Voyeurismo explícito

SÃO PAULO (e já é outono) – Salvo engano, são todas de 1974. O Enrique Carmona foi quem mandou a dica. É um álbum de fotos tiradas em Interlagos naqueles tempos em que para entrar nos boxes era preciso um pouco de lábia e muita cara-de-pau.

Os que conseguiam exercitavam seu voyeurismo com suas Kodaks e corriam no dia seguinte para mandar revelar na Fotoptica. As imagens desse álbum são maravilhosas, pelo ar totalmente amador e, está na cara, por terem sido tiradas por alguém fanático por F-1 que, naquele dia, se sentia no paraíso.

Eu atento muito aos detalhes. Vejam na foto 22 o microfone da TV Globo. Quem será que era o repórter?

Vale a pena uma viajada nessas fotos. Assim, boa viagem.

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murilo
murilo
14 anos atrás

Poderia me mandar um texto sobre O QUE É O VOYERISMO AINDA HOJE ANTES DE 18:30 DA NOITE.Obrigado desde JÁ.

RESPOSTA DO FG:

Claro. Para qual endereço?

Flavio Friedrich
Flavio Friedrich
18 anos atrás

Expetacular , maravilhoso… e mais um monte de adjetivos podem ser usados p/ definir éstas fotos .
Um importante registro da história desse esporte apaixonante .
parabéns a todos que tornaram público esse verdadeiro documento de uma fase romantica e bela da F1 .
Abraços .

Edison Guerra
Edison Guerra
18 anos atrás

Olá, Marcelo Fernandes

O March nº 9 verde musgo era do alemão Hans Stuck!Observe seu capacete com uma coroa de estrelas ao redor da viseira.O interessante é que essa marca virou o símbolo da atual Comunidade Européia.
Abraços.

Marco Antonio
Marco Antonio
18 anos atrás

Gomes, boas fotos. Tenho algumas raridades que tirei em 76 ( para os mais novos – 1976 ) do Copersucar, com Emerson, Divila, etc…em Interlagos.
Vou escanear e mandar para aí.

Marcelo Fernandes
Marcelo Fernandes
18 anos atrás

Oi Marcelo Fernandes

se vc quiser te envio as fotos do carro da coloni subaru, tenho até fotos de quando eles testaram este motor em uma minardi.

qualquer coisa é só falar.

Marcelo Fernandes
Marcelo Fernandes
18 anos atrás

Hei galera,

resolvi colocar aqui mesmo uma curiosidade que me afligia há tempos: a malfadada aventura da Subaru na F1, acredito que muitos saibam como foi, de qq maneira tem esse endereço com a página que descobri e resume a temporada do Coloni-Subaru!!! Se não me engano um dos pilotos foi o Bruno Giacomelli
http://www.iwoc.co.uk/subf1.html

Filipe W
Filipe W
18 anos atrás

Oi Marcelo Borges,

Não é link não, são as revistas que eu tenho aqui em casa, estou tend oque fazer uma expedição arqueológica para acha-las.
Mas assim que achar eu coloco aqui.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
18 anos atrás

Filipe W,
Se der copia e me manda o link da Autosprint sobre as velocidades.
Obrigado.
Um abraço,
Marcelo Borges.

anselmo
anselmo
18 anos atrás

barbaro, sou dessa epoca e adorei
tem até o todo poderoso ( atualmente ) da fiat/ferrari/ o luca montezemolo olhando de esgueio a entrevista do Clay Regazzoni
quem tiver mais, manda

Marcelo Borges
Marcelo Borges
18 anos atrás

É rapaziada, então essa evolução me surpreendeu. Não imaginava que a diferença fosse tão grande entre um F1 de antigamente e um F3 de hoje.
Mas de qualquer maneira era muito difícil domar aqueles carros de 450 cavalos e pouca aderência aerodinâmica, mecânica e com freios muito menos eficientes.
A tocada era outra. O cara tinha que ser maluco pra entrar numa curva como se fazia naquela época, todo atravessado, pé cravado, tanque de gasolina do lado e com um chassi com a mesma resistência de uma lata de cerveja.
Definitivamente, era pra poucos.

Filipe W
Filipe W
18 anos atrás

Oi Marcelo Fernandes,

vou dar uma olhada nas autosprint pois elas tem uma seção com as velocidades finais na reta em Jacarepaguá se eu achar eu posto aqui.
um abraço

Breno Torres
Breno Torres
18 anos atrás

12 segundos, confere. Isso mesmo.

Filipe W
Filipe W
18 anos atrás

Oi Marcelo Borges, são 12 segundos sim (mais ou menos) quem falou isso, se não me engano, foi o Piquet durante os testes de F3 em brasília do Nelsinho, onde ele justamente resaltava essa evolução tremenda dos carros.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
18 anos atrás

Para quem quiser ter uma noção do que andavam os F1 da década de 60 basta instalar o jogo GP LEGENDS no micro.
É de um realismo absurdo.
A temporada é de 67 e os carros andavam uma barbaridade.
Os fabricantes de jogos de alta qualidade, o que é o caso, sempre se utilizam de informações precisas para a elaboração do programa. Então, caso alguém tenha interesse em fazer esse tipo de comparação, consigam esse jogo.
Abraços,
Marcelo.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
18 anos atrás

Marcello Fernandes:
Apesar de você demonstrar ser um cara que conhece bem sobre automobilismo me parece um certo exagero essa diferença de 12 segundos.
De qualquer maneira vou pesquisar.
Um abraço,
Marcelo Borges.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
18 anos atrás

Realmente fantásticas essas fotos.
Mas com certeza são de anos distintos pois o Niki Lauda aparece em algumas fotos de macão vermelho e em outras de azul.

Marcelo Fernandes
Marcelo Fernandes
18 anos atrás

Ok Filipe,

vou dar a minha réplica (ou tréplica) e dar o assunto por encerrado citando dois dados: Em 1988, estava aqui no RJ em JPA e me lembro do Nigel Mansell reclamando que sua Willians-Judd não passava de 265 km +- no retão de mais de 1 km. Levando em conta que os motores eram 3.5 e teriam algo em torno de 600 cv a 12.000 rpm, fico pensando novamente nos 318 de 73. Tb deve se levar em conta a perda de potencia na altitude de Sp, fato sempre lembrado a época dos Gps em Interlagos. Tudo bem, a curva antes do retão era eita em 1a e em Interlagos antigo era feita de pé embaixo mas, veja bem a discrepancia, estamos falando de cerca de 50 km a menos num carro com 150 cv a mais!! AH sim, as regulagens aerodinamicas variam de pista pra pista, mais carga no Rj menos em Sp, ok, o projeto da Willians, ok, mas 50 km são 50 km! Em 88 tb, as MClaren Honda com os motores limitados, pressão máxima de 1,5 bar e tanque com 150 litros sem reabastecimento, não conseguiam superar a barreira dos 300 km aqui em Jpa, e ainda assim eram cerca de 700 cv, talvez um pouco mais em treinos. Bom, fico por aqu e de qualqer maneira tinha mesmo que ser muito macho e muito bom pra andar com os carros daquela época.

Silvânia Silvia
Silvânia Silvia
18 anos atrás

Fantástico !!!
Eu estava lá na arquibancada nesses anos incríveis… Quanta saudade.

Armando Vieira
Armando Vieira
18 anos atrás

O carro verde musgo da foto 30 é um March 741, estou em dúvidas apenas no piloto. Vou dar uma conferida e te falo.

Filipe W
Filipe W
18 anos atrás

Marcello Fernandes,

Os 450 hp são mais do que capazes de levar os F1 daquela época a 318km/h sim, é só ver que os Auto-union v16 e os mercedes w125 já atingiam isso antes da 2 guerra em plenos anos 30.

O grande salto dos F1 na verdade não é necessariamente a velocidade em reta (claro que esta aumentou) mas sim a capacidade de frenagem e contorno de curva que são absurdos devidos aos compostos de carbono dos freios e de um refinamento aerodinâmico ìmpar, só para efeito de comparação um F3 atual (que tem uns 250CV) é uns 12 segundos (creio eu) mais rápido que o McLaren F1 do Emerson que tem 450CV, isso no Circuito de Brasília onde foi corrida uma prova extra-campeonato e, como esse circuito não sofreu modificações no seu traçado, é um comparativo válida para vc ver o que a evolução aerodinâmica, freios e suspensões.
Os propios carros atuais são prova disso, pois perderam 200 CV e quase não foram afetaram os temnpos de volta, sendo a diferença as vezes inferior a 1 segundo.

André Arrais
André Arrais
18 anos atrás

Ver essas fotos é um momento de grande emoção para os que, como eu, realmente adoram a F1. É realmente um esporte fantástico, inigualável. Fico sem palavras.

Marcelo Fernandes
Marcelo Fernandes
18 anos atrás

Me desculpem não informar o número da foto mas, não consigo me lembrar qual era aquele carro verde musgo bem esquisito…e o piloto tb! Alguem sabe?

Marcelo Fernandes
Marcelo Fernandes
18 anos atrás

Uma observação ao Veloz Hp sobre a volta de um F1 em Interlagos nos idos de 1973. As velocidades e rotações descritas foram publicadas na 4 rodas e jornais da época. COmo não havia telemetria nem tantas células fotoelétricas com radares para aferir as velocidades, creio que devia ser um pouco menos. Tudo se baseava no que o carro pretensamente atingia em Rpms nos pontos relatados e fazia-se a conta com a relação de marchas utilizada. Assisti a esta corrida de 73, fiquei impressionado com a velocidade mas, 318 km/h é pouco demais para carros com 450 hp à época. Em tempo os cosworth atingiam 10800 rpm, e não 10500, quando o limitador de giros cortava a ignição, palavras do próprio Emrerson descrevendo uma disputa com Regazzoni na largada no velho Nurburgring. Ele contava que ficou para trás da Ferrari após o motor cortar nas 10800, já que o V12 italiano ia um pouco além.

Maurício Morais
18 anos atrás

S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L. Mais nada preciso dizer!

Edison Guerra
Edison Guerra
18 anos atrás

VelozHP,parabéns! Você é o cara !.Adorei a sua descrição de como era nos áureos tempos(românticos?).Fui a todos os GPs em Interlagos nos anos 70, e hoje arrepiei-me ao relembrar o que via.Apesar da menor potência,os motores falavam alto nas retas e as curvas eram feitas com incrível redução de marchas e sempre de lado pelos mais audazes para conseguir tempos,diferente de hoje,onde os carros parecem correr em trilhos.
Abraços.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
18 anos atrás

O melhor de tudo isso era ver esses carros correndo no traçado original de Interlagos.
Curva 1 e 2 feitas em 5ª de pé em baixo a 293 km/h. dscida do Retão em 5ª a 318 km/h, placa dos 100 m freada e redução para 4ª a 218 km/h, contorno da curva 3 emendando com a 4 com a saida a 225 km/h em plena aceleração rumo à Ferradura chegando lá em 5ª marcha a 280 km/h, freada, punta-taco e redução de 4ª, 3ª e 2ª contornando-a a 138 km/h saindo ainda em 2ª a 186 km/h à pleno rumo à Subida do Lago chegando nela em 4ª a 267 km/h, redução para 3ª contornando-a em 213 km/h saindo ainda em 3ª a 228 km/h à pleno pela Reta Oposta rumo à Curva do Sol com chegada em 4ª a 283 km/h e só freando, sem reduzir marcha, contornando-a a 239 km/h saindo ainda em 4ª a 263 km/h acelerando a pleno rumo ao Sargento, chegando nela ainda em 4ª a 275 km/h, reduzindo e freiando fortemente até 2ª para 164 km/h e contornando-a ainda em 2ª com saida a 186 km/h rumo ao Laranja chegando nela em 3ª a 212 km/h onde quase sem frear, ainda em 3ª, contorna-a a 196 km/h, em derrapagem controlada de trazeira, saindo dela a 218 km/h ainda em 3ª rumo ao S, chegando nela a 231 km/h, redução para 2ª e contorno a 138 km/h saindo, ainda em 2ª a 146 km/h para logo frear na entrada do Pinheirinho e contorna-la a 157 km/h ainda em 2ª rumo ao Bico de Pato chegando em 3ª e freiando e reduzindo até a 1ª a 128 km/h, saindo, ainda em 1ª a 139 km/h rumo ao Mergulho contornando-a em 3ª a 212 km/h rumo a Junção, ainda em 3ª, chegando nela a 234 km/h e só freando de leve contornando-a a 210 km/h saindo à toda derrapando de leve a trazeira subindo rumo á Curva do Café, chegando nela em 4ª a 250 km/h e seguindo em plena aceleração rumo à Reta dos Boxes, chegando na Faixa de Chegada em 5ª a 297 km/h e seguindo rumo à Curva 1 onde se chega a 318 km/h e começa tudo de novo.
Assim andava Emerson Fittipaldi pilotando a sua Lotus em 1973, ano em que ganhou o GP Brasil de F1.
Notem que as velocidades são bem menores do que hoje, as rotações do motor Cosworth no final do Retão era de 10.500 rpm, o câmbio tinha 5 marchas que se mudava na mão, o chassis era de alumínio e a carenagem de fibra de fidro mas, meus amigos, isso dava um baile de emoção em qualquer corridinha de m erda de hoje. Falar em 10.500 rpm parece pouco mas vocês nem imaginam o som que fazia, principalmente nas freadas e reduções de marcha com o motor dando sempre uma embaralhada linda em cada marcha para baixo e limpando rápida e lindamente nas marchas para cima.
E nós, privilegiados por Deus por termos visto tudo isso de perto, em de pé nas arquibancadas, da 1ª a última volta, e revivendo todas elas, dia após dia, até o fim dos nossos dias.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Na foto 23 tem o jovem Luca de Montezemolo apoiado em um jacaré.

Carlos do carmo
Carlos do carmo
18 anos atrás

Viram o Enéas entrevistando o Emerson Fitipaldi?

Romeu
Romeu
18 anos atrás

Que maravilha! Que delicia reviver aqueles momentos de 74,75 e 76.
Bons tempos de F-1inocente, meio improvisada, mas não menos profissional e muito competente.
Bom lembar de Pace, Hill, Villeneuve, Peterson, Hunt, Chapman, e outros que já partiram para o autódromo lá de cima, e ainda rever os “jovens” Emerson, Wilson, Divilla, Reutemann, Montezemollo, acompanhados dos “noninhos” Hulme e Andretti.
Emocionante mesmo. Só quem viveu aqueles dias dos primeiros GP Brasil sabe do que eu estou falando.
“O tempo leva muitas coisas, mas tem muitas coisas que só o tempo pode trazer.”
Obrigado Flavio por dar oportunidade para os “doentes” por automobilismo compartilharem aqui os seus “mofados baús”.
Genial!

João Valim
João Valim
18 anos atrás

No Filme Fabuloso Fittipaldi tem umas cenas muito boas das corridas dessa época… é realmente legal.

Jor-El
Jor-El
18 anos atrás

Que maravilha!!! Alguem ai sabe se existem videos com as provas daquela epoca?! Onde encontrar?! Deveriam ser demais as provas.

santiago
santiago
18 anos atrás

fico impressionado com a simplicidade, as camissas baby look dos mecanicos da ferrari(kkkkkk), tudo era muito simples bem mais fantástico!

Canadura
Canadura
18 anos atrás

…eu tava lá!!!…fiquei me procurando um tempão…rararara….

walter
walter
18 anos atrás

Tem 1974, 1975 e 1976.
Não tem é saudosismo: a fórmula um daqueles anos era um ótimo produto de marketing, bem patrocinada e bem vista. Num só grid, como no de 1974, tinha vários campeões, como Denny Hulme, Emerson, Graham Hill e futuros campeões, como Lauda, Hunt e Schecketer. Os carros eram mecânicos, só mecânicos. Os pilotos chegavam lá porque tinham braço. Essa fórmula marketológica é imbatível (tanto que vende fórmula 1 até hoje) e os bocós que mandam no circo de hoje (então donos de equipes pequenas) não se dão conta de que trocar as regras a cada temporada não resolve.

Helena
Helena
18 anos atrás

Que legal, Flávio.
Me fez recordar os bons tempos da F1 (prá mim, os anos 70 foram os melhores), menos tecnologia, mais raça dos pilotos.
Adorei ver o Moco, na foto 32, que lindo! Quanta saudade … e ontem dia 19/3, foi aniversário de sua morte, 29 anos (ele falceceu em 19/3/77).
Alguém sabe onde poderia encontrar mais fotos dele, do Cevert e do jack Ikx??
abs

Kleber
Kleber
18 anos atrás

Olá pessoal. Tem um do Piquet tb: http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*642097. Até mais

antigo
antigo
18 anos atrás

Quando eu arranjar um scanner, vou enviar algumas que tenho de Jacarepaguá, em 78.
Essas aí estão ótimas, e realmente são de anos diferentes. Demais os papagaios de pirata, Montezemollo e Papa-omelete. Grande Mark Donahue (não lembro a grafia exata, ele que me perdoe, lá de cima), esse, o melhor piloto americano que já passou na F1. Sensacional.

Américo Teixeira Jr.
Américo Teixeira Jr.
18 anos atrás

Que coisa linda!
Acabo de fechar um informe para a imprensa sobre a decisão do Tribunal de Justiça e distribuí-lo, além de falar com vários jornalistas (um dos últimos com quem falei foi o Victor, aqui desta competente WarmUp). Então, quando venho dar uma relaxada neste espaço do meu amigo Flávio Gomes, deparo-me com essas maravilhas de imagens e esse depoimento sem igual do rapaz que ficou vários dias em Interlagos em 1972. De fato, uma maravihosa viagem. Obrigado!!!

Marcus
Marcus
18 anos atrás

Interessante como TANTA coisa mudou na F1.
Principalmente os materiais usados e a tecnologia.
Adorei as fotos.

Edison Guerra
Edison Guerra
18 anos atrás

As fotos são de 74,75 e 76.A Mc Laren do Emerson em 74 correu com o nº5,ano em que foi campeão e em 75 correu com o nº1.Tem a Ferrari de Lauda de 76 com o nº1 por ter sido campeão em 75.A foto de Ronnie Peterson com o nº 1 é de 1974,pois em 73,Jackie Stewart foi campeão e se retirou após a morte de Francois Cévert e como a Lotus foi campeã de Construtores,continuou com o número que Emerson correu naquele ano.
Abraços a todos,que sempre estão neste blog.

Daniel
Daniel
18 anos atrás

Na foto #49 que esta lá no fundo é o Jan Balder

Filipe W
Filipe W
18 anos atrás

Fala Veloz-Hp,

muito legal o seu relato, vc mais do que ninguem, vivenciou uma fase de ouro, não sou tão das antigas, hehehe, mas me lembro dos testes de pneus aqui em jacarepagua, um pouco de lábia e um lanche do bob´s e pronto podia circular com ligeira tranquilidade lá dentro, ainda em um clima de muita informalidade, topando com Keke, Piquet , Laffite, me lembro do figura do Gordon Murray que só andava de sandália Mellisa transparente e umas roupas esfarrapadas, quem o visse certamente o tomaria por um mendigo, aguentávamos uma solina de uns 40/45 graus o dia inteiro só saindo de noitinha, era dureza mas valia a pena cada minuto.

Renato
Renato
18 anos atrás

O do macacão Viceroy era só o Mario Andretti, mais nada.

Pô eu nem tenho idade pra ser saudosista, mas dá uma certa emoção ver esses videos do Villeneuve, as fotinhos do Mario Andretti, do Pace, dessa turma toda… serve pra botar em perspectiva uma corrida em que a gente tem que animar com o Ralf Schumacher.

rasec
rasec
18 anos atrás

demais é ver os mecanicos da ferrari “uniformizados” com uma camisetinha amarela e calça jeans, muito engraçado, bons tempos aqueles.

Inácio Pereira
Inácio Pereira
18 anos atrás

Eu destacaria a foto 32, onde aparece ao fundo o atual presidente Lula nos tempos de sindicalista – huahuahua –

Milton de Mello Bona
Milton de Mello Bona
18 anos atrás

O piloto da foto 7 é o Ronnie Peterson.

Rikho
Rikho
18 anos atrás

Muito bacana teu post, Veloz. :-.)

M.MOMESSO
M.MOMESSO
18 anos atrás

NA FOTO 22 EU NÃO SEI MAS NA 27
É O ENEAS ENTREVISTANDO O RATO

HEHEHE

Mateus Longo
Mateus Longo
18 anos atrás

Deve ter fotos de 1974, 1975 e 1976, pois tem 3 carros diferentes com o numero 1. só nao entendi por que o carro do ronnie petterson tem o numero 1 numas fotos.

Mateus Longo
Mateus Longo
18 anos atrás

Quero ver se o Flavio viu a komboza ao fundo da foto 31… duvido…
hehehehe