Tons de cinza | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 7 de abril de 2006 - 16:35Carros, Foto do dia

Tons de cinza

SÃO PAULO (hoje em dia conhecemos o preço de tudo e o valor de nada) – Observem essa foto, que já nem lembro mais como caiu nas minhas mãos. É da Universidade Braz Cubas em Mogi, aqui na Grande SP. Algo sempre me chamou a atenção nela, além do espetacular Uirapuru estacionado na porta do prédio: as cores.

Carros amarelos, azuis, vermelhos, marrons, beges. Alguns com duas cores, “saia-e-blusa”, como se dizia.

Hoje, olho pela janela e tudo que vejo são carros prata, grafite e preto. São Paulo é uma cidade sem imaginação. Não bastasse o cinza do concreto e do asfalto, as ruas são pintadas em tons de cinza. E se cor há do lado de dentro, não se sabe porque os vidros são pretos.

Ô pobreza…

32 comentários

  1. Silvia disse:

    Que saudades da minha faculdade….

  2. Flavio Bragatto disse:

    Pois é… digo isto sempre!!! “Neguinho” compra carro 0km “monocromático” (Branco, preto, cinza e prata) só pq teoricamente suja menos e é mais fácil de vender.

    Pô!!! Ninguem tem vontade de TIRAR UM CARRO ZERO NA COR FAVORITA???? Fica aí 1 ou 2 anos com um carro que nem era o mais bonito em sua opinião só pq o “outro” não vai gostar??? Pelo Amor de Deus!!!

  3. ADAIR DA GAMA disse:

    CONHECIDENCI, EU ESTUDEI DE 90 À 93 NESTA UNIVERSIDADE FIZ COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE, A IMAGEM REALMENTE NÃO É DAS MAIS BONITAS!!!!!!!!!!

  4. Ze Rodrigo disse:

    Sensacional. Outro dia eu estava comentando sobre isto mesmo, sobre a total falta de cores vivas hoje em dia. Quem é o culpado, as fábricas que determinaram isto ou foi o próprio mercado?
    Um amigo mostrou algumas fotos aéreas de grandes estacionamentos aqui no Rio, no início dos 70, e as imagens pareciam um jardim na primavera. Hoje em dia é aquele marasmo, prata, preto ou cinza!!!
    Quanto ao registro do Uirapuru…sem palavras!
    Abraços.

  5. Engate é para imbeci disse:

    Vc tem toda razão.

  6. Luiz Eduardo disse:

    Bacana esta foto. Ninguém falou do Ford Victória que aparece de traseira, um carro muito legal com seu sonoro veoitão. Quanto ao Uirapuru, que saudade. Assistí uma 6Hs de Curitiba, corrida realizada na Br 2 da época(atual 116, que hoje é urbana). Era pràticamente só reta e 2 cotovelos. Era lindo ver o “Brasinca” passar. Andava muito, até que quebrou. Nesta corrida tinham outras jóias como Berlinetas e Malzonis. Aliás, os Brasincas e Malzonis foram, para mim, os carros mais bonitos feitos no Brasil. Desde aquela época até hoje sonho em ter um dêles, ou os 2. Naquele tempo as coisas eram mais coloridas mesmo. Esta mesmice/chatice do cinza-preto-prata reflete uma falta de imaginação generalizada mesmo.

  7. reginaldo disse:

    Valeu, Velox, Joaquim e os outros..O uirapuru teve até uma versão pra Policia Rodoviaria, tipo perua, cheia de frus frus,, inspirados no 007, lembro q saiu reportagem na 4R…putz!…que carro lindo…falando nisso, e o Capeta da Willys, que experimentavam na Anchieta, descendo o cacete serra abaixo ? alguém sabe se sobrou algum por aí…bom de mais lembrar disso…è seu Gomes…acho bom abrir um link só pra fotos…a molecada vai ter que usar apoio pra manter a boca fechada…

  8. Filipe W disse:

    Grande joaquim, matou a pau.

    Só para completar eles ofereciam três opções de preparação que variavam carburadores, taxa, e outras coisinhas mais para apimentar ainda mais o seis bocas da GM.

  9. Peter Nederlander disse:

    Flávio Gigante,
    Gostaria de ver aqui, nesta magnífica e democrática assembbléia que a tecnologia permite aos bons jornalistas organizar, fotos de Simca-Chambord e Simca-Jangada, Aero-Willis, o Itamaraty e sua versão presidencial, o Gordini, Dauphine, a Romi-Isetta (tem uma novinha nas Perdizes, perto dos porco).
    Flávio, por favor, respeite os mais velhos que acessam seu blog. Ponha fmais fotos como essa, e essas outras que te falei.
    Questão de caridade com os velhinhos, e além disso AJOELHOU TEM QUE REZAR. Foi você quem começou.

    Já ia esquecendo, bom dia do jornalista, os da cásper merecem.

  10. VELOZ-HP disse:

    Valeu Joaquim, e acrescento que a uns 15 anos atráz conheci, por acaso o Walter, e êle me contou, dentre tantas coisas, que no final da Brasinca êles estavam testando um Brasinca GT com mecânica Chevrolet V8 e câmbio Clark 4 marchas igual ao do Dodge.
    Quando perguntei se poriam esse carro nas pistas, êle me disse que já tinham até feito testes com um motor V8 de corrida emprestado, e o carro ficou um demônio, saindo muito de frente, facilmente corrigivel, mas de reta e retomada era o bicho.
    Pena que, como sempre, o dinheiro acabou antes.
    Abraços.

  11. Caique Pereira disse:

    Na mosca Joaquim, nada mais a comentar.
    CH.

  12. Rikho disse:

    Valeu, Joaquin :-)

  13. Clay disse:

    Voce não imagina como a Av. Paulista, a Pça Charles Müller e a subida em direção à Dr. Arnaldo estavam alegres naquele Domingo do roncaço dos motores VW ! Foi o que mais chamou a atenção, as cores dos nossos Sedans, Kombis, KGhias… a cidade fica muito mais bonita, sem dúvida nenhuma… e o que tá em fila dupla, esse sim, é um Simca.
    Abraços !

  14. joaquim disse:

    Ô Rikho, vamos lá: o Uirapuru foi um projeto de Rigoberto Soler, na época professor da FEI, e encarroçado pela antiga Brasinca. Utilizava um motor GM 6 cilindros 4200 cc, antigamente usado nas caminhonetes C-1416 e caminhões leves da GM , e cambio no chão de três marchas. Posteriormente, passou a ser conhecido por Brasinca 4200 GT, mesmo carro, só o nome diferente. Teve algum sucesso nas pistas pelas mãos de Walter Hahn (que, inclusive comprou os direitos de produção do carro pela STV-Soc. Téc. de Veículos) e Expedito Marazzi. A produção durou somente até o inicio de 1967. Conta-se que o Jensen Interceptor inglês foi copiado desse carro. Abs.

  15. Armando Pinto disse:

    Pô!
    nde é que o Punta-Taco viu dois Simca???
    Tem um Bel-Air, que vá lá, pode confundir os menos entendidos.
    Mas SIMCA não tem nenhum!

  16. Luiz disse:

    Apesar da predominância de pratas e pretos, existem honrosas exceções, como o Stilo Schumacher.

  17. George Winthrop disse:

    Engraçado Flavio mas a ultima vez que estive no Brazil só tinha carroça preta e prata. Branco em SP é… Táxista hau hau hau

    Aqui nos USA é bem melhor que em Brazil, aqui carros coloridos são camaros, porsches, ferraris, jaguars, de todas as cores. Todo mundo tem um desses na garagem no meu bairro. Brazil ser muuuuito carro 1000

  18. Xtream disse:

    faculdade de rico soh tem carro novo

  19. Joel Grande SP disse:

    Meu Aero Willis estava no rodízio, final 5, bem no dia dessa foto, mas eu tava lá, me formei lá, lembro bem.

    Valeu Mogi !!!

  20. Punta-Taco disse:

    Pô Flaviô
    Essa fez chorar. 2 Simca Chambord saia-e-blusa, mata o veinho aqui de saudade, mata, marvado.

  21. Diego Ximenes disse:

    A maioria dos carros hoje é vendida ou na cor preta ou na cor prata, pq desvaloriza menos e os compradores mal comprarm o veículo, e já pensam na hora de revendê-lo. Pelo menos eu tenho bom gosto: um Eclipse GST 98 vermelho :)

  22. VELOZ-HP disse:

    Ops, errei, motor transversal.

  23. VELOZ-HP disse:

    Além disso tudo, os carros de hoje não tem personalidade, são todos iguais no projeto, na disposição mecânica, no som do motor e até no cheiro. Tudo igual, pasteurizado, sem nenhuma diferença principal além do preço e a forma de comprar.
    Olhando a foto vemos carros de motores 8 cilindros em V, 6 cilindros em linha, 4 cilindros em linha, 4 cilindros opostos, 3 cilindros em linha e 2 tempos, tração trazeira, tração dianteira, motor à frente, motor atráz, esporte, coupe, sedan, utilitário, tudo isso num trecho de 100 metros de rua, num lugar que à época, era interior.
    Hoje, uma foto dessa estaria cheia de carros prateados, 1.0, tração dianteira, motor longitudinal e, luxo dos luxos, flex power, para se virar diante da incompetência do governo em fiscalizar a qualidade dos combustíveis do país.
    Quando era moleque, nessa época aí da foto, eu ganhava todas as disputas com amigos e parentes, apostando qual era o carro que vinha vindo pela rua, na janela de casa, só ouvindo o motor. Acertava eté a cilindrada dos fuscas 1.2, 1.3, 1.5, 1.6 planos, pois todos tinham uma sonoridade própria, além dos Chevettes, Corcéis, Dodginhos, enfim, uma variedade enorme de conceitos mecânicos que motivavam grandes debates entre os entendidos, cada um defendendo o seu preferido.
    Tenho dó de vocês, garotos de hoje, que gostam de carros mas, quando olham pela janela só vêem mer.das análogas e redundantes.
    Eu era feliz, e sabia.

  24. Lucas disse:

    É o “mundo Matrix” em que vivemos hoje em dia!v Tudo preto! Death Metal!

  25. Rikho disse:

    Pra ser sincero, jamais gostei das cores dos carros de antigamente, principalmente abóbora e o azul cegueira (era olhar pra ele e ficar cego). Em minha modesta opiniao nao é qualquer carro que fica bonito com cores mais… alegres. Esse Uirapuru (do qual nunca tinha ouvido falar – alguém pode me falar mais dele? – relemente é bonito, pelo menos o que dá pra ver, inclusive com essa cor. Agora, creio que dependendo da cor o carro pode ficar mais caro, nao? Além do mais, sempre que se pede alguma cor específica, o vendedor diz que tá em falta, vai demorar, aí na ânsia de comprar antes que aumentem o preço, neguinho compra. Outra coisa é muita gente compra em consórcio ou plano tipo Sul América e acho que tampouco pode escolher a cor. Uau, quanto achismo.

    Abçs

  26. rasec disse:

    é isso aí, por causa disso que o meu fiestinha é vermelho ferrari

  27. Tohmé disse:

    Tem razão FG. Hoje existe a ditadura do ‘preto prata’. Meus carros são: marrom, vermelho, laranja e verde abacate……..

  28. Rafael Schettini disse:

    Realmente os carros de hoje em dia estão com cores mórbias! Sou de Goiânia e aqui o número de carros de cor prata é algo impressionante…chega a ser enjoativo!! Para todo lugar que vou sempre tem vários carros da cor prata! Oh “corzinha” sem graça! Prata bonito é de uma Mercedes e não em carros populares! As cores de carro no mercado precisa de uma reformulada com urgência!

  29. Alexandre Reis disse:

    Valeu Milton, lindo demais os dois, um mais classico e o outro mais esportivo.

  30. Milton disse:

    Alexandre,
    Uirapuru é o amarelo. O vermelho e branco que esta atrás é um Chevrolet Belair 1956 saia e blusa.

  31. Alexandre Reis disse:

    Pergunta de quem tem apenas 30 anos, uirapuru é o amarelinho lindo ou o vermelho e branco tambem lindo?

  32. Askjao disse:

    E tem um carro parado em fila dupla tbm… não sei qual é o carro, mas o FG, aplia a foto e vamos ver se conseguimos uma multa pra ele…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>