Ecos da areia

SÃO PAULO (que não seja um deserto de idéias) – Deixo já aqui o espaço reservado aos incautos que, depois do GP do Bahrein, quiserem falar sobre a prova de abertura do Mundial. Não que os comentários de ontem tenham sido muito alvissareiros (será que neguinho não consegue discutir nada sem xingar o outro, falar palavrão e exercitar a intolerância?), mas afinal este é um blog, como sempre disse, que TAMBÉM discute F-1.

Sejam gentis e bem-humorados. Hoje é domingo, pé de cachimbo. (Ou seria “pede cachimbo”, como alertou um blogueiro? Vixe, e agora? Para mim, a vida toda, foi “pé de cachimbo”. Sim, eu sei que cachimbo não dá em pé nenhum, mas sempre achei que era uma daquelas maluquices do realismo fantástico que empurram na gente a infância toda. Se existe Saci Pererê e mula-sem-cabeça, por que não árvores com cachimbos pendurados? Aliás, esses pares de palavras que por vezes são apenas uma se repetem em português, principalmente com as crianças. Meu filho mais novo, quando eu pergunto “hoje tem que fazer lição?” responde “temque”, do conhecidíssimo e desprezado verbo “temquer”.)

Subscribe
Notify of
guest

271 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Piazza
Carlos Piazza
18 anos atrás

Acho sim Bruno, até porque vi tantas vezes isso acontecer, com quase todas as escuderias, algumas que já nem existem mais…, além do mais, sua muito bem montada pesquisa serve somente para demonstrar desempenhos comparativos seja do piloto qto do time e garanto que se repeti-la para cada uma das outras escuderias vai encontrar paralelos muito semelhantes.
Voçe está se deixando sugestionar somente pelos dados que quer ver.

Bruno
Bruno
18 anos atrás

Por fim, apenas uma indagação ao Carlos (e àqueles que possuem opinião semelhante): acham normal uma equipe como a Ferrari cometer erros com pane seca? E apenas em 1 carro?

Rubinho teve isso em 2 GPs do Brasil e em um GP da Bélgica. Importante frisar que nos GPs do Brasil, em um ele liderava (e tinha o carro mais veloz) e em outro tinha chances de vitórias, pois estava se destacando (galgando posições).

Logo, eventuais erros deveriam ocorrer quando se escolhe estratégias arriscandas, isto é, somente quando não tem muito o que perder. Acho imponderado arriscar quando se é 1º colocado… E mais: com a telemetria desenvolvida dos tempos de hoje, sabe-s exatamente quantos litros de combustível ainda restam.

E somente no GP da Bélgica é que Barrichello parou na volta em que se dirigia aos boxes (o que seria perdoável). Nos GPs Brasil, nem perto de parar ele estava.

Bruno
Bruno
18 anos atrás

Eu li que o recorde de GPs seguidos pontuando era do Schumacher, mas creio que me enganei quanto aos números (disse 34 GPs), quando parece ser 24 (HUN 2001 a MAS 2003). Salvo engano, foram 34 GPs seguidos sem problemas mecânicos, sendo que um (ou dois) desses “abandonos” seria em razão de acidente. Note-se que no período de 24 GPs em que o Schumacher pontuou de forma consecutiva, Barrichello teve 4 abandonos, não largou 2 vezes (uma por causa de um cavalete esquecido embaixo do carro no grid e outra porquê o carro sequer saiu para a volta de apresentação), e se não bastasse, teve que “dar” a vitória ao alemão na AUT 2002.

As únicas temporadas em que houve equilíbrio nos problemas foi em 2004 (Ferrari tinha supramecia absoluta) e 2005 (Ferrari tinha um carro limitado). Nada mais óbvio…

Em 2000, salvo engano, os abandonos do Schumacher foram decorrentes de acidentes, apenas 1 foi quebra.

O problema desses resultados (que postei) é que só falam em “abandono”. Não especifica se é quebra ou acidente. Se alguém tiver ou souber de algum site mais detalhado, por favor avise. Mas eu não perco uma corrida desde 88 e pelo que me lembre, o Schumacher abandonava em razão de acidentes, e poucas vezes por quebras. Com Rubinho era o contrário.

Bom, enfim, números podem ser interpretados ao gosto do freguês, sei disso. Mas acho estranho alguém não quebrar 24 vezes seguidas (e não ter quaisquer imprevistos) enquanto seu companheiro tem 4 abandonos, não larga 2 vezes, além de outros percalços, como estratégias de pits estranhamente bizonhas.

Tenho que admitir que queimei a língua, afinal, o Schumacher resolveu trocar de motor. Mas (com a entonação do Pânico na TV)…

Outra indagação: Massa fazendo 1GP e meio nos treinos livres? Nunca vi isso, não com pilotos titulares. E 2 trocas de motor? Saiu até que uma 3ª troca foi feita, porém a Ferrari mencionou que se equivocou. Nem contar eles sabem… E foram 6 vezes campeões seguidas de construtores…

É, o jeito é torcer pelo Raikkonen esse ano…

Bruno
Bruno
18 anos atrás

Prezado Carlos, seguem os resultados abaixo (comento na mensagem posterior):

Site: http://www.f1naweb.com.br

TEMPORADA 2000

AUS: SCH 1º/BAR 2º
BRA: SCH 1º/BAR Abandono
SAN: SCH 1º/BAR 4º (a 1m20s)
GBR: SCH 3º/BAR Abandono
ESP: SCH 5º/BAR 3º
EUR: SCH 1º/BAR 4º (a 1 volta)
MON: SCH Abandono/BAR 2º
CAN: SCH 1º/BAR 2º
FRA: SCH Abandono/BAR 3º
AUT: SCH Abandono/BAR 3º
GER: SCH Abandono/BAR 1º
HUN: SCH 2º/BAR 4º
BEL: SCH 2º/BAR Abandono
ITA: SCH 1º/BAR Abandono
EUA: SCH 1º/BAR 2º
JPN: SCH 1º/BAR 4º (a 1m20s)
MAS: SCH 1º/BAR 3º

TEMPORADA 2001

AUS: SCH 1º/BAR 3º
MAS: SCH 1º/BAR 2º
BRA: SCH 2º/BAR Abandono
SAN: SCH Abandono/BAR 3º
ESP: SCH 1º/BAR Abandono
AUT: SCH 2º/BAR 3º (obs: BAR “cedeu” o 2º lugar)
MON: SCH 1º/BAR 2º
CAN: SCH 2º/BAR Abandono
EUR: SCH 1º/BAR 5º
FRA: SCH 1º/BAR 3º
GBR: SCH 2º/BAR 3º
GER: SCH Abandono/BAR 2º
HUN: SCH 1º/BAR 2º
BEL: SCH 1º/BAR 5º
ITA: SCH 4º/BAR 2º
EUA: SCH 2º/BAR 15º (a 2 voltas)
JPN: SCH 1º/BAR 5º

TEMPORADA 2002

AUS: SCH 1º/BAR Abandono
MAS: SCH 3º/BAR Abandono
BRA: SCH 1º/BAR Abandono
SAN: SCH 1º/BAR 2º
ESP: SCH 1º/BAR Não Largou (obs: cavalete “esquecido” embaixo do carro no grid)
AUT: SCH 1º/BAR 2º (obs: BAR “cedeu” o 1º lugar)
MON: SCH 2º/BAR 7º (a 1 volta)
CAN: SCH 1º/BAR 3º
EUR: SCH 2º/BAR 1º
GBR: SCH 1º/BAR 2º
FRA: SCH 1º/BAR Não Largou
GER: SCH 1º/BAR 4º
HUN: SCH 2º/BAR 1º
BEL: SCH 1º/BAR 2º
ITA: SCH 2º/BAR 1º
EUA: SCH 2º/BAR 1º
JPN: SCH 1º/BAR 2º

TEMPORADA 2003

AUS: SCH 4º/BAR Abandono
MAS: SCH 6º (a 1 volta)/BAR 2º
BRA: SCH Abandono/BAR Abandono
SAN: SCH 1º/BAR 3º
ESP: SCH 1º/BAR 3º
AUT: SCH 1º/BAR 3º
MON: SCH 3º/BAR 8º
CAN: SCH 1º/BAR 5º (a 1m05s)
EUR: SCH 5º/BAR 3º
FRA: SCH 3º/BAR 7º (a 1 volta)
GBR: SCH 4º/BAR 1º
GER: SCH 7º (a 1 volta)/BAR Abandono
HUN: SCH 8º (a 1 volta)/BAR Abandono
ITA: SCH 1º/BAR 3º
EUA: SCH 1º/BAR Abandono
JPN: SCH 8º (a 1m)/BAR 1º

TEMPORADA 2004

AUS: SCH 1º/BAR 2º
MAS: SCH 1º/BAR 4º
BRN: SCH 1º/BAR 2º
SAN: SCH 1º/BAR 6º
ESP: SCH 1º/BAR 2º
MON: SCH Abandono/BAR 3º
EUR: SCH 1º/BAR 2º
CAN: SCH 1º/BAR 2º
EUA: SCH 1º/BAR 2º
FRA: SCH 1º/BAR 3º
GBR: SCH 1º/BAR 3º
GER: SCH 1º/BAR 12º (a 1m 15s)
HUN: SCH 1º/BAR 2º
BEL: SCH 2º/BAR 3º
ITA: SCH 2º/BAR 1º
CHN: SCH 12º (a 1 volta)/BAR 1º
JPN: SCH 1º/BAR Abandono
BRA: SCH 7º/BAR 3º

TEMPORADA 2005

AUS: SCH Abandono/BAR 2º
MAS: SCH 7º/BAR Abandono
BRN: SCH Abandono/BAR 9º (a 1 volta)
SAN: SCH 2º/BAR Abandono
ESP: SCH Abandono/BAR 9º
MON: SCH 7º/BAR 8º
EUR: SCH 5º/BAR 3º
CAN: SCH 2º/BAR 3º
EUA: SCH 1º/BAR 2º
FRA: SCH 3º/BAR 9º (a 1 volta)
GBR: SCH 6º/BAR 7º
GER: SCH 5º/BAR 10º (a 1 volta)
HUN: SCH 2º/BAR 10º (a 1 volta)
TUR: SCH Abandono/BAR 10º (a 1 volta)
ITA: SCH 10º (a 1 volta)/BAR 12º (a 1 volta)
BEL: SCH Abandono/BAR 5º
BRA: SCH 4º/BAR 6º
JPN: SCH 7º/BAR 12º
CHN: SCH Abandono/BAR 12º

Carlos Piazza
Carlos Piazza
18 anos atrás

Bruno desculpe, mas eu gostaria de ve-lo comprovar o que disse com algo mais do que ´´a sua opinião´´…

Bruno
Bruno
18 anos atrás

Bom, não vou me prolongar na discussão, uma vez que deixei minha opinião bem clara.

Existe sim estatísticas acerca da durabilidade do equipamento da Ferrari. Tanto que é um dos recordes do Schumacher: mais GPs seguidos pontuando (34)… De outro lado, Rubinho quebrava frequentemente (quem assistia às corridas via). Tudo coincidência.

Massa incomodou nos treinos… Na corrida, a questão é: Schumacher agora tem 8 pontos de vantagem. Talvez, se Massa não tivesse “problemas” no pits, essa vantagem fosse menor. Com 8 a 0, quem será o postulante ao título? Ganha um doce quem acertar.

Por isso Rubinho quebrava com frequência no início do ano e depois voltava a ter equipamento confiável. Isso são fatos. Se é coincidência ou não fica a critério de cada um julgar.

Paulo Sérgio: o Brasil não progride graças a pensamentos como esse. Muitos são alijados de conseguir um emprego por isso, a famigerada “experiência anterior”. Você não tem emprego porquê não tem experiência anterior e não tem experiência anterior porquê não consegue emprego. Círculo vicioso que insiste em perdurar nesse país.

E outra: às vezes prefere-se um incompetente que você conhece a dar oportunidade a alguém que possa mostrar seu valor. Isso no setor privado. Na Administração Pública então nem se fala. Nepotismo, clientelismos, favorecimentos, a lista é extensa…

Partindo dessa premissa, dever-se-ia contratar o Alex Yoong a dar uma chance ao Rosberg. Aliás, Raikkonen entrou na F1 com apenas 1 ano de experiência em monopostos. Como diz a propaganda da FIAT: “Está na hora de rever os seus conceitos”.

Discussões civilizadas à parte, abraços a todos!

Carlos Piazza
Carlos Piazza
18 anos atrás

Bruno (e seus seguidores) !!!
Paranóia total !!!
Não creio que existam pesquisas tão refinadas (e paranóicas) que revelem quem quebrou mais, ou quem bateu mais cabeça no box, ou qual equipe pisou mais na bola com seu 2° piloto., ou o 1°..mas, se algum idiota resolvesse faze-la AFIRMO que o resultado não apontaria nenhuma equipe (nem mesmo a extinta Minardi) como vencedora.
Vc precisa conhecer melhor “o ambiente” e principalmente informar-se mais sobre a longa história do mundial e seus principais personágens (humanos e mecanicos). Se realmente acredita nas suas palávras faça ´´a tal´´ pesquisa e honestamente descreva as conclusões que chegar.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
18 anos atrás

Bruno,

Já falei e vou dizer de novo. Quando o Massa Rodou estava em terceiro, à uns 5 segundos do Schumacher, tava encomodando pra karalho né?

Faz-me rir Bruno! Sobre a Ferrari favorecer o Schumacher, o Sousa já respondeu isso em seu Belíssimo post abaixo. Agora só pra completar e pra vc entender melhor pq a Ferrari favorece o alemão, numa estrevista de emprego, quem é favorecido, o cara que já trabalho sete anos, ou o que nunca arrumou um emprego?

Que comecem os trocadilhos!!!!!

Até +

Pedro Neto
Pedro Neto
18 anos atrás

Caro Piazza, obrigado por ler meus escritos..
Piloto sim. Mas é moto, não tem nada a ver.
Só que o GB fala com se fosse moleza rachar uma curva com o Schummy´s

Ahh , ele leva volta na Malasia

Bruno
Bruno
18 anos atrás

Só para complementar: há anos digo que Alonso e Raikkonen dariam trabalho para Schumacher, que bastava um equipamento à altura de seus talentos para tanto.

A maioria de meus amigos discordaram. Pois bem. Aí está!

Bruno
Bruno
18 anos atrás

Bom, meus questionamentos se limitaram à Ferrari. Afinal, nas demais equipes, malgrado as quebras ocorram mais para um do que para outros (probabilidade matemática), não é algo tão gritante como ocorria (e ocorre?) na Ferrari.

Palavras do Piquet: “não existe equipamento mais confiável. Existe mais atenção e menos atenção”. Curioso que, quando Rubinho tinha a mesma atenção (após o título estar praticamente definido), andava junto com Schumacher (e até mesmo na frente). Isso são fatos, basta consultar.

Realmente Raikkonen andou quebrando mais que Montoya. Mas o colombiano também teve alguns problemas ano passado. O que não dá é a Ferrari do alemão ficar mais de 35 GPs sem quebrar e o Rubinho com problemas GP sim, GP não (quando não ocorria 2 GPs seguidos)… Isso convém a vocês explicarem.

Até o SporTV News anunciou hoje: “Bastou Massa incomodar Schumacher para ter problemas. Uma rodada estranha, um pit desastroso e uma troca de motor inesperada. Seria coincidência?”.

Schumacher disse estar com receio no que tange à durabilidade do motor para esta etapa (GP da Malásia). Ué, porquê não troca também??? (ah lembrei: ele não se dá muito bem quando larga de 5º para trás, pois ultrapassar na pista nunca foi seu forte).

Há essa teoria da conspiração do Senna. Eu não me filio a ela, por inúmeros motivos. Contudo, creio que toda a verdade ainda não veio à tona. Explico: Senna provavelmente teve morte instantânea, em minha opinião de leigo. Uma barra transfixando o crânio é algo deveras fatal, não acho que ainda estivesse com vida. Lembrando: a legislação (de San Marino) estabelecia que assim que ocorrer uma morte o evento esportivo deve ser interrompido. Como o show devia continuar…

A quebra de Rubinho na Honda é obra de mero acaso mesmo. Acho improvável que ocorra em Sepang. Assim como creio que Button possa ter tais problemas (o que não ocorria com Schumacher na Ferrari).

Quanto às quebras, posso até concordar – em termos – com vocês, pois é difícil mensurar (e identificar) má-fé nesses casos. Todavia, como se explicam as panes secas e outros incidentes imponderáveis, tais como o cavalete no grid, cinto solto durante a corrida, pneu não encontrado em pit?

O que eu mencionei são apenas questionamentos que são pautados em fatos. Não estou dizendo que é assim. Somente que é provável que seja. Ou alguém aqui se lembra de outra equipe onde há ordens de equipe?

E mais: em toda a Europa é sabido que a Ferrari favorece – e muito – Schumacher em detrimento de seus companheiros de equipe. Só aqui no Brasil insistem em dizer que Rubinho sempre teve mesmas oportunidades e que não andava porquê é pior do que Pedro Paulo Diniz (esse sim a mídia devia fritar, mas nunca o fez).

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
18 anos atrás

Sousa,

Excelente seus questionamentos! Responde Bruno? Eu ponho mais em Sousa.

6º o Rubinho quebrou porque a Ferrari pediu.
7º O Massa robou por que o Schumacher mandou.
8º O Cristian Clin andou na frente do Coulthard porque a Red Bull o sacanei.
9º O caro do Kimi Raikkonen quebrou na classificação porque um mecânico de proposito não apertou os parafusos da asa para beneficiar o Montoya.

Sousa
Sousa
18 anos atrás

Bruno
A Teoria da Conspiração nunca morre, algumas perguntas:
1) Quem voce acha que tem interesse em prejudicar o Raikkonem por exemplo, a Mclarem, MOntoya, Alonso ??
2) POr que a Ferrari não entra com um carro só, para que gastar uma fortuna com o segundo carro para tirá-lo até da zona de classificação ??
3) Se voce tivesse 02 pilotos e um equipamento mais confiável voce daria para um que tem 07 títulos Mundiais e 84 vitórias ou para um que nunca fez um único pódio na carreira de F1 ??
4) Continuando a teoria da Conspiração, voce acha que Senna foi assassinado ?? se sim por quem ?? Tio Frank, Prost, Schumacher ??
5) Voce acha que a HOnda de Diretor Brasileiro está prejudicando o Rubens ?? será Button que já tem um pré-contrato com Maranello para 2010 que já está tratando de enterrar o Brasileirinho contra o Mundo?.

Bruno
Bruno
18 anos atrás

Carlos, posso até ser paranóico, mas burro não. Gostaria que me explicasse então esses estranhos acontecimentos da Ferrari…

Acha normal uma equipe com a estrutura dela cometer erros como pane seca? Ou não encontrar pneus em pits (isso com o Irvine, não com o Massa)? E o cavalete “esquecido” embaixo do carro de Barrichello no grid de largada (acho que foi no GP da Espanha de 2003)?

Bom, quem conhece as histórias da Benetton 94/95 sabe qual a verdadeira “ética” dessa corja que hoje está na Ferrari (Schumacher, Todt, Brawn)…

Logo vão dizer que não foi a Ferrari quem mandou Rubinho abrir para Schumacher na Aústria, mas que foi um ato de solidariedade do brasileiro…

Carlos
Carlos
18 anos atrás

Bruno, vc é paranóico !!!

Bruno
Bruno
18 anos atrás

Bem-vindo à Schurrari, Massa!!!

Mais uma vez – agora com outro brasileiro -, as quebras corriqueiras apenas no segundo carro da Ferrari voltam a acontecer… Também, quem mandou incomodar o alemão logo na estréia??? Imagina então se não tivesse errado na corrida? Era capaz de ter até o assento ejetado durante o GP…

Vai ver é tudo coincidência… Uma vez mais. Por isso o Schumacher ficou mais de 2 anos sem quebrar enquanto o Barrichello quebrava sempre (o rol é extenso: problema hidráulico, câmbio, motor, pane seca, suspensão quebrada, cinto solto, etc.]. E nem se diga que é culpa do piloto as quebras, tal mito já foi desfeito há tempos, haja vista que atualmente a tecnologia embaracada é tanta que afasta qualquer barbeiragem do piloto em relação à durabilidade do equipamento.

E isso nem é exclusividade dos pilotos brasileiros. Quem não se lembra quando Irvine disputava o título em 99 e na corrida de Nurburgring a Ferrari demorou mais de 50s para ACHAR um pneu nos pits… Aquilo foi o fim do mundo. Estava escancarado que se alguém tinha que conquistar o título (interrompendo o jejum), esse alguém seria o Schumacher. Tanto que o alemão foi na festa do título do Hakkinen…

Tem gente ainda que quer comparar Schumacher com Senna e outros gênios. Faz favor!

Todo início de ano era assim, Rubinho quebrava e o alemão disparava como piloto a disputar o título. Depois, quando tudo estava praticamente decidido, misteriosamente Barrichello começava a andar mais que o alemão… Claro que é tudo coincidência, oras!!!

Se cuida Massa, senão será a próxima vítima de uma marmelada como Aústria 2002 (e 2001 também, quando o Rubinho “deixou” Schumacher ficar com o 2º lugar [Coulthard venceu]).

Marcello
Marcello
18 anos atrás

Site do Grande Prêmio: Equipe troca motor e Felipe perderá posições.

Toty
Toty
18 anos atrás

Tanta gente chata, falando um monte de besteiras (muitas vezes laudas monótonas e sem importância alguma) e criticando o Galvão Bueno. Quanta incoerência!!!
O escorraçado narrador tem que falar sem parar por quase duas horas, ao vivo, satisfazer aficionados, leigos, chatos, bonzinhos e etc. Queria ver esse tanto de mascador de goma que abunda por aqui no lugar dele. O caos seria total!!!
Menos ódio, intolerância, ignorância, arrogância e tantas “ânsias”.
Inteligência já!!!!!!!!!!
PS: Ninguém entendeu (ou fingiu que) a história do punta-taco. Quem tem ao menos 2 neurônios percebeu o que queria ser dito.

Pablo
Pablo
18 anos atrás

Bruno, tbm achei barbada demais….mas fazer oq??! O meu colega eh teimoso pra caramba!
Mas apostar a volta q o rubinho vai quebrar eh dificil…hehehe. A gente sabe q ele jah entra na corrida com 70% de chance de quebrar!hehehe. Eu acho q vou apostar o motivo da quebra…o cambio! Ai ganho mais 2 geladas!

Capitão Caverna
Capitão Caverna
18 anos atrás

PESSOAL! ANTIGAMENTE O F1ONBOARD.COM PUBLICAVA VARIOS VIDEOS ONBOARD DE TODAS AS CORRIDAS, CONHECEM ALGUM SITE QUE TEM ISSO? ACHO QUE LÁ NÃO TEM MAIS….

Sousa
Sousa
18 anos atrás

Errei, pode sim se trocar pneus, porém o carro pode fatalmente ter mais gasolina na volta rápida do que nas baterias anteriores já que o cálculo de consumo pode ser atrapalhado pelo tráfego.

Sousa
Sousa
18 anos atrás

É muito simples se entender porque a pole pode não ser a melhor volta na pista. As duas primeiras baterias pode se largar levíssimo e abastecer quando quiser. Na superpole se é obrigado a largar com o combustível da corrida, gastar gasosa e ir para a volta rápida leve mas nem tanto e com pneus já um pouco desgastados.

Bruno
Bruno
18 anos atrás

PABLO: pô, essa era fácil demais… Seu colega deu sopa!

Na próxima aposta em que volta o Rubinho vai quebrar… Hehehe. Muito azarado!

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Mandrake

Voce não entendeu o que quis explicar;
Quando o Alonso por exemplo, estava largando, vamos supor que ele estava com 45 kg de gasolina, segundo a FIA suficientes para 17 voltas naquela pista, ele completou 16, sobrou 3 kg no tanque, porem os pneus a aquela altura já não estavam no auge

Se o Nico largou com 33 kg, para completar 11 voltas e sobrar 3 kg no tanque, ele estaria com o mesmo peso, diefindo apenas nas voltas a menos que os pneus haviam percorrido, portanto fica claro que se há vantagem é na constancia de voltas rápidas, mas a capacidade de virar uma volta só rapida, antes de para é quase a mesma pois ambos teria, hipoteticamente a mesma quantidade e peso nos tanques

VELOZ-HP
VELOZ-HP
18 anos atrás

O que falta na narração de corridas na TV, principalmente na F1 é alguém como Edgar de Mello Filho, o melhor narrador de corridas que o Brasil já teve. O cara entende tudo disso aí além de ser, junto com o Zamponi, o melhor contador de causos e histórias do mundo da velocidade, e também ter sido um dos melhores pilotos de Opala que eu já ví correr.
Chega de Babão Bueno, pelo amor de Deus.

Mandrake
Mandrake
18 anos atrás

Prezado Eduardo S SP, quando se faz 3 paradas colocando pneus novos a cada parada o carro tem condições de andar mais rápido, sim, pois quando o tanque está em seu momento mais cheio o carro está mais leve do que os q fazem uma parada a menos na hora q saem do pit stop. Carro mais leve gasta menos os pneus, q de fato vão rodar menos voltas e não precisam ser poupados da mesma forma. O segredo da equação q decide o número de paradas está no peso pra a classificação X posição de largada, perda de tempo médio nas voltas X perda te tempo nos pit stops, e o risco envolvido. Grande abraço

Pablo
Pablo
18 anos atrás

Valeu bruno!! Tinha apostado q o rubinho tinha ganho mais corridas aqui com um colega de trabalho…ganhei 2 geladas…mando uma pra vc meu bruxo!!!hehehehe

Rikho
Rikho
18 anos atrás

Eu tô pensando aqui com meus botoes: a imprensa alema diz que Schummacher aceita abrir mao da cláusula de primeiro piloto pra ter Kimi como companheiro. Agora, pergunto: por que ele faria isso, se jamais antes aceitou, quando reconhecidamente teve pilotos menos competentes que o Kimi como companheiros?

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

A historia de que o Nico andou forte e marcou a volta mais rapida porque tava leve, não tem sentido, porque todos os outros pilotos de ponta andaram em algum momento com carro leve, antes das paradas, não andaram tão rapido quanto ele, sem contar que o Mark andou bem marcou boas voltas, o que leva a concluir que o carro deles deve ser tipo aquela McLaren MP 17D de 2003, que não rendia muito em classificação mas andava bem em corrida

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

A historia de que o Ncio andou forte e marcou a volta mais rapida porque tava leve não tem sentido, porque todos os outros pilotos de ponta andaram em algum momento com carro leve, antes das paradas, não conseguiram andar tão rapido quanto ele, e o Mark andou bem marcou boas voltas, simples, e o carro deles desse ano deve ser tipo aquele carro foi a McLaren MP 17D de 2003, que não rendia muito em classificação mas andava bem em corrida

Mandrake
Mandrake
18 anos atrás

Pra torcedor brasileiro a corrida foi frustrante, mas uma corrida só não é suficiente pra entender quem é quem. McLaren vem forte, os motores não quebraram e marcaram 10 pontos. Fisichella e Rubens tiveram problema nos carros desde a classificação. As equipes foram incompetentes no diagnóstico e no conserto. Massa se assustou com o toureiro, na próxima ele não cai nessa. O Nico andou bem, mas fazer o melhor tempo andando mais leve q os demais e com pneus novos não o classifica como fora-de-série. Deu mole na 1a curva.

Uma pergunta: quando é que o site Grande Premio vai entender que as equipes que tem um 3o carro nunca forçam os outros 2 na sexta e é NORMAL o 3o piloto fazer o melhor tempo como o Zonta e o Davidson cansaram de fazer no ano passado? O assunto é sempre tratado como se fosse uma grande surpresa…

Rikho
Rikho
18 anos atrás

Sousa, como que o Alemao nao reclamou da Ferrada ano passado? Claro que Raikkonen também reclamou, incontáveis vezes. Como, aliás, deveriam mesmo. Chato é reclamar dos outros quando a culpa é sua, como muitas vezes o Barrica fez. Agora: sabe que essa estória da Ferrari andar bem no deserto pode ser jogada de marketing pra garantir o Kimi por lá?

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
18 anos atrás

A corrida mostrou q a Ferrari tá competitiva e que o alemão tá de volta. Certo q não ganhou essa corrida, porém, virão mais acertos no carro e acho que este ano o Alonso num vai ter paz (o Schumão deve fazer o mecânico da Renault engolir aquela camiseta “Schumacher Who?”) aguardem e confiem.

Em outro tópico acima deste, já tinha gente dizendo q o Schumacher pagou para sabotarem o caro do Massa pra se beneficiado, esqueceu porém, que antes da entrada do Massa nos boxes, o mesmo já havia rodado quando estava na 3ª posição e, consequentimente, perdendo várias posições na pista, digam-me, que ameaça o Massa fazia para o Schumacher naquele situação?

Outro fato importante da corrida, voi ver que tudo q o Rubinho falava era mentira, passou a pré-temporada inteira levando tempo do Button, apanhou do Button na classificação e apanhou do Button na corrida. Ora pessoal, vão começar a dizer então que a Honda do nosso Gil, está sacaniando o Rubinho também? Mundam-se os companheiros, porém, os discursos são sempre os mesmos, já disse isso ano passado e volto a repetir, quem acredita em Rubinho para campeão do mundo, também acredita em Papai Noel, mula sem cabeça, saci pererê, perna cabeluda e por aí vai…. Fala a verdade rubinho por. ra, tá parecendo o Lula, q diz ter sido traido, e até a presente não informou quem o traiu. A verdade é que o Rubinho é limitado.

Até +

Paulo

TRÓIA
TRÓIA
18 anos atrás

Sai ano, entra ano e:

1 – A FIA continua com suas patetadas. A superpole é uma grande piada. Na terceira parte do treino, os carros ficam 15 minutos rodando à toa só para gastar combustível. Nunca houve algo tão inútil e sem propósito na F1. Para completar, o piloto mais rápido do treino não foi o pole. O que é que falta mais inventar?

2 – Rubinho continua comendo poeira do companheiro de equipe. Ficou a 1s do Button na classificação com um carro mais leve!

3 – Schumacher continua o sortudo de sempre. O problema na roda no pit do Massa era para ter sido com ele, que deveria parar antes.

4 – Raikkonen continua o azarado de sempre.

5 – Raikkonen continua com o talento de sempre. Largou em último e chegou em 3º.

6 – A F1 continua tendo seu Íbis. Saiu a Minardi, entrou a Super Aguri.

7 – O Galvão continua dizendo pela milésima vez: “Que o Rubinho definiu muito propriamente o Villeneuve como uma chicane ambulante”. Villeneuve pelo menos foi campeão do mundo…

8 – Alonso continua na frente. Que permaneça assim. Afinal, a Alemanha empatar em número de títulos com o Brasil, jamais!

Sousa
Sousa
18 anos atrás

Claro que pilotar um F1 não é fácil, senão não ganhariam àqueles milhões, mas não dá para não ser pessimista em relação aos Brasileiros. O Massa sempre comete erros que custam posições, o Barrichello sempre é o prejudicado em relação ao companheiro e a equipe. Michael é hepta, teve um carro vergonhoso ano passado e nunca reclamou, fez seu trabalho do jeito que deu e foi terceiro. Não vi Kimi choramingando pelos cantos a terrível falta de sorte. Não adianta negar, o Brasileiro tem mesmo complexo de vira-lata, só muda quando o assunto é futebol. Quanto ao GB, troca MOntoya por MOnteiro, MIdland por Mclarem, não conseguia pronunciar a sigla da Toro Rosso, botou punta taco no meio da conversa, acho que ele andou lendo a coluna retrovisor. Ele é péssimo, por que não se propõe apenas a narrar para se aperfeiçoar em vez de nos brindar com respostas sofríveis, até o RL está se nivelando por baixo.

Toty
Toty
18 anos atrás

Quanta besteira, quanta ira…

Geifferson
Geifferson
18 anos atrás

E aí moçada?!?! Blz?

Digam a verdade? O ronco dos V8 é lindo demais, né não?
Foi legal ver ultrapassagens denovo; gente andando colado, pressionando, atrasando freadas…
Não quero ser patriota em excesso, nem desmerecer ninguém, mas nos erros que a Ferrari comete, sempre tem um brasileiro prejudicado…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

O Galvão foi bem na corrida, nada a reclamar.
Sou sempre o primeiro a reclamar dele, mas quando o cara faz tudo certinho não dá para reclamar.

Sobre a questão RBR, ou STR, não dá para reclamar com ele, a culpa não é dele essa chatice. Nem da Globo. A culpa é da FIA que publica a sigla para o nome do time.

Ednei
Ednei
18 anos atrás

Vamos lá:

1. Cadê a Honda? Longe de ser a quarta força chegando atrás do Kimi que largou em último e a ~20 segundos do líder. Conversa da RG para promover o Rubinho…

2. RBR de … Oops. Pior que os acrônimos na F1 foi ver a RG chamar a Volvo Ocean Race de Regata Volta ao Mundo todos os dias. A Volvo gasta uma grana patrocinando e vem uma emissorazinha de m#! e troca o nome do evento… Não cita Volvo em momento algum. E nas filmagens faz de tudo para esconder o logo do pratrocinador.

3. Finalmente: Ferrari/Bridgestone andando colada em Renault/Michelin no calor do deserto… Imagine como ficará divertido em pistas mais frias? Rumo ao Octa.

Ana
Ana
18 anos atrás

Para o Edgar e o Zé Dirceu: Valeu pela atenção.E Zé Dirceu quanto maldade e rancor no coração (hehe).
B-jos

zé dirceu
zé dirceu
18 anos atrás

ANA,ele não recolheu o carro para forçar o motor,e assim sendo,no próximo gp ele terá como justificativa de seu pífio resultado,ou abandono o desgaste ou a quebra do motor

simples assim

kleber
kleber
18 anos atrás

Caro Max:

É que o tamanho da sua indignação, com algo tão insignificante, merece a explicação dada…
Peço desculpas ao FG, por ter de responder novamente à você, pois não gosto de entrar em discussões imbecis, que não levam ninguém à lugar nenhum, e tampouco agregam valor algum.
Mais uma vez, me desculpe FG, pois pessoas mal-humoradas, que odeiam tudo e todos, merecem tal coisa… mesmo que infelizmente seja neste seu portal (blog) que é muito bacana, e que acesso diariamente…
Com relação à você Max… vê se relaxa essa cabeça, toma uma gelada, joga um bilhar, truco, futebol, qualquer coisa com os amigos, que é isso que você está precisando…
E só para encerrar mais uma vez, aqui fica meu pedido de desculpa FG…
Grande abraço…

Max
Max
18 anos atrás

Kleber:

Muito obrigado, não sabia que o diminutivo de Massa é Massinha. Com certeza sua contribuição do ponto de vista linguistico vai melhorar e muito o português de todos aqui. Mas é com letra maiúscula pois se trata de nome próprio…

Eu jurava que o termo “Massinha” é uma chatice dos brasileiros de querer colocar inho ou inha em tudo, passando aquela noção de fragilidade ou de um “pseudo carinho” aos que se encontram em condição menos favorável que os demais. Aliás, adorarm dizer também o nosso inho ou o nosso inha, para alegar mais intimidade com alguém.

Bruno
Bruno
18 anos atrás

Pablo: O Irvine conseguiu 4 vitórias, enquanto o Rubinho tem 9.

Jorge F.
Jorge F.
18 anos atrás

Raikkonen: mostrou que é, ao lado de Schumacher, o melhor piloto do momento.
Alonso: é o terceiro melhor do momento (o que não é pouco) e fará história.
Barrichello: quando se adaptar ao estilo de pilotar da Honda fará pódios, porém não será campeão.
Montoya: provou que aquela luz que apareceu na F1 no GP Brasil de 2001 apagou-se.
Rosberg: demonstrou que pode ser bom.
Marketing Webber: não é tão bom assim (o que não é novidade pra quem conhece o circo).
Williams-Cosworth: ótimo carro.
Schumacher: continua craque.
Massa: não o crucifiquem por uma corrida. não é nenhum Raikkonen mas também não é um Pizzonia.
Villeneuve: melhor ver os vídeos do Gilles.
Button: bom piloto.
Fisichella: ótimo segundo piloto.
Williams-Cosworth: ótimo carro.
McLaren: carro médio com excelente piloto.
Renault: Carro mais confiável do momento.

Um abraço.

Jorge F.

Matsubara
Matsubara
18 anos atrás

Caros, alguém me explique como os caras da Honda passaram uma semana no Barein para acertar o carro e comeram poeira no treino e na corrida??
Até a Williams – dada como morta por toda a imprensa – andou mais que eles. E o Rubinho, ficou a impressão de que ele vai levar chumbo do Button, vocês não acham? Sei não, o inglês chinela que é uma beleza.

Pablo
Pablo
18 anos atrás

Quem ganhou mais corridas como segundo piloto da Ferrari??!! Rubinho ou Irvine??!!

Rogerio BH
Rogerio BH
18 anos atrás

Alonso é muito bom…

A globo tá um saco com esse negócio de RBR, STR, MF1…..desrespeito com os fãs de F1.

Nico Rosberg…..guardem esse nome…..

saudações celestes

kyli
kyli
18 anos atrás

Alguem pode botar ai o curriculo do rubinho??!! Olha…naum acho o rubinho ruim naum!! Mas entra ano e sai ano e ele continua com os mesmos problemas ( cambio), e com as mesmas explicações. Acho que a minha paciencia com ele jah esgotou!
Gostei do massinha…apesar de que ele vai sofrer como o rubinho na ferrari, mas acho q terá mais sucesso!
Nico…10!!
Alonso…10!!

Alexandre Reis
Alexandre Reis
18 anos atrás

Esse negocio de siglas, nao e so na formula um nao (STR, RBR, MF1). Para a Globo nao existe o time de volei Banespa, nem o de basquete Telemar e sim Sao Bernardo e Rio de Janeiro.
Espero que nos campeonatos desse ano eles mudem isso.