Pequenos brinquedos – VI

SÃO PAULO (Verde Caruá, esse é o nome da cor) – Agora, a cereja do bolo vemagueiro. Esse aí é 1958. Foi o primeiro carro feito pela Vemag, que até 57 só fazia a peruinha. E foi o primeiro a chegar à cidade de Caxias do Sul. Encontrei no ano passado. Estava pintado de azul, faltava a grade (comprei na Alemanha) e o resto estava ok. Fiz algumas coisas de mecânica, mas nada excepcional.

O que é excepcional é a originalidade: painel em alemão (naquele ano, o carro vinha desmontado, praticamente), número do motor batendo com o da placa de identificação, interior em mármore original, rádio, relógio que funciona…

Desmontei, mandei pintar, cromar todos os frisos, pintar as rodas. Achei a cor original sob o rádio, no painel. As calotas, encontrei nos EUA. Estão sendo duplicadas.

O motor é 900 cc e a primeira marcha é seca. É uma delícia de andar. E como eu sempre digo, quatro argolas são sempre quatro argolas…

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
wilson awdrade
wilson awdrade
13 anos atrás

Gostaria de saber como se faz pra entrar neste lugar, estive este fim de semana lá(19.09.2010) e tava tudo fechado, um transeunte disse que so poderia ser visitado atraves um site, e que a pessoas se chamaria “junior”(nao ajudou muito). Pode me ajudar?Ob rigado

murilol
14 anos atrás

Me esqueci,Parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

murilol
14 anos atrás

Essa é outra das minhas paixões,tive um Belcar Rio a vintes anos passados,deixou saudades.

marcelo
marcelo
15 anos atrás

tenho um studebaker commander 1949 em faze de acabamento, esta faltando vidros,borrachas, parte da grade… quem puder me ajudar favor me enviar e-mail.parabens pelas raridades.

paulo kretly
paulo kretly
15 anos atrás

pessoal,

acabei de adquirir um DKW Pracinha 65, está inteira mas precisa dar uma boa geral, poderiam me informar que é o melhor mecânico de DKW em São Paulo?

grato,

Paulo

Carlos Chagas
Carlos Chagas
17 anos atrás

Caro Flavio Gomes,
Sempre leio seus artigos e acho muito bons, especialmente os que tratam dos nossos antigos. Estou restaurando uma DKW Pracinha 1965 e estou com dificuldades de achar a cor correta da epoca, gostaria de saber se você pode me dar uma dica de como conseguir esse código, pois, a minha está em fase de funilaria e pintura.
Abraço
Carlos Chagas

marco maranzano
marco maranzano
Reply to  Carlos Chagas
13 anos atrás

Meu amigo estou com a mesma dificuldade sua, ou seja não acho a cor original para pintar a dkw pracinha 1965, estou querendo pintar na tonalidade azul clara. Socorro

Franco - FLN
Franco - FLN
17 anos atrás

Lindão…parabéns. %!$&#é ter um carro com placa começando por “I”. Aqui na região dá até arrepios. Essas placas deviam ser confinadas lá na “Gaúnchia” junto com as cúias e térmicas…heheheh

Fabio Fabuloso
Fabio Fabuloso
17 anos atrás

E não é que a grade é parecida com os 4 argolas atuais? Tá lindão o bichinho.

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Esse aí deve ser a cereja do bolo.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Das Kleine Wunder – a pequena maravilha – o nome já diz tudo. Cultura inútil: em 1945, um imigrante espanhol, Domingos Fernandes Alonso, funda a Dist. de Automóveis Studebaker que montava e distribuia veículos Studebaker, caminhões Scania-Vabis e Kenworth, além de tratores e máquinas agrícolas Massey-Harris e Ferguson. Mais tarde, em 1955, já com o nome Vemag, passa a montar e comercializar os DKW sob licença da AutoUnion. Você não ganha um centavo sequer sabendo disso, mas garanto que o seu papo vai ficar muito mais interessante.

Eu leio o blig
Eu leio o blig
17 anos atrás

Oh já ta enchendo o saco esse negócio de DKW e afins….

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

Veber10 acho que FG tem tb todos esses carros que vc mencionou mas ele tá esperando para falar sobre eles daqui uns 20,30 anos mais ou menos

Veber10
Veber10
17 anos atrás

Flavio Gomes, apenas uma pergunta, como pode voce que é fá de carteirinha da F-1 gostar tanto de carros antigos.
Cara essas BMWs novas, Mercedes, novos Audis, Porche, Maserati, novos Aston Martin, e por ai vai, tem muita coisa boa atualmente, e voce nem toca no assunto.
Sinceramente, mexer com esses carrinhos velhos não tem futuro não, eles não andam, não aceleram, assim não dá.
fui

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Os seus carangos são lindos. Que coleção! E possivelmente você ainda não mostrou tudo. Outra coisa que acho legal é que você é louco. Colocar uma tetéia daquela na pista… Mais louco ainda: você usa os carros neste transito caótico. Você foi para Santos de Karmann-Guia, não foi? Com qual freqüência você os usa? O meu jipe, uso de vez em quando. Tenho receio do transito atual. Uso minha Belina diariamente, mas tenho muito que fazer para deixá-la “carro de coleção”. Mas ainda vou restaurá-la.

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Gomes, caso vc um dia resolva comprar um carro novo, tente emplacar ele em Ribeirão preto. Lá as placas iniciam pelas letras DKW.

Airton
Airton
17 anos atrás

Faz muito tempo que não vejo um DKW. Tenho saudade do barulho inigualável do motor. Ver as fotos dos carros do Gomes me lembra de, quando criança, vi uma perua com o capô aberto: achei muito interessante o radiador ser localizado nos fundos do cofre do motor.

Luiz Formighieri
Luiz Formighieri
17 anos atrás

Só por curiosidade: a lanterna traseira é original ou dos 63/64. Tenho a impressão que as deste modelo eram diferentes (menores).
Acho lindos os DKW com os frisos na tampa traseira. Tinham muitos de 2 cores, vermelho/laranja com creme. Eram umas jóias. Aproveitando: vc tem algum Malzoni?

vitão
vitão
17 anos atrás

FG, perguntas :
1- você não tem saco de ir ao DETRAN reemplacar, ou tem medo da encrenca te largar no caminho? (brincadeirinha; meu pai teve 3 e a festa era subir a serra em terceira “jantando” os fuscas e duphine’/gordinis; eu era o pentelhinho que ficava dizendo “pai, passa ele “. Para pegar o véio só de Simca ou Aero pra cima; na “divisão junior” ninguem alcançava ele. Nunca nenhum deles deixou a gente na mão, eles eram indestrutíveis)
2- você sai com todos porque quando um quebra você volta e paga outro ?

Gomes
Gomes
17 anos atrás

O carro foi o primeiro DKW a chegar a Caxias em 1958. Depois deve ter sido vendido e acabou em BG.

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

É impressão minha ou está com placas de Bento Gonçalves?
Você não disse que era Caxias?
Se bem que é perto uma da outra.
Mais é lindão!

Clezio Soares da Fon
Clezio Soares da Fon
17 anos atrás

Para alguns blogueiros que reclamam da poeira e do mofo
do saudosismo, digo:
Ter vivido é melhor que sonhar com
estas coisas auto-reciclaveis de hoje.

Kleber
Kleber
17 anos atrás

Gomes… conheço um cara aqui em Jundiaí, que coleciona e é louco por DKWs.
Se você quiser, trocar umas figurinhas com ele… aqui na região, ele arrematou todos os DKWs possíveis imaginaveis… tem uma porrada de carros… conheço outro que tem várias lambretas também…

Qualquer coisa, me envia um mail aí, que eu agilizo um encontro, ou passo o contato deles para você…

Grande abraço…

Thiago Fernando Teic
Thiago Fernando Teic
17 anos atrás

Oi Flávio, realmente, em Bento e em toda a serra gaúcha se encontram carros muito inteiros e na sua maioria originais. Na ultima vez que fui a Gramado, topei com um KG vermelho, impecável, sendo lavado pelo dono, um senhor de 80 (!!!), que disse com orgulho : igual esse, nunca mais!

jcesar
jcesar
17 anos atrás

isso mesmo Gomes… carro antigo é para rodar… o meu Fusca 69 sabe bem o que é isso … não temos medo da estrada….

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Uai, carro é para andar. Ando com todos eles.

Carlos Maciel
Carlos Maciel
17 anos atrás

Já ia esquecendo…

Vc eventualmente roda com alguns ou estão só para exposição?

Carlos Maciel
Carlos Maciel
17 anos atrás

FG:
Onde vc guarda todas essas belezinhas?
E quem é que cuida delas pra vc?

Abraços

Gomes
Gomes
17 anos atrás

São vários…

marcos andre
marcos andre
17 anos atrás

LINDAS… AS CRIANÇAS…. SÃO QTOS NO TOTAL???

Marcos
Marcos
17 anos atrás

BELEZURAS HEIN….

E ONTEM FOI SHOW LÁ NO SAMBÓDROMO. SÓ FALTOU UMA FRITADA DE PNEUS COM O DKW BRANCO RSRS.

POR FALAR NISSO FIQUEI AGUARDANDO O SORTEIO DA CAMISETA.. E OHHHH KD?

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Esse É O CARRO!
Simplesmente comovente…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Todos meus carros poderiam ter placa preta, e alguns têm. É que às vezes fico sem saco de levar o carro a um clube, fazer a vistoria, levar no Detran, reemplacar… Mas com o tempo vou colocar placa preta em todos.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

oh, flávio, assim não dá … tá “importando” os clássicos do Rio Grande do Sul …. ahahahahah …. pelo menos está nas mãos de quem realmente dá valor… parabéns pelo otimo carro…

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Lindo a bagaça… uma pergunta… pq não tem placa preta se tá todo original???

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Mata o véio, mata.