Mas não é de hoje…

SÃO PAULO (aquilo era pista) – Antes de 2003, bem antes, essa história de DKW na pista já tinha começado, porém. Eram os tempos da APCAH (Asspciação dos Pilotos de Carros Antigos e Históricos). Foi em 1988, quando comprei o verdinho.

Eu arrancava os pára-choques (na verdade quem fazia isso era meu manager Luiz Salomão), colocava o escapamento de lado, óleo de rícino no tanque e me pirulitava para Interlagos.

O Saloma ia levando uma Vemaguet 64 bege que eu tinha, e que fiz a besteira de vender. No porta-malas, um isopor com sanduíches de pasta de atum que minha mãe fazia e alguns refrescos.

Fizemos algumas corridas assim na pista antiga, sem nenhum tipo de preparação. No máximo aumentávamos a calibragem dos pneus. Nem lembro quanto tempo eu levava para completar uma volta naqueles intermináveis 8 km.

Nesse dia da foto, um sábado, corri o dia todo (eram várias baterias), saí do autódromo, mandei lavar a Deka rapidinho e no começo da noite estava levando uma noiva para um casamento. A noiva era minha amiga, o noivo também. Se eles soubessem que o carro que os casaria esteve correndo algumas horas antes em Interlagos…

Bem, souberam. Porque no domingo saiu uma foto dele na “Folha” e a Lucila, a noiva, perguntou ao Alejandro, o noivo: “Hei, não é o Flavinho?” Eles estavam já no avião para a lua-de-mel. Não deu tempo de me xingarem…

Ah, a foto é na Ferradura, com Janos Wessel de Mini ao meu encalço. Eu corria com o 11, que o Saloma recortava em papel Contact com um balde de molde para fazer a bolota e fita isolante para fazer os números.

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Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Valeu Marcos,

NJ com neve, só de imaginar, já até trinco os dentes, quando estive lá da ultimas vez, ainda nõa era inverno pra valer e já estava um frio de rachar ainda mais com a ventania que dava na parte da tarde.

Do Leopoldo tb não sei que fim levou nunca mais ouvi falar dele.

O meu email esta no meu ultimo post.

No mais valeu pela informações e vamos continuar desencavar umas histórias boas ai.

um abraço

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para o Filipe:
Não tenho nenhuma foto do Jorjão do Leopoldo !
É uma pena ! Não sei que fim levou !
O carro era muito bem feito mesmo !
A suspensão era toda montada com ball-joints aeronáuticos, forjados de alumínio !!!
Fui buscar os Koni, de trem, em um distribuidor de NJ ! Era dezembro.
Nevava muito e fazia um frio do cão !
Não tinha ninguém na rua ! Taxi, nem pensar ! Tive que ir a pé da estação até o distribuidor !
Para a minha sorte, arrumei uma carona de volta até N.York !
Boas lembranças !
Alguem sabe do Leopoldo ? Nunca mais ouvi falar dele !
O Alfredo está com uma aparência lastimável !
Vai precisar de uma pintura completa quando chegar por ai !
Mas mecanicamente é muito bom e anda direitinho ! O cara que me vendeu disse que o motor tem tudo do Cooper S.
Mande-me um email que devolvo com as fotos !
Abraços !!!

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Consertar Interlagos agora, é impraticavel.
O que deviam ter feito na época do “crime” era fazer um traçado menor p/ a F1, preservando o oval e o original de 7948 mts.
Teriamos 3 opções de circuitos, como qualquer país civilizado teria feito.
E o Chico Rosa que era o administrador na época tinha um projeto que mesmo reduzindo o traçado, não mutilaria o original, mas foi vetado…

Luiz Carlos
Luiz Carlos
17 anos atrás

Gostei da idéia rapaziada
Nada mais coerente do que uma corrida de carros clássicos no traçado antigo de Interlagos, tô dentro. Pode contar comigo.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Jonny,
pelo que ví, o anel externo pode ser usado sem grandes problemas, além dos acostamentos e áreas de escape tomadas pelo mato.
O asfalto da Curva 1 até quase a Curva 3 visualmente está razoavel, apenas sujo pela falta de uso, mas na entrada, contorno e saida da 3, ví com o binóculo muitas manchas no piso que parecem restos de obra, como cimento ou concreto, mas depois dela, na saida até a união com o circúito misto não visualizei problema algúm, além do mato nas áreas de escape e grard rail enferrujados.
Porém, como o Flávio bem disse, essas coisas provavelmente conflitariam com a F1, seus contratos e toda a sujeira implícita e é esse o maior entrave de todos, esse lixo de F1 e toda a sujeira financeira e corrupta que vem no vácuo dela.
Abraços.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Seria muito bom, mas é impensável e inviável qualquer alteração no atual traçado de Interlagos.
Vocês não estão vendo o que acontece com Jacarepaguá? Ninguém, com excessão de alguns abnegados, move uma palha para preservar o autódromo. É engano acreditar que em São Paulo seria diferente, nessa situação.

É preciso analisar também que, com o atual traçado de Interlagos está difícil manter a Fórmula 1 no Brasil. Com ele diferente (mais longo, no caso da pista antiga) seria impossível a F-1, pois seria distante dos padrões da FIA (circuitos curtos e chatos).

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Obrigado Joaquim!!
Minha pergunta acabou dando um bom barulho ,legal…hei pessoal , vamos fazer um movimento aqui no blig ,sei lá ,quem sabe aparece alguém?Deveriamos fazer sugestões para que fique viavel a coisa!!!!!! Vou dar a primeira pincelada:
–Primeiramente deveria ser algo parcelado; começando pelo anel externo , não sei se o recapiamento é tão necessario para correr com classic (é só olhar as corridas em alguns circuitos americanos mesmo que dá até arrepios) .
–em segundo o setor da ferradura , que poderia virar um terceiro circuito alternativo .
–Por fim o setor mais comprometido , a curva do sargento ,ai teriamos o circuito completo . O que acham?

LSalomão...
LSalomão...
17 anos atrás

…para Tohme…vai para Interlagos nesse final de semana e nos falamos no nosso box, OK!!!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Valeu Marcos,

quando o Alfredo tiver estalando de novo manda as fotos.

hehehe só vc, o veloz, o joaquim e o caíque e que podem responder essas do baú, que eu mando.

obrigado pela info do Dodge do Leopoldo, eu vi uma foto do carro outro dia, numa revista antiga mas não dava para ver direito, e como o carro era lindão, me bateu a curiosidade de ver ele melhor, principalmente por causa dos paralamas alargados que dava um aspecto brabo para caramba.
Se tiver alguma foto dele e puder me enviar agradeço.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

PARA FILIPE:
Hahahahhh….
Estou aqui conversando com o Alfredo neste exato momento !
O bicho tá com medo de encarar o container para a viagem. Parece que ele tem medo do escuro !
O Jorge do Leopoldo Assim-Assado !
Putz ! VC desenterra cada coisa !!!!
Tenho sim ! Era manso ! Tinha só 1 Iskenderian 296 e ignição Mallory.
O Silvano Pozzi montou os Weber 48 IDA.
O melhor do carro eram os amortecedores – Koni de alumínio.
O carro era muito bonito ! O funileiro que fez os paralamas – o Chico – era
um artista ! Foi o Leopoldo que encontrou. O Chico acabou trabalhando para mim anos e anos !
Tem até carro que ele fez na capa da Auto Esporte.

mauro chazanas
mauro chazanas
17 anos atrás

Flávio, concede um aparte nada a ver com a mensagem? É que gostaria de saber se você vai tecer comentários sobre a super quarta de futebol. Prezo a linha política de “Hay time en otra división soy contra”. Além do que irei a S Paulo hoje, oportunidade na qual olharei com meu carinho de sempre pro Canindé (sem ironia), torcendo pro nosso Santos continuar marchando pro título mundial de 2007, após o de 2006 ter sido conquistado pelo Corinthians em jogo inesquecível contra o Barça.

zero
zero
17 anos atrás

gostei do templante, e do logo do blog! parabéns!

http://www.irmaos.blig.com.br

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

O Flávio parece o Pinheirinho não a Ferradura, certo ?

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Grande Marcos,

E o Alfredo ? tá nos trinques ?

aproveito para perguntar a se vc sabe da receita de preparação e/ou tem alguma foto do Dodge div3 do Leopolodo Abid Eçab.

abraço

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao Veloz HP,
Com relação ao traçado original de Interlagos, li há algum tempo atrás que um grupo de abnegados estaria disposto a resgatá-lo, mas esbarrou na intransigência do atual promotor do GP de F-1, que aparentemente é associado ao sr. Bernie Ecclestone, exatamente pelo simples motivo que qualquer reforma no circuito antigo é impossível, sem se mexer no traçado atual. Daí….. Abs.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para Henrique:
IMPORTAÇÃO DE CARROS DE COLEÇÃO.
É possível sim ! Você pode importar legalmente carros de coleção, com mais de 30 anos !
Se vc quiser mais informações, passe o seu email para o FG, que ele – espero – passará para mim.
Abraços

Rafael
Rafael
17 anos atrás

Gomes, se vc não dissesse nada, eu juraria q essa foto foi tirada na dácada de 60. [ ]’s

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Bom dia!

Como já disse em um e-mail, acabamos nos aproximando sem saber lá por 1.988, lembro-me até da fenomenal arrancada, rotação subindo e o DKW queimando embreagem… Pergunto: não era mais divertido competir daquela maneira amadora do que agora, com esses carros todos transformados?

Thiago amorim
Thiago amorim
17 anos atrás

Já pensou em escrever um livro sobre isso?!!?!?ia ser maneiro!!!!
abraçooo

cesar augusto
cesar augusto
17 anos atrás

flavinho,
gosto e nao deixo de acompanhar o seu trabalho. diria que voce eh um tipo de mainardi do automobilismo nacional.
inteh.

Ziul Sor
Ziul Sor
17 anos atrás

Agora sim um carro legal nesse blog!
Ah, eu me refiro ao Mini, claro…

Mini: Eu ainda vou ter um!

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
17 anos atrás

Prezado FG,

Cuidado com esse papo de Schummy x Senna que é capaz de vcs lá no Limite acaberem igual ao linha de passe rsrsrs brincadeirinha…

abç a todos

Guilherme Corrêa

Silvânia Sílvia
Silvânia Sílvia
17 anos atrás

Flavinho, essa foto foi demais.
Até eu que dizia que barulho de DKW era galinha choca mudei de idéia.
Beijinhos a todos.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Ô Salomão, tô nessa do D. Flor. Chega de te encontrar em supermercado de moema. Marca o dia e hora. Abs.

LSalomão
LSalomão
17 anos atrás

Tenho e vamos colocar a barata pra correr no Racing Day que Batistinha esta organizando em Interlagos no dia 27 de maio…….

LSalomão
LSalomão
17 anos atrás

Tomarei as brejas com prazer…e retribuo no Dona Flor em Moema que tem um chopp pra la de geladoooo…..

Rodolfo Dias
Rodolfo Dias
17 anos atrás

Sacanagem!!!
Alguém botou uma daquelas orelhinhas de dar corda no carro de tráz!!!!!
Ô Frávio! Isso não se faz!
Abçs…

Henrique
Henrique
17 anos atrás

Valeu pelas dicas aí galera!

do contra
do contra
17 anos atrás

Corria com o 11?
Então foi em sua homenagem que o Rubinho pediu pra Button deixar o 11 no carro dele???

Fitti
Fitti
17 anos atrás

Desculpem o “deixão”, foi vacilo mesmo,

Fitti,

Fitti
Fitti
17 anos atrás

É isso Flavio, pessoas como voçê não deixão o automobilismo verdadeiro acabar.
Parabens, linda foto.

Fitti, #63, Campeonato Carioca, Equipe speedrj.com.br.

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Flaviex, o teu camarada no Mini colocou uma daquelas chavinhas de dar corda em brinquedo de criança atrás????
Cara, realmente é show de bola poder “brincar” assim. E que legal que foi adiante e virou um lance sério.
Parabéns!!

Sergio Matera
Sergio Matera
17 anos atrás

Quanto à recuperação do traçado antigo, dei uma olhada há alguns meses, e é tecnicamente possível, inclusive mantendo o traçado atual para a F1. Seria sensacional: o traçado antigo, o da F1 e o anel externo.
Tudo dependeria de algum iluminado surgir e resolver bancar a reforma, mas convenhamos, isso não é muito comum neste país. A cultura é de concentração de renda, sem a menor preocupação com a cidade ou qualquer outra coisa, como os bancos, por exemplo, que faturam cifras imorais e em troca, bancam centros culturais ridículos. Ou o caso da PUC SP, que deve mais de 80 milhões, será que não há ajuda possível? Harvard, Yale e Cambridge recebem frequentemente doações maiores de famílias e empresários.
Temos uma classe política que é, no geral, pouco representativa e incompetente para qualquer assunto técnico, uma classe A que não se importa com a sociedade na qual vive e , nessa mistura, acho que muita coisa dança, incluído aí o autódromo, o que é uma pena. Podia estar melhor, bem melhor, por enquanto ficamos nas fotos antigas.

Um abraço a todos.

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Para Henrique:
Faz o seguinte, la no site da receita que o Askjau colocou procura uma lista de escritórios de comércio exterior, deve ter cadastrado, é mais fácil porque eles desembaraçam todo o processo, tem que ver se o país que estás trazendo tem acordo comercial, e também carro usado para a importação o governo não permite soh carros zeros acho que vai te que fazer um pedido especial.
Sem contar que fica um bucado de tempo na alfândega em linha verde…
Mais vale a pena…

Bonilha
17 anos atrás

Show! Muito legal a história, pena que não vou ao sambódramo hoje para ouvir mais. Mas tentarei ir no autódramo no fim de semana.
Abs
Marcos

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Quem vai no Sambódromo hoje?

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Pelo que me lembro da época da reestilização de Interlagos, foram feitas diversas terraplanagens. Também, o inesquecível antigo traçado de Interlagos não se encaixaria nos moldes atuais de design de circuitos (curtos e chatos). Seria uma obra interminável (para os padrões brasileiros – vide Jacarepaguá). Portanto, tiraria de vez o Brasil do circo da Fórmula 1, pois não teriamos outro autódromo para sediar o Grande Prêmio.

O único consolo seria descobrir quem foi o gênio que teve a idéia de acabar com Interlagos.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Caro Joaquim, andei por lá a pouco tempo e o que ví não foi uma destruição total, por incrível que pareça.
Caso, por algúm milagre, alguém ou algúm grupo quiser investir na restauração do traçado original, não haverá grandes problemas técnicos.
A saida dos boxes é facil de ser refeita, bem como todo o trecho que vai da Curva 1 até a entrada da Ferradura.
A partir daí é que começam os problemas, pois a Subida do Lago virou 2 curvas e a Curva do Sol, apesar de estar lá, virou estacionamento e depois disso vem o problema maior pois, assassinaram a Curva do Sargento para fazer uma quadra de esportes de décima categoria e aí sim, teria de ser refeita, inclusive com obras de aterramento e nivelamento do terreno.
Essa seria a pior parte, a mais cara, porém, é um trecho relativamente curto do traçado.
Daí em diante é só tirar a brita que cobre a Curva do Laranja e do S e seguir até a Curva da Junção, a verdadeira, que está lá intacta.
Tudo isso, é claro, teria de ser recapeado e talvêz trocar todos os gruard rails desses trechos que estão aparentemente bem enferrujados, além das áreas de escape que teriam de ser aumentadas onde possivel e areiadas.
Falando assim parece muito, mas realmente não é. Os custos, obviamente seriam altos, mas o retorno garantido e rápido pois haveriam corridas dia e noite de várias categorias, promocões de fábrica, escolas de pilotagem, testes de revistas especializadas, enfim, um mar de coisas boas e rentáveis, fora o público, que compareceria para vêr até corrida de skate naquele traçado.
O dinheiro para tudo isso nem acho que seria o maior problema, o pior seria o lado político que envolve Prefeitura, FIA, contratos, essa latrina fedorenta e corrupta que barra tudo o que é bom, até os milagres.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Para Henrique: cara, o melhor lugar para vc verificar isso é na receita federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Henrique,

não tenho muito certeza, mas ouvi falar que no caso de vc residir no exterior e voltar ao brasil, os bens lá adquiridos são livres das taxas normais, que incidiriam caso de importação,.
Não tenho certeza mas escutei isso uma vez de um amigo que morou uns 5 anos na alemanha.

Rafael Ramos
Rafael Ramos
17 anos atrás

Ô tempo bom, não é?
Agora me tira uma dúvida… O carro lá de trás precisa “dar corda” pra andar? Tem uma manivela do lado direito de quem olha pra foto!
ehehhehe

Henrique
Henrique
17 anos atrás

Por falar em Mini…
Alguém sabe qual o procedimento para uma pessoa física importar um carro para o Brasil?? Imagino que deva ser quase impossível devido aos zilhões de imposto, mas não custa tentar… tenho um Mini Cooper e queria levar ele comigo na volta para o Brasil! Se alguém souber me dizer onde eu posso ver os passos para isso seria bom!

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

Acho que FG deu uma errada na entrada da curva por que o bichinho tá todo torto…

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Para o Askjao.
Cara, um amigo meu tem um dos primeiros Karts do seu Mário, zero Km, inclusive com motor reserva.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

pessoas, reparem a “corda” na traseira do mini.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Flávio,
vcs chegaram a correr com chuva, nessas provas ?

Máximo
Máximo
17 anos atrás

ô Gomes, qtas voltas vc tava tomando do Mini??

desculpa, mas não dava pra perder a chance de encher seu saco…

Askjao
Askjao
17 anos atrás

para Veloz-HP: Dando pau não… eles estão apenas se preparando para tomar mais uma volta…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Todos têm razão quanto à curva, não era mesmo a Ferradura, mas o Pinheirinho. Devo ter mais fotos dessas corridas dos anos 80, com o tempo vou colocando aqui.

Quanto à pista antiga… Vocês não têm idéia do que era aquilo.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao Jonni´O:
Jonni, meu jovem, hoje em dia é humanamente impossivel correr no circuito antigo. Se é que eu me lembro de alguma coisa, o S do Senna cortou a saida dos boxes pra Curva Um; Retão, Curva Três, Quatro, descida da Ferradura e a própria encontram-se bastatnte comprometidas, sem falar no Laranja, que foi cortada (sem trocadilhos) e fizeram uma quadra de esportes em cima. O resto nem quero me lembrar, não é Veloz HP?Abs.