Olhos para o Leste
SÃO PAULO (Cortina de Ferro, Aço e Alumínio) – Há tempos que estou para colocar aqui o link que o Pandini, do GPTotal, me enviou meses atrás. É um site sobre automóveis e automobilismo na antiga União Soviética e em países comunistas.
Um passeio delicioso. A área sobre corridas na URSS é um espetáculo. Durante anos o Leste teve, sim, competições de carros sobre as quais nós, no Ocidente, não tínhamos a mais remota notícia.
Havia até uma F-1 soviética! E monopostos com motor de Lada, como esse aí embaixo. Vale a pena perder um tempinho no site. As histórias são uma maravilha, e as fotos dos carros, fabulosas.
Legal o site…achei atraves de uma pesquisa no google….estava procurano algo sobre selos da uniao sovietica.
o mais legal é que eles fizeram uma série de carros de recorde quase iguais ao Carcará.
Ei, e a sua corrida no sábado, como foi? Eu ganhei a minha
Sabe que até que o desenho do carro da foto é bonitinho….gostei.
O mais incrivel para mim, é como êles tentavam fazer grandes quebras de recordes com tão poucos recursos tecnológicos, usando motores de carros, motos e até de caminhões de produção.
É louvavel e digno de nota tudo isso, mas eu não posso deixar de observar a grande aflição e pressão a que eram submetidos todos os pilotos, mecânicos e engenheiros envolvidos nisso pois, estavam a serviço do mais cruel e desumano regime político da história humana, mais até que o nazista, e tudo isso que faziam, era para provar ao ocidente a sua pseudo superioridade comunista.
Vá de retro satanáz, cairam de podre e se Deus quiser, para sempre.
Talvêz a única alegria que êles tinham era acelerar aqueles carros com motores DKW de motos.
Bons carros para fazer um campeonato de DESCIDA DE MONTANHA….pelas encostas !
FG ! Acho que nestes a Deka-Taxi dá pau !
Muito menos comum, as explicações que a Globo tenta encontrar para não dizer: “Rubinho, vai dormir!”. Melhor disso tudo, sem dúvida, foi ver a nave espacial com o brasileiro dentro acoplando lá na %!@$&@#que %!@$&@#com não sei que outra nhaca e … NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO!!!!
Bem amigos da Rede Globo… voltamos, agora em definitivo, para acompanhar aqui, junto com você, em toooooodas as suas emoções, o astronauta brasileiro acomplando no espaço. (Quem não sabe do que se trata pensa que ele vai narrar um filme porno).
Momentos que seriam inesqueciveis:
– Opa! Encostou! Mexeu a nave! Agora chegou a hora!
– Que orgulho que dá… um brasileiro… um momento da história, importantissimo pro Brasil…e vamos pra Melbourne! Olha o Button lá!
– A imagem de fundo me parece ser da Terra… Olha a terra lá, Reginaldo!
– Reginaldo, quanto tem de combustivel essa nave pra chegar até lá sem ter que fazer outra parada?
– Burti, você que conhece, me diga uma coisa: Esse motor que usa a NASA, tem quantos cavalos?
– E lá vem o Brasileiro! Acelera Astronaaaauta! Contorna a chicane da saída da nave, na ponta dos dedos, a gravidade é zero, tem que ter cuidado…
– Alo Galvão?
– Fala, Mauro Naves…
– Estou aqui tentando uma exclusiva mas está dificil, ele nãio quer falar com a Globo agora…
– É uma arrogancia esse astronauta. Chega onde chegou a se recusa a falar… Tá cheio de manha o rapaz…
– Então vamos voltar pra Melbourne! Lá vem o Rubinho! É volta boa, tem que cravar pra se classificar entre os 16 (veja bem, os 16)…
– Isso Rubinho! Tá com a faca entre os dentes… (Porque não engole ela?)
– Sai da frente, Ide! Sai! Sai! Sai!
– Rubens está fora… e é um absurdo o que este japones fez com ele!!! Voltamos pra Via Lactea, onde outro brasileiro está indo pro espaço…
Já li um bocado sobre estas corridas na União Soviética… Me parece que a Estônia tinha uma equipe super vitoriosa.
Com relação aos F1 Russos, vai uma listinha:
1967 – Khadi-8: Estilo “streamlined”, projetado por Kharkov. Vladimir Kapsheyev estabeleceu o recorde soviético dos 500m, na classe de 5000cc, alcançando 96,5 km/h
1971/1972: Khadi-10: Uma versão atualizada do Khadi-8, mas com um motord e 250hp (contrário dos DFV de 500hp, difundidos na época).
1973: Madi-01: Modelo inspirado no Lotus 72, projetado por S. Gess-de-Kalve. Motor de 2998cc GAZ, baseado no Volga, Pesava 736kg, e só atingia velocidade máxima de 204 km/h. Sem sucesso.
Com um motor Lada, esse bixo deve chegar fácil a 80, 120km/h. Um máquina voadora (fora a fumaça).
Cara… tem até um MIG de F-1600 russa. E os carros são legais
Tenho amigos militantes do PCdoB e de alguns mocimentos “revolucionários” que ficarão mordidos qdo souberem deste site. no mínimo dirão o seguinte: “isto foi plantado pela CIA para tentar descreditar o comunismo”
Parece um Polar de Fórmula Super Vê de 76..eu li a reportagem e é incrível mesmo..quem acha que o mundo termina em Interlagos devia ver também..