Retratos de uma época*

SÃO PAULO (daqui a pouco tem mais) – A brincadeira das fotos antigas de circuitos brasileiros está rendendo… O Paulo Guedes, veterano de autódromos, começou a desenterrar coisas valiosas de seu baú. Começo com estas duas fotos de GPs do Brasil de F-1. A primeira é a melhor foto que já vi, a que melhor mostra como era assistir a uma prova dessas em Interlagos.

O ano: 1974. Passando pela curva 2, a Ferrari de Lauda. Mas detenham-se nos detalhes… O andaime de madeira montado na carroceria da pick up Rural. A poltrona que os caras trouxeram de casa. O sofá para a família! Mas o máximo dos máximos é a piscininha infantil, com a churrasqueira no canto direito e o vira-lata esperando uma carninha… Demais, um negócio inimaginável nos dias de hoje.

A outra, de 1976, mostra as barracas ao longo do Retão, uma característica marcante dos primeiros GPs em Interlagos. O pessoal acampava uma semana, curtia a corrida de cabo a rabo, gente se conhecia, amizades nasceram ali, quem sabe paixões…

Esse GP de 76, salvo engano (e pelo outdoor da GM fazendo propaganda do Chevette), foi aquele em que todos os pilotos ganharam da Chevrolet um Chevette GP para ficar durante a semana em SP. Diz a lenda que um deles não foi devolvido. O piloto teria detonado a caranga num poste.

Sei lá se é verdade. Nem tudo é verdade.

* Por erro meu, as fotos originais publicadas junto a este post desapareceram (eu devo ter gravado outras fotos com o mesmo nome de arquivo). Se o Paulo Guedes achar este post perdido no passado, por favor envie as imagens de novo!

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ike
Ike
17 anos atrás

eu Estava lá neste ano, e vi durante a noite um andaime parecido com este da rural só que mais alto na curva da bubida dos boxes pegar fogo, foi feio de ver , ainda bem que não tinha ninguém lá em cima

eduardo garcia
eduardo garcia
18 anos atrás

só quem esteve lá nesta epoca para dizer como era bom, nada parecido com o que acontece hoje em dia, mas……..as coisas mudam

Andrei Spinassé
Andrei Spinassé
18 anos atrás

Muito legal! Realmente, eram outros tempos… Pena que não vivi essa época…

Mavic
Mavic
18 anos atrás

Pra variar eu tô um “pouco” atrasado…
Gomes, o Milton Neves uma vez contou algo sobre esses Chevettes dados de presente aos pilotos, e (se eu bem me lembro) ele falou que viu o Regazzoni arrebentar o Chevettão numa árvore (salvo engano, na Consolação).
Pergunta e pede para ele contar isso no ar de novo qualquer dia desses.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
18 anos atrás

FG:
Esta fotos me matam de saudade…
Eu estive lá, a metros da primeira foto, em 1975. É o canto do “morro da Bardhal”. Aquele caminho de terra, em direção a curva 3 levava a uma bica, logo após a saída da curva 3, onde tomávamos banho, pois não havia água disponível…
Cheguei na Quinta-Feira, pulei tranquilamente o muro do kartódromo, com barraca de lona e toda uma tralha…
Escolhemos o lugar, montamos tudo e, como não tinha nada pra fazer (só uns argentinos já estavam lá instalados), contornamos as curvas 1 e 2, atravessamos a pista, aquele “solo sagrado” e fomos até os boxes. Circulamos livremente, e lembro bem dos mecanicos gordos da Ferrari trabalhando de madrugada… Quanta diferença…
Tenho um grande amigo, o Sidnei Brandão, que tem um filme em Super 8 desta corrida, que registra a largada, e o público imenso ao redor as curvas 1, 2, o retão e a curva 3. Num dos dias, todos os pilotos saíram de onibus para uma foto de publicidade. Pararam num recuo da pista (uma área alfaltada bem na nossa frente) no meio do retão. Lembro bem da pernas tortas do Graham Hill e odo óculos do Emerson – ridículamente feio, mesmo para a época, Pois não é que um dos nossos vizinhos de barraca pulou a cerca, atravessou a pista e se meteu no meio dos pilotos, pedindo autógrafos e tirando fotos? Quantos seguranças na área? Nenhum.
O filme é curto, mas está registrada a única vitória do Pace, e depois da bandeirada a cena histórica do Emerson e do Pace, Mclaren e Brabham lado a lado se cumprimentando exatamente na nossa frente…
É tão diferente, tão distante que parece uma outra vida…

zé dirceu
zé dirceu
18 anos atrás

queria ver era o RONNIE PETERSON digindo Chevettinho de lado. k entre nós FG,vc já deve ter dirigido Chevette ,sabe como o bichinho joga a traseira,pense no PETERSON vido a 80KM/H ,E PUXANDO OFREIO DE MÃO,LOUCUUURAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!

Luiz
Luiz
18 anos atrás

Eu tava lá! Eu tava lá em 74! A gente ficava com a cara colada nesse alambrado! (1a e única corrida de F1 que assisti na vida)

Máximo
Máximo
18 anos atrás

o planeta onde estas fotos foram tiradas não existe mais.
foi destruído aos poucos….
tem hora que dá vontade de chorar mesmo, mas aí vem o FG com a história dos Chevetes e a gente tem que rir outra vez… imagina os caras andando com o “Chevetinhos”… só deve ter voltado o bagaço dos bichinhos…

Marco
Marco
18 anos atrás

Que boas lembranças! Estive lá e era assim mesmo. Em 76 achei um caixote de madeira na rua e entrei com ele, para ficar acima da galera. Vi que ninguém ligava e em 77 levei uma escada, dessas caseiras, de metal, e fiquei na calçada, acima das arquibancadas, na altura do grid. Tinha gente que levava cavaletes de madeira pra se instalar melhor. Hoje em dia, acho que nem na Av. Interlagos te deixam passar com essas coisas. Tive a sorte de viver outros tempos!!!

Vartão
Vartão
18 anos atrás

Estas fotos me fizerem lebrar daquele tempo que as corridas aqui em interlagos eram uma loucura……moro perto…..a gente tentava pular a cerca, tudo moleque né!!, mas tinha muitos policiais a gente acompanhava do lado de fora….o barulho era indescritível……que viagem valeu!!!

Leandro
Leandro
18 anos atrás

Bah,fenomenal essas fotos…maravilhoso o autódromo….devia ser muito legal acampar em Interlagos em época de corrida (não só F1,Mil Milhas,etc)….Gomes,tu tens que mostrar essas fotos pro Reginaldo Leme….ele vai se emocionar!

Renato Gomes
Renato Gomes
18 anos atrás

Eu acho que o sofá são os bancos de alguma Kombi!

Ana
Ana
18 anos atrás

Sensacional! Inacreditável, até piscina (todo mundo já teve uma piscina dessa) os caras levavam.
B-jos

Lucas
Lucas
18 anos atrás

Meu… que coisa de louco essas fotos! A primeira é hilária, coisa de Casseta & Planeta. Como uma corrida de carros tinha o espirito mais livre nestes dias não? Parecia um Woodstock. Dizem que em Zeltweg quase era mesmo, pois tinha até show com bandas. Não adianta, depois dessas fotos as gente se convence de que a era do automobilismo acabou, foi-se. Vamos procurar outro lazer. Porque foi nascer depois…

Edgar SC
Edgar SC
18 anos atrás

bah esse traçado original devia ser o bicho… todo mundo chora isso…
Foto legal, bucólica… da até vontade de ir acampá…

ricardo bifulco
ricardo bifulco
18 anos atrás

Oi amigos!
Daria tudo para ver o autodromo de volta ao traçado original. Estas fotos me deixam maluco!!!!

Um abraço

Fabio Bandini
Fabio Bandini
18 anos atrás

Sensacional a foto da família no sofá, poltroninha, piscina e churrasco.
Parece foto montada.

Thiago
Thiago
18 anos atrás

Anos 70 RULEZ!
nasci na época errada…..
fantástico interlagos ’70s

bruno mantovani
bruno mantovani
18 anos atrás

realmente flavio, é só detalhe….e como o Paulo disse aqui, é uma Ferrari 321….o branco no bico, q me confundiu, é o lugar onde era estampado o número…..

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
18 anos atrás

Nossa Flavio, fantastico.
Eu tenho varias fotos de Cascavel, do comeco dos anos 80, quando eu e meus pais e amigos da familia e tal iamos para ver por exemplo a Cascavel de Ouro. Vou escanear estas fotos e enviar para voce, com certeza. Eu tinha 9,10 anos na epoca. Meu pai que tinha essa tradicao por sermos de Sao Paulo e ele sempre o fazia em Interlagos, acampar, churrasco, etc. Impagavel essas fotos. Dizem que em Spa ainda eh assim, neh?
Abracos e vou te mandar o quanto antes estas fotos.

Paulo R. Guedes
Paulo R. Guedes
18 anos atrás

Bruno, é a Ferrari 312 do Lauda. O aerofolio e a asa trazeira tinham a cor de aluminio. Acredito que não recebiam pintura alguma.

Gomes
Gomes
18 anos atrás

Fio-me nas lembranças do Guedes, que mencionou a Ferrari do Lauda. Pode até ser uma McLaren. Mas neste caso, é detalhe. O que vale é, digamos, a composição do cenário. Ah, na redução da outra foto não dá para ler o outdoor do Chevette, mas tem…

Mateus Longo
Mateus Longo
18 anos atrás

Isso de acampar em autodromos ainda acontece la em tarumã e guaporé no RS, em etapas de F-Truck, Stock-car e outras provas… eu nunca participei (infelizmente) pois só me viciei em autodromos depois que vim pra curitiba. E aqui isso nao é mais permitido… senao tinha feito isso nas mil milhas brasileiras de 1999 (sim, em curitiba)

Sucrilhos
Sucrilhos
18 anos atrás

Fantástico! Plim plim!

bruno mantovani
bruno mantovani
18 anos atrás

flavio, não é uma mclaren passando na foto de 74?….o bico branco me deixou um duvida se é realmente uma ferrari…

Pablo
Pablo
18 anos atrás

Nasci no ano errado mesmo…