O punta-tacco do Schumacher

SÃO PAULO (o barco afundou? Morreu todo mundo?) – Muita gente se espantou com o Schumacher freando e acelerando ao mesmo tempo na corrida de domingo, ação indicada pelos gráficos da transmissão da TV. Se são fiéis, esses gráficos, não sei. Mas é possível, claro, que ele tenha feito isso.

De início, o Galvão falou que aquilo era punta-tacco, mas depois explicou que na verdade não era bem isso. Punta-tacco se faz pilotando quando se usa o pé esquerdo para acionar o pedal da embreagem. Aí, com o direito, o piloto freia (com a ponta) e mantém o giro do motor alto com o calcanhar, ou com o lado direito do pé, dependendo dos pedais (“tacco”, ou calcanhar em italiano. Uma boa explicação para isso está no BestCars).

Na F-1 moderna ninguém precisa desse malabarismo todo, porque a maioria freia com o pé esquerdo e acelera com o direito, como num kart. Não há pedal de embreagem (que é acionada manualmente com uma alavanca atrás do volante, só para sair em primeira marcha). O Rubinho é um dos que prefere fazer tudo com um pé só, e por isso seu pé esquerdo fica descansando a corrida toda (embora ele saiba pilotar com os dois, e já fez isso na Ferrari).

O que o Schumacher fez, portanto, não foi punta-tacco. Foi manter o pé direito no acelerador enquanto freava com o esquerdo, dando umas beliscadas para ganhar tempo, giros e velocidade. É um estilo de dirigir que rende alguns milésimos.

No vídeo que coloquei aqui outro dia, do Senna dando uma volta com um Honda de rua em Suzuka, tem uma câmera nos pés dele. Ayrton faz coisa parecida. Em quase todas as curvas ele fica dando totozinho no acelerador para não perder giro e velocidade.

Eu, no meu bravo #96, faço o mesmo. Não adianta muito, mas faço.

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Para aímentar mais um pouco o papo, alguem sacou o fim do comentário do Alemão sobre o motor dele ?
“Mas a equipe já fez uma checagem e, pelo visto, está tudo certo´´, declarou o piloto.

Muito estranho isso, do outro já trocaram, o dele não

Retificando o post anterior
e que fique claro, é que houve isso algumas coisas muito estranhas, como a pane seca em 2003 em Interlagos, coisa que nem Minardi faria

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Primeiro, valeu a quem respondeu ou comento sobre o que postei, e como o Sousa disse, é um pouco de teoria de conspiração sim, não tem como negar, mas coincidencias e coincidencias somadas levam a gente a se questionar, logico que chefe de equipe nenhum, em são estado de consciencia, daria o melhor carro pro novato que sequer podio tem, ainda mais quando o outro é um cara campeão e com mais de 80 conquistas
Mas, e aí que entra a teoria, é estranho o cara chegar, andar rápido e tal, e daí pra frente sacanear tudo, como o Sousa falou, desde os tempos do outro blig critico o Rubens, mas nunca sem relevar que ele foi sim sacaneado, para quem não lembra, em 2000 na estréia, ele ficou a 0,030 do Alemão, e vinha bem na corrida quando as McLaren quebraram, e ai estava a frente do Alemão quando a equipe o chamou para uma “parada” nos pits, o resto desssa história todos aqui do blig conhecem, anos e anos a fio de sacanagem, mesclada com erros dele mesmo, isso a gente não pode relevar, o que se deve ressaltar, e que fique claro, é que houve isso algumas coisas muito estrnahs, como a pane seca em 2003 em Interlagos, coisa que nem Minardi faria

Marcio
Marcio
18 anos atrás

Muita gente critica o Galvão, e eu concordo com algumas destas criticas, ele realmente exagera as vezes, mas o Reginaldo não fica atras, não raro ele faz confusões com posicionamento de piloto, tempo de parada, quantidade de combustivel, as vezes até parece que ele não está assistindo a mesma corrida…com relação ao nome, certa vez foi perguntado ao Michael qual era a pronuncia correta e ele responde que é MICAEL, mas que nao se importa que o chamem de MAICOU…

Marcello
Marcello
18 anos atrás

AHAHAHAHAHAH, a RG falando sobre teoria da conspiração contra o massa hj foi hilário, viu Bruno, vc não está sozinho, provavelmente o GB deve acha isso também.

cassio souza
cassio souza
18 anos atrás

Olha que história curiosa :

Observação : Qualquer semelhança é mera coincidência .

Surge na europa um jovem piloto brasileiro , destemido , veloz , arrojado .
Eis que , este piloto inicia sua carreira na categoria máxima em uma equipe pequena .
Corre por lá alguns anos e com alguns resultados médios consegue a vaga em uma equipe grande ao lado de um grande campeão .
Fica lá algumas temporadas e sem conseguir vencer JAMAIS seu companheiro de equipe decide então mudar de equipe
Como ficou carimbado passa a ser conhecido pelas equipes como tecnico e extremamente conhecedor da categoria , em cada equipe que chega diz : AGORA CHEGOU A HORA !!! DESTA VEZ VOU BRIGAR PELO TITULO !!!
Depois de várias temporadas sempre ganhado uma aqui outra ali é demetido de sua última equipe : HONDA .
Depois de encerrar sua carreira na categoria máxima, vai correr em uma outra categoria e chega dizendo ………..adivinhem o que ????

Estou falando de quem ????
Rubens Barrichelo ????

Se enganaram :
ALEXANDRE BARROS

Como as histórias são idênticas …. infeliz coincidência

eduardo
eduardo
18 anos atrás

Flavio se possivel coloque no ar novamente o link com o puntatacco do senna.grato

Rikho
Rikho
18 anos atrás

Bem, eu nao tinha falado nada do Massa, porque o Gomes sempre pede pra nao falar fora do tópico… mas a verdade é que, nesse formato, se torna impossível. Entao, que me desculpe o Flavio, mas nao sobra outra!

Bem, falando do Massa: Eduardo, nao sabia q vc era chegado numa teoria da conspiraçao, meu! Vc que sempre criticou o Barrica e tudo. Mas admito que tendo a concordar, viu? Essa troca de motor soa MUITO estranha, já que o cara fez excelentes tempos depois da parada. Entao, que tipo de problema é esse que aumenta o desempenho? Ensina pro Gomes! :-P

Pobre Massa… e depois, nao entendem pq há tanta gente contra o alemao… Falando nele, leiam a coluna do Celso Itiberê no Globo, tá muito esclarecedora.

Abçs

Sousa
Sousa
18 anos atrás

Eu queria entender como blogueiros reconhecidamente inteligentes e conhecedores de F1 como o Eduardo-SP podem ainda acreditar em Teoria da Conspiração, então vou fazer as mesmas perguntas que fiz em tópico mais abaixo:
A Teoria da Conspiração nunca morre, algumas perguntas:
1) Quem voce acha que tem interesse em prejudicar o Raikkonem por exemplo, a Mclarem, MOntoya, Alonso ??
2) POr que a Ferrari não entra com um carro só, para que gastar uma fortuna com o segundo carro para tirá-lo até da zona de classificação ??
3) Se voce tivesse 02 pilotos e um equipamento mais confiável voce daria para um que tem 07 títulos Mundiais e 84 vitórias ou para um que nunca fez um único pódio na carreira de F1 ??
4) Continuando a teoria da Conspiração, voce acha que Senna foi assassinado ?? se sim por quem ?? Tio Frank, Prost, Schumacher ??
5) Voce acha que a HOnda de Diretor Brasileiro está prejudicando o Rubens ?? será Button que já tem um pré-contrato com Maranello para 2010 que já está tratando de enterrar o Brasileirinho contra o Mundo?.

O Massa está sim tendo que trocar o Motor, assim como Couthard e provavelmente MOntoya.
O Massa está sim tendo que trocar o motor, ele errou, teve problemas e foi parar no fim do Grid, de tanque cheio e lá atrás forçou o equipamento até não poder mais e mesmo assim não adiantou.
Tudo o que aconteceu de ruim com Massa teve início no seu erro infantil no final da reta, ou será que foi a Ferrari que provocou o erro ??

Sousa
Sousa
18 anos atrás

Fala aí Toty Bueno, voce tem todo o direito de dar o que quiser de si para o GB, opinião é que nem Bun.da, cada um tem a sua e voce faz o que quiser. Se a questão for inteligência ou quantidade de neurônios aposto que 95% do blog tem o QI maior que o seu.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
18 anos atrás

Acho que o Gomes tá indo pra Malásia…acho que é por isso que ele sumiu…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Eduardo S SP:

Olha, acho que começou o cozimento justamente por ele ter ameaçado o alemão…

Jorge
Jorge
18 anos atrás

Gomes…

fale mais so porque saiu da radio andeirantes… foi a pior noticia do inicio de temporada… estamos sem seus comentarios nas transmissoes? porque vc nao aparece no site grande premio, ora narrar ao vivo…
Outra sugestao, de quem adora seu trabalho… faca um piloto pra espn de um programa estilo blig do gomes… vai seu um sucesso…. alias quando vao te deixar falar no limite? suas amanilises ficam rasas porque nao te dam tempo de aprofunda-las… e é forçar demais achar que vc es os outros doisapresentadors tem o mesmo conhecimento de Formula1… enfim o programa é ótimo mas peca numa certa ignorancia…
Bem, se quiser conversar mais sobre isso com este humilde espectador, me mande um email.. abraços

Jorge

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Gomes deve ter ido assistir a mais um jogo da Lusa, e comer tremoço como petisco

ou sei lá

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Retificando a mensagem

Falando sério, isso já é um indicio da frigideira em que ele se meteu, está mais do que claro, só naquele pit ele perdeu efetivamente 39s (1m05s, sendo 46s da parada e 19s de entrada e saida, mas um pit normal levaria no total incluindo entrada e saida, 26s) descontando a rodada, que custou 15s, somando tudo a conta bate em 55s ele terminou a corrida a 1m09s do lider, o que leva a crer, pela constancia de voltas rapidas que ele marcou, que ele terminaria em terceiro (ele, Nico e Kimi eram os tres mais constantes na pista, quem acompanhou pela cronometragem oficial tem conhecimento disso) proximo do Alemão

Antes que isso de fato ocorra, a equipe já está começando a aquecer o oleo para frita-lo

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

falando sério, isso já é um indicio da frigideira em que ele se meteu

Esta mais do que claro, só naquele pit ele perdeu efetivamente 57s (46s, menos 8s de pit normal, mais 19s gastos ao entrar e sair) descontando a rodada, que custou 15s, somando tudo a conta bate em 1m12s, ele terminou a corrida a 1m09s do lider, o que leva a crer, pela constancia de voltas rapidas que ele marcou, que ele ganharia a corrida (ele, Nico e Kimi eram os tres mais constantes na pista, quem acompanhou pela cronometragem oficial tem conhecimento disso)

Antes que isso de fato ocorra, a equipe já está começando a aquecer o oleo para frita-lo

Marcos
Marcos
18 anos atrás

A propósito !
Vocês repararam que o FG sumiu hoje !
Será que foi preso ?
Ou passou mal e foi hospitalizado depois de comer uns 8 hamburgers no Ritz ?
Será que deveriamos comunicar o desaparecimento para a Defesa Civil ?

Marcos
Marcos
18 anos atrás

Vamos sim !
O Massa, inspirado na Suoer Classic, vai trocar o motor por um AP !

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

E ai ninguem vai comentar a “troca” de motor do carro do Massa ?

Lucas Tosoni
Lucas Tosoni
18 anos atrás

Como tudo em um esporte, a perfeição se busca com a prática. Corro de kart amador e adoro corridas e por isso não entendo uma coisa.O próprio Barrichello comentou que as vezes se vc freiar com o pé esquerdo nos carros da F1, pode ser mais rápido.Que seja 1 décimo mais rápido, se ele não o faz pode ser por não gostar mas desde a época da Ferrari (que faz milhôes de treinos empistas particulares desrespeitando acordos assinados por ela) ele não aproveitou para aperfeiçoar a técnica, não será hoje com restritos treinos que vai aprender de uma hora pra outra, uma pena pq torço pra ele……

Fernando
Fernando
18 anos atrás

Alguem sabe que horas vai passar a corrida da malasia?

vitão
vitão
18 anos atrás

É só um palpite, mas acho que Toty é o nick do “pópio” GB…só um palpite.

Rikho
Rikho
18 anos atrás

Uma pergunta: o que o Schummacher faz nao desgasta muito o motor ou as peças que estao diretamente relacionadas?

Ricardo Jungbluth
Ricardo Jungbluth
18 anos atrás

Quanto ao punta-taco eletronico não é mais novidade nenhuma senhores, porem quanto ao BoBÃO BUENO ninguem aguenta mais o tio, o cara já tá até trocando os carros ex: mclaren por midland etc e a tal de STR essa é duca…

|
|
18 anos atrás

Toty
voce com esse seu nick de biiitcha ta enchendo o saco, porque repetir a mesma mensagem em tds os Posts ?
que babaca meu, que é chato e não acrescenta nada é voce

|
|
18 anos atrás

desenvolvido “desde a época´´ da Benetton por um tal de Tad

frise se que escrevi desde a época

e lembrem se que a Benetton a aquela altura do campeonato, em 1994 já tinha launch control, que de certo a Renault tem hoje

e quanto ao Tad, falam que é um Workaholic e que nao baixa o facho enquanto nao melhora o “produto” entao pode ser uma explicacao coerente

Toty
Toty
18 anos atrás

Tanta gente chata, falando um monte de besteiras (muitas vezes laudas monótonas e sem importância nenhuma) e criticando o Galvão Bueno. Quanta incoerência!!!
O escorraçado narrador tem que falar sem parar por quase duas horas, ao vivo, satisfazer aficionados, leigos, chatos, bonzinhos e etc. Queria ver esse tanto de mascador de goma que abunda por aqui no lugar dele. O caos seria total!!!
Menos ódio, intolerância, ignorância, arrogância e tanta “ânsias”.
Inteligência já!!!!!!!!!!
PS: Ninguém entendeu (ou fingiu que) a história do punta-taco. Quem tem ao menos 2 neurônios percebeu o que queria ser dito.

Felipe Clark
Felipe Clark
18 anos atrás

Já que o assunto é “tocada” quero colocar 2 assuntos para o FG e blogueiros: 1)Por que o Schumy não ultrapassou o Alonso ? Por que é %!$&#Velha e não é besta. 2) Por que o Massinha rodou ? Por que entrou na zona de turbulência do Alonso e estava com um pouco a mais de freio atráz. A somatória dos dois efeitos causou o desequilíbrio e a “descambada”. Acho importante que os estudos sobre o efeito da turbulência continuem pois corridas sem pega não dá. O que salvou a corrida do Bahrein foi a pista, que propicia algumas aproxiomações

Toty
Toty
18 anos atrás

Ao “ | ”.
Primeiro, você conseguiu colocar “aspas” que funcionam neste blog (aliás, o tal do Tad bem que poderia dar uma força ao incapacitado IG -que mantém este- para corrigir essa falha deplorável). Parabéns.
Segundo: voltando ao Tad, um soft da época da Benetton que ainda faz diferença para melhor??? Sem chance!!! Assim vou acreditar que a Super Aguri com sueu Arrows 2002 é o melhor (tem gente que acha que é o DKW…). Softwares, computadores, processadores e seus benefiários na F1: motores, materiais, pneus, aerodinâmica e etc., não perdem nem perdoam dias, imagina tantos anos? Além disso, já houve “piratara” (espionage-suborno industrial entre as equipes, valendo até muitas cabeças. Como disse Cazuza, “o tempo não para”.

Fabio Edo
Fabio Edo
18 anos atrás

Whats %!$&#é Lost, tudo bem sei que é uma série, vou ter que assistir mais essa tambem.

Já tenho que ver 24 Horas, para ter o que discutir com o chefe
Agora me cobro um assunto, Lost, para discutir…num blog…

é muito vicio pro alvi-negro aqui

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

morreram não…
Se o Sawyer morre, quem vai ficar dando apelidos na segunda temporada???

Rafael Ramos
Rafael Ramos
18 anos atrás

Essa lei dos nomes tambem existe em portugal..

Fabio Edo
Fabio Edo
18 anos atrás

Sobre o nome:
Impressionante, aprendi até que na Alemanha existe uma lei que proibe voce colocar nome “gringo em seu filho…essa é completamente nova…

Sobre a tecnologia discutida…
Alguem poderia explicar (tem o link do video em um post abaixo) sendo o Honda NSX guiado por Senna um veículo, se não me engano 91 ou 92. Nesta época este veículo já possuia a tecnologia de Injeção…Certo…se sim o que Ayrton fazia era o que mesmo???

|
|
18 anos atrás

o bando de “sabios´´ e “entendidos´´ será que ninguem reparou que o Alonso so anda o que andou graças ao magico software da Renault, desenvolvido desde a época da Benetton por um tal de Tad (não sei o que lá, um sobrenome checo ou hungaro) e que até hoje rende bem, prova é que o Alemão e o Kimi “telegrafam´´ na saída de curva enquanto que o Alonso acelera bem antes e com maior intensidade, e aí aparece “TC´´ de Traction Control, e isso só comprova o quão mediocre e fraco é o tal do Fisichella, que nem com aquele carro anda bem

'
'
18 anos atrás

o bando de “sabios” e “entendidos” sera que ninguem reparou que o Alonso so anda o que andou graças ao magico software da Renault, desenvoldido desde a epoca da Benetton por um tal de Tad (não sei o que lá, um sobrenome checo ou hungaro) e que até hoje rende bem, prova é que o alemão e o Kimi tem que “telegrafar” na saída de curva enquanto que o Alonso acera bem antes e aí aparece “TC” de Traction Control e isso só comprova o quão mediocre e fraco é o tal do Fisichella, que nem com aquele carro anda bem

Marcos
Marcos
18 anos atrás

DENÚNCIA ON-LINE !!!!
Alô, polícia!
O Gabriel Marques cheira cola…

Luiz
Luiz
18 anos atrás

off-topic:
Lost? me mandaram esse link:
http://sgf.sogratis.com/local/index.php
confiram.

CARONA
CARONA
18 anos atrás

Se o xumy assinou por mais 2 anos com a Ferrari, o Kimi vai pra outra equipe ou fica na MC Laren, pois ele sabe que não dá pra competir com o xumy na Ferrari….

É como fala o Bernie, lá o xumy tem privilégios obscenos.

cassio souza
cassio souza
18 anos atrás

Pô gente para com essa discussão besta de como o cara chama ….
Ele é : Miguel Queixada Dick Vigarista Sapateiro ( Hepta Campeão e ponto final )

Cassio Souza
Cassio Souza
18 anos atrás

Alguem ai já tentou andar com seu carro de passeio e pisar no freio com o pé esquerdo ???
Quem nunca tentou , por favor faça isto em uma rua deserta de preferência .
Aí vocês vão perceber quanto o Miguel Queixada é FERA …

O próprio Rubinho certa vez deu uma entrevista dizendo que não consegue fazer .Ele tem que tirar o pé do acelerador para poder pisar no freio . ( dai a explicação para diferença de segundos de um para outro )

E , não sei se alguem percebeu , mas durante a transmissão , no gráfico do Alonso , ele não acelerava ao mesmo tempo em que freava .
Então , mesmo não sendo fã dele , palmas pro Miguel Queixada ….

Rogério Fernando
Rogério Fernando
18 anos atrás

Por esse motivo, por essas pequenas manhas, são eles,
Schumacher e Senna, os dois
melhores pilotos que a Formula 1
já viu pilotar…. E se esse recuros Flavio, não esta dando certo em seu
glorioso “96” (que é um belíssimo carro), é porque o motor ainda não
se acostumou com esse novo estilo agressivo de pilotagem… mas continua que dá…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

STEFANO MODENA:
Na verdade você se engana e muito na sua afirmação. Na Alemanha não se pode colocar nome estrangeiro em filho não, tem lei para isso sim.
Inclusive, para tentar conseguir cidadania em geral eles pedem (pedir em alemão significa pressionar muito!) para mudar o nome. Eu, por exemplo, teria que mudar o meu de Pedro para Peter (que em alemão pronuncia Pitahr).
O nome do Schumacher na Alemanha se pronuncia Mirrael, mais ou menos.

STEFANO MODENA
STEFANO MODENA
18 anos atrás

Para Rafael Ramos :

Essa tua professora alemã não deve ter ido a nehuma corrida de F-1 no país dela , com certeza …

STEFANO MODENA
STEFANO MODENA
18 anos atrás

Prezado Fabio , o fato de o Schumacher ser alemão não proibe seus pais de lhe dar um nome Inglês ou Norte americano , não existe lei proibindo isso no seu país !

Kako
Kako
18 anos atrás

Concordo com os que falaram, o punta-tacco com certeza deve ser feito pelo controle de tração da Ferrari. Até porquê deixar que o piloto fizesse isso por ele mesmo iria dar um nó dos bytes do software.

Os sistemas de controle de tração são muito diferentes entre si. Basta ver como larga a Renault, e a explicação do Rubinho de como o controle de tração da Honda funciona diferente do da Ferrari.

Edgar SC
Edgar SC
18 anos atrás

O FG no lost ninguém morreu não, o loirão la e o pai do garoto vão parar numa praia e encontro um pessoal que estava na parte de trás do avião e são capturados por uns canibais nativos…
O Walt aparece todo molhado parecia que tinha acabado de sair do mar soh no meio da floresta pra aquela loirinha que ficou com o cachorro dele que tinha sumido e ela e o Saíd foram atras, mas somi de novo bem estranho… fez sinal pra ela ficar calada e some…(aquele cachorro tbm tem alguma coisa porque ele aparece em todas…)
Esse negócio aí de punta-taco é mais velho que o rascunho da bíblia..

Gabriel Marques
Gabriel Marques
18 anos atrás

Creio que na F1, esse “punta taco” é automático. Mas a real função do punta taco é elevar o giro do motor para se adequar a nova velocidade das rodas. Quando se freia e reduz uma marcha usa-se o freio a motor, isso quer dizer que se o carro está a 5.000rpm (limite de giros do motor) em 5ª marcha, e cada marcha que se reduz aumentam 1.000rpm, o piloto freia e espera chegar nos 4.000rpm quando isso acontece ele espeta a 4ª ai o giro aumenta para 5.000rpm. Quando isso acontece as rodas estão mais rápidas que os giros do motor em relação a uma marcha menor ocasionando assim o freio a motor. Se quando está a 4.000rpm freia faz o punta taco e eleva o giro a 5.000rpm e reduz quase que tudo ao mesmo tempo evita-se o tranco no conjuto câmbio/motor/coxins. Hoje em dia o punta taco se faz com a lateral do pé e nos pedais tipo do fusca se faz o taco-punta.

é complicado mas se alguém tiver dúvidas me mandem e-mail que preparo uma idéia melhor.

B. Mantovanelli
B. Mantovanelli
18 anos atrás

Hoje em dia, com a injeção eletrônica nos carros, o punta tacco não é tão útil quanto no tempo dos motores alimentados por carburador.
No carburador você tem muito mais controle e sensibilidade no motor, fazendo do punta tacco uma “ferramenta” muito útil na hora da redução nas frenagens. Agora, com a injeção eletrônica, o punta tacco ainda é possível, porém quem manda é um chip e não o pé do motorista.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
18 anos atrás

Gomes e alguns dos sabios colegas podem até confirmar se estou certo.
Em uma transmissão do ano passado esse assunto do pé esquerdo direto no freio foi falado e o Burti comentou que a Ferraria teria uma divisão entre os pedais e por isso o Barrica se atrapalhava no começo da temporada.
Alguem pode confirmar se essa informação é correta?
Grande Abraço

leonardo
leonardo
18 anos atrás

Boo Gomes…
Valeu pela explicação.
Abçs

Fabio Edo
Fabio Edo
18 anos atrás

Para quem não viu…
http://video.google.com/videoplay?docid=8561369878817702526

Este link é o do Senna testando um Honda NSX na pista de Suzuka…

QUEM NÃO VIU VEJA, QUEM VIU VALE A PENA REVER..