Chapinha esquentando

SÃO PAULO (o olho do dono) – Um passarinho bicudo, bem bicudo, me contou que a chapa de Massa está quente na Ferrari. Menos pela corrida de hoje, que foi normal. Muito mais por sua atitude no sábado, quando entrou nos boxes com o dedo em riste para um engenheiro, questionando o momento em que o time lhe mandou para a pista para fazer sua segunda volta lançada na classificação.

O presidente da Ferrari (e da Fiat, e da Confindustria, e do clube de campo de Modena, e síndico do prédio onde mora), Luca di Montezemolo, estava nos boxes. Viu e não gostou.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

O Veloz e o sacana tem razão quando falam que pelo menos o Massa é diferente, e a reclamação do Todt, de que ele não esta rendendo o esperado, só mostra que a equipe sabe do potencial dele, não é tão pequeno como falam, torço por ele, mas acho que ele ainda se precipita em certas coisas, como aquele que poderia ser o 1o. podio dele, ano pasado em Spa, quando não solicitou a equipe a troca para pneus de chuva
Mas ainda assim, melhor ele reclamando e indo pra cima do que um outro piloto ai que não anda nada e só chora, isso sim não dá pra aguentar

veber10
veber10
17 anos atrás

Caro Helder, essa sua foi ótima.
=
caro Mike, o problema da Ferrari foi o seguinte,
as equipes tem 07 jogos de pneus por final de semana,
e com 02 opções, tipo assim, 03 duros, 04 macios,
=
A Ferrari escolheu os pneus macios, mas o frio não
veio e com temperatura alta tiveram que usar pneus
no treino de sexta, treinos de sábado, no qualify
e ainda deixar algum pra corrida,
=
Sendo assim Shumacher apostou tudo no primeiro set
de pneus, mais novos, depois foi com pneus já usados
nos treinos de sabado e sexta, mas com a temperatura
alta eles não tinham rendimento e já estavam gastos
=
A reclamação do Massa é mais uma de piloto chorão,
A Ferrari soltou ele e o alemão juntos, só que
Shumy foi esperto e tirou o pé nas curvas Lesmo e
obteve espaço pra ficar com pista livre, enquanto
Felipe foi acelerando e errando, culpa só dele.
=
Essa teoria da conspiração parte 2 não vai pegar,
o Ruizinho Rabinchello está levando naba do Buttao
e largou em terceiro mas em poucas votlas já tomava 1
segundo por volta do ingles, ou seja é comun
=
O Massa é bom piloto, mas como os outros, na frente só
Alonso e Shumacher, mas o Massa tem que acelerar e se
concentrar mais, trate a Ferrari bem senão vai dancar
=
Ana vc está corretíssima
=
Todos viram os tempos das melhores voltas, lá está
a resposta e a diferença entre Shumy X Massa,
Alonso x Fisichella, Buttao x Barrica, etcs

Mitsui
Mitsui
18 anos atrás

Não fica na Ferrari em 2007. Mas pode pegar um carro bom, tipo Williams.

1gt
1gt
18 anos atrás

Como toda massa….o zaquinha só vai servir pra encher o “furo” da ferrari esse ano…
Que história é essa do sapateiro ano que vem na renault com a biba do briattore?

Marcio
Marcio
18 anos atrás

Antes de reclamar o cara tem que mostrar serviço, até agora o Massa não mostrou nada!!

sacana
sacana
18 anos atrás

O Felipe tem mais é que dar esporro mesmo, naquela mer.da de equipe vendida, que é a Ferrari. Não consigo entender o Montezemolo: o cara enche a bola do baba.ca do alemão, faz o queixudo parecer o melhor piloto que já existiu, e o mérito das vitórias vai todinho pra ele. Ninguém fala, ah, a Ferrari é a heptacampeã da F1. Toda a bola vai pro queixudo. Se fosse realmente uma equipe, dava condições de igualdade aos seus pilotos, sem a preferência descarada existente, e, com as vitórias de outro piloto da casa, aí sim, o bom é o carro, não o alemão.
Mete a boca, Felipe, e o dedo também, se vce dançar, fo.da-se, pelo menos peitou esses baba.cas de italianos.

José Luiz
José Luiz
18 anos atrás

O regulamento da Ferrari é bem simples, só tem 3 artigos:
1 – A equipe sempre tem razão.
2 – quem decide se a equipe tem razão ou não é a equipe.
3 – Em caso de dúvida aplica-se o artigo primeiro.
Que bom que o Massa não vai ficar por lá em 2007. Aquilo só é bom para o Schumacker

cassio souza
cassio souza
18 anos atrás

Eu avisei antes de começar a temporada ….
Como é que vocês esperam que um piloto que conseguiu ser batido pelo Fisichela possa fazer frente ao Shumi ????
Improvavel ….
Se continuar assim , acho que logo , logo o Marc Gene senta no cockpit dele .

Jef
Jef
18 anos atrás

Mais um q vai se f.o.d.e.r na mão da Ferrari… ou ele pensou q ia ser o 1º. piloto? O cara pode ser bom… MAS NÃO É O DONO….. é só amigo do dono!

jovino
jovino
18 anos atrás

Não adianta se iludirem, a Renault está infinitamente superior a ferrari e as outras equipes. Esta vitória da ferrari se dê mais crédito as estratégias acertadas do que do talento ou eficácia do carro. Notava-se que a Renault, mesmo andando atras do Schumacher sobrava aos montes e só não passou porque a pista praticamente não permite ultrapassagens e o Alonso inteligentemente não quis ir para uma disputa acirrada preferindo conter-se com um 2º lugar e lutar pelo campeonato, porque em outras pistas a ferrari não chegará nem perto.
Quanto ao Massa, ele não pode repetir o Barrichello. Ele tem é que acelerar mais e reclamar menos ou ele acha que está ali para ser tratado de igual para igual com o alemão. Tem é que aproveitar esta chance e dar tudo de si.

Jovino

VELOZ-HP
VELOZ-HP
18 anos atrás

O cara tem sangue de piloto de ponta, não de coadjuvante.
Talvez não tenha todo o talento nescessário para isso, mas tem essa atitude.
Êle não se considera um “simples brasileirinho”, é sangue ruim e brigador, por essas qualidades o respeito.
Se vai longe na Ferrari ?
Creio que não, aquilo é um prostíbulo, mas acho que o que vale para êle é um carro de ponta, seja em que equipe fôr.
Por isso o respeito também.

Samaroni
Samaroni
18 anos atrás

Mesmo sabendo das dificuldades…
E se o Massa ganhar a próxima?

Edgar SC
Edgar SC
18 anos atrás

O Massa não chega em 2007 desse jeito…
Mais o que mais me deu raiva foi o Barrica na relargada todo mundo (os primeiros 4, porque ele ja tinha perdido duas posições, isso que tava leve) distanciando na reta e ele la atrás segurando todo mundo. Pra que faz 3 lugar, depois faz fiasco.
E a Honda também hein, dois pits desastrosos.

Luiz
Luiz
18 anos atrás

O alemão já enfiou a cara no muro e também já chegou atrás do zaquinha. A equipe tb errou feio naquela troca de pneus.
Essa F1 tá é muito chata, tudo muito certinho, sem ultrapassagens, sem surpresas, sem show. Não tem mais piloto tipo brigão, cafajeste. Todos tem o mesmo perfil. Pergunto: o Senna era pouco exigente com a McLaren? E o Piquet dando porrada no Salazar? sinceramente, tudo era muito mais divertido…
Deixa o Zaca reclamar, gente… ele faz beicinho, bate o pé, chuta o balde. É do tipo kamikaze, atirando no próprio pé, e daí? Pelo menos ele é diferente. Sinceramente, outro igual ao Barrica seria insuportável. Preferível um doido assim. Mesmo que dure pouco…

Comunidade do Blig d
Comunidade do Blig d
18 anos atrás
Sousa
Sousa
18 anos atrás

O Massa falou de desgaste excessivo dos pneus traseiros, pode ser que o segundo jogo da corrida eram usados para ambos. Ou isso ou realmente foram os freios, não foi problema ligado a motor haja visto a Ferrari do Alemão acelerava uma barbaridade não dando a menor chance ao Renaut do Espanhol. De qualquer forma não se pode comparar a Ferrari de 2005 para não se considerá-la no Mundial, ano passado a performance da Ferrari foi àquilo tudo no final da corrida graças a problemas dos pneus Michelan, este ano não houve isso, foi o contrário talvez, então acho que a Ferrari voltou para a briga sim. O calor de Ímola foi muito mais alto que o normal, isso pode ter prejudicado o novo Bridgestone para baixas temperaturas, vamos ver…
Para falar das atitudes do Massa pode se mirar nas atitudes de Button que perdoou o Mecânico Chefe por aquele erro grosseiro, usando muita educação coisa de Inglês. Reflexo de piloto e aceleração de carro de F1 é uma coisa fantástica, mau o sujeito levantou o pirulito e o Button já estava 10 metros à frente. Pessoalmente não concordo com as atitudes do Brasileiro. É claro que está sob pressão, está andando mais do que pode para acompanhar o Hepta, por isso vem cometendo muitos erros. Não é a toa que o Alemão é um destruidor de companheiros de equipe, ele é realmente um top das antigas. O Massa realmente achava que era melhor do que é e que podia permanecer na equipe. Está completamente enganado, é um piloto mediano e o que tem de fazer é guiar no seu melhor não acima dele, e com sorte conseguir um lugar em uma boa equipe ou mesmo dependendo da combinação da dança das cadeiras ainda permanecer na própria Ferrari.

Marcelo Poso Martine
Marcelo Poso Martine
18 anos atrás

Espero aguardar mais um pouco antes de degolar o Massa. Pelo menos ele é novo (tem 24 anos) e é arrojado,não sendo um monótono piloto regular . Não é um Alonso, mas tirando o Schumacher, quem tem o mesmo nível?

Marcelo Borges
Marcelo Borges
18 anos atrás

Estou começando a ficar de saco cheio só de olhar pra cara do Massa.
É muita marrentice pro meu gosto.
É um pilotinho razoável e que se acha fantástico, um monstro.
Levou uma sova do Schumacher nesse final de semana e demontrou não ter o menos equilíbrio emocional para a profissão que ele escolheu.
Vai rodar merecidamente. E se bobear antes do final do ano, a continuar o bobeirol.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
18 anos atrás

O Massa está correto, pois os erros sempre acontecem ao segundo piloto da Ferrari, nunca ao Schumacher. O que está em jogo é o nome e a sequência da carreira do Felipe Massa na Fórmula 1. Competitivadade é isso. Tem que mostrar desde já que ele não é o Rubens, que admitia os erros e desmandos da equipe.

Israel
Israel
18 anos atrás

Massa não emplaca 2007 na Ferrari….
Só vou esperar pra ver o que vai dizer o gavião bueno….

Helder
Helder
18 anos atrás

Segundo Piloto só tem direito a duas coisas:
1- Não tem direito a nada;
2- Não pode reclamar do direito que tem.

Thiago amorim
Thiago amorim
18 anos atrás

Caraca..sindico do prédio foi fodaaaaa hahahahahahahhaahahahahha

Leandro
Leandro
18 anos atrás

Só pode ser mais uma fofoquinha do fofoqueiro da Folha de São Paulo na F1,o Fábio Seixas…daquelas fofocas que não resistem a outro grande prêmio e já cai por terra…digo e repito,como faltam bons jornalistas pra F1,no Brasil…

Mike Vlcek
Mike Vlcek
18 anos atrás

repetindo aqui o q postei no outro comment, já q o Planeta tb postou aqui:
*********
tb acho curioso aquele negócio do ritmo do schumacher cair tanto no 2o pit. Ele, indiretamente, parece q culpou os pneus, mas a coisa foi muito mais feia do q parece…
vcs ficaram reparando na tocada do Alonso e do Schumacher qdo a TV mostrou os gráficos de aceleração e frenagem de ambos na tela?
O schumacher, por estar na frente, freiava antes, lógico, mas ele só dava 100% de gás no acelerador no mesmo instante em q o Alonso,q vinha atrás na curva, já fazia o mesmo.
muito estranho. Pq o Schumi demorava tanto pra dar aceleração plena nas saídas de curva?
problemas no controle de tração?
problema no acionamento do acelerador eletronico?!
ou simplesmte os pneus estavam sem grip e ele nao podia dar gás… essa ultima hipotese me recuso a acreditar, pq a diferença de demora entre ele reacelerando e o Alonso era abusrda.. por isso ele estava tão lento…

JR
JR
18 anos atrás

To achando que ano que vem o Massa,Pé de Chinelo e Alexandre Barros vão correr na Stock Car. Um bando de fracassados em suas categorias.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Pois é, ia comentar que isso aí tem jeito de informação do F. Seixas

Fábio K.
Fábio K.
18 anos atrás

Que sacanagem com o Seixas! hahaha De qualquer modo, fico feliz em saber que pelo menos vocês não ficaram brigados…

Pedro Padilha
Pedro Padilha
18 anos atrás

O Massa não tinha razão. Quando colocou o primeiro jogo de pneus, ele saiu logo à frente do Schumacher e acabou saindo da pista na Variante Alta e atrapalhando o Schumacher. Ao parar para colocar outro jogo de pneus, a Ferrari segurou o Massa para que o Schumacher voltasse à pista primeiro. Claro! Tanto a Ferrari estava certa que o alemão conseguiu a pole. Ele queria privilégios? Ele não sabia que o Schumacher era o primeiro piloto quando assinou o contrato? Vocês devem se lembrar que quando começou a Super Pole o Schumacher passar o Massa mas o brasileiro não deixou.
A situação dele é difícil porque dificilmente continua no ano que vem e precisa mostrar serviço para conseguir uma vaga em alguma equipe interessante. Talvez a Red Bull se o Montoya não ficar com a vaga.

Ana
Ana
18 anos atrás

Mas vocês repararam que hoje na entrevista para o Bassan ele já tava todo calminho?
Massa aprende uma coisa você não é ninguém, pelo menos por enquanto, na F1. Por isso faz mais, reclame menos e tenha um pouco mais de educação!
Bejim

Fernando de Lucena
Fernando de Lucena
18 anos atrás

Será…? Será que vão fritar o Massa? Se for, ja vai tarde. Desse jeito…

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
18 anos atrás

É, assim o Massa se queima. Todos sabemos que a Ferrari não tolera este tipo de comportamento. Pô, o Massa encarnou o Barrica e deu entrevista malcriada sobre isso! Na Ferrari e na condição que ele está, não está fazendo muito, é melhor ele lavar a roupa suja no motorhome…

Barrichello X Ide
Barrichello X Ide
18 anos atrás

E dizem que o Tio Max e o Tio Bernie chamaram o Ide num canto :
“Você está se tornando um perigo para todos os pilotos. Por que não guia como o Barrichello, que não oferece perigo a ninguém?”

Planeta
Planeta
18 anos atrás

Bom, se realmente o problema da FERRARI foi os pneus ela mostrou sim que tem um carro competitivo para mostrar serviço, foi pole e andou bem na primeira parte da prova, se o rendimento continuasse o mesmo a RENAUT não irira chegar como chegou, a HONDA vai bem na classificação mas não tem carro pra corrida, Mak Laren parece não ter carro pra chegar na RENAUT. Acho, minha opinião é que somente a FERRARI realmente tem carro pra bater a RENAUT. é minha opinião.

Sousa
Sousa
18 anos atrás

Para mim foi o jogo de pneus, aparentemente o terceiro jogo estavam normais e o Alemão tinha tudo sob controle.

Ferrari
Schumacher perfeito, Massa nem tanto, muitos erros, está caminhando para a fritura.
Renault
Alonso foi muito bem, desconfio que não foi parada antecipada, o Espanhol colocou pouco combustível e passou a voar na pista, só não contavam com o baixo rendimento do segundo jogo da Ferrari.
Fisichella Quem ??
Mclarem
Montoya fez o dele e Kimi não fez, será que é desânimo, será que ele já esta pensando em 2007 ??
Honda
A eterna promessa Button continua sua sina, e Rubens tentou enganar todo Mundo colocando duas gotas de combustível.
Williams
Papel decente e um Webber maduro e surpreendente, vai mostrando que é o que pensavam que ele era.
Rosberg Quem ?? será um novo Jean Alesi ??
Super Aguri
Meu Deus ninguém vai cassar a super licença do Ide ??

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
18 anos atrás

Com certeza foi o novo set de pneus.

planeta
planeta
18 anos atrás

Será que o problema foi o freio ou os pneus??

Planeta
Planeta
18 anos atrás

Schumi ganhou e ninguém se preocupou o porque que a FERRARI perdeu tanto rendimento após a primeira parada, o ritimo era ótimo, melhor que o de Alonso depois que ficou livre antecedendo sua parada e derrepente não baixava de 1:26:500, fazendo até 1:28 alto. O que pode ter acontecido heim amigos??

joaquim
joaquim
18 anos atrás

Repito a pergunta postada mais embaixo: e vocês acham que o Massa emplaca 2007 na Ferrari? Nunca…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
18 anos atrás

A idéia hoje em dia vigente (até mesmo entre conceituados jornalistas) é a de que os pilotos (não importa a qualidade deles) são somente empregados das equipes, como empregados são os engenheiros e mecânicos.
Teve uma época que não era assim …

Máximo
Máximo
18 anos atrás

Se o Massa dançar antes do fim da temporada eu quero ver o que é que vão dizer lá na Globo….

Porque se for pra não fazer nada, é mais negócio colocar um zé, que pelo menos saiba respeitar os colegas de trabalho

Salvador
Salvador
18 anos atrás

Dedo na cara do teu pessoal não ajuda ninguém em nenhum esporte. Parece que o Massa tem aquele anjinho em um ouvido e aquele diabinho no outro…Tem hora que é brilhante, tem hora que joga tudo que fez de bom fora.

Máximo
Máximo
18 anos atrás

Eu já tinha postado no dia do treino e repito… o Massa acredita que é melhor do que realmente é, aí vai lá e faz besteira na pista e sai fazendo mais besteira.
Ele foi mal educado com o repórter e depois foi desrespeitoso com um colega de trabalho. Ele é funcionário do mesmo jeito que o engenheiro…

não me lembro de ter visto o Shumacher ser mal educado com nenhum integrante da equipe. Nem o Piquet, nem o Senna.
O Massa tem é que baixar a bola e fazer alguma coisa na pista, e logo.

Me lembro de uma ocasião em que o Senna fez uma corrida horrível de depois descobriram que um mecânico tinha programado alguma coisa no câmbio errado. o que o Senna disse foi algo do tipo “isso acontece”… se não foi isso me corrijam.

Planeta
Planeta
18 anos atrás

e os bons resultados do Zonta nas sextas feiras?? (Pelo menos no ano passado), não eram bons o suficiente para ser titular?

do contra
do contra
18 anos atrás

Na F1 se impõe com resultado e não no grito. Sorte do Massa é que os pilotos de testes da Ferrari são os brações do Badoer e do Gené. Fosse um De la Rosa ou um Davidson e o cara já iria assistir ao próximo GP de casa.

Renato
Renato
18 anos atrás

É porque o Massa nao entrou nos boxes “com a faca nos dentes”, senão Montezemolo tinha afinado.

:) :) :)

Ao ver os comentários das pessoas, parece que pensam que qualquer um pode chegar num time que nem a Ferrari e se impor “no grito”. Que o Barrichello “afinava” e que agora o Massa “nao vai ser capacho”.

E de vez em quando eu acho que até os próprios pilotos (tipo o Massa) preferem acreditar nesse tipo de lenda do que encarar a realidade de que é preciso ser muito competente e maduro pra conseguir se impor à máquina de moer gente que é um time competitivo como a Ferrari.

Candidatos à vaga do Massa tem de monte. Ele que bobeie…

Flaviz
Flaviz
18 anos atrás

ah..mas o cara se acha. só fez cagada até agora e alguém foi lá enfiar o dedo na cara? Será q o engenheiro falou alguma vez com dedo em riste “Massa, te dei um carro fantástico e você rodou que nem um iniciante, posso saber por que???”

Que tal ele fazer alguma coisa boa na pista antes de cobrar a equipe?

ARTUR EMÍLIO DE CAR
ARTUR EMÍLIO DE CAR
18 anos atrás

2º piloto não pode nada mesmo!!!

Planeta
Planeta
18 anos atrás

….mas enquanto existir Schumi lá o outro, qualquer outro, tem que ficar caladinho mesmo!!!

Planeta
Planeta
18 anos atrás

Poxa, é brincadeira, ninguém mais pode reclamar na F1, se reclamou algum fundamento tinha e os caras ficam bravos por isso, porque é novo na equipe, só tem um ano de contrato, tem que mostrar serviço? tem, mas se a equipe não ajuda acho que ele tem todo direito de reclamar para a própria equipe se corrigir.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
18 anos atrás

Flavio,

É que, até ano passado, a Ferrari não estava acostumada com seu 2o. piloto metendo a boca naquilo que acha errado.