Pequenos brinquedos – VI
SÃO PAULO (Verde Caruá, esse é o nome da cor) – Agora, a cereja do bolo vemagueiro. Esse aí é 1958. Foi o primeiro carro feito pela Vemag, que até 57 só fazia a peruinha. E foi o primeiro a chegar à cidade de Caxias do Sul. Encontrei no ano passado. Estava pintado de azul, faltava a grade (comprei na Alemanha) e o resto estava ok. Fiz algumas coisas de mecânica, mas nada excepcional.
O que é excepcional é a originalidade: painel em alemão (naquele ano, o carro vinha desmontado, praticamente), número do motor batendo com o da placa de identificação, interior em mármore original, rádio, relógio que funciona…
Desmontei, mandei pintar, cromar todos os frisos, pintar as rodas. Achei a cor original sob o rádio, no painel. As calotas, encontrei nos EUA. Estão sendo duplicadas.
O motor é 900 cc e a primeira marcha é seca. É uma delícia de andar. E como eu sempre digo, quatro argolas são sempre quatro argolas…
Gostaria de saber como se faz pra entrar neste lugar, estive este fim de semana lá(19.09.2010) e tava tudo fechado, um transeunte disse que so poderia ser visitado atraves um site, e que a pessoas se chamaria “junior”(nao ajudou muito). Pode me ajudar?Ob rigado
Me esqueci,Parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Essa é outra das minhas paixões,tive um Belcar Rio a vintes anos passados,deixou saudades.
tenho um studebaker commander 1949 em faze de acabamento, esta faltando vidros,borrachas, parte da grade… quem puder me ajudar favor me enviar e-mail.parabens pelas raridades.
pessoal,
acabei de adquirir um DKW Pracinha 65, está inteira mas precisa dar uma boa geral, poderiam me informar que é o melhor mecânico de DKW em São Paulo?
grato,
Paulo
Caro Flavio Gomes,
Sempre leio seus artigos e acho muito bons, especialmente os que tratam dos nossos antigos. Estou restaurando uma DKW Pracinha 1965 e estou com dificuldades de achar a cor correta da epoca, gostaria de saber se você pode me dar uma dica de como conseguir esse código, pois, a minha está em fase de funilaria e pintura.
Abraço
Carlos Chagas
Meu amigo estou com a mesma dificuldade sua, ou seja não acho a cor original para pintar a dkw pracinha 1965, estou querendo pintar na tonalidade azul clara. Socorro
Lindão…parabéns. %!@$&@#é ter um carro com placa começando por “I”. Aqui na região dá até arrepios. Essas placas deviam ser confinadas lá na “Gaúnchia” junto com as cúias e térmicas…heheheh
E não é que a grade é parecida com os 4 argolas atuais? Tá lindão o bichinho.
Esse aí deve ser a cereja do bolo.
Das Kleine Wunder – a pequena maravilha – o nome já diz tudo. Cultura inútil: em 1945, um imigrante espanhol, Domingos Fernandes Alonso, funda a Dist. de Automóveis Studebaker que montava e distribuia veículos Studebaker, caminhões Scania-Vabis e Kenworth, além de tratores e máquinas agrícolas Massey-Harris e Ferguson. Mais tarde, em 1955, já com o nome Vemag, passa a montar e comercializar os DKW sob licença da AutoUnion. Você não ganha um centavo sequer sabendo disso, mas garanto que o seu papo vai ficar muito mais interessante.
Oh já ta enchendo o saco esse negócio de DKW e afins….
Veber10 acho que FG tem tb todos esses carros que vc mencionou mas ele tá esperando para falar sobre eles daqui uns 20,30 anos mais ou menos
Flavio Gomes, apenas uma pergunta, como pode voce que é fá de carteirinha da F-1 gostar tanto de carros antigos.
Cara essas BMWs novas, Mercedes, novos Audis, Porche, Maserati, novos Aston Martin, e por ai vai, tem muita coisa boa atualmente, e voce nem toca no assunto.
Sinceramente, mexer com esses carrinhos velhos não tem futuro não, eles não andam, não aceleram, assim não dá.
fui
Os seus carangos são lindos. Que coleção! E possivelmente você ainda não mostrou tudo. Outra coisa que acho legal é que você é louco. Colocar uma tetéia daquela na pista… Mais louco ainda: você usa os carros neste transito caótico. Você foi para Santos de Karmann-Guia, não foi? Com qual freqüência você os usa? O meu jipe, uso de vez em quando. Tenho receio do transito atual. Uso minha Belina diariamente, mas tenho muito que fazer para deixá-la “carro de coleção”. Mas ainda vou restaurá-la.
Gomes, caso vc um dia resolva comprar um carro novo, tente emplacar ele em Ribeirão preto. Lá as placas iniciam pelas letras DKW.
Faz muito tempo que não vejo um DKW. Tenho saudade do barulho inigualável do motor. Ver as fotos dos carros do Gomes me lembra de, quando criança, vi uma perua com o capô aberto: achei muito interessante o radiador ser localizado nos fundos do cofre do motor.
Só por curiosidade: a lanterna traseira é original ou dos 63/64. Tenho a impressão que as deste modelo eram diferentes (menores).
Acho lindos os DKW com os frisos na tampa traseira. Tinham muitos de 2 cores, vermelho/laranja com creme. Eram umas jóias. Aproveitando: vc tem algum Malzoni?
FG, perguntas :
1- você não tem saco de ir ao DETRAN reemplacar, ou tem medo da encrenca te largar no caminho? (brincadeirinha; meu pai teve 3 e a festa era subir a serra em terceira “jantando” os fuscas e duphine’/gordinis; eu era o pentelhinho que ficava dizendo “pai, passa ele “. Para pegar o véio só de Simca ou Aero pra cima; na “divisão junior” ninguem alcançava ele. Nunca nenhum deles deixou a gente na mão, eles eram indestrutíveis)
2- você sai com todos porque quando um quebra você volta e paga outro ?
O carro foi o primeiro DKW a chegar a Caxias em 1958. Depois deve ter sido vendido e acabou em BG.
É impressão minha ou está com placas de Bento Gonçalves?
Você não disse que era Caxias?
Se bem que é perto uma da outra.
Mais é lindão!
Para alguns blogueiros que reclamam da poeira e do mofo
do saudosismo, digo:
Ter vivido é melhor que sonhar com
estas coisas auto-reciclaveis de hoje.
Gomes… conheço um cara aqui em Jundiaí, que coleciona e é louco por DKWs.
Se você quiser, trocar umas figurinhas com ele… aqui na região, ele arrematou todos os DKWs possíveis imaginaveis… tem uma porrada de carros… conheço outro que tem várias lambretas também…
Qualquer coisa, me envia um mail aí, que eu agilizo um encontro, ou passo o contato deles para você…
Grande abraço…
Oi Flávio, realmente, em Bento e em toda a serra gaúcha se encontram carros muito inteiros e na sua maioria originais. Na ultima vez que fui a Gramado, topei com um KG vermelho, impecável, sendo lavado pelo dono, um senhor de 80 (!!!), que disse com orgulho : igual esse, nunca mais!
isso mesmo Gomes… carro antigo é para rodar… o meu Fusca 69 sabe bem o que é isso … não temos medo da estrada….
Uai, carro é para andar. Ando com todos eles.
Já ia esquecendo…
Vc eventualmente roda com alguns ou estão só para exposição?
FG:
Onde vc guarda todas essas belezinhas?
E quem é que cuida delas pra vc?
Abraços
São vários…
LINDAS… AS CRIANÇAS…. SÃO QTOS NO TOTAL???
BELEZURAS HEIN….
E ONTEM FOI SHOW LÁ NO SAMBÓDROMO. SÓ FALTOU UMA FRITADA DE PNEUS COM O DKW BRANCO RSRS.
POR FALAR NISSO FIQUEI AGUARDANDO O SORTEIO DA CAMISETA.. E OHHHH KD?
Esse É O CARRO!
Simplesmente comovente…
Todos meus carros poderiam ter placa preta, e alguns têm. É que às vezes fico sem saco de levar o carro a um clube, fazer a vistoria, levar no Detran, reemplacar… Mas com o tempo vou colocar placa preta em todos.
oh, flávio, assim não dá … tá “importando” os clássicos do Rio Grande do Sul …. ahahahahah …. pelo menos está nas mãos de quem realmente dá valor… parabéns pelo otimo carro…
Lindo a bagaça… uma pergunta… pq não tem placa preta se tá todo original???
Mata o véio, mata.