Paixãozinha recente

SÃO PAULO (nasceu aqui) – Ando arrastando asa para uma nova paixãozinha, a BMV. Brasília Muito Velha. Nossa, que nova, essa.

Carrinho bacana, projeto nacional, e quer saber? Bonito. Um bonito VW. Tem histórias bacanas de Brasas neste site aqui, como essa foto abaixo, de um anúncio do carro nas… Filipinas!

Mas é no Best Cars que se encontra o relato mais completo sobre a trajetória desta pequena perua.

Aliás, por que perua?

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
PAULO ROBERTO
PAULO ROBERTO
13 anos atrás

Tenho uma impecável, 2 carburadores, toda original, ano 80 ..
Minha paixãozinha…

Paulo Roberto
Paulo Roberto
14 anos atrás

No manual do proprietário da minha Brasili,ano 80, o termo usado é “O Brasilia”. No manual tem uma frase que consta:

“cuide bem do SEU BRASILIA que êle só lhe trará satisfação..”
Aproveitando o ensejo, gostaria de perguntar se alguem ouviu falar que quando foi projetada a Brasilia, ela teria tração dianteira. Chegaram a fazer dois protótipos para testes, porem por algum motivo, resolveram fazer tração trazeira.
Isso foi dito num site que tratava de assunto sobre a perua Brasília. Alguem já ouviu alguma coisa sobre esta questão?
Gostaria de saber sobre isso.

Paulo Roberto
Paulo Roberto
14 anos atrás

Esta história de dizer que Brasilia com 2 carburadore não presta é conversa. Tenho uma ano 80, conservadíssima, toda original, nunca tive problema com regulagem de carburadores.A “tramela” que articula os dois braços, como tambem as articulações se estiverem justas, sem desgaste não tem o que incomodar, obedecem muito bem a regulagem. Geralmente nunca é feito manutenção, andam até cair os pedaços, depois é fácil dizer que o sistema não é eficiente.Tudo é manutenção bem feita..

florentino alves
florentino alves
14 anos atrás

tenho uma linda brasilia ano 81 pena que nâo esta original de fabrica passaram para gasolina; se encontrar uma mesmo com os documentos enrolado eu compro sò para tirar peças origenais do carburador e montar a minha,

Ronaldo Dudczak
Ronaldo Dudczak
17 anos atrás

Meu chegou em casa em certa ocasião com a Brasilia Bege pegando fogo, coitado da vizinhança que acabaram com os estoques de extintores, realmente era uma brasa…

bruno mantovani
bruno mantovani
17 anos atrás

bom, mtas pessoas chamam esse carro de perua pq ficou conhecido como A Brasília…..e não O Brasília…….ninguém chamaria O Perua Brasília…….e sim A Perua Brasília………imagino ser isso q fez pegar o nome de perua….

Sidney Kuhin
Sidney Kuhin
17 anos atrás

Nao entendo como podem parar de fazer a Brasilia e continuar com o fusca por muitos anos depois.
Na verdade nao entendo porque pararam de fazer…

jolofi@gmail.com
17 anos atrás

O VW Brasilia foi um projeto dos designers brasileiros Márcio Piancastelli, José Vicente Martins (esses dois também criadores do SP-2) e George Yamashita Oba, a pedido do então presidente da VW/Brasil, o alemão Rudolf Leiding.
A Brasilia de 4 portas teve iniciada sua produção em 1974, somente para exportação. Foi oferecida ao mercado nacional a partir de 78, mas não caiu no gosto popular. Outra versão extremamente interessante: em 1975 foram fabricados três ou quatro protótipos com motor dianteiro 1.6 do Passat e tração dianteira, com mudanças substanciais de estilo; suspensão Mcpherson. Infelizmente essa versão não passou de testes e foi engolida pelo Projeto BX, que criou a familia Gol

Mitsui
Mitsui
17 anos atrás

Tinha Brasília 4 portas aqui sim, minha mãe tinha uma.

Daniel Carlos Nava
Daniel Carlos Nava
17 anos atrás

Por que não lançaram essa 4 portas aqui?

Silvânia Silvia
Silvânia Silvia
17 anos atrás

Era um carrinho bem legal na época, sonho de consumo da rapaziada, e até que é bonitinha.

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
17 anos atrás

Fravio Goma, vi em uma reportagem sobre um cara em Curitiba (se não me engano), que tem uma com menos de 10 mil KM originais!!! Vai lá!!! Gosto de BMV, mas sou muito mais uma KOMBI vidro partido duas cores!!!

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Só não concordo com a propaganda, que diz: “A product of German engineering and technology”. A tecnologia pode até ser alemã, mas a engenharia é brasileira!!!

José Luiz
José Luiz
17 anos atrás

Rapaz, tenho umas boas histórias de BMV.
Numa delas quase matei a minha mãe e minha prima. Botei fogo na Brasa. O carro parou na Fernão Dias, perto de Mairiporã, com defeito na bonba de gasolina. Um amigo que estava junto deu a brilhante idéia…”vamos pegar uma garrafa vazia de Coca-cola e encher de gasolina….eu seguro no alto, sentado na banco de trás….a gasolina desce por gravidade, como nas motos.”
Até que estava dando certo, mas ao pegar uma subida na estrada vazou gasolina do caninho que vem do tanque em cima do motor quente……foi um fogaréu dentro do carro….quando parei não tinha mais ninguém dentro….só eu. Meu amigo pulou fora com a garrafa de gasolina…minha mãe e minha prima correram como nunca.
Fui tentar apagar o e…..o extintor não funcionou (quebrou o gatilho)…..tive que esperar alguém parar e me ajudar. Reboquei até um posto e no dia seguinte….com apenas alguns metros de fio refizemos as ligações e trouxemos a BMV andando…….agora até parece engraçado hehe.

Máximo
Máximo
17 anos atrás

meu pai teve uma… até hoje lembro da placa UL-3041. e olha que ainda não decorei a placa do carro que comprei em dezembro passado (ainda confundo com a do que tinha antes)…

Foi o primeiro carro zero que ele comprou. uma azul marinho a álcool – 81… era um sofrimento pra achar posto que tivesse álcool.

ah que saudades….

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Não, não! Quero saber não por que a Brasilia foi classificada como perua (isso eu li, para pagar menos imposto). Quero saber de onde é que veio essa expressão “perua” para feminino de carro…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Se observarmos bem, todos os carros de hoje possuem o conceito estético e ergonômico da Brasília, 33 anos depois.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Bah, Brasília ninguém merece… em plena Av. Brasil pegou fogo, quase matou o meu pai. Pelo menos, é resistente.

valmir chicarolli
valmir chicarolli
17 anos atrás

Ela era chamada perua pra poder receber incentivos fiscais, já que perua naquela época era utilitário e este veículo tem algumas vantagens tributárias.

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Ano de novidades, com a Brasilia que tinha um espaço interno de parque de diversões comparados com o fusca..com seu assento traseiro meio inclinado..muito legal..e ainda o Chevette com seu volante torto,pedaleira pendurada e uma embreagem muito particular que fazia o carro saltar com um sapo na saída..

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Eis o carro que aprendi a dirigir e um tempo depois capotar duas vezes dando cavilinho de pau com pizza voando para todos os lados pois tinha ido pegar pizza para o meu pai, se alguém falar mau do carro do meu avó vai dar briga heim. Era linda, Brasilia com um autofalantes de 12″ e com adivisvos da K&K, FICO, Twins, Lighting Bolt, Soft Machine…. esteve na família por 12 anos.

Valeu Flavio pelas boas lembranças.

Arrais
Arrais
17 anos atrás

Flávio,

Pelo amor de Deus, paixão por Brasília é demais (rsrs). Aquela dupla carburação era horrível para regular. Pergunte aos mecânicos.
Tente uma paixão pelo Del Rey, um antigão de respeito!

RICARDO
RICARDO
Reply to  Arrais
14 anos atrás

EU TAMBEM TENHO PAIXAO POR VW BRASILIA NAO É ATOA QUE TENHO TRES BRASILIAS E LOGO CHEGARA A QUARTA