Paixãozinha recente
SÃO PAULO (nasceu aqui) – Ando arrastando asa para uma nova paixãozinha, a BMV. Brasília Muito Velha. Nossa, que nova, essa.
Carrinho bacana, projeto nacional, e quer saber? Bonito. Um bonito VW. Tem histórias bacanas de Brasas neste site aqui, como essa foto abaixo, de um anúncio do carro nas… Filipinas!
Mas é no Best Cars que se encontra o relato mais completo sobre a trajetória desta pequena perua.
Aliás, por que perua?
Tenho uma impecável, 2 carburadores, toda original, ano 80 ..
Minha paixãozinha…
No manual do proprietário da minha Brasili,ano 80, o termo usado é “O Brasilia”. No manual tem uma frase que consta:
“cuide bem do SEU BRASILIA que êle só lhe trará satisfação..”
Aproveitando o ensejo, gostaria de perguntar se alguem ouviu falar que quando foi projetada a Brasilia, ela teria tração dianteira. Chegaram a fazer dois protótipos para testes, porem por algum motivo, resolveram fazer tração trazeira.
Isso foi dito num site que tratava de assunto sobre a perua Brasília. Alguem já ouviu alguma coisa sobre esta questão?
Gostaria de saber sobre isso.
Esta história de dizer que Brasilia com 2 carburadore não presta é conversa. Tenho uma ano 80, conservadíssima, toda original, nunca tive problema com regulagem de carburadores.A “tramela” que articula os dois braços, como tambem as articulações se estiverem justas, sem desgaste não tem o que incomodar, obedecem muito bem a regulagem. Geralmente nunca é feito manutenção, andam até cair os pedaços, depois é fácil dizer que o sistema não é eficiente.Tudo é manutenção bem feita..
tenho uma linda brasilia ano 81 pena que nâo esta original de fabrica passaram para gasolina; se encontrar uma mesmo com os documentos enrolado eu compro sò para tirar peças origenais do carburador e montar a minha,
Meu chegou em casa em certa ocasião com a Brasilia Bege pegando fogo, coitado da vizinhança que acabaram com os estoques de extintores, realmente era uma brasa…
bom, mtas pessoas chamam esse carro de perua pq ficou conhecido como A Brasília…..e não O Brasília…….ninguém chamaria O Perua Brasília…….e sim A Perua Brasília………imagino ser isso q fez pegar o nome de perua….
Nao entendo como podem parar de fazer a Brasilia e continuar com o fusca por muitos anos depois.
Na verdade nao entendo porque pararam de fazer…
O VW Brasilia foi um projeto dos designers brasileiros Márcio Piancastelli, José Vicente Martins (esses dois também criadores do SP-2) e George Yamashita Oba, a pedido do então presidente da VW/Brasil, o alemão Rudolf Leiding.
A Brasilia de 4 portas teve iniciada sua produção em 1974, somente para exportação. Foi oferecida ao mercado nacional a partir de 78, mas não caiu no gosto popular. Outra versão extremamente interessante: em 1975 foram fabricados três ou quatro protótipos com motor dianteiro 1.6 do Passat e tração dianteira, com mudanças substanciais de estilo; suspensão Mcpherson. Infelizmente essa versão não passou de testes e foi engolida pelo Projeto BX, que criou a familia Gol
Tinha Brasília 4 portas aqui sim, minha mãe tinha uma.
Por que não lançaram essa 4 portas aqui?
Era um carrinho bem legal na época, sonho de consumo da rapaziada, e até que é bonitinha.
Fravio Goma, vi em uma reportagem sobre um cara em Curitiba (se não me engano), que tem uma com menos de 10 mil KM originais!!! Vai lá!!! Gosto de BMV, mas sou muito mais uma KOMBI vidro partido duas cores!!!
Só não concordo com a propaganda, que diz: “A product of German engineering and technology”. A tecnologia pode até ser alemã, mas a engenharia é brasileira!!!
Rapaz, tenho umas boas histórias de BMV.
Numa delas quase matei a minha mãe e minha prima. Botei fogo na Brasa. O carro parou na Fernão Dias, perto de Mairiporã, com defeito na bonba de gasolina. Um amigo que estava junto deu a brilhante idéia…”vamos pegar uma garrafa vazia de Coca-cola e encher de gasolina….eu seguro no alto, sentado na banco de trás….a gasolina desce por gravidade, como nas motos.”
Até que estava dando certo, mas ao pegar uma subida na estrada vazou gasolina do caninho que vem do tanque em cima do motor quente……foi um fogaréu dentro do carro….quando parei não tinha mais ninguém dentro….só eu. Meu amigo pulou fora com a garrafa de gasolina…minha mãe e minha prima correram como nunca.
Fui tentar apagar o e…..o extintor não funcionou (quebrou o gatilho)…..tive que esperar alguém parar e me ajudar. Reboquei até um posto e no dia seguinte….com apenas alguns metros de fio refizemos as ligações e trouxemos a BMV andando…….agora até parece engraçado hehe.
meu pai teve uma… até hoje lembro da placa UL-3041. e olha que ainda não decorei a placa do carro que comprei em dezembro passado (ainda confundo com a do que tinha antes)…
Foi o primeiro carro zero que ele comprou. uma azul marinho a álcool – 81… era um sofrimento pra achar posto que tivesse álcool.
ah que saudades….
Não, não! Quero saber não por que a Brasilia foi classificada como perua (isso eu li, para pagar menos imposto). Quero saber de onde é que veio essa expressão “perua” para feminino de carro…
Se observarmos bem, todos os carros de hoje possuem o conceito estético e ergonômico da Brasília, 33 anos depois.
Bah, Brasília ninguém merece… em plena Av. Brasil pegou fogo, quase matou o meu pai. Pelo menos, é resistente.
Ela era chamada perua pra poder receber incentivos fiscais, já que perua naquela época era utilitário e este veículo tem algumas vantagens tributárias.
Ano de novidades, com a Brasilia que tinha um espaço interno de parque de diversões comparados com o fusca..com seu assento traseiro meio inclinado..muito legal..e ainda o Chevette com seu volante torto,pedaleira pendurada e uma embreagem muito particular que fazia o carro saltar com um sapo na saída..
Eis o carro que aprendi a dirigir e um tempo depois capotar duas vezes dando cavilinho de pau com pizza voando para todos os lados pois tinha ido pegar pizza para o meu pai, se alguém falar mau do carro do meu avó vai dar briga heim. Era linda, Brasilia com um autofalantes de 12″ e com adivisvos da K&K, FICO, Twins, Lighting Bolt, Soft Machine…. esteve na família por 12 anos.
Valeu Flavio pelas boas lembranças.
Flávio,
Pelo amor de Deus, paixão por Brasília é demais (rsrs). Aquela dupla carburação era horrível para regular. Pergunte aos mecânicos.
Tente uma paixão pelo Del Rey, um antigão de respeito!
EU TAMBEM TENHO PAIXAO POR VW BRASILIA NAO É ATOA QUE TENHO TRES BRASILIAS E LOGO CHEGARA A QUARTA