro nossos carros vão virar os caveirões.

Jean Spetto
Jean Spetto
18 anos atrás

Claro que o objetivo é regulamentar, depois de ter começado tudo errado, agora vaum querer que todo mundo instale engate retrátil que deve custar o triplo do preço. E quanto a insulfilm, rebaixamento, etc… Acho uma tremenda de uma babaquice da polícia. Tem tanta coisa pior acontecendo pra eles se preocuparem, mas ao invés disso eles ficam encrencando com quem gosta de personalizar o seu carro. Por experiência própria, riscam o seu insulfilm, arrancam, no meu caso, riscaram o capô do meu carro, e rasgar o estofamento do banco do passageiro. Isso é inadmissível. E como sou teimoso, coloco tudo de novo, porque gosto e acredito não estar fazendo nada que vá prejudicar o meu próximo.

Punk Rock
Punk Rock
18 anos atrás

.
Otário babaquara boyzinho tem mais é que sentar no seu engate e girar…

Marcio Acosta
Marcio Acosta
18 anos atrás

Eu fui vítima do engate! Quando comprei o carro ele já tinha o equipamento, ressaltado pelo vendedor que previnia pequenos acidentes de estacionamento no reluzente pára-choque pintado do meu Stilo.

Em novembro/05 fui violentamente acertado na traseira por um motorista que não viu o farol fechado, e vinha em alta velocidade ( era um veículo de entregas). Meu carro foi parar no meio do cruzamento, por sorte sem acertar mais ninguém.

O engate chegou a perfurar o radiador da Saveiro, tamanho o impacto. Na hora só sentia um incômodo no pescoço, apesar de estar com o banco bem regulado.

Segundo o policial militar, eu deveria seguir para o hospital, mas afirmei estar bem e seguí para registar a ocorrência. Cerca de uma hora após o acidente tive tontura, náuseas e uma dor de cabeça insuportável, sendo levado ao hospital. Lá foi constatada a lesão na coluna cervical (a nuca, especificamente).

A explicação do médico foi extremamente clara: Possuo um dos carros mais seguros do mundo, que teve as partes planejadas para absorver o impacto, que simplesmente eliminei ao instalar o engate. Foram 60 dias usando um colete cervical, inclusive para “tentar” dormir, fora o gasto com remédios para aliviar a dor, que me acompanhou por todo o tempo. Sinceramente, seria infinitamente melhor ter um monte de riscos no pára-choque a passar o que passei.

Kako
Kako
18 anos atrás

Insulfilm tenho no carro, e por causa do sol – é de marca reconhecida pelo Inmetro e dentro das especificações legais. Nada a ver com “visual” ou para me esconder.

Quanto ao engate, Geraldo, respeitando sua opinião: se o engate no seu carro conseguiu “segurar” o outro carro, sem maiores danos ao seu, ou você tem uma picape com o engate fixo ao chassi, ou a velocidade do outro era tão baixa que o parachoque absorveria o impacto com menores danos. A maioria dos engates é fixada embaixo do carro, na lata, e em caso de batida costuma danificar toa a estritura inferior (já vi porta-malas rasgados por choques em engates que mal amassariam uma porta).

E talvez você mude de opinião quando seu carro estiver estacionado na rua, com um carro com engate na sua frente, que por estar “protegido” sairá sem cuidado deixando um belo dano no seu carro.

Pense nesse aspecto. Abraço.

Geraldo
Geraldo
18 anos atrás

Até hoje eu não entendo porque na cabeças destas pessoas que escrevem abaixo, é um crime mortal colocar insulfilm e engate. Meus 2 carros tem insulfilm, pois quando o sol bate com vontade, principalmente nos meus filhos de 2 e 3 anos, o dito “maldito”, protege as crianças do sol. Minha esposa anda mais segura nos farois da cidade, pois os talves marginais, não enfiam a cara dentro do carro a procura de uma bolsa ou um celular para roubar. Já o engate, tenho em 1 carro, e por sorte, foi ele que segurou um outro sem engate e sem insulfilm que estava falando no celular e esqueceu de olhar prá frente em um farol fechado. Alem disso gosto do visual nos carros e gosto é gosto, então o pessoal que esculacha, deveria pensar que quem julga dá o direito de ser julgado. O gosto e a opnião de voces que é uma porcaria, e se algum destes fosse homem o suficiente, ao inves de se esconder atras de um blig, poderia sair na rua e fazer uma manifestação publica, aposto que estaria sozinho nela. Respeitem o gosto dos outros para terem o mesmo respeito.

Marcello
Marcello
18 anos atrás

É mais uma desses governantes de %!$&# eles deviam fazer um curso de pilotagem pra aprender a diferença entre dirigir e mover um carro, se ao invés desses CFC´s vagabundos que não ensinam nada, os motoristas fossem obrigados a fazer um curso de pilotagem e passar, pelo menos, dois meses andando de kart, talvez não precisaríamos de velocidades máximas tão medíocres, ou vc acha que 80km é feito pra quem sabe dirigir? Claro que não, é que infelizmente a maioria das pessoas que tiram carteira nesse país mal sabem andar a mais de 60km, infelizmente, no Brasil qualquer cachorro tira carteira de motorista, e enquanto não houver uma avaliação séria e criteriosa, sem corrupções, nós vamos ter que andar em carros com muita tecnologia, mas em velocidade de carroças.

Max
Max
18 anos atrás

Fabio Bandini, te contarei mais uma para que você pense mais um pouco antes de comprar o porta bicicleta. Vi uma reportagem a pouco tempo dizendo que nenhum porta bicicletas vendido no Brasil tem certificação do Imetro, ou está regulamentado pelo contram ou qualquer outro orgão oficial . Na reportagem disseram ainda que, a priori, qualquer pessoa pode ser multada por usar esse acessório por ele não ser regulamentado.

Ai eu pergunto, porque existem trocentos porta bicicletas a venda em tudo quanto é lugar. Do jeito que as coisas funcionam no Brasil, o primeiro acidente que acontecer e que for dado culpa ao porta bicicleta vai começar a palha.çada de sempre: multas a revelia, proibições, etc…

Marinho
Marinho
18 anos atrás

O Flávio deveria colocar um reboque no DKW de corrida dele. Assim, ele poderia rebocar os carros que ultrapassa, para não pegar muito mal para os coitados…

Christian Q. Spoto
Christian Q. Spoto
18 anos atrás

É simples ou retrátil, ou removível. e ponto.

Hulk
Hulk
18 anos atrás

Não vai dar em nada. O Insulfilm também era proibido….
Esse é o Brasil.

Sergio Matera
Sergio Matera
18 anos atrás

O Contran não vai proibir engates, mas regulamentá-los. Provavelmente esse modelo fixo que serve para danificar carros e canelas alheios será proibido, mas existem variações desmontáveis, escamoteáveis e etc., que serão os permitidos. Quando for para rebocar algo ou transportar bicicletas, monta-se o engate, quando não estiver usando é só removê-lo. Algumas SUVs importados têm sistemas parecidos que funcionam perfeitamente. O Contran também está liberando opacômetros para que os guardas possam medir a transparência dos filmes o que vai trazer problemas pra turma do G5. Fica faltando proibir o uso de quebra mato na cidade.

Fabio Bandini
Fabio Bandini
18 anos atrás

Amigos,
não tenho engate, insufilm ou outra dessas porcarias que vemos cada vez mais instalados nos carros.
Agora tenho uma dúvida. Fui comprar um transporte de bicicletas e o vendedor me mostrou 3 tipos: o de teto (que não tenho como instalar), o de ganchos (que ja peguei emprestado e jurei nunca mais tocar num negócio desses) e o de engate (que é prático e fácil de montar). Alguém conhece alguma coisa melhor ?
Pela primeira vez pensei em botar um troço desses no carro (somente para transportar bicicleta) e agora, lendo o texto postado pelo FG, fico imaginando o tamanho da confusão que isso vai dar. Ainda bem que demoro uma eternidade pra definir uma compra.

Max
Max
18 anos atrás

Só pra completar, e quem usa de fato o reboque? Como vai ficar na hora que não estiver utilizando? Provavelmente vão inventar alguma autorização, entenda $arrecadação$, para que estas pessoas possam usá-lo. Ou senão, na visão do governo, os donos que se danem e comprem um reboque dentro das conformidades e etc. que, pra felicidade dos comerciantes, deve custar um absurdo mais caro que os atuais, pois estarão nas “conformidades”.

Temos é que rir pra não chorar.

Max
Max
18 anos atrás

O Duro é que no Brasil eles deixam instalar milhares desses “acessórios” a revelia e só depois avaliam as consequências. Sem contar que a grande maioria não deve ter nenhum tipo de certificação.

Como a zona aqui é total, não vou assustar caso exijam que todos os atuais reboques sejam retirados. Como sempre, o consumidor leva fe.rro, pois acredito que muita gente embarca na compra dessas porcarias por pura ignorância. Se o detran, contram os cambau fossem sérios, esse tipo de absurdo não aconteceria, mas como a preocupação deles é $$$, a população que se dane.

Não sou a favor do uso do reboque da maneira como é feito, sem nenhum critério. O maior absurdo em tudo isso é o governo permitir a comercialização de vários tipos de “acessórios”, como os bancos traseiros para pick-up Strada, que chegaram a me oferecer em concessionária autorizada quando comprei meu carro, isso é o fim da picada.

Askjao
Askjao
18 anos atrás

Mais uma vez não vamos (eles) ser preventivos, mas corretivos. Eu tenho reboque no meu carro, mas também tenho uma carretinha para puxar o meu kart. Agora, o que fazer com os outros que tem essa “MESBLA” e não tem nada para puxar??? Vão tirar na marra?