Rio: fim | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 21 de março de 2006 - 18:39Autódromos, Automobilismo brasileiro

Rio: fim

SÃO PAULO (dia de gravação eu me lasco) – Está no Grande Prêmio: a CBA está sucumbindo. Sugeriu um acordo à prefeitura do Rio para “liberar” as obras do Pan (como se precisasse; os caras estão fazendo, mesmo), desde que o autódromo possa continuar sendo usado, e que a cidade faça um outro em 2008.

1) Do jeito que já está a pista, não pode ser usada. E com obras em andamento, também não.
2) Mesmo que queiram usar, é preciso consertar os estragos já feitos. Não serão consertados.
3) Novo autódromo em 2008? Hahaha.

45 comentários

  1. Kirk disse:

    Nao entendo mais nada, mas pelo que eu li tambem fiquei muito decepcionado com esse acordo. Para mim as explicacoes dadas aqui eram de que o autodromo seria liberado para competicoes em sua totalidade – nao só na variante mais curta, que nao tem a menor condicao de realizar provas da Stockcar ou F-Renault. E essa estoria de Variante A do Tilke (se é que foi ele mesmo que projetou): O que nos queriamos mesmo era que o tracado nao fosse alterado de forma alguma. E mesmo que a prefeitura libere o tracado menor, e mantenha o circuito em operacao, como eh que alguem em sã consciencia acredita que eles vao investior mais dinheiro pra recuperar a parte norte depois? A prefeitura esta quase falida e o que o Cesar Maia fala nao se escreve nem em papel higienico. Usado!

  2. Aldo Ramos disse:

    Sr. Americo,

    Mas que obra aprovada pelo Tilke se ele mesmo disse a Folha de Sao Paulo que nao sabia de nada sobre o projeto?

    E afinal, qual vai ser o tracado em 2009??

    Desculpe, mas estou profundamente decepcionado com a CBA, pois achava que voces estavam no caminho certo para mandar essas obras do Pan para bem longe do autodromo.

  3. Kirk disse:

    Américo, beleza. Muito obrigado mais uma vez. Acho que foi muito bom voce ter esclarecido os pontos dessa proposta – agora é esperar pra ver o que acontece. Continuem na briga – estamos todos torcendo pra que o automobilismo brasileiro saia vitorioso nessa farça montada pela prefeitura do Rio.

  4. Américo Teixeira Jr. disse:

    Caro Kirk

    Respondendo a sua pergunta, caso essa hipótese da construção do novo autódromo não fosse totalmente sem condições de ser considerada como algo sério, a obra seria no sentido de adequar a atual estrutura ao projeto aprovado pela CBA e FIA, de autoria da Tilke, denominado Variante A. Mas no contexto geral, não existe a menor possibilidade dessa alternativa virar realidade.

    Amanhã teremos a posição oficial do prefeito, que já declarou hoje que “aceitará” a proposta, mas sem permitir provas até depois do Pan por causa dos jogos. Quer dizer, nada feito. Sem corridas, a CBA tira imediatamente o apoio à proposta e continua na briga jurídica.

    É isso.

    Abração

  5. Velhinha de Taubaté disse:

    Pô gente, que má vontade com o prefeito. Dêem uma chance, ele falou que vai fazer um autódromo novinho, então?

  6. Edgar SC disse:

    Adios….
    Era uma vez….
    Conhecem essa história….

  7. Alexandre Reis disse:

    Atenção a todos, sobre o novo autodromo não se esqueçam. O CESAR MALA adoraria ter que comprar um terreno novo, fazer licitações, concorrencias, esse tipo todo de coisas que envolvem muito dinheiro. Então é mais facil ele fazer um novo que cumprir o acordo.
    Tudo que precisa sair do ZERO para construir ele quer. O negocio deve mesmo ser bom.

  8. Marcos Rocha disse:

    Também acho uma piada a prefeitura fazer um novo autodromo, e pelo jeito vai acabar virando mais um deposito de alguma coisa sei lá. depois que o pan acabar acho que eles não conservarão, e nos ficaremos sem mais um autodromo, ai se essa moda pega !

  9. Kirk disse:

    Americo, agradeco pro voce ter esclarecido a posicao da CBA nesse assunto pra todos nos que acompanhamos essa estoria. Depois da entrevista do Sr. Scaglione semana passada com Piquet, Boesel e Paulo Gomes, eu realmente fiquei com a impressao de que se a CBA aceitou a proposta da juiza eh porque sabia que a prefeitura nao teria como honrar sua parte – e dessa forma embargaria as obras definitivamente. O que a Globo escreve sobre as obras do Pan nao reflete a verdade ha muito tempo – isso todfos nos ja sabemos.

    Se nao for abusar muito so peco por favor que esclareca tambem o que eh essa mencao de autodromo novo em 2008 – isso significaria a recuperacao da infraestrutura do atual circuito, mantendo o tracado como esta? Eu acho que nao vamos chegar a essa parte do acordo (ja que o prefeito maluquinho nao consegue fazer magica e a obra vai acabar sendo embargada em breve) mas ficaria grato se pudesse explicar isso tambem.

  10. Alexandre Reis disse:

    É Artur concordo com vc, é horrivel sentar na praia da Barra, bebendo uma cervejinha, rodeado de mulher bonita e queimada de sol, esperando o mesmo se pôr. É mesmo horrivel, uma tortura.

  11. artur disse:

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, o rio vai ter corrida,outro autodromo,eles ñ tem dinheiro para nada .se eles estragarem o autodromo q nem esta na maquete,ñ tem condiçoes nenhuma de ter corrida,onde ira ser as areas de escape? dentro do parque aquatico? se rodar corre o risco de bater em algum trator. NO RIO JA Ñ TEM NADA PRA FAZER ,AINDA + ACABANDO C O AUTOMOBILISMO, O Q RESTA P OS CARIOCAS É FICAR SENTADO NA PRAIA ESPERANDO O ARRASTÃO CHEGAR,pq futebol ta falido e agora acabam tbem c o automobilismo,ñ resta nada ao povo carioca só esperar a rocinha descer

  12. Américo Teixeira Jr. disse:

    Olá Alexandre

    Um grande abraço para você e por suas colocações.

    Só quero aproveitar para uma observação. Reitero que o comentário do Flávio foi infeliz na abertura do tópico, mas isso não diminui em nada o meu agradecimento e admiração não apenas pelo apoio que ele tem dado desde há muito à CBA nesta questão do autódromo, mas também pelo trabalho que é feito neste site. É de extrema qualidade e é exatamente por ser deste nível que nós podemos nos encontrar aqui e debater esses temas que falam tão forte ao nosso esporte.

    Grande abraço

  13. Alexandre Reis disse:

    Américo, obrigado pelos esclarecimentos. E espero que a posição da CBA continue a mesma a não ceder a prefeitura.
    Continuarei, como tenho feito da forma que posso a protestar contra esse prefeito insano que um dia teve fama de bom administrador aqui no Rio.

  14. Onon Nono disse:

    a CBA nao esta sucumbindo
    esta fazendo um acordo impossivel da prefeitura cumprir…
    soh q acho q esta dando um tiro pela culatra
    pois eh capaz dela passar a construir d vez a bagassa e que se phoda o resto

  15. Américo Teixeira Jr. disse:

    Olá Alexandre Reis

    Perceba que a situação está muito complicada para a prefeitura. Veja:

    1 – Se aceitar a proposta e não liberar a pista de imediato para corridas, estará descumprindo o acordo, portanto, passível de liminares e ações;

    2 – Se negar, estará assumindo o que sempe negou e não haverá motivos para a Justiça não acatar a ação da CBA que pede o cancelamento das licitações.

    Independentemente do que você possa ter ligo, lhe asseguro que a posição da CBA é a de aceitar o acordo, desde que mantidos os termos, o que implica em corridas de imediato. Muito diferente de FAZER ACORDO!

    Abração

  16. Alexandre Reis disse:

    Bem Américo, o que está noticiado em toda midia é que a CBA aceitou de pronto o acordo.
    Agora aceitar um acordo com um prefeito que dureante todo este embate a unica coisa que ele não fez foi honrar a palavra, sei não, nos resta esperar a resposta da prefeitura e protestarmos quanto a isso.
    Se o acordo for aceito pela prefeitura, não será cumprido, ou será que a CBA acha que dentro de um canteiro imenso de obras da ter corridas.
    Grande Abraço

  17. André Buriti disse:

    Flávio, amigos do blog.
    A CBA não propôs nada, foi a promotoria que fez a proposta.
    Além do mais, o mais importante da notícia está sendo omitido.
    A Promotoria exige a reabertura imediata do autódromo em sua plenitude, pois entende que, já que a prefeitura não irá afetar as pistas com as obras, então ela não precisa das mesmas.
    A prefeitura se aceitar o acordo inviabiliza as obras, se não aceitar tem a obra embargada, o problema é que a Globo, sempre ela, deu a notícia primeiro editando-a como bem quis omitindo esse detalhe.
    Rezemos para que a juíza continue com essa postura e embargue definitivamente a obra.

  18. Américo Teixeira Jr. disse:

    continuando (apertei o ENVIAR indevidamente)..

    A CBA Não fez acordo e nem coube a ela a formulação da PROPOSTA CONCILIATÓRIA. Foi a Juiza!!! E a posição da CBA foi clara: se forem mantidos os termos, ela aceita, com corrida já.

    TODOS nós sabemos que a prefeitura já está fazendo as obras, só que o argumento da prefeitura é sempre aquele: “Não vamos fazer nada na pista”. E essa posição resultou em duas recusas de liminares da CBA.

    Agora, com o prefeito tendo de assumir uma posição diante da Juíza, terá de, pela primeira vez, admitir que está sim estragando a pista, ao contrário do que disse até aqui.

    Desse modo, estará em terra o argumento de defesa da prefeitura e retirado o obstáculo para que as liminares da CBA possam ser acolhidas.

    Entenderam!!!!!

    Abração

    Américo Teixeira Jr.
    Assessor de imprensa da CBA e editor da revista da entidade, a Motorsport Brasil.

  19. Silvânia Silvia disse:

    Como disseram, esse acordo é digno das velhas cafetinas do porto.
    O Rio não merece.

  20. Américo Teixeira Jr. disse:

    Senhores

    Desculpe a intromissão, mas o infeliz comentário do meu amigo Flávio Gomes fez com que a maioria dos frequentadores desse espaço não entendesem a real situação.

    Fico espantado com a quantidade de pessoas que não entenderam o que está acontecendo e, mesmo assim, tecem críticas feroses, quase sempre com a conveniente proteção de um apelido.

    A CBA não FEZ ACORDO

  21. F.Rodrigues disse:

    Inacreditável!!! Choraram, brigaram, bateram o pé e agora fazem um acordo tosco e roto desses…..quem será que ambos (prefitura do Rio e CBA) pensam que vão enganar? Lamentável, nada será feito nem para arrumar os estragos da pista até 2008, quanto mais um autódromo. Vale lembrar o seguinte, as provas do Pan serão em 2007, portanto não vão poder mexer no autódromo até acabar a competição. Como então fazer reformas e construir outra pista até 2008. Acham que somos todos idiotas, só pode.

  22. ricardo bifulco disse:

    Oi pessoal!!

    Construir outro autodromo???
    mesmo que isto fosse “verdade”, pois daquela “anta” do Cesar Maia se espera de tudo …, pergunto:
    Para que destruir o que já está lá, que é tradicional. Por que nao construir esta porcaria desta area dos jogos Pan Americanos em outro lugar??????????

  23. Jovino disse:

    Eles estão fazendo um PAN e viajando na maionese e acreditando no inacreditável, pois estão achando que o Brasil vai ser o grande vencedor e na realidade o pais vai ser mero aspirante a algumas irrisórias medalhas e não sei se a destruição de uma praça automobilística tradicional e o investimento autíssimo terão retorno para a cidade do Rio de Janeiro e o Brasil.

    Jovino

  24. Tazio disse:

    Nuca acreditei muito neste tal de Sclaguioni ou sei lá como se escreve, pois para mim é mais um burocrata/tecnocrata que está à frente da CBA e não está nem aí para o patrimônio do automobilismo brasileiro. Ele tinha que ficar irredutível e não aceitar este tipo de palhaçada, pois acreditar em algo que ele sabe que não vai acontecer é no mínimo ser irresponsável com a posição que ocupa como mandatário do automobilismo.

    Tazio

  25. Carlão disse:

    É Gomes, a situação não está nada bem. Destruir um centro esportivo para construção de outro ??? E depois, onde será erguido o novo circuito ???

  26. Toty disse:

    Os \\”carioca são uns %!@$&@#” ???
    Fala sério. Alucinado alcaide fora!!! Cidadania e lucidez já!!!
    Jacarepaguá forever!
    BASTA DE BOSTAS!

  27. Toty disse:

    Mike Vlcek.
    Tomara que esteja certo…
    Mas a justiça nos tem decepcionado tanto… E tem mais mentira embutida.
    De verdade mesmo só mesmo o festival de corrupção, incompetência, ignorância & cia.

  28. Toty disse:

    Quem vota em Garotinho, César Maia, Rosinha, Juruma, Brizola… merece… É o preço da democracia!
    Mais uma absurdo que vemos e “aceitamos”. Xô canalhas!!!

  29. Filipe Werneck disse:

    Tomara , tomara !

  30. Mike Vlcek disse:

    Vocês não entenderam. Quem redigiu o acordo foi a JUIZA q está julgando o caso. Se vcs repararem, a Prefeitura não terá como honrá-lo, pois não tem como garantir o uso da pista durante as obras, uma vez que mentiu esse tempo todo.

    A CBA, espetamente, aceitou o acordo de imediato, enquanto o César Maia disse q está tudo bem, mas “infelizmente não será possivel manter o calendário de 2006″.

    Oras, isso é não aceitar o acordo. E, segundo a decisão da Justiça, se a Prefeitura não aceitar os termos PROPOSTOS PELA JUSTIÇA, terá de paralisar tudo e devolver o autódromo (e a pista) em perfeito estado para a prática do automobilismo.

    Sei q o hábito é sermos pessimistas, afinal nao dá pra ser muito otimista em um lugar como o Brasil, mas calma gente, algo me diz que dessa vez estamos por cima do prefeitinho…

  31. Filipe w disse:

    Esse Pan é um engodo, vendido como a panacéia universal para todos os males do Rio, mas se vc for ver não foi feita uma obra de infra-estrutura e ainda sairam cosntruindo vila olímpicas e estádios por ai, desprezando toda a infra estrutura já pronta que poderia ser recuperada mais ai não ia dar para roubar tanto, infelizmente estamos ilhados pois todas as esferas de poder, municipal, estadual e federal, como dizia aquele velho samba “se gritar pega ladrão não fica um meu irmão”

  32. Filipe W disse:

    Mais uma vez o prefeito maluquinho (que de maluquinho não tem nada) venceu, mais uma vez nossos governantes ensinam que quando for fazer falcatrua, façam das grandes e que só gente que rouba pote de manteiga é que vai prá cadeia.

  33. SERGIO MAGALHÃES disse:

    Confesso que fiquei bastante decepcionado com essa atitude da CBA. Não sei qual o objetivo, mas dá a impressão de que a entidade jogou a toalha. Acreditar que esse imbecíl do Cesar Maia vai construir outro autódromo é o mesmo que acreditar em Papai Noel. Esse idiota não gosta de automobilismo, ele é tão cara de pau que meio a essa devasta que começou a fazer em jacarepaguá teve a coragem de dizer que o Rio era candidato a substituir o GP da Bálgica. Essa anta humana do cesar mais (com letras minusculas, mesmo) deveria fazer a barba com óleo de peroba, tamanha a cara de pau dele. E a CBA acreditar em novo autódromo até 2008 me surpreende. Também não sei como farão corridas lá, já que estão mutilando a pista.
    Tomara eu tenha entendido errado esse acordo, mas fiquei decepcionado porque confio muito no trabalho do Dr. Paulo Scaglione e em todo empenho que está sendo feito por parte da entidade para preservar o autódromo. Quanto ao cesar idiota maia, ele deveria colocar verbas nos Pronto Socorros e hospitais da rede municipal, onde nem seringa para aplicar injeções tem. Tem médido e enfermeito tendo que esterilizar seringas usadas porque falta o produto.

  34. Rafael Ramos disse:

    Concordo com o comentário do Kirk. Talvez a CBA esteja querendo fazer uma bela de uma jogada em cima da prefeitura, que não vai conseguir cumprir o prometido.
    Agora querer um autódromo para 2008? É mais fácil o Yuji Ide ser campeão mundial esse ano.

  35. Rio Puta Véia disse:

    Quem vota em Rosinha para suceder um garotinho vota em Maia presidente do Brasil, de escola de samba, de boca-de fumo, etc….

  36. Saul disse:

    Só espero que a negada se lembre desse filho da pu.ta, na hora de votar, e encha o c.ú dele de carne grossa.

  37. granado disse:

    Na verdade essa é a última tentativa da CBA, pois conseguindo realizar corridas no autódromo todo daria para lutar por mais tempo e provar que a prefeitura esta errada(como se já não estivesse provado).Eu não tenho dúvida de que a CBA esta agindo honestamente.
    alcaide filha da p.ut.a

  38. Davi Ribeiro disse:

    Concordo com o Gomes. Autódromo em 2008? Parece mais promessas de eleição! Ou para quem acredita em Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Papai Noel…

  39. Kirk disse:

    Esses jogos sao uma farca, cada dia que passa o vexame fica maior. To torcendo ate pra que os organizadores levem o Pan pra outro pais logo. Quanto antes melhor.

    FG, nao acho que a CBA esta sucumbindo nao. Esse acordo (pelo que eu entendi) seria na base de que a prefeitura pode fazer a obra DESDE QUE o circuito fique liberado pra provas nacionais usando o tracado maior tambem (para Stock etc) – nao eh o curto so nao. Desse jeito eles forcariam a prefeitura a admitir que as promessas feitas (de nao atrapalhar o calendario, de nao alterar o tracado etc) nao tem como serem cumpridas mesmo. E se isso ficar comprovado (o que eh inevitavel porque o circo deles atravessa o tracado) esse acordo tambem estipula que as obras seriam suspensas de uma vez. Espero que eu tenha entendido certo…

  40. Tohmé disse:

    É negada, parece que rolou a graninha. Viva a CBA.

  41. Sucrilhos disse:

    País sem lei. Ou melhor, país com lei só para o mais fraco. Pq não nasci jogador de futebol e fui jogar na Europa???

  42. Rio Puta Véia disse:

    Tudo tem uma explicação:

    Com o tal do Pan e tudo o mais que rola no Rio, desde o Império, eis que:

    O zoneamento antigo das cercanias do autódromo, exclusivamente residencial e com edificações de no máximo 4 andares, por lei, e devido ao Pan foi alterado para quaisquer atividades que não industriais, e com gabarito liberado até 25 andares acima do solo.

    Assim, que se dane o Pan e o autódromo, os tubarões já garantiram o deles.

    Grana, cara, grana.

  43. roger disse:

    Neste país a muito tempo não se tem em quem acreditar!!!!
    E a gente vai se f.o.d,en.d.o ficando descrente, infeliz, machucado, deseperado, p.u.t.o da vida, sem vontade de votar, ir ao dentista e querer que a Argentina ocupe esta m.e.r.d.a de país e ponha no tudo no lugar…Eta cuzinho de terra!
    Estou fulo!

  44. Bob disse:

    eles vao usar o traado que vira no cotovelo no final da reta do box.

    ja usaram esse traado uma vez na Stock em 2000.

    fica bem curto… e talvez nem use 5 marcha?

  45. Jorge disse:

    É… como tudo tem o fim, chegou a vez de Jacarepagua…

    Só que aquele espaço merecia um fim muito mais glorioso do que este, pelo tanto que contribuiu para o Brasil e principalmente para a cidade do Rio de Janeiro.

    Ah, se fosse um estádio de futebol…
    Quando o João Havelange simplesmente fez um inofensivo comentário sobre derrubar o Maracanã, só faltou assassinarem o JH.

    Como disse: ah, se o autódromo do Rio fosse um estádio de futebol…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>