MENU

quarta-feira, 22 de março de 2006 - 17:23Gomes

Era do rádio

SÃO PAULO (alguém conhece um bom site de rádios antigos?) – Sou um cara que adora rádio. Ouço rádio o dia todo, tenho rádio no chuveiro e na pia do banheiro, trabalhei em rádio. Foram oito anos na Pan, mais quatro na Bandeirantes, fora os dois na Cultura e na Rádio USP.

Tenho recebido alguns e-mails sobre meu desaparecimento do ar, já que de 2002 a 2005 cobri F-1 para a Bandeirantes. Encaminho todas as perguntas à ombudsman da emissora, que atende pelo site da própria. Faço isso não como forma de pressão ou por achar que com um monte de gente escrevendo alguém vai se sensibilizar e me chamar de volta, e voltarei nos braços do povo.

Bobagem. Faço isso apenas porque como a Bandeirantes tem essa instituição, a ombudsman — que todo veículo de comunicação deveria ter —, creio ser ela a pessoa mais indicada pra dar aos ouvintes satisfações sobre o que a emissora coloca e tira do ar.

Do meu ponto de vista, lamentei a saída, porque adoro fazer rádio, gosto da Bandeirantes, deixei ótimos companheiros e me dou bem com todos eles, especialmente a dupla dinâmica com quem dividia as transmissões das corridas.

Minha saída não é das mais emocionantes, por isso não vou entrar em detalhes. Não tem nada a ver com os grandes casos da imprensa brasileira, principalmente porque não tenho peso algum para virar “case” midiático. Foi uma questão comercial, apenas, envolvendo também a empresa responsável pelas transmissões da F-1 na Bandeirantes.

Por isso, tenho pouco mais a dizer à minha meia-dúzia de ouvintes, exceto que pretendo voltar a fazer rádio, seja na Bandeirantes, seja em outra emissora, porque é um meio que curto demais. Aos saudosos de minha voz de taquara rachada, tenho feito participações no “Lance! no Ar”, um programa de rádio que o diário mantém em sua página na internet. Faço comentários em geral nas semanas de corrida.

Além do mais, vou ver semana que vem esse negócio de “podcast” aqui no blog para não deixar a latinha enferrujar. E enquanto isso continuo ouvindo tudo no meu Mitsubishi com capinha de couro igual a esse aí da foto, companheiro diário de fortunas e infortúnios, que comprei por 50 mangos numa feirinha de antiguidades e funciona muito bem com quatro pilhas pequenas.

34 comentários

  1. Washington Teotônio disse:

    Rogério de Jesus, você por acaso tem pretensão de negociar o rádio Mitsubishi?

  2. Washington Teotônio disse:

    Tenho interesse por um rádio mitsubishi como este que você conseguiu. Meu pai possuía um destes e eu era fascinado pelo rádio e mais ainda pelo fone de ouvido mono. O rádio foi roubado e eu até o presente fiquei com belas recordações que um rádio como este me proporcionou. Vou tentar conseguir um através de alguns sites. Você é um sujeito de sorte em ter conseguido uma raridade desta por 50 mangos.

  3. rogerio de jesus disse:

    tenho um radio igual a esse com caxinha e tudo novinho

  4. Mota disse:

    Infelizmente o FG saiu da rádio.
    Sou ouvinte da RB desde minha infância (idos de 70) e, acreditando no bom senso da direção da casa, espero ancioso o retorno do FG, pois, sincero e conhecedor de automobilismo como ele, são poucos (se é que tem). Descordo dele em alguns posicionamentos, particularmente quando discorre sobre Senna x Schumi, mas não posso deixar de dizer dos seus bons argumentos.
    Eu e mais um monte de ouvintes estamos te aguardando…

  5. Rodinei Campos da Si disse:

    Flávio Gomes,

    Você faz uma falta tremenda na programação esportiva da Band AM. Por favor, volte o mais rápido possível para a AM do Morumbi, pois o seu programa que vai ao ar aos sábados, está fazendo uma falta tremenda.

  6. Ricardo disse:

    Infelizmente agora não existe nenhum programa de velocidade com opiniões claras e sem demagogia. Era muito bom escutar o trio falando de velocidade. Torço para que você retorne o mais rapido a radio, pq e muito esquisito ver você comentando na Espn, embora ache que você esta se saindo bem, mas ainda acho que vc com o Claudio Carsugui são os icones de velocidade .

  7. Renato Gomes disse:

    Eu tenho um radio igual a esse da foto. Ainda funciona direitinho. Na verdade eram dois, mas um foi roubado na saída do Maracanã em na década de 80 em um Flamengo e Vasco. A bolsinha do fone presa na alça eu não tenho mais não. Mais a capa de couro com esta OK.
    Bons tempos!!!!!

  8. zé dirceu disse:

    como vc é saudosista hein FG,vc até hoje está no final da década de 60,pergunta ,vc tem MOTORÁDIO,ou játeve ,ou conhece,é ótimo

  9. LSalomão disse:

    Vc pegou meu radinho de estimação…ou seu irmão gêmeo…HE…HE…HE…

  10. Alexandre Santiago disse:

    Facil perceber que o departamento comercial da RB entende pacas, pq mta gente aqui mudou de radio depois da saida do FG. A Jovem Pan e a CBN agradecem ao Dep Com. pela ajuda.

  11. Rafael Prete disse:

    Gosto de rádio,
    ouço a RB todos dias pela manha…
    quando vou ao trabalho.
    E a tarde, quando vou pra faculdade,
    mas ai é outro programinha, muito agradável tambem !
    So comentei aqui porque meu tio tem um
    radio igualzinho esse da foto hehe.
    Ele não enxerga quase nada, e não larga esse brinquedinho dele !

  12. Helcio Fernando Gome disse:

    Caro Flavio, ja ouviste falar de um programa de radio la pelos anos 50 chamado prk30 eu tive a oportunidade de ouvir um cd com gravaçoes da epoca e é hilario vale a pena ouvir. Se quizer alguma informação entre em contato com Ruy Alberto foiu apessoa que me mostrou tal raridade seu email é:alvarenga-ruy@hotmail.com ou raga@merco.com.br espero que goste.

  13. ALEXANDRE disse:

    MEU…MEU PAI TINHA UM DESSES RADIOS ..ELE CONTOU Q OUVIU A COPA DE 701 PELO RADIOOOOOOOOOO

  14. Roberto A das Neves disse:

    Eu mesmo deixei de ouvir a Band ..comecei ouvindo a corrida do Bahrein..porem perderam muito ..o trio faziam uma trasnmissão impagavel e tinha o KK Bueno por fora sempre mostrando a otica de um piloto .

    Antes começavam a transmitir 1 hora antes do evento …agora somente meia hora antes
    O AM não é mais o mesmo .
    Ainda acho que o FG volta a Band, lembro do antigo F-1 JP quando a gente tinha de enviar cartas isso entre 96/97 para concorrer aos anuários e o FG abria o telfone pra gente dar palpites …eu era habituê dos program que começava as 13:00 e terminava as 14:00 depois mudei pra Badn tb .

    é um %!@$&@#saco ouvir so futebol e futebol ..ja tem trocentos programas de rádio pra falrad de futebol e podam a F-1 .

    Pessoal eu faço um programa de debates sobre F-1 .
    E uma brincadeira lógivo e com amigos…Baixem o arquivo e ouçam
    quem gostar ou não pode entrar em contacto comigo .

    o link e do rapidshare .
    http://rapidshare.de/files/16141916/ML4.mp3.html

    Se tiver algum problema em psota isso aqui e o FG fica a vontade .

    FG baixe o arquivo tb heheheheh

    []´s

  15. WALDIR GHERREN disse:

    Flávio,

    Não comentei o assunto pois estava esperando um pouco mais ver como ficaria as coisas. Sempre fui ouvinte da Bandeirantes, em particular da área de Esporte, e mais específico na cobertura de F1. Primeiro, foi a saída do Pole Position para a ampliação de algo que não se justifica, pois já falam de Futebol aos montes. Depois, o esvaziamento das transmissões e cobertura das provas. Pô, eles ficaram dando atenção cobertura da F1 em todos os últimos anos, digamos de “vacas magras” ou de “desâmino” na categoria e agora que o bicho vai pegar, eles vão fazer isto?…. Quero dizer que pensei em enviar isto para a emissora, mas sei lá os interesses envolvidos. A questão é que colocar o filho do Galvão pra comentar é o fim! Então, hoje vou passar a acompanhar as transmissões da CBN, pois do que ficou parece que é o melhorzinho,enquanto que também estou revendo minhas preferências de emissora.
    Um grande abraço e espero um breve retorno, onde for possível, porém mantenha a galera informada.

  16. Edgar SC disse:

    Putz.. igualzinho ao CIFERAL do vô…

  17. Alexandre Carvalho disse:

    “Meia dúzia de ouvites”? Pode apostar que muita gente sentiu sua falta.

  18. Danilo disse:

    Flávio, você não precisa da Bandeirantes. Aliás, ninguém precisa da Bandeirantes.

  19. Senise disse:

    Flávio, se você quiser uma ajuda pra fazer os podcasts, conte comigo! :-)

  20. Eduardo Pereira disse:

    Pera ai!!!
    Entro no blog pra ouvir falar de carros e vcs vem falando de rádio?
    Vamos tentar juntar os assuntos então!!!
    Achei um toca-fitas original da VW, quase do mesmo ano do meu Fuscão numa dessa “familia vende tudo”.
    Não tive dúvida, tirei o super-ultra-puxa cd-player com Mp3, pra dar lugar ao meu toca-fitas.

  21. MARCELO B. FRUTUOSO disse:

    Flávio, tá bom que há um “problema comercial” para a continuidade do Pole Position, mas as transmissões continuam, cadê o “nosso” comentarista? Aliás, o nome PP é seu, deveria ser. Abs.

  22. MARCOS disse:

    FIQUEI MUITO TRISTE, PQ ELE SEMPRE SORTEAVA UM ANUÁRIO DO REGINALDO LEME, E EU FUI CONTEMPLADO COM 2 ANUARIOS.

    DEIXANDO OS PRESENTES DE LADO , O FG É UM ÓTIMO COMENTARISTA, REPORTER , ESCRITOR, E PQ NÃO PILOTO.
    ESPERO ANCIOSAMENTE SUA VOLTA A RÁDIO.

    ABRAÇOS

  23. Andrei Spinassé disse:

    Realmente, rádio é muito legal. Quando eu não tinha internet, eu ficava ligado no Fórmula Jovem Pan para ficar informado sobre o automobilismo, na época em que você apresentava. Infelizmente, quando a duração do programa passou para meia hora, perdeu-se muito. Lembro daquele espaço que os ouvintes tinham para ligar e participar ao vivo, era interessante. Sorte nossa que pouco tempo depois você foi comandar o Pole Position na RB. Eu só perdia o PP quando eu estava fora de SP, viajando, e mesmo assim eu ficava chateado por não estar ouvindo. Bons tempos, esses.

  24. Carlos Tavares disse:

    Flavinho,

    Mande o endereço desta feirinha de antiguidades. Esse radinho é fera.

    abs

  25. Nenê disse:

    Caraaaaaacaaa. N tenho certeza se era esse ou um Motoradio, mas ouvi muitos jogos do meu Bugre nos anos 70 junto com ele… Meu avô, bugrino doente, que abaixava o volume quando o time adversário atacava… E morreu por causa de uma bola que o Casagrande mandou por cima do travessão, em 1983… Que saudade…!!!

  26. Marcos disse:

    DICA PARA OS AMIGOS-DO-RADIO !!!
    Eu recarrego as pilhas alcalinas !!!!
    As tais das recarregáveis, caras, não duram nada !
    Passei a usar o recarregador delas para as alcalinas – Perfeito !

  27. MK disse:

    Putz, eu tenho um igualzinho a esse. É com ele que me divirto ouvindo os jogos de futebol, as corridas e que tais.

  28. Alemão disse:

    Este foi o único Mitsubishi que eu consegui ter na vida. Igualzinho a este da foto e tinha até fone de ouvido. Tem a idade da tua deca!

  29. ODINEI EDSON disse:

    O PROBREMA É Q V QUER APARECER MAIS Q EU

  30. Luccas Pace disse:

    Tambem tenho radio no banheiro, enquanto vc nao volta fico ouvindo o Sr Carsugui

  31. Fernando Novato disse:

    Cara (FG), deveria postar esta diretamente para voce, mas vai em publico, mesmo.
    Ouvi acho que todos os Formula Jovem Pan exatamente num radio como este, que havia presenteado ao meu pai.
    So posso dizer Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>