Números & números

SÃO PAULO (essa é para alcançar o blog do Juca em comentários) – Não tenho prazer especial algum em discutir se Senna era melhor que Schumacher, porque é tema que, normalmente, desperta alguns chiliques dos defensores de um e de outro.

Mas, instigado por um internauta que me pediu para não me basear apenas em números absolutos, posto que Ayrton correu menos que Michael, fiz umas contas que reproduzo aqui.

Da minha parte, prefiro discutir DKW x Gordini, ou Aero Willys x Simca, ou ainda Escort XR3 x Gol GT. Acho mais divertido. Em todo caso, fica a matemática de AS e MS à vossa disposição para embates intermináveis.

Com boas maneiras, por favor. Afinal, vocês estarão falando de duas pessoas que conhecem apenas pela TV. Não vale a pena se pegar por causa de pilotos de automóveis.

SCHUMACHER VERSUS SENNA
GPs Schumacher: 234
GPs Senna: 161

Vitórias
MS: 85 (36,3% das provas que disputou)
AS: 41 (25,4%)

Poles
MS: 66 (28,2%)
AS: 65 (40,3%)

Pontos
MS: 1.269 (média de 5,4 por corrida)
AS: 614 (média de 3,8 por corrida; acrescentando mais 41 pontos ao total de AS, porque na maior parte delas vitória valia 9, AS teria média de 4,0)

Pódios
MS: 144 (61,5%)
AS: 80 (49,6%)

Melhores voltas
MS: 69 (29,4%)
AS: 19 (11,8%)

Voltas na liderança
MS: 4.824 (37% do total que percorreu, 13.024 voltas)
AS: 2.987 (36,3% do total que percorreu, 8.219 voltas)

Títulos (contando apenas temporadas completas)
MS: 7 (50% das 14 que disputou inteiras, de 92 a 2005)
AS: 3 (30% das 10 que disputou inteiras, de 84 a 93)

Pronto, engalfinhem-se, mas com educação.

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sergio
sergio
12 anos atrás

Você está parecendo o Milton Neves flavinho…

Carlos Barini
15 anos atrás

A questão que eu acho que se deve comparar é que o Senna dirigiu em uma época onde quem fazia a diferença era o piloto.
– O câmbio era mecânico.
– Não existia ABS
– Não existia ‘programa para largada’
– Não existia ‘modificação na mistura de combustível’
– Não existiam softwares que controlam o carro completo
– Quem tomava as decisões eram os pilotos e não os chefes de equipe.

Vamos ser justos (e até mesmo curiosos), considerem as 161 provas do Senna e comparem somente com as 161 primeiras provas do Shumacher.
Não discuto que ele não seja bom. Mas justamente por não serem contemporâneos é que sempre existirá a dúvida no ar.
Quem foi melhor? Impossível de dizer!
Quem foi mais dedicado? Fácil! O Senna! Ele até morreu por sua dedicação!
Ele foi o último ídolo absoluto dos Brasileiros.
Que Deus o abeçoe.

Carlos Barini.

ZELÃO - PI
ZELÃO - PI
17 anos atrás

Puxa Sérgio, você é um gênio. Todo mundo pensou que Piquet que estava atrás do Senna no início da reta e no final da curva chegou na frente tinha ultrapassado o Airton por fora. Apenas você conseguiu ver que ele não fez isso … É impressionante a besteira que você escreveu e olha que pela primeira parte da sua mensagem você ate que ia bem.

Ronaldo
Ronaldo
17 anos atrás

Este portuga deve ser “paneleiro”.

Zizinho
Zizinho
17 anos atrás

Ate em Portugal tem viuvas … Senna teve o melhor carro em pelo menos 2 títulos e no 3º o carro não era ruim pelo menos na primeira parte do campeonato. Senna já estava caminhando para a decadência e em 94 já estava perdendo para o Schumacher. Compare Senna com Prost e você já fica com vergonha. Mas vamos lá como disse uma viuva que Senna ainda tem um record que o alemão não bateu, o de maior número de vitórias em Monaco.

Filipe Quirino
Filipe Quirino
17 anos atrás

Há um factor que é necessario ter em conta. eu sou um Portugues Fan do Ayrton. Pela crueldade dos numeros o Alemão, é melhor. Mas temos de ter atençao que a qualidade dos pilotos de antes Mansell, Piquet, Prost (…) eram bem melhores do que os rivais de Shumacher. Mais… os carros do Ayrton, nao eram os melhores do grid em quase nenhuma ocasiao. O Shumacher durante as 14 epocas, os 7 titulos que ganhou fez com o melhor carro. etc etc.

Para mim o Senna foi o piloto mais espectacular de sempre.

O melhor, nao sei quem foi… mas nas 3 corridas Williams vs Benneton, o Senna fez 3 poles o Shumacher so ganhou o campeonato de 94 pq o Senna faleceu…

é tudo, viva o Senna!!

Sergio
Sergio
17 anos atrás

fotos da corrida:
http://www.ayrtonsenna.de/Rennen_190.htm
O texto está em alemao, mas o Google pode traduzir.

Sergio
Sergio
17 anos atrás

Mais detalhes sobre essa corrida do Senna.
Foi em 12/05/1984 na Alemanha no Nurburgring. Foi uma corrida de reinauguracao do autodromo e se chamava Mercedes-Benz-Cup. Alguns dos participantes : Moss, Lauda, Reutemann, Scheckter, Hunt, Surtees und Prost. O carro: Mercedes-Benz 190E 2.3 (igual para todos). Vencedor: Ayrton Senna.
Aguardo os comentários.

Sergio
Sergio
17 anos atrás

Agora, as viuvas do Senna sao muito devagar. Ninguem lembrou até agora de uma corrida que a mercedes promoveu (acho que para lancar um novo modelo). Correram todos com carros iguais! Tinham vários ex-campeoes; o Senna ainda nao tinha chegado na F!.; e ele ganhou a corrida. Nao lembro os detalhes, mas as viuvas do Senna podem fazer uma pesquisa.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
17 anos atrás

Ai pessoal, para quem gosta de dizer que Senna e Schumacher nunca correram juntos veja neste link uma corrida acho que de 93 com Senna sendo ultrapassado por Prost e depois por Schumacher:
http://www.youtube.com/watch?v=ai6MgbbUslA&search=Schumacher

Quanto a esta corrida só com a 6ª marcha já foi ai abaixo uma explicação muito boa. No final da corrida o piloto não ia parar e sim tentar ir ate o final. Voces acham que se fosse Prost, Lauda ou Piquetr eles teriam parado ? Claro qie não, a diferença é que Senna usou o episodio para se auto-promover como de costume …

Régis
Régis
17 anos atrás

pra mim o senna foi melhor, pegue os adversários dele e compare aos do michael, até o companheiro de equipe (que deixava o schumacher ganhar).

do contra
do contra
17 anos atrás

cara! essa ultrapassagem quanto mais eu vejo mais eu me apaixono por ela!!!

b
b
17 anos atrás

b

a
a
17 anos atrás

a

EC
EC
17 anos atrás

Bom dia a todos!

Acho bem legal este tipo de discussão apesar que nunca chegaremos a uma conclusão ÚNICA. Mas como vejo F1 desde 1980, posso dar a minha modesta opinião.Senna e Schumacher são um dos melhores “corredores” de todos os tempos, só que acho impossivel verificar que é melhor, até pq nunca correram juntos num mesmo carro e na mesma época. Mas acredito que Senna teve concorrentes mas duros que Schumacher. Alain Prost, Piquet, Lauda e até Nigel Mansell eram concorrentes mais fortes que Damon Hill, Barrichello, Hakkinnen e por ai a fora. Ou seja, o nivel de pilotos na época do Senna era maior do que na época atual. Na verdade, o duelo que vimos neste último final de semana entre Alonso e Schumacher, era o que teria ocorrido entre Senna e Schumacher “SE” não tivesse aquela amldita Tamburello no caminho….Enfim sempre ficaremos na dúvida, mas é um tema bem legal para discutirmos!

Obrigado pelo espaço a abraço a todos!
EC

SENNA
SENNA
17 anos atrás

Belo link encontrado, já vou guarda-lo em meus arquivos.

Uma belissima ultrapassagem do de Piquet.

tenho também uma ultrapassagem na mesma curva do Senna ultrapassando Prost.

Momentos inciriveis e inesquecíveis da f1.

http://www.senna.f-1.ru/media/video/avi.gif

do contra
do contra
17 anos atrás

Esses caras que ficam horas babando por causa do Senna em vez de cuidarem da sua vida, não pensam que, se por acaso parassem Senna na rua e pedissem um autógrafo ou coisa do tipo, não seriam sequer atendidos?

Eduardo - SP
Eduardo - SP
17 anos atrás

Viuva do Senna for ever, acho que tantos anos de luto estão lhe fazendo mal e você esta trocando as bolas. Quem citou Goebles não fui eu e sim outra pessoa, eu apenas confirmei que você estava equivocado com o tal do leninismo … Só achei que é um exagero você ficar citando estas últimas 12 voltas que já diminuiram para 8, que já viraram 5 e que diminuiram novamente para 3 e só ficaram 2 … Daqui a pouco vai ser só a última curva.
Vc escreveu isso logo após ter colocado o meu post com os relatos referentes aos tempos acontecimentos das 12 ultimas voltas de Interlagos 1991. Você não devia comparar o Cecotto com motoristas de taxi, o cara era bom: http://www.motosclassicas70.com.br/cecotto.htm . Tem ate uns comentários de viuvas o comparando com Senna …

Não se irrite em ser chamado de viuva de Senna, afinal você faz questão disso – é uma forma ate carinhosa. Pelo seu apelido aqui no blig dá para ter uma ideia. Schumacher não quer ninguém aqui como esposa, pelo que sei ele é casado e tem a vida privada reservada e ninguém tem nada com isso. Se você ficar provocando vai ter gente aqui (eu não faço isso) lembrando detalhes do passado de alguns pilotos que apesar de não acreditar foram muito comentados na época.

Não vi nada esquisito em várias pessoas não acreditarem nesta corrida sem câmbio. Se fosse o Schumacher no lugar do Senna tenho certeza que muita gente também iria duvidar.

Você não me faz raiva ficar colocando estes links, isto é problema seu. Eu não vou nem comentar pois eles não provam nada. Para mim ele apenas diminuiu o ritmo de corrida porque a vitoria estava na sua mão e ele não precisava correr riscos. A lenda do câmbio foi mais uma jogada de autopromoção assim como o namoro com a Xuxa que ninguém acredita.

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Caro Senna For Ever,

De vinho eu não entendo nada, portanto, acredito que não precise de uma “bouteille” de La Tâche 1990, um bom vinho tinto é aquele que “cabe” no seu bolso, qualquer vinho acima dos 7€ esta valendo ainda mais com uma boa massa.

Abraço.

Ronaldo
Ronaldo
17 anos atrás

Pegando uma carona no seu post Jr: “Outro exemplo, o Senna e o PIQUET foram contemporâneos, disputaram títulos e tudo mais… nos números o AIRTON leva vantagem… mas quem acompanhou os dois na pista, sabe – ou deveria saber – que o NELSON foi superior…. questão essa, que é quase unânime entre as pessoas que acompanhavam o dia-a-dia da F-1 naquela época… mas há quem diga o contrário… por qual razão? resposta: os números, nada além disso…

Conclusão, para os numerólogos, estatísticos, matemáticos. VIUVAS etc… o SENNA sempre será o melhor ….

Ainda bem que eu não sou desse ramo, portanto, na minha singela opinião o PIQUET foi melhor….

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Continuo achando estranho … por que os fãs do Schumacher se incomodam tanto com as performances de Senna ? Schumacher é um grande piloto, e merece elogios sim. Mas muita gente acha Senna melhor. Qual é o problema disso ? Tudo é uma questão de entender o que cada um considera relevante para entender um piloto como o melhor … regularidade, talento natural, ultrapassagens, defesa de posição, poles, estratégias, … cada um tem lá sua idéia …. e quando se faz essa pergunta para as pessoas, cada uma delas puxa instantaneamente na memória, faz sua rápida avaliação, e profere sua opinião. Simples, não ?
Até agora as pesquisas entre aficcionados e profissionais da área automobilística indicam Senna levando vantagem …. qual o problema disso ?
A maioria dos consultados deve estar achando que os números do alemão ainda não suplantaram as performances do Senna … e o mundo vai acabar por causa disso ? Espero que não.

SENNA FOR EVER
SENNA FOR EVER
17 anos atrás

Pegando o gancho das ultrapassagens incríveis , lembrando também dos acidentes incríveis, na minha opiniçao o video anexado abaixo é incrível

O pitolo quase atropela o fical que estava na torre de observação de Suzuka

http://the-dakus-site.chez.tiscali.fr/videos/crash_suzuka.jpg

Alexandre Breveglier
Alexandre Breveglier
17 anos atrás

Caro Jr.:

O Alonso disputar uma corrida ombro a ombro (por assim dizer) com o Schumacher, ou mesmo um campeonato não é a mesma coisa dizer que eles são pilotos do mesmo nível. F1 não é decidida só em uma corrida, e a história não será contada por apenas um campeonato. O que vale são anos de trabalho e de serviço mostrado. Senna não seria mito se só tivesse disputado o campeonato de 88 lado a lado com Prost.

Pra isso servem os números. Os dados acumulados ao longo da carreira.

Um time pequeno pode vencer um time grande uma, duas vezes. Até a Austrália já venceu a seleção Brasileira de futebol. Mas não é isso que define quem é a melhor seleção ou o melhor time. São suas conquistas, NÚMEROS acumulados em seus anos de história.

Ao Senna For Ever:

Muito bom você ter respondido. Mas falta RESPONDER meus questionamentos. Você acha que só de fazer uma “carioca” em sexta marcha permitiu que ele andasse quase no mesmo ritmo de uma Williams que era tida como imbatível? Mesmo com o Riccardo Patrese pilotando?

SENNA FOR EVER
SENNA FOR EVER
17 anos atrás

Caro Sérgio,

Realmente estas duas imagens referentes a primeira sem sucesso e a segunda com sucesso, do Piquet passando o Senna são antológicas, e trazem saudades.

Naquela época o carro não perdia o Down Force quando entrava no vácuo do carro da frente, e isso geralmente levava aos dois pilotos a usarem tudo o que sabiam na disputa da entrada da curva.

Existiriam outras, como aquela que o Mansell também passa o Senna , se não me engano no Canadá, onde ambos emparelham rodas com rodas.. muito próximos.. e o Nigel que estavas tentando a um certo tempo passá-lo por estar po dentro efetua a ultrapassagem.

Mas infelizmente com a turbilencia que proporciona a aerodinamica dos carros de hoje, culpa de Mas Mosley ,tudo virou um sonolenta fila indiana.

Passar mesmo só no Barein, afinal naquela reta de tão longa dá até para pousar Boengs he he he

por falar em Barein me lembro daquela espetacular e tentativa “frustada” tentativa do Weber uma certa vêz, quando perdeu totalmente o carro, coisa que o Piquet com toda a sua categoria não errou e ultrapassou bonito naquele instante.

Coisas de campeão

Sergio
Sergio
17 anos atrás

A melhor mensagem até agora foi do Alexandre Breveglier. Cara, Parabéns! Eu até tentei uma análise no comeco, mas a sua sobre a selecao brasileira foi demais! Muito bom. E eu que achava que eramos os melhores no futebol. Agora estou decidido: É Uruguai! Mesmo porque copa no Brasil nem pensar. Nao se consegue organizar nem Panamericano. Depois do fiasco que vai ser esse pan, copa no Brasil só em 50 anos.

Mas um comentário: o Ronaldinho Gaucho só joga aquilo tudo porque tem chuteiras da Nike! Se tivesse que jogar de Kichute, nao era nada!

Sergio
Sergio
17 anos atrás

Sobre a história da 6 marcha:

pra mim, acho todos os caras da F1 ou outras categorias Feras! Eu brinco as vezes de Kart indoor e da pra ver como é f… E olha que é só um Kart de 2CV!

Mas tem os bons pilotos e algums sao melhores que outros, digamos os campeoes em geral, pra nao ter que citar ninguem.

Agora imaginem. Inicio de corrida, quebra o cambio e eu fico só com a 6. O que eu faco? Obvio: paro na porta do hotel e vou dormir.
Mas agora faltam 12 voltas, estou 40s na frente e o cambio comeca a embaralhar. Até minha vó vai tentar terminar a corrida e ver o que dá! Simples. Ai o 2, afoito, roda, o 3 até vai tentar, mas como o companheiro dele foi afoito e rodou o cara resolve ser conservador demais e forca menos que devia. Pronto, o cara que tava em 1 ganha. Nao consegui até agora entender o que tem de super especial nessa corrida!

Sobre a ultrapassagem por fora do Piquet (tentando ajudar as coitadas das viuvas o Sena). Nao foi bem uma ultrapassagem por fora. Na reta ele estava por fora, forcou e consegui fazer a tomada da curva, como estava muito rápido, derrapou bastante, mas consegui controlar o carro. Acho que qualquer campeao de F1 também teria controlado o carro. O problema é que os cara andam no limite, e o limite é na verdade desconhecido. Ai o cara fica naquela: tentar ou nao tentar, ei a questao. O piquet tentou, vui exatamente onde era o limite e deu sorte. O limite poderia nao ser aquele e ele iria visitar a brita. Se fosse conservador, ficava atras.

Sergio
Sergio
17 anos atrás

teve gente que pediu, mas o Gomes já tinha um link para esse video da ultrapassagem do Piquet. Eu peguei de la.

http://video.google.com/videoplay?docid=5217651788340294554&pr=goog-sl

Espero que funcione, se nao funcionar procurem um post do Gomes de 08/02/2006.

SENNA FOR EVER
SENNA FOR EVER
17 anos atrás

Pela declaração e falta de respeito “tradicional” do colega LEBLON, os vídeos já estão surtindo efeito….

SENNA FOR EVER
SENNA FOR EVER
17 anos atrás

Caro Amigo Alexandre,

Peço encarecidamente desculpas pelo post anterior, já levei tanta ofensa aqui que acabeu tomando com você essa atitude erradas, que muitas pessoas que me atacam neste fórum já o fizeram para mim..

È por isso que sempre recoloco os meus posts, porque tem tanto post que é impossível acompanhar uma conversa entre duas pessoas, e aquele seu primeiro Post eu nunca tinha lido, mas procurei li e abaixo estão as minhas réplicas, mais uma vêzpeço desculpas por isso
__________________________________
Muito boa essa sua análise das 12 últimas voltas.

REPLY- Na verdade eu apenas assisti a corrida de novo e anotei os tempos fornecidos pela transmissão da época, já que eu tenho a fita porque não ajudar a tentar exclarecer as coisas com os fatos, afinal é uma prova de 15 anos atrás…
_________________________________________________________
Você só não acha curioso que os tempos de volta tenham melhorado consideravelmente nas últimas voltas, apesar da pista estar ficando escorregadia e seu carro estar piorando a cada volta?

REPLY- Uma vez fui assistir uma prova Kart no kartódromo de Interlagos, foi incrível de repente começou a chover da metade do kartódromo para a esquerda, e a parte direita do Kartódromo , “vendo da arquibancada” a pista estava seca, “coisas de Interlagos correto, mas isto estava acontecendo naquele domingo de 1991.

Voltando a sua questão pelo que se percebe assistindo toda a corrida, a chuva ocorreu forte no início, e depois… mais para frente ela voltou na configuração: parava e voltava em alguns trechos do circuito. Onde os mais perigosos eram no miolo e no final do S do Senna, ‘onde o Mansell rodou

Justamente no miolo do circuito, região esta onde o Senna precisava manter o carro andando e estável para poder atacar as curvas, sem perder embalo, nas voltas finals já sem as marchas necessárias para tracionar adequadamente naquela região.

No miolo e limitava-se a manter o carro estável com a sua notável habilidade, pois já que o Patrese estava perto.

Mas penso eu que ele realmente tirou estes segundos nas voltas finais na “subida” antes da reta dos boxes, “reta dos boxes” e reta oposta, fazendo a tradicional carioca na junção “vide o barulho da debreagem no arquivo 4.mpg” e ia de pé em baixo quando o motor finalmente “abria” do meio da reta para sempre.

Neste ponto o baixo peso de um F1 aliado aquele fantástico Honda V12 ajudou bastante, mesmo na época ele disse que mesmo em sexta entrando no S do Sena, o motor empurrava o carro perigosamente forçando o carro perder o tracado, aquela usina devia ser muito forte mesmo, e o foi.

Que ele teve problemas com sua McLaren no final isso parece óbvio. Mas daí a acreditar que ele terminou só com a sexta marcha rodando quase no mesmo tempo da famosa Williams de outro planeta é um pouco demais.

Não por ser o Patrese pilotando, se o Mansell não tivesse moído o cambio dele faltando 12 voltas para o final, com certeza o teria passado e Senna teria sido o segundo.

Mas o Mansell, em detrimento aos outros pilotos que preferiram não arriscar, pois a prova estava difícil e perigosa. O Mansel, foi para cima do Senna e no S do Senna tentando tirar vantagem, ele rodou.. hoje e é história.

O Mansell também acabou rodando em um certo GPChuvoso da Autrália tentando tirar uma diferença com o Senna. Senna versus Chuva sempre foi sinônimo de uma prova incrível.
Hoje choveu os caras metam o Safety car, e eu cochilo no sofá novamente…
_________________________________________________________________
Isso nos permite levantar essas hipóteses:

É melhor ter só a sexta marcha do que ter a 6° e a 2°.
REPLY- Se eu fosse o piloto desta Mac Laren teria enconstado no primeiro lugar que visse e teria ido para casa.

Tal qual fez o Lauda em Monaco quando o Senna de Tolemam voava baixo naquele dilúvio.. ele parou na porta do hotel que estava hospedado e foi dormir.

Atenção. Este lance do Lauda é fato, verídico ok!!!

É melhor começar a corrida só com a primeira marcha para largar e a sexta para fazer o resto da corrida. A perda de perfomance é compensada por um carro mais leve sem metade do câmbio.

Tem gente que confunde wishful thinking com fato. Escutam o piloto dizer que só tinha a sexta marcha, ouve o barulho do motor soando estranho e já logo deduz que só pode ser verdade. Caso Senna não tivesse contado que só tinha a sexta marcha será que teria sido tão óbvio, para quem visse e ouvisse sua pilotagem, que ele estava sem as outras marchas? Será que o fato de ele ter falado isso não influencia qualquer um que observe a corrida a procurar por evidências disso?
Lembre que um grande piloto brasileiro foi o primeiro a dizer que a coisa não pode ter acontecido desse jeito.
Repito: é visível que ele teve problemas com o carro no final, mas é mais bonito acreditar na história do piloto de ter terminado praticamente sem câmbio do que encarar isso realisticamente.

REPLY- Foi por isso que eu perdi 20 minutos de meu descanso em casa para postar os vídeos, tentar debater esta extratégia incrível e que gerou a vitória naquele domingo conturbado..

Jr
Jr
17 anos atrás

Caros colegas,

Os números às vezes podem ser relativos quanto a essa discussão de quem foi o melhor… todos estão cansados de saber que para ser campeão de F-1, além de talento, um piloto precisa estar na equipe certa, no momento certo… Senão, vejamos:

P. ex. vamos citar o Alonso, que já tem um título mundial e caminha a passos largos para o segundo…

Quem acompanha a F-1 atualmente sabe que o espanhol, em termos de pilotagem, é tão bom quanto o Schumacher, aliás, os dois tem características muito parecidas…

Entretanto, se, por força do destino, nos anos vindouros o Alonso não tiver carros tão competitivos e encerrar sua carreira com 3 ou 4 títulos mundiais… com certeza ninguém vai dizer que o Espanhol foi tão competitivo na pista quanto o alemão… pq? pq os números do tedesco serão superiores….

Ué, quem acompanhou os dois pilotando juntos não viram que o espanhol estava no mesmo nível do alemão? (na minha opinião, atualmente até está num nível acima) Então pq o Schumi seria melhor? A reposta será: os números, nada além disso…

Outro ex., o Senna e o Prost foram contemporâneos, disputaram títulos e tudo mais… nos números o francês leva vantagem… mas quem acompanhou os dois na pista, sabe – ou deveria saber – que o brasileiro foi superior…. questão essa, que é quase unânime entre as pessoas que acompanhavam o dia-a-dia da F-1 naquela época… mas há quem diga o contrário… por qual razão? resposta: os números, nada além disso…

Conclusão, para os numerólogos, estatísticos, matemáticos etc… o Schumacher sempre será o melhor….

Ainda bem que eu não sou desse ramo, portanto, na minha singela opinião o Senna foi melhor….

P Leblon
P Leblon
17 anos atrás

Viuvinha 4 ever
Tu é muito pentelho, cara. Te manca.

SENNA FOR EVER
SENNA FOR EVER
17 anos atrás

Amigo Alexandre,

Acho que perder 20 minutos para filmar 5 sets, transferia via ESB para meu Pc e postar os arquivos em algum lugar, só para para expor uma tese, em minha casa em meu horário de descanso, não significa que eu não trabalhe, e trabalho muito para ganhar meu sustento de de minha família.

Apenas sou um apaixonado por F1, tal qual vc… espero……..

Explicação.. ainda precisa explicar meu amigo!! assista o vídeo e veja
no arquiv 1.mpg, você vêr Senna trocando de marcha 50 metros antes de entrar na segunda curva do miolo, e no arquivo 2.mpg, ele faz a mesma curva com as duas mãos no volante.

Coloquei os vídeos para não ter que explicar o óbvio , e assim não ficar colando posts seguidos.

Peço desculpas a todos pelos post, me desculpo pois pelo que parece “sou o único a fazer isso aqui”

valeu

Samuel
Samuel
17 anos atrás

Evaristo, se levarmos em conta os pódios ou zona de pontuação, como eu já escrevi abaixo, os resultados serão semelhantes!

Alexandre Breveglier
Alexandre Breveglier
17 anos atrás

O Senna for Ever tem tempo para fazer vídeos de velhas fitas VHS e postá-los. Tem tempo de repetir ad infinitum (e ad nauseum) seus próprios posts mas ainda não teve tempo de responder meus simples questionamentos sobre essas 12 voltas mágicas, como ele parece achar.

Continuamos no aguardo.

SENNA FOR EVER
SENNA FOR EVER
17 anos atrás

Eduardo

Você citou Goebels, justamente tentar provar aqui no fórum que eu estava tentando impor uma mentira, repetindo a referida várias vezes, paera que assim ela se tornasse uma verdade não foi assim que disse??.

Vc escreveu isso logo após ter colocado o meu post com os relatos referentes aos tempos acontecimentos das 12 ultimas voltas de Interlagos 1991.

Reitero que este post não foi colocado para comparar e sim defender Senna, afinal muita gente estava utilizando a mesma citação de Goebels, talves estas pessoas sonha que fazendo isso.. num futoro longinquo, ao senna seja atribuida a mesma qualidade e habilidade de pilotos do Cecotto e outros motiristas de taxi..

Vocês me citam como viúva do Senna, mas ao meu ver dão toda a prova de serem as mais ferrenhas ESPOSAS DE SCHUMAQUER que já vi todos este anos.

Digo isto porque ficou muito esquisito ver 3 caras tão certos de suas opiniões para o gp de 1991,

Virou vossa bandeira de luta.. e…de repente…. estão “fingindo de morto”… é muito comico vivenciar atitudes assim…

Pergunto.. e aí cumpradre??? vai assistir a por… do vídeo e ratificar sua tese ou não vai ?? está todo mundo esperando

LG e ao Evaristo aproveitem e façam o mesmo..

Para a raiva de voces vou anexar DE NOVO!!! os links. “adoro o meu trabalho”……..

Senna Interlagos 8 voltas para o fim com cambio (trocas de marchas nos segundos 06 e 15 – http://www.geocities.com/beco2imola/1.mpg

Senna Interlagos 5 voltas para o fim – http://www.geocities.com/beco2imola/1.mpg

Senna Interlagos 3 voltas para o fim “ruido da debreagem do Honda V12 no miolo e junção” – http://www.geocities.com/beco2imola/3.mpg

1_2 Senna Interlagos_2 voltas para o fim “fim da reta oposta sem cambio” – http://www.geocities.com/beco2imola/4.mpg

2_2 Senna Interlagos 2 voltas para o fim “lago e miolo sem cambio” – http://www.geocities.com/beco2imola/5.mpg

Eduardo - SP
Eduardo - SP
17 anos atrás

Não sacaneia João Kleber. Esta ultrpassagem é o calcanhar de aquiles da viuvada … é uma bronca sem razão afinal como eles acham que ele era o melhor piloto da f1 não podia ficar de fora da melhor ultrapassagem também.

Fernando Feu
Fernando Feu
17 anos atrás

Silvania Silva

O próximo da lista é o Enrico Bertaglia. Mas vou colocar os votados na lista de espera, rs

SAMSUNG
SAMSUNG
17 anos atrás

Caro Luiz Fernando, é claro que este levantamento é uma brincadeira. Eu estava apenas mostrando como se pode olhar números por pontos de vistas diferentes e tirar conclusões da mesma forma e as vezes completamente opostas. Acho que este post vai chegar nas 500 mensagens.

João Kleber
João Kleber
17 anos atrás

Valeu Senna for ever. Estes seus vídeos não estão com muita qualidade mas vai calar a boca deste pessoal. Você como fã deve ter muitos vídeos do Senna, este é de 91 não é ? Será que você teria e se fosse possível colocar pra gente aquela corrida sensacional do Senna na Hungria em 86 com aquela espetacular ultrapassagem que ele levou do Piquet por fora no final da reta? Foi a mais fantastica ultrapassagem que um piloto já levou em condições adversas …

Abraços

EVARISTO
EVARISTO
17 anos atrás

O SAMUEL DIZ QUE O LEVANTAMENTO DO SAMSUNG NÃO TEM LÓGICA, MAS E O DELE TEM ? COMPARAR APENAS O NÚMERO DE VITÓRIAS E DESCONTAR O QUE ELE ACHA QUE TEM QUE DESCONTAR E NÃO LEVAR EM CONTA OS SEGUNDOS, TERCEIROS, ETC … É MUITA FORÇAÇÃO DE BARRA PARA JUSTIFICAR QUE O SENNA É O MELHOR PILOTO.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

É ridículo mesmo … só o diretor Joel Schumacher tem 2.180.000 respostas … mas serviu para divertir a galera … e agradeço aos videos disponibilizados abaixo … muito bom mesmo !

SENNA FOR EVER
SENNA FOR EVER
17 anos atrás

Interlagos 1991

Senna Interlagos 8 voltas para o fim com cambio (trocas de marchas nos segundos 06 e 15) – http://www.geocities.com/beco2imola/1.mpg

Senna Interlagos 5 voltas para o fim – http://www.geocities.com/beco2imola/1.mpg

Senna Interlagos 3 voltas para o fim “ruido da debreagem do Honda V12 no miolo e junção” – http://www.geocities.com/beco2imola/3.mpg

1_2 Senna Interlagos_2 voltas para o fim “fim da reta oposta sem cambio” – http://www.geocities.com/beco2imola/4.mpg

2_2 Senna Interlagos 2 voltas para o fim “lago e miolo sem cambio” – http://www.geocities.com/beco2imola/5.mpg

LG (agora e moda)
LG (agora e moda)
17 anos atrás

O senna for ever quer bater o record de mensagens nos post do blig. Ate agora ele não respondeu a mensagem do Alexandre Breveglier. Deve ser falta de argumentos. Tomara que ele não cite fatos históricos depois do fora que ele deu sobre o “leninismo” …

EVARISTO
EVARISTO
17 anos atrás

O SENNA FOR EVE QUER CONSEGUIR O TITULO DE VIUVA MOR.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
17 anos atrás

Poxa Senna para sempre, não tem como postar apenas uma vez ? Isso tudo é pra ver se a gente engole esta conversa fiada da sexta marcha !!!

SAMSUNG
SAMSUNG
17 anos atrás

Samuel, eu tinha certeza que você ia fazer isso … Eu postei este levantamento apenas de gozação. É lógico que é uma brincadeira e eu afirmo isso no post, é apenas para mostrar como um “estudo” envolvendo aspectos subjetivos pode provar absurdos. Eu fiz o levantamento usando o sobrenome pelo qual Senna e Schumacher são mais conhecidos. Se fizermos a busca com o primeiro nome Airton tem apenas 933.000 contra 1.300.000.000 de MIchael … Se usarmos o primeiro nome do espanhol ele vai ter 109.000.000 páginas e ai já perde para o alemão. O que achei interessante é o fato de Senna ficar sempre em terceiro, que é a real posição dele nas estatisticas da F-1.

Não se aborreça ok, mas uma coisa meu levantamento tem em comum com o seu, ambos não merecem nenhum crédito …

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

É ridículo mesmo … rs .. só o diretor JOEL SCHUMACHER tem 2.160.000 respostas … rs …

Abraços,

Luiz Fernando

Eduardo - SP
Eduardo - SP
17 anos atrás

Senna for ever sinto muito mas você esta errado no comentário. Foi Goebles que criou este conceito. Nunca ouvi falar que Lenin tivesse feito isso. Pare de ficar vendo este vídeo do Senna e leia um pouco de história mané. Viuva é uma m….

Samuel
Samuel
17 anos atrás

Esse sim é um levantamento ridículo. Vamos seguir a lógica do Samsung na busca do Google:
Alonso 37,5 milhões (contra 33,7 mi do Schumacher).
Não é preciso falar mais nada!

SENNA FOR EVER image
SENNA FOR EVER image
17 anos atrás

Acho quetodos já lemos a respeito

Inclusive nós estamos rindo muto e se divertido bastante com isso.

E…VOLTANDO AO ASSUNTO…

O DILEMA DA SEXTA MARCHA!!!!!!!

Assistam e façam as suas apostas he he he!!

Senna Interlagos 8 voltas para o fim com cambio (trocas de marchas nos segundos 06 e 15 – http://www.geocities.com/beco2imola/1.mpg

Senna Interlagos 5 voltas para o fim – http://www.geocities.com/beco2imola/1.mpg

Senna Interlagos 3 voltas para o fim “ruido da debreagem do Honda V12 no miolo e junção” – http://www.geocities.com/beco2imola/3.mpg

1_2 Senna Interlagos_2 voltas para o fim “fim da reta oposta sem cambio” – http://www.geocities.com/beco2imola/4.mpg

2_2 Senna Interlagos 2 voltas para o fim “lago e miolo sem cambio” – http://www.geocities.com/beco2imola/5.mpg

Tirem suas conclusões, é uma pena que a Fia não disponibilizou mais imagens com a câmera on board, seria o video tape das 12 voltas mais incríveis que um piloto deu em condições adversas…

Um bom divertimento aos fãs e aos incrédulos………

enviado por: SENNA FOR EVER IMAGE

Voltando ao autombilismo que é o que me interessa…

Caros amigos de fórum, mesmo tendo apenas uma velha câmera fotográfica Sony Mavica de 1.4 megapixels, tentei caprichar o ao máximo para capturar alguns sets das imagens desta prova que possuo, coloquei a câmera em frente de minha a TV no escuro e mandei ver.

Resultado abaixo estão os links das imagens referente as tomadas da camera on Board, quando o Airton passava pelo miolo no final da prova de Interlagos 1991, que ele venceu inclusive sem trocar pneus, já que manteve seu pneu slick mesmo durante a chuva que ia e voltava, coisas de |Interlagos não é??/

Capturei também quando ele entrava nas duas curvas, antes subida do lago, saindo da reta oposta “babando na gravata”, e…sem troca de marchas também, pura loucura??? Puro talento!!!!.. Airton Senna claro….

A qualidade da imagem não é boa afinal esta fita de vídeo cassete só tem15 aninhos Hi Hi Hi!! (1991).

Entretanto dá para ver como base comparativa uma passagem ainda cambiando um pouco e as demais tomadas sem as trocas de marcha nas mesmas regiões para avaliação de todos.

Ah!!!a e também uma das varias debreagens “Cariocas” que ele “ministrou no miolo e junção para fugir do Patrese, então 4 seguns dos atrás dele faltando 3 voltas do final. Divirtam se…

Os links das imagens estão no próximo tópico