Faltou tempo?

SÃO PAULO (bem mais que motorista de táxi) – Sem juízos de valor, ao menos da minha parte, mas apenas abastecendo vocês de dados para que interpretem as declarações de Barrichello após Sepang (a saber: precisa se adaptar ao carro, aprender a dirigir com o controle de tração diferente do da Ferrari, conhecer melhor os botões no volante, etc, etc e etc), eis um balanço do que ele fez de testes pela Honda:

– 17 dias
– 4 circuitos
– 1.421 voltas, sendo 525 em Jerez, 407 em Barcelona, 310 no Bahrein e 179 em Valência
– 6.599,86 km, o equivalente a quase 22 GPs, 388 km por dia

Voltemos agora ao final de 1999 e início de 2000. Antes de estrear pela Ferrari, Rubens andou assim:

– 27 dias
– 4 circuitos
– 1.544 voltas, sendo 571 em Fiorano, 414 em Mugello, 384 em Jerez e 175 em Barcelona
– 6.398,47 km, o equivalente a 21 GPs, 237 km por dia

Barrichello estreou pela Ferrari na Austrália com um segundo lugar. Ganhei o bonezinho que ele usou no pódio de presente e tenho até hoje.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elaine
Elaine
17 anos atrás

Eu acredito no inglês!!
Jenson Button é um piloto subestimado. Ele nunca ganhou uma corrida, mas o Kimi até hoje não ganhou um campeonato e não foi por incompetência ou falta de talento.

Flavio
Flavio
17 anos atrás

Não estou vendo nenhuma novidade no piloto Rubens de agora , ou de antes. Continua sendo um piloto mediano, como Coulthards, Bergers e seu fim será idêntico – ou se aposenta logo, ou vai dirigir umas Toro Rosso da vida. Se hoje podemos torce na F-1 por um brasileiro, isso se deve exclusivamente a presença do Massa, que parece mostrar ao Rubens, que existe competição dentro da Ferrari.

Valmir Passos
Valmir Passos
18 anos atrás

Flávio, tem muita gente falando bobagem para defender o desempenho ridículo do Rubens. Quero tirar o chapéu para o Chico Serra, que rebateu os comentários absurdos de Lito Cavalcanti, que disse que Rubens estava com dificuldades de se adaptar aos pneus Michellin, e Cláudio Carsughi, que disse que ” A filosofia construtiva dos Michellin é diferente da dos Bridgestone”…não sabia que Niestchz fazia pneus….Como disse Chico disse, tudo uma grande bobagem. Alguém com 13 temporadas na F1 e que dividiu equipe com Schumacher tantos anos, não dar uma declaração dessas. Ou o problema na equipe é mais sério, ou, o Rubens, é aquilo que eu sempre achei….Limitado. Uma enganação. Por favor, paremos de ser ufanistas…..ele não é um vencedor e pronto…Parabéns Flavio.
Abraço
Valmir

Luis Fernandes
Luis Fernandes
18 anos atrás

Ola Flavio, gostei muito do seu comentario, o Rubinho não esta andando conforme o que nós esperávamos, a desculpa de que a Ferrari não deixava ele andar já não cola mais porque ele mudou de equipe, agora ele inventou essa, vamos ver qual vai ser a proxima.
Abraço.

Sérgio Gallo
Sérgio Gallo
18 anos atrás

Gomes, o Rubinho lê seu blig? :-)))

Renato
Renato
18 anos atrás

Este Rubinho e um bundao, vai tomar coro do Buton o ano todo!!

Rikho
Rikho
18 anos atrás

Do contra, aí terei que discordar de vc… nao é hipocrisia é semi-analfabetismo, mesmo ;-)

Abçs.

do contra
do contra
18 anos atrás

João Petta:

Hipocrisia é escrever IPÓCRITA sem “H”!!!

ricardo
ricardo
18 anos atrás

eu acho que se ele continuar assim , vão mandar ele prá super aguri , e vão trazer o sato de volta!! será que na frente do ide ele consegue andar!!

HONDA é HONDA!
HONDA é HONDA!
18 anos atrás

Ruinzinho Barrichelo disse que Japonês é tudo igual e por isso o motor Honda tambem deve ser.
Então ele tem treinado em casa na sua HONDA CG 125. Ele mandou instalar um volante nela pra se acostumar com os botões. Como ele ainda nao achou o botão que da a partida, ele aciona a partida com o pedal manivela de partida. Inclusive, ja solicitou aos engenheiros que instalem este pedal de moto no seu Honda F1. Ele garante que com ele sairá na frente nas largadas. E solicitou aos Japoneses que tirem 2 rodas dele. Alem de ir mais rapido, diminuira o tempo nos boxes para troca de pneu. :-) … Por hoje bastam 4 posts… outra hora passo aqui pra tirar sarro…. hehehe

Problemas
Problemas
18 anos atrás

Problemas que podem atrapalhar Rubens Barrichello neste ano: Sol, chuva, calor, pneus, asas dianteira e traseira, mecanicos, freios, motor, hidraulica do carro, curvas, retas, Schumi na frente dele, Jason Button.
Tudo isso e muito mais… mas o maior problema relatado pelo Barrichello foi a porta do carro.
Ele disse que ate hoje a porta do carro ta emperrada e ele so consgue entrar por cima, pelo teto solar. Segundo ele a Ferrari tambem era assim, mas ele diz que este carro é diferente e que tem certeza que o carro tem uma porta e que os vidros eletricos funcionavam nos testes. :-)

DESCOBERTA HONDA
DESCOBERTA HONDA
18 anos atrás

Foi identificado pelos analistas, mecanicos, especialistas e engenheiros o problema da HONDA no carro de Rubinho pé de atleta.
Segundo a Honda o problema está localizado entre o banco e o volante.
E é intermitente, so da defeito nas provas oficiais, em testes ele anda rapidinho e nao apresenta problemas.
A Honda reconheceu que Barrichello é um genio, pois somente ele consegue identificar problemas no carro. Nem Buton nem os pilotos de testes conseguiram.

Ruinzinho Barrichell
Ruinzinho Barrichell
18 anos atrás

Pela madrugada… quem será o novo Airton Senna? Será que existirá um dia? To pensando em trocar meu Palio 16v por uma Kombi… mas estou pensando seriamente se irei me ajustar ao novo volante, marcha, embrenhagem e botões. Sem falar na nova aerodinamica.

Júlio
Júlio
18 anos atrás

Rubens…acho que ele vai ser mandado embora por incapacidade de dirigir o modelo da Honda…

Essa é minha opinião..

Abraços..

Marquito
Marquito
18 anos atrás

João Petta

vem cá se te dessem um caminhão de dinheiro para correr e vc soubesse que que não teria condições o que vc fazia ?
Diria que não , pois vou envergonhar o meu país !
putz tem cada ipocrita aqui que não é brincadeira.
Não tô defendendo o pé de chinelo não , mas caraca esse negócio de rubinho envergonha a nação é coisa de gente pobre de espírito.

JOAO PETTA
JOAO PETTA
18 anos atrás

O Rubinho nunca foi um esportista corre apenas pelo dinheiro, é uma vergonha nacional.

Flâvio
Flâvio
18 anos atrás

Acredito no rubinho , ele jâ fez ótimas corridas . pode nâo ser o melhor piloto do momento , mas tudo bem ! você nâo é o melhor comentarista …. e fim de papo !

nilton gonçalves
nilton gonçalves
18 anos atrás

virtudes e defeitos continuam iguais,

Alexandre Reis
Alexandre Reis
18 anos atrás

O garden problema do Rubens no meu entendimento é desanimo.
Agora como um cara que ganha milhões se desilude e sente a pressão em apensa duas corridas. Acho que assim que emplacar um bom resultado as coisas tendem a melhorar.

Silvânia Silvia
Silvânia Silvia
18 anos atrás

Pois é, Crânio, parece que na hora de pisar fundo de verdade, o Binhozinho ficou para trás…

Cranio
Cranio
18 anos atrás

O que eu acho estranho nessa história toda é o seguinte:

Tempos na pré temporada (Bahrein)
14/2 – Button 31.4; Barrica 31.4.
15/2 – Button 31.2; Barrica 31.6.
16/2 – Button 31.2; Barrica 31.5.

Tempos na corrida (Bahrein)
Sexta (P2) – Button 33.2; Barrica 34.3.
Sab (P3) – Button 31.8; Barrica 34.0.
Sab (Q) – Button 31.5; Barrica 32.5.

Logo, que papo é esse de “não estou completamente adaptado”?? O cara andou junto com o Button dias antes da corrida (aparentemente se adaptando) e desaprendeu quando chegou no Bahrein??

Eu acho no mínimo muito esquisita esta história.

Rodrigo
Rodrigo
18 anos atrás

Isso ai Veloz HP, pense ão, como dizem no comercial. PelamordeDeus.

Rodrigo
Rodrigo
18 anos atrás

Meu caro VICENTE MAJO DA MAIA, porque não cria um blog pra vc. Que coisa chata isso ai.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
18 anos atrás

Esse é realmente o retrato do país personificado em um “simples brasileirinho” de alcunha “Rubinho” que diz que o bom virá sempre no futuro, sempre no depois, pois tudo é sempre ainda cedo, o país e êle são sempre para o futuro, eternamente no futuro pois tudo é “inho”, “brasileirinho”, “carrinho”, “casinha”, “mulhersinha”, “filhinho”, “dinheirinho”, tudo no diminutivo idiotizante.
Nunca ouvi alguém falar “Emersinho”, “Piquesinho”, “Airtinho” e vejam a diferença entre êles e o “Rubinho, brasileirinho simplesinho da mamãezinha” buááááá.
Acelera “manézinho” ou então vai tomar no seu “cucuzinho” que isso já encheu o meu sacão rochão.

Julio
Julio
18 anos atrás

Pô colocava a maior fé no rb.Piloto nenhum na f1 com a experinência dele toma mais quê 0,3sec.
Não dá para demorar tanto tempo para se adaptar ao carro e ele teve teste de sobra.
Vou torcer é pelo Tony Kannan quê este eu conheço pessoalmente e arrebentava desde o kart.
Bem quê ele podia ter tido uma chance na F1

Sousa
Sousa
18 anos atrás

O maior mal de Rubens sempre foi a boca enorme, se falarmos nos pilotos top atuais como Schummy, Alonso e Kimi e os antigos que todos já conhecem, se der um carro rápido para eles garanto que com poucos treinos eles deslancham. No caso de Rubens, que é mediano como o Villeneuve que pelo menos título tem, pode ser difícil a adaptação principalmente se o cara tem vícios ruins, Villeneuve precisou de dois anos para pilotar alguma coisa, o Rubens deve ralar 2006 inteirinho e só equilibrar as coisas no final do ano, por que ?, ele é piloto mediano e que não aprendeu a fechar a boca. Até o Marketing Webber aprendeu a fechar a boca e guiar mais.

Marcelo Poso Martine
Marcelo Poso Martine
18 anos atrás

O Barrichelo, certamente, irá conseguir melhores resultados. Agora não espere dele um Senna. Já disse uma vez e repito: espere dele o que ele pode fazer nas corridas e não o contrário, ok FG?

Luiz Fernando A Pere
Luiz Fernando A Pere
18 anos atrás

Mais palavras do próprio Rubens, em entrevista à revista Universo Masculino (UM):
“UM – Como está sua expectativa para a temporada 2006?
RUBENS BARRICHELLO – Realizei meus primeiros testes em janeiro e a partir daí fiquei superentusiasmado. Além disso, a adaptação ao motor V8 foi boa.
UM – Sente-se mais solto sem a pressão por estar ao lado do Schumacher e não poder ultrapassá-lo?
BARRICHELLO – Na verdade, quando você chega a uma equipe é como se estivesse mudando de escola. No meu caso, foi como se já tivesse guiado para esse time. Eu me senti em casa e eles estão me deixando à vontade, realmente precisando do meu conhecimento e daquilo que eu tenho para falar sobre o carro e as melhoras. Temos trabalhado muito juntos. Então não é uma questão de com ou sem Schumacher, mas o fato de ter mudado de escola , encontrado novos amigos e ter ficado livre para trabalhar”.

Como diz o ditado, peixe morre pela boca…

adriano
adriano
18 anos atrás

O Rubinho podia pelo menos acelerar,sair da pista, bater, errar, chegar na frente do coleguinha de vez em quando, porém, acelerando, é só isso que faz o Massa e todo mundo acha liiiindo!!!!

Marcato
Marcato
18 anos atrás

Rikhooooo, seu queima roscaaaa!!!! Por que você não foi dar sua 1/2 horinha de bunda ainda???

cassio souza
cassio souza
18 anos atrás

Conversa fiada essa ai do Rubinho……
Pior é que tem gente comentando , ou melhor criticando , o Flavio Gomes por comparar a quantidade de treinos do Rubinho , alegando que “ainda é cedo ” conforme o Pedro J… e alguns por aí …
Porém pensem comigo :
Se o Rubinho que já corria ( há mais de uma decada ) de F-1 , mudou de equipe e está em fase de “adaptação” , está tomando tempo em cima do seu companheiro de equipe , o “burocrático” Button ; o mesmo não deveria estar acontecendo com o Nico ???
Ou deveria estar até pior no caso do filho prodígio do Keke , pois o garoto corria de GP2 .( o que leva a crer que a adaptação seria mais dificil )
Então quer dizer que o Nico se adaptou melhor e por isto não está tomando uma lavada do também “burocrático” Mark Webber .
Estranho não ????

Adriano Naimaier
Adriano Naimaier
18 anos atrás

Esporte a motor número um do Brasil: falar mal de Barrichello. Se o cara é ruim é só esquecer e deixá-lo ganhar os seus milhões de euros.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
18 anos atrás

Acho esta historia de piloto de F1 ter que se adaptar ao carro uma baboseira. Lembro de uma declaração do Keke Rosberg, quando ainda corria, que piloto de F1 em 5 voltas já anda no limite. Considerando que hoje existe um monte de botões, imagino que para umprofissional deste nível uma semana de testes seja mais do que suficiente. Ano passado malharam o Villeneuve que ficou um ano parado, o que realmente dificulta muito, e mesmo assim ele não levou um pau tão grande assim de seus companheiros de Renault e Sauber.
Não sei qual é o problema do Rubens, mas nunca acreditei nesta história de adaptar o carro ao seu estilo. Talvez estejamos diante da repetição da história do Laffite e do Capelli que encerraram suas carreiras em situações semelhantes.
Luiz Eduardo

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Desculpe, FG, mas comparar km rodados com adaptação é um raciocínio burro.

Eu
Eu
18 anos atrás

E ele só não venceu aquela corrida de 2000 por q a Ferrari mandou ele fazer um pitstop sem necessidade. Só pro Schumi ganhar.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
18 anos atrás

Rubinho mergulhou no mundo de Maranello e de lá não quer mais sair. Seu consciente diz para ele sair, mas seu insconsciente diz o contrário.

Foram cinco anos de agruras, mas com resultados razoáveis. Agora, Rubens não tem mais desculpa (ou ele vai querer dizer que Button é o primeiro piloto, que a Honda beneficia ele etc.?).

Skywalker
Skywalker
18 anos atrás

Acho que o Rubinho será campeão e o Massa , vice.
E, na Austrália Mark Webber sofrerá um acidente grave, não podendo retornar às pistas, Pizzonia então será chamado, fará um belo campeonato, ganhando inclusive algumas corridas, e será o terceiro colocado.
Acredito eu.

Dado Zanin
Dado Zanin
18 anos atrás

O cara tá é parecendo super perdido no time novo, errando acerto, não sabendo pilotar o carro no limite e levando com isso, até agora, um baile do Button…

Se ele continuar assim vai dar o direito de se achar que as suas performances na Ferrari só tinham a haver com o carro, tipo qualquer piloto médio da F1 faria o mesmo que ele fez lá tendo aqueles super carros…

E outra, acho que ele novamente falou demais antes do campeonato, criou muita expectativa sendo que, ao que parece e ele mesmo disse isso, nem o domínio total do carro ele tem…!!….já o Massa, por exemplo, ficou quieto, a imprensa pouco falava dele e aí tudo que vier é lucro…

…e para concluir…O Button é melhor, e no momento é com certeza mais piloto que o Rubens…

abs.

do contra
do contra
18 anos atrás

QUESTÃO DE LÓGICA:

1) Button, Fisichella e Heidfeld são bons pilotos, mas não são excepcionais, certo?

2) o Rubinho tá tomando muito mais tempo do Button do que tomava do Schumacher, certo?

3) Por outro lado, o Massa tem andado num ritmo bem próximo ao do Schumacher, mas tomava tempo do Fisichella e do Heidfeld, certo?

4) A conclusão fica a critério de cada um.

Marcelo Q.
Marcelo Q.
18 anos atrás

Tinha feito este comentário no post abaixo:

Enquanto isso:

O Alex falou tudo. O Rubens tá pegando uma lavada do Jenson. Vamos aguardar a etapa européia, pois não acredito que na Austrália ele consiga virar a mesa.
Até.

VICENTE MAJO DA MAIA
VICENTE MAJO DA MAIA
18 anos atrás

BANDEIRADA – VICENTE MAJO DA MAIA

OS OUTROS:

A Renault fez parecer – na Malásia – que os outros são os outros, e só!!! Domínio completo. Sem forçar e sem correr riscos. Pole, melhor volta e dobradinha. De quebra, liderança na tabela de pontos de pilotos e de construtores. Está sobrando e deixando aquilo que pensávamos ser espetacular, na verdade, muito previsível. Ou das duas uma: ou melhoram as demais, ou será um massacre.
Por enquanto, a Renault fez das grandes rivais apontadas: McLaren, Ferrari e Honda apenas coadjuvantes de seu estrelato.

FRACA:

Comparando com o GP Bahrein, prova anterior, o GP Malásia deixou muito a desejar em termos de emoção e disputa. Fisichella disparou na frente e o ponto alto foi a largada de Alonso. Button manteve sempre o seu “velho” estilo e ritmo, não atacando ninguém. Conformado com a sua posição na corrida. Restou a expectativa em relação a recuperação de Schumacher, Massa e Barrichello. Os dois primeiros até que atingiram os seus objetivos. Schumacher, por exemplo, se destacou pelas ultrapassagens que fez com o primeiro jogo de pneus. Massa, pela reação de ter largado em último e chegado em quinto. Já Barrichello, continua o mesmo. Precisa reagir urgente, sob pena de passar a ser comparado ou substituído pelo Sato.

SEM SAL:

A tarefa de Barrichello até que nem é tão complicada. Afinal de contas, o seu companheiro de equipe – Button – não tem a combatividade necessária para colocar medo em ninguém. Limita-se a ser correto. Mas, não agride, limita-se a ocupar uma posição e conservá-la. Não é sua característica correr riscos. Button é um piloto que não costuma cometer erros. Só!!!

TEORICOS DA CONSPIRAÇÃO:

Na sábado, a grande imprensa voltava a criar teorias conspiratórias, insinuando que a segunda troca de motor de Massa seria uma forma de beneficiar o Schumacher. Ora, ora… Depois do resultado final da prova, não ouvi, não vi, retratação. Na verdade, o motor de Massa foi trocado, pois o brasileiro foi o que mais rodou no final de semana. Testou tudo para Ferrari, na Malásia. Seu esforço foi recompensado pelo quinto lugar, à frente de Schumacher. Se tivesse ficado com o primeiro motor, provavelmente, teria quebrado na prova ou quiçá no próximo GP. É a regra. O motor tem que agüentar duas corridas. Massa treinou com o primeiro motor o equivalente a uma corrida. Somado ao GP inteiro, ficaria sem carro para a Austrália. Ponto final na conspiração.

FLEXIBILIDADE:

O assunto dominante nas discussões são as novas ASAS flexíveis. Primeiro, denuncias contra a Ferrari. Agora, McLaren e BMW. Até agora, as coisas giram no campo das reclamações. De prova, nada. Ross Brawn desmente que tenha admitido a irregularidade. Mesmo que exista algo, não se confirmou em vantagem. A Renault – a salva de denuncias – lidera facilmente.

RISCO:

Tão longo firmado o contrato de Alonso com a McLaren, me obriguei a deixar de lado às “férias”, para manifestar minha opinião. Achei precipitado. Agora, parece que a Renault está inclinada a dar toda a assistência para Fisichella. Afinal de contas, o italiano fica na equipe em 2006. Porém, a preferência somente será definida a partir do GP Mônaco. Quem estiver na frente, terá a vantagem na equipe. È a chance, única, de Fisichella.

URUGUAIANA, 22 DE MARÇO DE 2006.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
18 anos atrás

Gente,e tb Flávio,desculpe o assunto totalmente fora mas alguém tem um link onde posso achar uma foto do capacete do Tierry Boutsen?

yuri
yuri
18 anos atrás

O fato de trazer os dados sobre Barrica é, SIM, um juízo de valor!

Mas que não permite conclusão, diga-se

gianfranco carvalho
gianfranco carvalho
18 anos atrás

olha ninguem desaprende a pilotar de uma hora par a a outra,não sou defensor do rb,nem brilha os olhos seu estilo de pilotagem mas,há alguns pontos q se devem levar em consideração,o carro foi desenhado e acertado segundo o modo de guiar do button,e sempre assim,vide o q aconteceu na ferrari,sempre o rb tinha q se adaptar com um jeito de guiar q não era o seu na SCUDERIA,DEM TEMPO AO TEMPO COM CERTEZA ELE VAI SE ACERTAR ,ninguem na f1 contrata um cara sem ter certeza de seu potencial,não adianta ficar malhando o cara e nem ficar contando quanto tempo o cara treinou ou não deixem ele trabalhar em paz e tenho dito

anselmo
anselmo
18 anos atrás

rubinho sabe pilotar só não sabe falar

Rikho
Rikho
18 anos atrás

É isso aí, tá mais do que na cara que adaptaçao nao é exatamente o problema do Barrica. Continuo achando que é mais um problema psicológico, de pressao mesmo. E a culpa, como sempre, é dele mesmo, que fala demais, promete demais. Depois medra feio, pq fica pensando: “eu nao devia ter dito que agora tenho condiçoes de ser campeao, etc”. Nao sou psicólogo, mas tenho certeza que é isso. Nem acho que ele precisa treinar mais, ele precisa mesmo é ficar em casa e refletir, conversar um pouco com a Silvana e… relaxar. Pensar em se divertir nas corridas que vêm por aí e nao pensar em mais nada. Bem, é o que acho.

Abçs

Marcelo Fernandes
Marcelo Fernandes
18 anos atrás

É meio sinistra essa diferença, até 0,5 s podia ser, admitir que o inglês anda muito agora (não era assim no início da carreira). Mas com toda a tech atual só descobrir esses problemas com o campeonato em andamento? Sei não, é fato que o RB ficou atrás do JB na maioria dos testes pré mas era pouca coisa. Estou ansioso pela Austrália, se nada mudar temo que o RB fique em sérias dificuldades junto a equipe e opnião pública, algo que não tenho certeza se ele suporta depois de se livrar do Schummy e suas comparações.

Aldo R Soares
Aldo R Soares
18 anos atrás

O problema do Rubens é que ele fala bobeira.
Não acredito que esteja em situação normal a diferença dele pro Button, mas, ele bem que poderia ficar calado até que a situação se resolva.

Andre Mx
Andre Mx
18 anos atrás

Sem discussao o cara teve muito tempo para adequar-se ao carro. Irrita o fato de ele estar arrumando desculpas de adaptacao que nao rolaram durante os testes, mesmo com o fato que tomou pau do Button em pelo menos 90% da pre-temporada.
Nao sei se dá pra acreditar muito no que ele diz. Os fatos mostram que ele teve um problema sério no Bahrein, por isso ficou muito atrás, e fez uma corrida melhor na Malásia, embora ainda muito aquém.
Vamos ver as próximas corridas, espero que faca um papel melhor, mas acho muito difícil comecar a superar o Button de uma hora pra outra. Tá no Grande Premio que apenas os reservas da Honda treinaram hoje. Ele nao ia treinar também?
Fui

Mandrake
Mandrake
18 anos atrás

Pois é, o Barrica é f.o.d.a.

Sou fã dele, acho q ele é um ótimo piloto (aquela volta mágica do Senna em Donington em 1993 ofuscou a também fantástica volta do Barrica q ia pegando um pódio qdo o carro quebrou).

Só q ele fala demais. Besteiras demais. Torço para que ele faça o seu trabalho calado. Que ele renda melhor em Melbourne, um circuito de que gosta, e quebre o tabu.

Perdeu um 7o lugar que estava na mão na Malasia por causa da punição… por barbeiragem ou falha do carro? Sei que o pit stop oficial nunca deveria ter demorado 12s, já q ele parou depois do Massa q só demorou 10s e teoricamente teve q botar mais combustível.

Falar em azar só atrai azar. Chega de desculpas! Ele tem q esquecer o Button e dar 110% do seu potencial.