A pedidos. Poucos, mas pediram

SÃO PAULO (onde está o pai do Jack?) – Semana retrasada, acho, fiz uma comparação das mais pertinentes entre carros de F-1 e caipirinhas na minha coluna Warm Up. Aí muita gente, uns três ou quatro, pediu para que eu desse a receita da minha espetacular caipirinha, a única coisa que sei fazer bem na cozinha (faço outras duas que meus filhos adoram, mas acho que é porque sou o pai: bisnaguinha com manteiga na chapa e ovo frito todo arrebentado).

Bem, é claro que não há propriamente uma receita para caipirinha, e sim jeito de fazer. Vou tentar explicar.

Antes de mais nada, caipirinha é individual. A receita é para um copo, nada de fazer de jarra que dá errado. Ela deve ser feita nesses copos mais largos, tipo de uísque.

– Pegue um limão grande e corte-o em oito pedaços.
– Retire as rebarbas brancas mais grossas da casca, que deixam a bagaça amarga.
– Coloque os pedaços dentro do copo, ponha uma colher de chá de açúcar (adoçante, nem pensar!) e um golinho de pinga, bem pouco
– Amasse com aquele treco de madeira que não sei o nome até formar uma gororoba pastosa; esprema bem, mas não precisa assassinar o limão, porque se pega na casca fica amargo.
– Agora a parte mais importante: o gelo. Jamais use esses cubos de gelo furados no meio, que derretem fácil e a caipirinha fica aguada. Use cubos de gelo das fôrmas tradicionais. Se forem muito grandes, arrebente-os com o negócio de madeira.
– Sobre o gelo, coloque mais umas duas colheres de chá de açúcar.
– Agora coloque a pinga, devagar. O gelo funciona como uma serpentina, porque pinga geralmente é quente, ninguém guarda na geladeira. Um dos maiores erros dos caras que fazem caipirinha em restaurante é colocar a pinga antes do gelo. Isso é muito importante: pinga, só depois do gelo.
– Não precisa encher até a boca porque senão fica forte demais. Depois disso, pegue um copo igual, vire-o sobre o outro e dê uma chacoalhada para misturar. Se tiver uma coqueteleira, dá para fazer isso também, fica até melhor porque gela mais rápido. Nunca sirva sem essa chacoalhada. Mexer com colher ou palito não dá certo.
– Antes de servir, dê uma experimentada. Eu sempre experimento antes de servir para ver se ficou boa, ótima ou maravilhosa.

A propósito, os caras da Ferrari devem ter colocado a pinga depois do gelo, neste ano.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
vitão
vitão
18 anos atrás

FG, o seu blog-blig deu tilt .

vitão
vitão
18 anos atrás

FG, lembrei de um detalhe interessante. No lançamento do Boto no Reno (Forno Brasile) você tava muito prá de Bagdá, quase chegando em Katmandu. Era efeito do teste do combustível, ou você tinha comido muito lanche do Ritz?

vitão
vitão
18 anos atrás

FG, se o Ron Dennis fosse esperto ele se livrava do Kimi (você assume o posto de cachaceiro) e o Montoya (comedor de hamburger; é fácil você conseguir um contrato com o Ritz) e contratava só você, que demonstrou ser um pilotaço ao volante do DEKADABLIU!! até de problema de motor você entende !! ia se sentir em casa com o Mercedes .

FRANCISCO MARTINS
FRANCISCO MARTINS
18 anos atrás

QUAL A MARCA DA CACHAÇA ????/

Rikho
Rikho
18 anos atrás

Sergio Cafalque, uma pergunta: vc ainda tá falando de caipirinha, né?

;-)

vitão
vitão
18 anos atrás

FG, já que você saiu da Radio Band e o comentário ficou uma josta, bem que podia arrumar um emprego de assessor de imprensa na McLaren. Já imaginou? Caipirinha para o Kimi e hamburger do Ritz para o Mont(de mierda)? O tio Ron ia ficar zureta, mais que com o seu torpedo.

Texto do GrandePremio:
A McLaren teme que a aproximação de Kimi ao álcool leve à perda de preparo físico e, desta forma, de rendimento nas pistas. Não fala que o “médico-detetive” cuida especificamente de Kimi e, para todos os efeitos, é o responsável pela preparação física também de Montoya, De la Rosa e Paffett.

Raikkonen teve de engolir o doutor compatriota. Caso contrário, a escuderia inglesa poderia encontrar razões contratuais para demiti-lo — ausência de condições físicas ideais e descuido de seus deveres profissionais. E este pode
ser outro mote para que Kimi deixe o time no fim do ano.

Juan Pablo também chegou a ter sua gula vigiada no ano passado: o colombiano tem tara por hambúrguer e batata frita. Perdeu seis quilos e não teve o melhor dos rendimentos na pista. “Liberado”, voltou a engordar, mas ao menos teve êxito no fim da temporada.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
18 anos atrás

FG, você está ficando bochechudo devido ao consumo diário de caipirinhas?

Pe. Antonio Vieira
Pe. Antonio Vieira
18 anos atrás

Dr. Gomes, uma pergunta: faz alguma diferença o tipo de cachaça? Branca, envelhecida, enfim, qual a mais adequada? Ou qualquer uma dá no mesmo. Adoro cachaça, mas nunca consegui gostar de caipirinha (a não ser as mulheres que assim podem ser classificadas, naturalmente…) Dá a dica aí porque vou aferir se a receita é mesmo boa.

vitão
vitão
18 anos atrás

FG, você toma este torpedo ANTES de pilotar o DEKADABLIU? Se a resposta for sim, está explicado 80% do problema do motor…nem precisa de telemetria..já tentou colocar este booster no tanque? vai aumentar umas boas octanas. Você podia ficar rico vendendo a fórmula para a NASA.

Sergio CaFalque
Sergio CaFalque
18 anos atrás

Alessandra, Gomes e demais mortais…imprescindível que se mexa lentamente, enquanto toma, com o dedo!!!
Pode lamber o dedo depois, se quiser…

Alessandra Alves
Alessandra Alves
18 anos atrás

daniel, meu blog é o http://www.alessandraalves.blogspot.com, mas já adianto que lá não falo só de corrida, também de corrida, mas o cardápio lá é bem variado. te espero!

Daniel Carlos Nava
Daniel Carlos Nava
18 anos atrás

Qual o seu blog Alessandra?

Toty
Toty
18 anos atrás

Tanta gente chata, falando um monte de besteiras (muitas vezes laudas monótonas e sem importância nenhuma) e criticando o Galvão Bueno. Quanta incoerência!!!
O escorraçado narrador tem que falar sem parar por quase duas horas, ao vivo, satisfazer aficionados, leigos, chatos, bonzinhos e etc. Queria ver esse tanto de mascador de goma que abunda por aqui no lugar dele. O caos seria total!!!
Menos ódio, intolerância, ignorância, arrogância e tanta “ânsias”.
Inteligência já!!!!!!!!!!
PS: Ninguém entendeu (ou fingiu que) a história do punta-taco. Quem tem ao menos 2 neurônios percebeu o que queria ser dito.

artur
artur
18 anos atrás

caro rafael mello! da pra trocar o frango por codorna? eu odeio codorna mesmo! sobre a caipirinha dia 1 no box o flavio vai deixar uma jarra para degustacao dos blogueiros!!!!!!

Renato Lima
Renato Lima
18 anos atrás

flávio, aquele treco de madeira é popularmente conhecido como pilão!

Flavio Chinini
Flavio Chinini
18 anos atrás

FG, você sente necessidade de beber caipirinha diariamente?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

o cadáver do pai do Jack está sendo controlado por nanorobos, não está vivo não…

Carlos Galto
Carlos Galto
18 anos atrás

De cachaça (Velho Barreiro ou Pitú), com limão galego ou lima da Pérsia melhor, e sem coar, POR FAVOR!!

E experimenta fazer com maracujá… Espetáculo!!

Luiz
Luiz
18 anos atrás

Gomes, faltou o Engov. Um antes e um depois.

Implikante
Implikante
18 anos atrás

permita-me algumas perguntinhas básicas:
– qual a marca da caninha?
– serve limão galego?
– açucar refinado ou cristal?
– copo de cristal?
– vale substituir o limão por outra fruta, tipo kiwi ou morango?
– acompanha o que? feijoada? sushi?
– dá dor de cabeça depois? e durante? quais os efeitos colaterais?

grato

Rikho
Rikho
18 anos atrás

Pena que nao gosto de álcool. Mas olhando assim, parece saboroso. Flávio, já pensou em ser escritor de receitas? Vc faz isso bem! Até me deixou com vontade de tomar! Hehehe.

Quanto à Ferrari: acho que precisamos ver se eles conseguem repetir a receita pelo menos mais duas vezes seguidas, pra ver se aprenderam mesmo.

Alessandra: se a gente postar em todos os blogs que visita, tá lascado! Nao trabalhamos mais! Eu, pelo menos, escolho um pra postar. Os demais, leio e fico na minha, salvo se tou com muuuito tempo. Abraços!

Alexandre Reis
Alexandre Reis
18 anos atrás

Rafael foi mal ein, agora relendo é que percebi que vc derruba o whisky pra dentro e não no frango.
Assim tá certo.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
18 anos atrás

De sabado essa receita não passa, vou mandar brasa.
Agora que desperdicio ein, fazer um frango com uma garrafa de whisky do bom.
Melhor beber o whisky e comprar o frango na padaria.

Alessandra Alves
Alessandra Alves
18 anos atrás

uma capirinha tem, no mínimo, umas 250 calorias!
cássio: se vc gosta do meu blog, pq não escreve lá também, homem?!

Edgar SC
Edgar SC
18 anos atrás

Hum, interessante eu faço (e os amigos pingussos gostam) e é bem parecido com a do Flávio, diferencia pouco como por exemplo não uso pinga e sim bacardi… E é pilão o negócio la FG.

edu
edu
18 anos atrás

OOO Flavio!
q boa noticia logo d manha!!! mal posso esperar p experimentar..
vc precisa experimentar a minha sakerinha d morango.. mas isso eh uma outra historia! naum vamos transformar teu blog em um site d culinaria..
po vlw pela receita!!!
abraco!

Jovino
Jovino
18 anos atrás

É Flavio, me parece que você manja bem de caipirinha, pois a questão do gelo é importante, faço mais ou menos da mesma forma´, só que corto o limão em mais partes e o jogo no copo, amasso bem e coloco açúcar e depois o gelo e em seguida vou acrescentando a pinga até ficar a meu gosto.
É uma uma bebida ao gosto do brasileiro, pois é gelada, gostosa e bate logo lá nos miolos, mas não se pode beber sempre, pois dá um problemazinho de acidez no estômago. É a bebida com a cara do Brasil.

Abraços.

Jovino/Brasilia

Fabio Edo
Fabio Edo
18 anos atrás

Alguma outra receita Sr. Flavio Maria Gomes Braga???

LAP 1
LAP 1
18 anos atrás

O nome do tréco de amassar é ROMÃO. Experimente a receita do FG ao invés de colocar pinga , faça com whisky, e pode até ser do mais marreta. Fica ótimo

Marcos Rocha'
Marcos Rocha'
18 anos atrás

Já que você gosta de caipirinha, ai vai uma sugestão muito boa:
Abra um maracujá e corte 4 fatias bem finas de limão. soque o limão junto com maracujá adicione açúcar a gosto gelo e depois pinga, mas fica muito melhor com run.
teste e depois me responda

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Fessor, pergunta!!!

pode colocar a pinga na geladeira antes? bem geladinha??

Eu soube que o pessoal da Ferrari usa açucar cristal, funciona?

Caipora
Caipora
18 anos atrás

E tem mais… ele manda experimentar, mas afirma que é individual, no copo. Como é que ele vai experimentar NO COPO e depois servir…. servir para quem?? É melhor o pessoal da vigilância sanitária não ler essa receita.. hahaha

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
18 anos atrás

Só você mesmo, Flavio! Genial.

Ana
Ana
18 anos atrás

Como a Alessandra nunca tomei caipirinha.Na verdade não sou de beber, a útima vez que bebi fiquei tontinha da silva, a balada inteira girava.Um mico total.
Quem não guenta bebe leite!O pior é que ainda sou alérgica a leite.Credo que pessoa é essa.
B-jos

schucrute com cervej
schucrute com cervej
18 anos atrás

Hicccc!
O melhor da caipirinha é a parte do “experimentar pra ver se ficou boa” hehehehehe. Experimenta daqui, experimenta dali, estranho é que só depois da oitava “experimentada”é que a gente acha o padrão ideal huahuahua
freio abs procês

Rafael Mello
Rafael Mello
18 anos atrás

Bom, pra acompanhar a Caipirinha do Flávio, segue uma receita de
Frango com Whisky

Aí vai uma receita básica…..

Ingredientes:
01 Garrafa de Whisky – do bom, é claro!!
01 Frango de aproximadamente 2 Kg
Sal, Pimenta e cheiro verde a gosto
350 ml de azeite extra virgem
500 g de bacon em fatias
Nozes moídas

Modo de Preparar:
Beba um copo de whisky
Envolver o frango no bacon e temperá-lo com sal, pimenta
cheiro verde a gosto.
Massageá-lo com azeite.
Pré-aquecer o forno por aproximadamente 10 minutos.
Servir-se de uma boa dose (caprichada) de Whisky enquanto aguarda.
Colocar o frango em uma assadeira grande.
Sirva-se de mais duas doses de Whisky. Axustar o terbostato na marca 3, e debois de uns binte binutos, botar para assassinar. Digu, assar a ave.
Derrubar uma dose de Whisky bedois de beia hora, formar a
baertura e controlar a sssadura do frango.
Tentar zentar na gadeira, servir-se de uooooootra dose sarada de Whisky Cozer (?), costurar(?), cozinhar (?), sei lá, dane-se o vrango.
Deixááá o filho da bãe no vorno por umas 4 horas.
Tentar retirar o vrango do vorno.
Mandar mais uma boa dose de Whisky prá dentro – de você, é claro.
Tentar novamente tirar o sacana do vrango do vorno, porque na primeira eenndadiiiva dããão deeeeeeeuuuu.
Begar o vrango que gaiu no jão, e, enxugar o %!$&#com o bano de jão e cologá-lo numa pandeja ou qualquer outra borra, bois, avinal, vc nem gossssssssta muito dessa %!$&#mesmo.
Bronto

Askjao
Askjao
18 anos atrás

Faço quase igual… a diferença é que eu não gosto de coar a caipirinha e quebro o gelo em cubos e pedaços pequenos… também não misturo (chacoalho)… apenas viro em outro copo… nada mais… é… acho que vou fazer uma hoje a noite em comemoração as minha semana de folga que se aproxima.

CARONA
CARONA
18 anos atrás

Se o xumy assinou por mais 2 anos com a Ferrari, o Kimi vai pra outra equipe ou fica na MC Laren, pois ele sabe que não dá pra competir com o xumy na Ferrari….

É como fala o Bernie, lá o xumy tem privilégios obscenos.

leonardo
leonardo
18 anos atrás

Boa Gomes…
Já me deu até vontade de tomar uma

cassio gripp
cassio gripp
18 anos atrás

aí alessandra,
gostei muito do ´seu post´ ´´as sete porcarias da corrida a pé´´!

cassio gripp
cassio gripp
18 anos atrás

nunca!!
talvez algo mais forte?!

Bonilha
18 anos atrás

Ótimo Flávio…
Já peguei a receita e assim que puder vou experimentar, depois cito a fonte heheheh.
E quanto à Honda, acho que colocaram o gelo depois no carro do Rubinho com bastante rebarba branca, espremendo a casca e com adoçante hehehe
Abraços

cassio gripp
cassio gripp
18 anos atrás

não, não é pilão!

Alessandra Alves
Alessandra Alves
18 anos atrás

eu preciso confessar uma coisa em público: nunca tomei uma capirinha na vida.

cassio gripp
cassio gripp
18 anos atrás

o ´treco´ é pilão!
acho eu…!