Cabeçada e sopapos | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 3 de março de 2006 - 15:39F-1, Vídeos

Cabeçada e sopapos

SÃO PAULO (TV blog volta ao ar) – Mais dois daqueles vídeos que a gente sempre quis ver e nunca soube direito onde procurar. O primeiro mostra o Mansell dando uma cabeçada na ponte em Zeltweg, 1987, quando ia para o pódio.

O segundo é um clássico: Piquet x Salazar, o duelo do século, em Hockenheim, 1982.

Cortesia do blogueiro Leonardo Rodrigues. Os dois são de chorar de rir.

34 comentários

  1. Thiago disse:

    PQP.
    A Formula 1 era muito boa e a gente não sabia…..
    Momento histórico.

  2. cassio souza disse:

    Mais rápido ???
    E quantos titulos na bagagem ????
    So o de 1992 ????

    Então apra com esta chiadeira ….

    Foi um grande piloto sim .
    Foi um grande adversário apra Senna e para o Piquet .
    Mas que era uma IMBECIL e muito azarado isto ele era ….

    Ele chega a ter mais azar do que o nosso Barrica pombas …….

    Lembram em Portual 91???

    Então … Piquet foi e será sempre o MELHOR .

    E tem mais:
    Para mim os três melhores pilotos foram :
    SENNA , PIQUET E PROST = 11 Titulos em 43 anos de F-1 ou 25,60%
    dos titulos possiveis .
    Os demais pilotos dos anos 80 e 90, foram bons pilotos ( Manssel , Rosberg , Berg , Nanini , Alesi e etc ) , mas foram meros coadjuvantes para o TRIO DE FERRO ( exceto o Lauda, este era um piloto do memso nível que o TRIO DE FERRO , mas já tava no fim de carreira em 84 )

  3. Léo Engelmann disse:

    O Mansell sempre foi estabanado. Certa vez – não lembro em qual GP – ele foi erguer a taça de campeão. Só que nas alças do troféu haviam vários “rococós”. Ele comemorou aos gritos e berros e urros a sua vitória com sangue e dor nas mãos.

  4. Sousa disse:

    Não adianta o Sr. Flavio negar a F1, basta ver o número de posts e de gente mais inteligente que aparece.
    Nigel Mansell foi um dos maiores pilotos que apareceu, ele podia ser mais rápido que os Brasileiros e fazer coisas maravilhosas. Foi o único piloto que vi fazer a volta mais rápida que a da pole em uma corrida, que era amalucado ninguém nega mas tambem lhe faltava sorte como o estouro de pneu ou uma roda mal colocada em um pit.

    O Inglês só fez abrilhantar os feitos de Piquet, Senna e Prost.
    Quem sabe não falta um NIgel Mansell na carreira de Schumacher, coisa que Montoya ensaiou ser…

  5. Mário disse:

    Concordo integralmente com os que sustentaram que o Mansell foi mais rápido que o Piquet. Vamos aos números: Piquet 204 GP´s; 23 vitórias; 24 poles. Mansell 187 GP´s; 31 vitórias; 30 poles.

  6. Leonardo disse:

    Caro Cássio Souza,

    Como disse antes, respeito o pensamento ( preferência) contrária, todavia, mantenho, sem tirar nem pôr, o que antes deixei assentado no blog.
    Veja que, em momento algum, escrevi que Nigel Mansell foi melhor Piloto que Nelson Piquet.
    Na realidade, cingi-me a mencionar que Nigel Mansell foi mais rápido de Piquet, enquanto os mesmos dividiam os carros da Williams. Também deixei claro que o fato preponderante para o título de Piquet, foi a sua maior experiência, regularidade e preparo psicológico, vale dizer, ingredientes de peso para a caracterização de um grande piloto.
    Logo, quanto a esse aspecto, penso que convergimos: Mansell mais rápido; Piquet melhor piloto, por ser mais completo.
    De outro lado, discordo quanto a sua colocação de que a Brabham, não era uma grande equipe no início dos anos 1980. Lembro-lhe que o dirigente da Brabham era o já poderoso Bernie Eclestorne, bem como que o projetista do time era o Gordon Murray. Logo, não havia inferioridade da equipe, em relação a Renault, Ferrari e Mclaren.
    Não se pode olvidar que mesmo naquela época, excetuando-se 1982 ( haja vista o falecimento de Vilenneuve e o acidente gravíssimo de Pirroni), sempre venceu o campeonato quem teve equipamento melhor, ou, pelo menos em condições iguais aos grandes concorrentes.
    Por fim, também não posso concordar com sua afirmação de que Nigel Mansell fora mais rápido que Ayrton Senna, porquanto penso que esse tipo de comparação só poderia ser feita, caso os mesmos tivessem guiado, em uma ou mais temporadas, para a mesma equipe, com o mesmo equipamento, o que não ocorreu.

    sds

    Ora, a minha admiração pela F1 nasceu acompanhando e admirando pilotagem, tais como a de Gilles Vileneuve, Jody Sheckter, Keke Rosberg ( anos 70/80), Nigel Mansel, Alessandro Nannini, Jean Alesi ( anos 80/90), penso que para o brilho da Fórmula 1, muito melhor esse tipo de pilotagem, do que a burocrática, que tem como grandes representantes Damon Hill e David Coulthard.
    Logo, efetivamente, aprecio ultrapassagens espetaculares, valentia no volante, ” acidentes fantásticos” , etc

  7. Pedro Jungbluth disse:

    Eu sempre traço um paralelo entre Mansell e Rubens Barrichello. Ser veloz, sentir o carro como parte de si, não é tudo.

  8. cassio souza disse:

    Para Leonardo :
    Piquezista que sou não poderia deixar de mandar um coments :
    O Mansell era mais rápido até que do Senna . ( Pilotos rápidos nos anos 80 tinha muitos : De Cesaris , Giles Villeneuve )
    Mas ser mais rápido do que o Piquet ou até do pr´prio Senna , não quer dizer que ele seja melhor .
    O Mansell era um show-man da F1 dos anos 80 .
    Mas em numeros ele não agregou muito , pois somente conquistou o titulo de 1992 com aquele carro que era imbativel . Lembra ?
    Era o unico carro da F1 com supensão ativa ( que funcionava corretamente pelo menos ) .
    Fora isso , ele não fez nada além de dar muitos “shows” .
    Fazia ultrapassagens incriveis , voltas maravilhosas , se envolvia em acidentes incriveis , girava 360 graus em pelna reta com uma Ferrari , acabava a gasolina da Lotus Preta e ele descia do carro para empurrar e desmaiava , e por ai vai .
    Ista lá é comportamento de campeão ????
    Piquet foi o piloto mais completo do mundo que eu já vi na F1 . ( o Senna volto a repetir não pertence a este mundo ele é extraterrestre )
    Ele era arrojado , veloz , tecnico e TRI CAMPEÃO .
    Detalhe : Quantos pilotos vocês conhecem que foram campeão correndo com uma Brabaham ???
    Naquela epoca os melhores carros eram : Mclaren , Ferrari , Renault e Willians .
    Mas o Piquet foi lá e consegui papar 2 titulos .
    Tem mais uma coisa : Ganhar mais corrida que outro piloto durante uma temporada não significa que vc é melhor que ele a ponto de ser declarado campeão .
    O que faz o piloto campeão é a constância de resultados durante a temporada . Assim era o Nelson .
    Ele sempre corria pensando em vencer . mas quando não dava , tentava acumular o máximo de pontos para ganhar o titulo no final .

    Ok ?

  9. Rikho disse:

    Hilário, hilário, hilário, de verdade! Ri feito um maluco no trabalho. E daí que Mansell era mais rápido? Piquet continuava sendo melhor, porque mais completo, simples assim. E pra quem perguntou onde conseguir vídeos: no mesmo sítio de onde vem este, há vários outros, inclusive muitos do Senna: http://www.formula1news.it/.

    Bom proveito!

  10. Nume disse:

    É realmente engraçado.
    No automobilismo o PIQUET foi um Pelé, o Senna um Ronaldinho, mas , o povão precisava criar um ídolo-santo para aguentar a própria ignorância.

  11. Luiz Fernando disse:

    Embora na época eu detestasse o Mansell, a verdade é que a comparação entre ambos nos permite ver que o inglês era mais rápido, e Piquet sabia disso, tentando diminuir essa vantagem no acerto do carro, na estratégia das corridas e no duelo psicológico. Foi uma ótima disputa. O Leão era um adversário dificílimo.

    Luiz Fernando

  12. Leonardo Rodrigues disse:

    Belíssimo campeonato o de 86. Tendo em vista a carnificina de 82, foi a melhor temporada dos anos 80.

  13. leonardo disse:

    Respeito a divergência. E vou mais além, reconheço a maior regularidade, experiência e preparo psicológico do Piquet. Todavia, não posso deixar de negar o fato que mais rápido foi o Mansell, conforme número de vitórias e resultado das classificações.

    Por fim, para corrigir um equívoco, penso que em 1986, o campeonato encerrou com a seguinte pontuação: Prost 72; Mansell 70; Piquet 69

  14. Leonardo Rodrigues disse:

    Indaga-se: quem marcou mais pontos? 86+87, Mansell 133, Piquet 145.

  15. Renato disse:

    Leonardo,

    Continuando os números;
    em 86 no final do campeonato, Piquet em segundo e Mansell em terceiro e em 87 Piquet campeão e Mansell em segundo. Não há dúvidas em quem era mais rápido.
    O Mansell nunca foi nem nunca será um grande piloto; Como diria o Nelson, ele era um “idiota rápido”.
    Abs

  16. leonardo disse:

    os números de 86 e 87, quando Mansell e Piquet guiavam a Williams: 1986 – 5 vitórias de Nigel Mansell x 4 vitórias de Nelson Piquet;
    1987 – 6 vitórias de Nigel Mansell x 3 vitórias de Nelson Piquet. Indaga-se: quem era mais rápido??

  17. Leonardo Rodrigues disse:

    Mansell sempre andou na frente do Piquet? Com o acerto copiado do brasileiro e com o boicote descarado da equipe ele até que às vezes conseguia. Mas ao contrário do Nelson, foi incapaz de ser campeão na época.

  18. Eduardo S SP disse:

    Consta que em 1997, Paul Rosche, diretor da area de motores de corrida da BMW, brincou com o Nelson falando que ele tinha feito um favor porque o motor só aguentaria mais 15 voltas antes de quebrar, e isso serai um vexame já que o alto escalão da marca estava presente lá

  19. Leonardo disse:

    A cena com o Nigel Mansell, realmente, é hilária. De outro lado, a imagem também nos relembra um fato: ele sempre andou na frente do Piquet na Williams!

  20. Vartão disse:

    P/ leonardo Serra

    O acidente do Piquet foi em 82 e corria pela Brabham……o Mansell foi em 87

  21. askjao disse:

    Li em uma coluna de quem não me lembro, que o responsável pelo motor BMW do Piquet guardou um segredo por anos para depois confidenciar ao mesmo. Ele disse que o motor do Piquet iria quebrar pois vazava óleo, e que durava no máximo mais umas 2 ou 3 voltas. Ao saber disse o Piquet ligou para o Salazar dizendo que por duas voltas ele escaparia de fazer a cagada que fez…

  22. Bernardo disse:

    E ainda fala dificil!!! hehehe

  23. marcelo sena disse:

    Que saudades do Nelson Piquet !
    Tem uma outra boa, quando deu olé, em cima do Ayrton no GP Hungria.

  24. Leonardo Rodrigues disse:

    Pessoalmente sou bem mais lacônico do que prolixo.

  25. adriano disse:

    Alguem pode me enviar este video, nao estou conseguindo baixa-lo
    adrianocp@gmail.com

  26. Leandro Ferreira disse:

    Pessoas, onde vcs conseguem esses vídeos? Dia desses vi de Monaco’92. Tem outros por aí? Vitórias de Fittipaldi, Piquet, Senna e Barrichello… Nao acompanhei quase nada da carreira dos primeiros campeões brasileiros na F1… Video de F Indy tb rolava…
    Abraços

  27. Bernardo disse:

    Pô Leonardo, além de saudosista tu conseguiu ser ainda, extremamente, prolíxo!!!

  28. Alexandre Reis disse:

    Obrigado Leornado.
    Grande Abraço

  29. Leonardo Rodrigues disse:

    Alexandre, o Piquet liderava com folga esse GP. No momento do acidente ele estava colocando uma volta no chileno, por isso ficou tão possesso. Eu também ficaria.

  30. Alexandre Reis disse:

    Ai por acaso alguem sabe se eles estavam disputando a posição?
    E o Mansell, impagavel ele chegando no podio coçando o chifre.

  31. leonardo serra de al disse:

    Gomes, tenho uma dúvida…

    Nesta temporada (87) piquet e mansell corriam na williams, porém os dois tinham macacões de cores diferentes (branco para o piquet e vermelho para o mansell).

    Há alguma regulamentação sobre as cores do macacão?

  32. Fabio Bandini disse:

    Essa do Piquet é impagável ! Como diz o narrador, esse foi o ponto alto da carreira do Salazar.

  33. Lucas disse:

    O Mansell como sempre muito esperto.

  34. Leonardo Rodrigues disse:

    Sem querer ser saudosista, mas já sendo: os anos 80 deixaram saudades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>