Avis raras

SÃO PAULO (sem blogueiro, não tem blog…) – Hoje tirei o dia para desovar algumas das contribuições de vocês que venho guardando há algumas semanas. O misterioso Filipe W enviou três fotos para vocês se divertirem.

A que gosto mais é a primeira, essa aí embaixo. Isso é jeito de fazer curva? É.

Os carros todos, diga-se, são lindos. Ponham a cachola para funcionar e identifiquem todo mundo! A Lotus vermelha, por exemplo…

…e por fim o Shadow que tem uma certa particularidade, que vocês hão se saber qual é.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gilberto Valezin
Gilberto Valezin
17 anos atrás

Dizem que o primeiro a fazer a 1/2 flat foi o Peterson

jbchaves
jbchaves
17 anos atrás

Flávio,
depois de ver as fotos e ler todos os comentários, deu vontade de chorar…
pq em breve vou voltar a ver os robozinhos e suas “fantásticas” maquinas movidas a software e sem nenhum coração…QUÊ SAUDADE…

João Valim
João Valim
17 anos atrás

Felipe W, também mandei pra ele uns sons que achei…. vamos cobrar essas sinfonias no Blog!!! Abraço!

Carlos Malfitani
17 anos atrás

Boa tarde Mr. Two Stroke Engine

Os Tyrrell P34 de 1977, são de Depailler e Peterson, andando como Fangio e Ascari (segundo o anuário Automobile Year 1977-1978) essa foto é do GP Brasil no saudoso e espetacular antigo traçado de Interlagos, nessa corrida, Pace liderava com seu Brabham Alfa Romeo BT45, porém ele foi uma das vítimas do péssimo recapeamento do circuito, realizado antes do GP, escorregou na curva 3 na volta 6 quando liderava a corrida e foi atingido por James Hunt com seu M23. Ainda durante a corrida, muitos pilotos bateram na curva 3 devido a problemas no asfalto na curva em questâo, bateram nesta curva durante a corrida, Brambilla, Mass, Ragazzoni, Peterson, Depailler, Laffite, Watson, Binder e Pace. Foi a última corrida do Moco na frente de sua platéia. Pace correria somente mais dois GP’s após Interlagos, Africa do Sul e Long Beach antes do fátidico vôo junto ao seu grande amigo e também piloto, Marivaldo Fernandes.

Quanto ao elegante Lotus MKIII mais conhecido como Lotus 78, com a pintura Imperial Internacional, vermelha e grená correu somente com essas corese pratrocínio no GP do Japão de 1977 realizado no Fuji Internacional Speedway, o mesmo que, remodelado tomará a honra de Suzuka em realizar o GP do Japão. A Imperial era uma marca de cigarro da mesma empresa que fabricava os conhecidos John Player Special, que decoravam os Lotus habitualmente, comercializada no Oriente. Na fotos podemos ver que O carro de Gunnar Nilson está nas cores da Imperial e o de Andretti nas da JPs, e assim eles correram, cada carro da mesma equipe com um patrocinador “diferente”, a March utilizava o mesmo expediente em sua equipe constantemente, e O Sr. Mosley proibiu o uso de cores diferentes no primeiro ano da BAR, em detrimento a uma padronização de cores dos carros das equipes, em tempo Mr. Mosley era um dos donos da March quando a mesma nos anos 70 corria com patrocínios diferentes em cada carro. Faça o que falo não faça o que digo ! Em tempo Nilsson abandonou o GP com seu lindo Lotus Vermelho e Grená por problemas no trambulador da transmissâo.

A última foto é do Shadow DN5, testando o Motor Matra V12, ao volante J.P. Jarier, além do motor, esse carro possuia uma diferença óbivia em relação ao DN5 que utilizava o Motor Ford Cosworth, Mairo distância entre eixos. O motor nâo vingou e a Shadow, continuou a utilizar os Ford Cosworth DFV até o fim de sua incurssão na F-1.

Grande Abraço a todos.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

O motor da Matra berrava bonito !
Mas não chegava aos pés do BRM H16

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Já mandei pro gomes os arquivos do matra v12, do brm h16 e da ferrari v12, para, se ele quiser postar aqui, para o pessoal.

Caique Pereira
Caique Pereira
17 anos atrás

Esqueci de dizer na mensagem anterior: Na Seção de Fotos tem uma MS 650 com os nomes dos pilotos e um deles, por incrível que possa parecer é de Jean Todt, que foi piloto oficial correndo com Jabouille e Jassaud, entre outros.

Caique Pereira
Caique Pereira
17 anos atrás

Paixonados por Matra, quem quiser fazer Donwload destes motores correndo, entre no Site www. matrasport.dk, que é de um doido por matra e a própria Matra reconhece o site como semi-oficial. Nele todos podem ouvir os Matra 650, 670 e Ms 120 andando em eventos comemorativos, logo só chegam a 10.500 rpm (bem menos que os 12.700 que utilizavam nas corridas. Tem também o Pescarolo passando no treino oficial de Le Mans em 72, em que ele venceu em dupla com Sir Graham Hill – o carro passa em 2 segundos e depois ouve-se a voz do locutor do autódromo. Prá quem um dia teve a chance de ouvir este motor ao vivo vale a pena conectar-se com o Lennart ( o dono do Site, que é gente muito fina).

Marcos
Marcos
17 anos atrás

RONNIE PETTERSON !!!
Este cara tinha a bota pesada !
Ele gostava. e sabia mesmo de andar de lado !
Acho que foi o precurssor do drifth !
Fomos vizinhos em 1972.
A grande brincadeira era voltar de Norwich pelas estradinhas secundárias, e de cabeça para baixo !
O cara era encrenca da grossa !
Morte mais besta…

eduardo
eduardo
17 anos atrás

aonde posso conseguir sons de carros de F1?? me ajudem

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Srs:
Eu estava lá… Vi, ouvi, cherei e chorei…
O tempo da pole do JP Jarier com a UOP Shadow em Interlagos 75 foi de 2 min 29 seg e 88 centesimos
Foi o primeiro piloto a entrar cravado nas curvas 1 e 2, e o primeiro a baixar de 2 min e 30 seg.
O segredo estava no conjunto traseiro (asa e suspensão), inclusive existem fotos de vários pilotos (Emerson, Peterson, Pace) agachados, olhando a traseira nos boxes. Outros tempos.
Já postei aqui que tenho um amigo (Sidnei Brandão) que filmou parte desta corrida em Super 8. Aparece claramente o carro perdendo velocidade e parando na curva do sol.
Como o lugar onde parou não era visível da arquibancada (nós estávamos no retão), quando o Pace surgiu em primeiro na saída da curva do sargento, a arquibancada foi à loucura.
Foi o melhor GP Brasil que assisti.
Preciso pedir uma cópia deste filme em DVD, e postar para o Flavio Gomes disponibilizar. É histórico. A única vitória do Pace, com o Emerson em segundo…
Bons tempos.

João Valim
João Valim
17 anos atrás

Vi que o som desse Matra V12 foi eleito (em alguns fóruns de discussão) o mais bonito de todos os tempos… seguido do V12 da Ferrari e do H16 da BRM… já achei alguns exemplares… se alguém tiver também, enviem para o FG! Vamos fazer um levantamento dos sons de F1 mais bonitos!

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Christopher, Obrigado !!!!
Fiquei aqui dando tratos a bola e não havia meios de lembrar disto !
No ano passado, apareceu um Shadow Can-Am impecável em West Palm Beach, com o Adrian Fernandes pilotando e equipado com um BBC 550 c.i., e declarados 1.000 HP. Carro prá macho !!!!
Coisa mais linda !

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

O pessoal matou a pau !!!

A primeira foto é sem comentários, é poesia pura.

A segunda vale pela pintura vermelha do Lotus, que caiu muito bem.

A terceira Juntou duas coisas que eu gostava, o Shadow negro mais o Matra V12, pena que não vingou pois pegar um monocoque projetado para receber um v8 e botaram um v12, e logo o Matra, tendo que adaptar ainda mais espaço pra gasosa, o dito cujo devia torcer mais que macarrão molhado, mas que era lindo de ver e ainda mais lindo de ouvir isso era.

Já que muitos falaram vou mandar pro Gomes botar aqui uns arquivos com o Matra v12 urrando na reta e outro dele dando umas “cambiadas”.

Recordar é viver !!!!!!

Caique Pereira
Caique Pereira
17 anos atrás

Kurt,

O Shadow Matra não deu certo por dois motivos: 1-O Chassi era basicamente o do motor Cosworth, porém com o entre-eixos muito maior, porque além de um motor maior, 2-os tanques tinham que ter mais 20/25 litros que os dos F1 Ford (esse foi um dos motivos que fizeram com que a Matra MS 120 não ganhasse algumas provas, já que saiam mais pesadas que o resto).

Valter Franco
Valter Franco
17 anos atrás

CORRIGINDO…….
A SHADOW Nº 17 TEM MOTOR FORD E FEZ A POLE POSITION EM INTERLAGOS 1975 COM O TEMPO: 2´22´´880 MÉDIA DE 191,193 KM//
EM SEGUNDO FICOU O EMERSON FITTIPALDI COM 2´30´´680.

Valter Franco
Valter Franco
17 anos atrás

Tudo mundo disse, mas eu acho que esqueceram de falar que o JP Jarrier foi o ´pole position´nesta corrida em Interlagos….

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

O Peterson e o Patrick contornando a Curva do Laranja em interlagos.
Quando o Peterson estava na Lotus, fazia essa curva derrapando mais ainda, tanto que as arquibancadas que ficavam de frente para essa curva eram as mais caras e literalmente disputadas a tapa pela galera, eu inclusive.
Agora, quem viu, como eu, o Gilles Villenewe de Ferrari fazendo essa curva na tomada de tempo de sábado, 1979, totalmente de lado e ainda dando tcháuzinho prá galera, por várias vezes seguidas, creio que ainda não saiu direito do estado de êxtase.
Quanto a essa Shadow-Matra, me lembro de uma entrevista do Emerson onde êle fala que o mais lindo som de motor que êle escutou na vida, era esse V12 da Matra.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Lembro-me dessa corrida de 75 que alguém comentou aí em baixo, depois da quebra , J.P. Jarrier sentou ao lado do carro e chorou como uma criança…

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
17 anos atrás

A particularidade do Shadow?

Motor Matra V-12 no carro de Jean-Pierre Jarier no fim da temporada de 1975.

João Valim
João Valim
17 anos atrás

Considerando que todas são do ano de 1977, temos que:

1) Tyrrell-Cosworth P34 de 1977, #3 Ronnie Peterson. #4 Patrick Depailler. Não reconheceria o circuito, mas dizem por aí que é Interlagos.

2) A Lotus #6 foi do Gunnar Nilsson nas temporadas de 76 e 77. Essa aí é a Lotus78, usada em 1977, pintada especialmente para o GP do Japão, Fuji.

3) Jean-Pierre Jarrier, Shadow-Matra DN7, #17, que correu nos GPs da Austria e Itália de 1975. A foto não parece com Monza, deve ser Osterreichring.

vitão
vitão
17 anos atrás

Aqui você tem a informaçào completa. O cancer do Gunnar foi nos testículos e não no estômago. Parece que ele tirou um e tentou se equilibrar no outro, mas a terapia não adiantou e ele foi pro grid no céu. Deus salve todo o mundo que sentou na barata e acelerou a encrenca, todos merecem o meu respeito (menos você, Ricardo Rosset).

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

O Mario Andretti nunca correu na Shadow (a bandeirinha americana se refere à equipe, que foi concebida nos EUA, e ao patrocinador UOP). Andretti correu na Parnelli, uma outra equipe americana dos anos 70.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Gunnar Nilsson…

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Mataram a pau… A Lotus fez um gracejo com os patrocinadores japoneses, ao colocar a Imperial Tobacco no carro de Gunnar Nilson. Foi a última corrida do sueco na Fórmula 1. Ele já havia assinado contrato com a nova equipe Arrows, para 1978, mas não correu, devido a um câncer estomacal que o consumia. Faleceu em 1978.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Caraca, por isso é que não troco de Blog. rsss
Fotos lindas e a galaera manda super bem.
Valeu a Todos

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Falar o quê ?
Uma imagem vale mais que mil palavras, 3 imagens então, valem mais que 3000.

Armando Vieira
Armando Vieira
17 anos atrás

João, apenas um detalhe. As Ligier que começaram ganhando na abertura do campeonato de 1979 eram as JS-11, pilotadas pelo Laffite e pelo Depailler, e esses modelos da Ligier eram os primeiros no conceito wing-car. MAs eram equipadas com os Cosworth V-8, e não com os Matra V-12.

Abraços

Armando Vieira
Armando Vieira
17 anos atrás

Bem, já falaram mas acho que não custa repetir né. Eu sempre chego atrasado, eh eh.

As Tyrrell todo mundo sabe, são as P-34 de 1977, com o Patrick Depailler (4) e o Ronnie Peterson (3), que estava no lugar de Jody Scheckter, e que havia trocado a Tyrrell pela Wolf.

A Lotus é a 78 (Mk.III), pintada com as cores dos cigarros Imperial, no GP do Japão de 1977, em Monte Fuji (que volta ao calendário em 2007)pilotada pelo sueco Gunnar Nilson.

A última é uma Uop-Shadow DN-5 pilotada por Jean Pierre Jarier, e a grande particularidade dessa foto é o motor Matra V-12, no lugar do tradicional Cosworth V-8. Esse mesmo motor depois equiparia as Ligier, pilotadas por Jacques Laffite.

Aliás, em 1975 o Jarier deu um show com a Shadow Cosworth em Interlagos, colocando 26 segundos de vantagem sobre o Pace, que vinha em segundo, até quebrar a bomba de gasolina na sáida da curva do Lago, faltando 8 voltas para o final.

Abraços

Rodinei Campos da Si
Rodinei Campos da Si
17 anos atrás

Alan Jones, quando pilotou a Shadow, venceu o GP da Áustria de 77, no circuito de Zeltweg (Österreichring).

João José Kohl de Ol
João José Kohl de Ol
17 anos atrás

Sobre a particularidade, vai alguns chute.
Pela bandeira, óbvio, era Andretti, único piloto americano na F1.
Como nota-se parecer um 12 canecos, então é o Matra, que quando a Ligie estreou, ganhou duas seguidas, Brasil e Argentina, bons tempos.

Christopher
Christopher
17 anos atrás

Marcos,
UOP era a Universal Oil Products, patrocinadora da equipe.
A Shadow nasceu em 1970 na Can-Am, fundada por Don Nichols, e começou na F1 em 1973 – participou de 104 GP’s, e ganhou 1 – Austria 78 se não me engano – com Alan Jones. Obteve também 3 poles.
Jarier em Interlagos foi fantástico – as P34 também – tive o privilégio de estar lá e ver de perto como eles faziam o Sargento e o Laranja – maravilhoso!!
Saudades de uma outra era!

Edgard
Edgard
17 anos atrás

Todo mundo já falou o nome dos pilotos. Essas Tyrrel e o Shadow eram realmente um show. Outra coisa, os carros tinham números bem visíveis, o que faciltava a identificação dos pilotos, bem ao contrário de hoje.

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Gomes, as fotos são lindas…e interessante ver o “luxo” dos boxes da época….mas os carros …ahhhh…são o bicho !!!!!! Os Tyrrell são bonitos, o Shadow idem, mas os Lotus…pô, existiu carros mais bonitos que esses ???? Achoq ue o vermelho foi usado somente no GP do Japão, por um piloto da casa….no GPTotal o Edu já falou deste carro….

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Bom dia!

É jeito de fazer curva sim, principalmente nos karts de vinte e tantos anos atrás.
Não que eu tenha conseguido fazer curvas dessa maneira (meu kart era da fórmula P, de pobre, faltava chassi, pneu e sobrava motor…), mas eu ficava na beira da pista admirando a habilidade de quem conseguia.
Era incrível, os caras davam um pequeno toque no volante na entrada da curva e a faziam inteira de travessado, deslizando nas quatro rodas em uma derrapagem controlada, um espetáculo!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Outra coisa. A zebra está tão alta que o bico da Tyrrel da frente está tocando nela. Dependendo do esbarrão, vai pro mato…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Pessoal, desconheço todos estes lindos carros. É muito legal que tem muita gente aqui que sabe e compartilha o conhecimento, e assim eu vou aprendendo.
Eu achei interessante os boxes da 2ª foto, parecem de um kartódromo.
A primeira foto, a mais linda, me deixou intrigado. Antigamente o pessoal escorregava mais com os carros, atravessavam de verdade. Mas estes aí da foto não estão demais? Alguém que assistiu esta corrida pode dizer se os outros pilotos faziam as curvas da mesma maneira? Sei-lá, fiquei pensando será que estas 4 rodas dianteiras não estão segurando demais a frente?

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Pessoal !
Ninguém fala nada do Box ?
Que diferença para os atuais !

O Uop-Shadow apareceu nas pistas como um bicho-papão – Entrou na pista e ganhando logo de cara a primeira corrida !
Mas depois bateu muita lata, abandonou a F1 e concentrou-se na Can-Am.

Alguem lembra o que era a UOP ?

walter
walter
17 anos atrás

As Tyrrell estão no laranja, em Interlagos, em 1977. Deppailer e Peterson escorregando aquelas enormes rodas traseiras do carro de 6 rodas é uma das melhores imagens da história da F1: técnica, arrojo e sincronia no grau máximo. Nenhum dos dois se aposentou: Peterson durou pouco mais de um ano e Depailler morreu em 1980.

Rafael F,G.
Rafael F,G.
17 anos atrás

errata…
O Tyrrel é o modelo P34 como bem observou Paulinho do Rio!!!

Kurt Liendsen
Kurt Liendsen
17 anos atrás

Mandou bem Caíque.
Aquele motor Matra V12 tinha o ruído mais ardido que o Ferrari V12 (o resto era Cosworth).
A Shadow não aguentou a “torção”. Quebrou os coxins ?

Paulinho do Rio
Paulinho do Rio
17 anos atrás

Os publicitários de hoje são uns b0stas perto dos da Tyrrell de Peterson e Depailler…
Olha o ELF no bicão do danado do P34, caraca, maluco !

Bruce McLaren
Bruce McLaren
17 anos atrás

As 2 Tyrrell de 6 rodas lado a lado fazendo a curva de lado. Eu vi isso na Ferradura em Interlagos, só que a curva era para a esquerda.

Porrra, deemaiisss!!!!!!!!!
Parabengas!!!!

Fitti
Fitti
17 anos atrás

O Jarrier foi o unico que eu vi fazer em Interlagos, a antiga curva 1 e a curva 2 , FLAT, QUE SAUDADE!!!!

Fitti, Campeonato Carioca de Turismo, Carro #63, Corsa, Equipe speedrj.com.br

Rafael F.G.
Rafael F.G.
17 anos atrás

Gomes,
O Tyrrel é o modelo T34 tendo a frente Patrick Depailler e logo depois Ronnie Peterson. A Lotus o modelo 78 em Monte Fuji 1977 e o piloto é Gunnar Nilson. O Shadow é o modelo DN7 em Zeltweg 1975 e o piloto é Jean Peirre Jarier (como já citaram)… e o motor era Matra!!!

RODOLFO MIGUEL COSTE
RODOLFO MIGUEL COSTE
17 anos atrás

Lá vai os pilotos,
-Tyrrell na frente numero 4 Patrick Dapailler, o de tráz, numero 3 Ronnie Peterson, ambos já falecidos.
Lotus Vermelha pertencia ao milionário piloto mexicano Hector Rebaque.
Shadow – corre neste carro o francês Jean Pierre Charrier chegou a liderar com larga vantagem em Interlagos na decada de 70 com 25 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, não soube administrar a vantagem e quebrou!
É isto aí meu amigo Gomes, não esqueci do Mug!!!

Caique Pereira
Caique Pereira
17 anos atrás

Flávio, Vamos lá.
Os Tyrrel, me lembro bem porque estava lá: Peterson e Depallier no Sol ou subida do Lago em Interlagos 77.
A Lotus não me lembro se era o Rebaqque ou um daqueles Sul-Africanos que alugavam ao Chapman.
A terceira é a minha predileta: Jarrier, provavelmente na Austria, com Shadow com “êle”, o motor de barulho mais lindo jamais construído – MATRA M80 12 cilindros, pena que o carro ficou muito instável e só o Jarrier andou em duas provas com ele. O Tom Price andava com o Cosworth. Este motor equipou no ano seguinte a Ligier que estreou no Brasil, na mesma prova em que o Emerson estreou na Fittipaldi.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

É verdade Tohmé. Essas 12 bocas deviam fazer o bicho andar pra caramba.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Zanon, não acha o motor grande demais? Parece um 12 cilindros…

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

Alguém sabe a particularidade da Shadow que FG cita?