A Primeira Volta

SÃO PAULO (lembrou certo DKW) – Muita gente pede, finalmente achei. Na verdade o Thiago Arantes achou. Aqui está a F1" target="_blank">maior primeira volta de todos os tempos: Senna em Donington, 1993.

Neste outro link tem a narração em português com o Galvão. Dispensa muitos comentários, ao menos meus. Mas certamente vai despertar muitas lembranças dos blogueiros. Divirtam-se.

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
LAGO
LAGO
18 anos atrás

%!$&#que %!$&#!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leo Engelmann
Leo Engelmann
18 anos atrás

Detalhe: Senna na chuva, descendo a ladeira. O cara era genial mesmo.

mauricio
mauricio
18 anos atrás

Ô julio….o Gomes colocou um link de uma volta espetacular do cara…é claro que iria chover posts de admiradores dele aqui. Qqer pessoa mimimamente dotada de inteligência saberia o que iria encontrar…
já que vc falou de chatos, aproveita e faça uma relação entre chatice, auto-crítica, espelho…coisas assim

julio ribeiro da sil
julio ribeiro da sil
18 anos atrás

O senna pode até ter sido o melhor de todos os tempos, eu não conhecedor o suficiente pra afirmar com todas as letras, agora o q eu posso afirmar com toda certeza é q os fãs dele são os mais chatos de todos os tempos, esse papinho de manhãs de domingo já deu no saco, vira o disco por favor.

Guilherme
Guilherme
18 anos atrás

Na verdade, nem preciso comentar a volta, parecia que só ele era profissional naquela corrida, mas o lance de fazer volta mais rápida com pneu slick do que os outros que estavam com pneu biscoito. Detalhe, ele tava rodando 1s3 mais rápido nestas condições.

Marcio
Marcio
18 anos atrás

Não faz 2 anos que Bernie Eclestone disse que se tivesse que apostar seus milhões em um piloto, o escolhido seria Senna, e nao Shummy…e todos nós sabemos que o Bernie não costuma perder dinheiro…abraço a todos

Kenola
Kenola
18 anos atrás

Aos estatisticos e matematicos do Schumicão: qts fechadas sujas ele ja aplicou em outros pilotos da F1?
Pq.. tipo.. eu nao tenho boa memoria.. mas posso citar algumas vitimas… Senna…Hill… Villeneuve..

Fabio Edo
Fabio Edo
18 anos atrás

Impressiona….
Mas vejam esse outro link das eternas brigas com o Frances Alain Prost
http://video.google.com/videoplay?docid=7981135520328708552&q=F1+ayrton+senna

Que Schummy nada……

Luiz Fernando
Luiz Fernando
18 anos atrás

Revendo (pela enésima vez) essa volta mágica, me vem o pensamento: como pode existir alguém que questione o talento desse cara ?
E a quantidade de “viúvas” aumenta: recentemente STIRLING MOSS (após ter se revelado um pouco decepcionado com a temporada 2005 de Schumacher), disse que para ele os melhores de todos os tempos seriam FANGIO, e talvez SENNA.
Como tem “viúva” nesse mundo, né ?

Luiz Fernando

mauricio
mauricio
18 anos atrás

Caro sousa…se pra você o que interessa é numero de títulos, vc deve ser daqueles que acha que o Damon Hill foi melhor que o Gilles Villeneuve…

Bernardo Bercht
Bernardo Bercht
18 anos atrás

Ahm, pode ser. Mas para quem se lembra da famosa entrevista no Roda Viva, em 86, que o Rubinho falou pro Senna “Quem sabe a gente divide uma primeira fila por aí”… Fiquei emocionado, hehe… Pelo menos eles dividiram uma curva. (Ah! E um cachorro quente na Disney japonesa também, em 1994)

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Não tenho certeaz, não tenho mais a 4Rodas com a declaração do Rubens na época, mas acredito que ele saiu dos boxes em terceiro, mas achou que era segundo, com o Hill liderando. O Senna vinha atrás, dando volta em todo mundo, quando o Rubens fechou a porta. Mesmo assim o Senna declarou que o Rubens tinha provado que seria um dos grandes da F1.

Bernardo
Bernardo
18 anos atrás

Vale lembrar nessa corrida também a performance do Johnny Herbert!! Que largou lá de trás com o Lotus de suspensão ativa pirada (depois de umas 10 voltas aquecia e começava a mudar a regulagem de tudo que é jeito)… Ele foi o único que completou a corrida com UM só pit, chegando em quarto. O Senna, que foi um dos que menos parou, fez umas 6 trocas, no mínimo, pra dar uma idéia… O Prost acho que fez umas 12 paradas…
Uma parte engraçada da corrida foi quando o Rubinho, no meio da doideira, tinha acabado de sair dos boxes e apareceu aquele capacete amarelinho no retrovisor…. E ele fechou a porta!!! Disse depois que, com toda a piração, chegou a pensar que podia ser líder, e mesmo os fiscais só deram a bandeira azul umas curvas depois…

Eugene
Eugene
18 anos atrás

Fora Galvão “mala” Bueno !!!!!

Pedante até dizer chega, e ainda por cima com mania de “mãe diná” , mas agora o que irrita mesmo e quando ele começa a falar que tá a uns trocentos anos na f1, que até pede a escova de dentes do Schumacher emprestada, quando ele esquece a dele !!!!!

Edgard Mello Filho pra o lugar do mala bueno !!!!!!!!!!!!!

Marcio
Marcio
18 anos atrás

“…sempre tive a impressão que Deus manda uns caras aqui na Terra para mostrar como Ele faz as coisas.”
Edgard
(Sem comentarios)

Marcelo Borges
Marcelo Borges
18 anos atrás

Foi simplesmente a corrida mais perfeita que um piloto já realizou na história da Formula 1.
Na verdade pra mim a largada, apesar de fantástica, nem foi o melhor. Mais espetacular ainda foi acompanhar o desenrolar da corrida, com o Senna voando baixo debaixo daquele aguaceiro com pneus slick enquanto que o resto andava devagarinho com os pneus biscoito.
E vamos parar com esse papo de “viúva do Senna”. Pra mim isso é falta de respeito com os milhares de fãs que ainda estão por aqui e que não se esquecerão jamais daquelas maravilhosas manhãs de domingo.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
18 anos atrás

Ai meu deus!!
cheguei às lágrimas agora…

Junior
Junior
18 anos atrás

Alguém tá obrigando ao tal de Askjao a ler os comentários ????? Tenho a impressão que tem alguém acorrentando o cara na frente do micro, obrigando-o a ler os mesmos.

Vc é ignorante, hein fio ?!!!!!!

Rogerio
Rogerio
18 anos atrás

As víuvas são loucas(na verdade muito apaixonadas)… argumentos que serve pro defunto não servem aos adversários… se títulos não contam, então o melhor de todos os tempos foi o Piquet, que era o mais completo, não tão arrojado como o Senna, mas mais técnico e estrategista, além de um ótimo acertador de carros, campeão em época de intensa e equilibrada rivalidade. A volta é fenomenal e é simplesmente isso, não dá para definir o piloto apenas por uma volta, a 1ª vitória do Barrichelo é tão ou mais impressionante que essa volta e ninguém diz que Barrichelo foi um dos melhores.

Bernardo
Bernardo
18 anos atrás

Schumacher foi quarto, vencendo o GP do Estoril.

Rubinho ficou lá atrás, só marcando pontos no Japão, com um quinto lugar. Mas perdeu chances de pontuar com problemas de câmbio na França, não conseguindo sustentar a sexta posição, sendo ultrapassado pelo Andretti da Mclaren…. Além de Donington… Mas o Jordan quebrava demais e não tinha quase nenhum dos apetrechos eletrônicos das grandes.. Vale lembrar que o Rubinho aposentou o Capelli em 2 corridas e o Boutsen depois de 12 corridas… Debulhando todos os companheiros de equipe na Jordan..

antonio purri
antonio purri
18 anos atrás

Show !!1
Muito legal recordar .
não me lembro bem , mas em que lugar no camponato ficaram Schummy de Benetton e Rubinho de Jordan ? A volta do Rubinho , recordo-me , foi excepcional também . Assim como também foi excepcional ver o Schummy ser ultrapassado pelo Andretti …Ele deve ter vontade de compraros direitos desta prova e queimar todos os registros…

Marco
Marco
18 anos atrás

com o galvão é muito melhor. Senna sem Galvão era bem menos emoção. Ou vcs acham q ele seria o mesmo ídolo acima do bem e do mal como foi? Senna era muito talento na pista. Globo era muito talento em fabricar ídolos. Galvão era o toque de emoção que faltava. Um trio inesquecível

Pedro Pereira
Pedro Pereira
18 anos atrás

Eu me lembro de ter gritado quando ele ultrapassou a Sauber. Deu a impressão de que ele ia sair da pista. Foi o único som que emitimos na sala, eramos quatro pessoas que assistimos tudo aquilo no maior silêncio. A gente era feliz e não sabia!!!!

Luiz Rossi
Luiz Rossi
18 anos atrás

Como já diz a música, “recordar é viver”… Me lembro que, quando o Senna passou o Prost eu, garoto ainda, gritava como numa partida de futebol… Simplesmente inesquecível, de arrepiar!
Valeu Flávio!
Abraço!

Kenola
Kenola
18 anos atrás

Marcio,

vá em http://video.google.com . Na parte superior direita da tela, haverá um link “sign in”. Para enviar videos, será necessario baixar um programa do próprio site.. tem instrucoes la.. se precisar de alguma ajuda, poste aqui novamente. Abs.

Marcio
Marcio
18 anos atrás

Alguem pode me explicar como posso disponibilizar alguns videos que tenho do Senna na net? No aguardo.Márcio

Ângelo
Ângelo
18 anos atrás

E houve sim pelo menos um piloto que venceu sem ter o melhor carro: Nelson Piquet em 81 e 83. Mas acredito que em décadas anteriores outros pilotos tenham feito o mesmo…

âNGELO
âNGELO
18 anos atrás

Duro é ler asneiras do tipo: “Se Senna estive na F1 até hoje, o Schummaher não quebraria nenhum dos seus recordes”. PQP! Senna estivesse vivo hj estaria correndo de GP Masters e olhe lá!

askjao
askjao
18 anos atrás

O FG, não coloca mais vídeos assim não… fica um monte de biba se rasgando pelo senna, shummi e piquet… Haaa vão pro inferno… comentem a “JOSTA” do vídeo e não encham o saco com essa história de fulano é melhor que ciclano.. isso dá no saco!

Jovino
Jovino
18 anos atrás

Particularmente, sou fã do Piquet, mas Senna foi o melhor piloto que já vi atuar e olha que acompanho a formula 1 desde a primeira corrida transmitida pela TV. Acho que piloto como Senna nunca mais vai ter, principalmente, brasileiro, pois o circo está cada vez mais se fechando e dificilmente teremos outro grande piloto competindo na formula 1. Para quem manda o pau no Barrichello, logo vão ter saudades dele, pois é o único piloto brasileiro que conseguiu se firmar desde a morte do Senna. Quanto a esta volta mostra muito bem quem foi Airton Senna.

ABraços.
Jovino /Brasília

JOSE ILIDIO
JOSE ILIDIO
18 anos atrás

Valeu Gomes, parabéms por mais esta iniciativa, o duro foi ver novamente e não ficar emocionado, principalmente, como é o caso de muitos, para quem pode assistir ao vivo, pela TV é claro.
Aquele “X” no Alemão (

Kako
Kako
18 anos atrás

Saindo bem da discussão, como era bom quando corriam em circuitos de verdade, como Donington. Quem já “andou” nesse circuito em jogo de PC sabe que delícia ele é. A primeira curva depois da largada é ótima, várias sequências de curvas de alta, e duas retas com pontos de ultrapassagem, uma antes da chicane, e outra retinha antes de chegar no hairpin, logo depois da chicane (onde o Senna fez a última ultrapassagem). A pista é estreita, mas que pista.

Daniel Gomes
Daniel Gomes
18 anos atrás

CARO SOUZA SUA IGNORANCIA SURPREENDE ATE A MIN!

Quantas vezes na historia da formula 1 um piloto venceu um campeonato de F1 sem ter o melhor Carro!????!? NUNCA NEM O SENNA NEM O SHUMACHER nem ninguem… agora vc vem me falar que o shumacher e melhor que o senna porque tem 7 titulos mundias.?? aaa fala serio…..

Caro Souza cetico de plantão!
Lembro a voce que durante a dinastia da ferra ATÉ o BArrichello foi Vice campeao mundial 2 vezes!!!!?? dai vc tira sua conclusao!!???

Se o shumacher correr de MF1(comparação toleman 83) no GP dde Monaco esse ano e chegar em Segundo , concordo com vc? Se ele largar em 4 com a atul situação da ferrari que é semelhante a mclaren de 93(uma %!$&# cair pra quinto e completar a 1Volta em 1 te dou razão!

Ora só pra completar!! O alemão guiu a ferrari imbativel durante 5 anos e nao conseguiu bater o recorde de poles do SENNA fala serio !!

Não resta duvidas de quem é o mais rapido!! se minha palavra nao te convencer, pergunte ao Stearling Moss ou Jack Stwart(nao sei sse escreve assim.).

Diego
Diego
18 anos atrás

e ainda tem nego que diz que o melhor é o schumacher..

Sousa
Sousa
18 anos atrás

Esta volta vale mais do que 07 títulos mundiais ??, só para Brasileiros imbecis que confundem saudosismo com ufanismo, estes mesmos devem achar que era melhor usar telex do que e-mail !!!

O cara fez um trabalho fantástico pois achou o acerto e os pneus para esta corrida enquanto os outros grandes batiam cabeça, nada mais que isso… ou para quem tem a cabeça no lugar foi sim tudo isso !!!

cassio souza
cassio souza
18 anos atrás

Como viúva de Piquet , sou bastante neutro para comentar :
O cara era de outra galaxia ! Um extraterreste .
Como Piquezista posso afirmar :
Os maiores pilotos do mundo ( planeta Terra ) de F-1 são : Fangio , Piquet , Prost , Schumacher , Lauda e etc..
Senna é o maior do universo . Deste mundo ele nunca pertenceu .
Na minha opnião ele foi enviado por seres extra-ultra-inteligentes de outra dimensão ou galaxia .
Esse cara fez coisas que me espantaram ao longo de sua carreira .
Monaco 84 , Donington 93 , Portugal 86 , Interlagos 91 ( ou 92 não me lembro o ano que ele ficou somente com duas marchas ) e por aí vai ….
Ele simplesmente fazia “miséria” com carro … ( no bom sentido é claro ) .
Fazer “miséria” com o carro é : Tirar de tudo do carro , dar o máximo .
Esta aí um cara que aprendi a admirar , apesar de sempre torcer para o Nelson Piquet ..

Como a Tina Tuner disse : “Simplesmente o Melhor ”

Observação : Outro dia passou esta volta no programa da rede Globo .
Meu filho de 8 anos que adora F1 como eu , viu e ficou espantado.
Enquanto a Globo reprisava a volta eu não falei nada a ele , e no final ele virou para mim e perguntou :
” Pai quem era este cara ??? Ele era Brasileiro ??? ”
Eu sorri e com o maior orgulho disse : ” Este era Ayrton Senna da Silva , Brasileiro e maior piloto que já vi correr na F-1 até hoje ”
Dificil foi explicar para o garoto depois , por que ele não estava mais correndo e etc …

Kenola
Kenola
18 anos atrás

Se eu tivesse q resumir a carreira do Senna em uma unica volta, com certeza seria essa. Não pela ausência de outras candidatas ao posto..(e deve faltar dedos nas maos para conta-las) mas essa eh absolutamente impecável. Digna da placa que – dizem – foi colocada na grama, em frente a linha de chegada. Uma volta de placa. Talvez a única?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

André Souza:
Rubens terminaria a corrida em terceiro, perto do Hill, não fosse a bomba de gasolina pifar…

Bob
Bob
18 anos atrás

…Shumacker??? Quem??? Não conheço não…
Alias, Shumacker em alemão quer dizer sapateiro… não piloto!

marcus peralta
marcus peralta
18 anos atrás

eeesa foi boa mas o shomaccher e mem melhor…..

André Souza
André Souza
18 anos atrás

Essa volta do Senna foi realmente fantástica, mas mesmo tendo minhas dúvudas quanto ao Rubens hj em dia, eu tenho q reconhecer q a 1ª volta dele foi igual ou melhor q a do Ayrton. Sou maluco? ñ mas vejamos… o Barrica largou em 14º e no fim da primeira volta estava em 4º… passou DEZ CARROS NA 1ª VOLTA COM UMA JORDAN HORRÍVEL NA SUA 3 ª CORRIDA DE F1!!! Ok, Senna passou por campeões ou futuros campeões de F 1 de forma ESTUPENDA mas pelo menos uma vez, o Barrica tb mandou muito bem(enqunto senna assumia a liderança passando a outra Willians , o Barrica no fundo da imagem passava de JORDAN a benneton do SCHUMACHER…), pena q essa audácia é rara nele…. Essa é uma das grandes diferenças de um dos melhores de todos os tempos para um bom piloto, Senna fazia quase sempre excelentes corridas, o Rubens apenas de vez em quando…mesmo assim é legal tb lembrar do Barrichelo nessa volta

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Linda volta, exempo de ‘derretimento dentro do carro”, Como o Senna disse.

Rodrigo Desani
Rodrigo Desani
18 anos atrás

Flávio !!!! Com esse material, venho a parabenizar não só a vc, mas a todos os blogueiros, que nos possibilitam recordam momentos excepcionais da F1 e do automobilismo ! Um brinde à velocidade !

Jorge
Jorge
18 anos atrás

Fiquei arrepiado vendo novamente esta volta, tambem vi a corrida e nunca me esqueci desta volta.

Vartão
Vartão
18 anos atrás

Thiago……o show da Tina foi na Austrália….acho que em 91……

Rogerio
Rogerio
18 anos atrás

É de arrepiar! E, o que me enche de orgulho é que “eu vi”.
Tem a ultrapassagem na chuva em Interlagos, que tb merece um link.
Hoje em dia a F1 nem se compara a esta época de ouro, os ídolos deveriam ser separados não por records ou pontos, mas pelas grandezas suas realizações.

Cristina
Cristina
18 anos atrás

Olha para quem assiste esta apresentação não precisa comentar, somente que a saudade é grande e que este tempo existia competição.
Abraços

Gabriel Guaraná
Gabriel Guaraná
18 anos atrás

%!$&#que %!$&#meu amigo, muito obrigado por este momento de puro e inenarrável prazer, pois fazia muito tempo que nao me emocionava com uma corrida.

Luiz
Luiz
18 anos atrás

É bom sempre a gente lembrar dessas coisas boas da vida. Nossa memória é fraca. O Brasileiro sofre de aminésia profunda. Esquece o que foi ruim também, não sei se isso é saudável.
Ayrton foi um presente de Deus aos brasileiros. Um exemplo a ser seguido, que extrapola a atuação no esporte. A sua postura firme, dedicada, estudiosa, disciplinada, incansável. A superação das dificuldades, quando tudo parece perdido, quando parece não haver mais esperanças. Simples: Vencer sempre. Deixar vencer também (às vezes…).
Todos sentimos saudades do Senna. Nesses tempos, sentimos falta da dignidade, da bandeira do Brasil tremulando no carrinho vermelho e branco…

jayme nunes barbosa
jayme nunes barbosa
18 anos atrás

e dizer que schumacher tem esses tituluzinhos, queria ver ter esses titulos honestamente,não com pranchões de madeira na Benetonn,gasolina adulterada colocando d. hill pra fora em adelaide,o alemão é froucho que ver ter esses titulos com o leão fungando no pescoço dele,assim até eu aos 55 anos ganho dele,pois nessa idade quero ver passar meu honda accord com sangue frio a 196,5km por hora na av.Brasil na madrugada com volto do trabalho,aqui no Rio de Janeiro.