De carona com quem sabe

SÃO PAULO (Suzuka é Suzuka) – Vídeo enviado pelo blogueiro Márcio Pimenta mostra uma volta on-board de Senna em Suzuka (não sei o ano) com uma janelinha à direita de uma on-board de Schumacher (também não sei quando, mas ele ainda usava o capacete antigo). Legal para ver como dois gênios pilotam. E é incrível a sintonia, eles fazem a volta praticamente no mesmo tempo.

Boa pedida para este meio de tarde.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato
Renato
17 anos atrás

Lembrando ao Frudy que além de pneus lisos, a carga aerodinâmica era muito maior naquelas épocas.

O fato do Senna pilotar com câmbio manual, grandes coisas. Já disse em outro post, se fosse levar em conta estas evoluções, só teriamos um grande piloto na hístoria; Fangio, que era macho pacas de pilotar a mais de 200km/h sem cintos de segurança, sem capacete, com pneus de bicicleta e em autódromos no meio de florestas.
Na Willians, o Senna já tinha toda essa eletrônica embutida.

Sou mais o Schummy

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

O Schumacher não tem mesmo culpa de que na época de ouro de sua carreira a tecnologia já falava muito alto, e de que a estabilidade do carro e instabilidade dos adversários foi favorável aos seus fantásticos números ….

Frudy
Frudy
17 anos atrás

Deu trabalho, mas se querem comparar:

Sempre SUZUKA (gride de larg)

Senna:
ano pos. tempo carro
88 1 1 41 853 ML Honda
89 1 1 38 041 ML Honda
90 1 1 36 996 ML Honda
91 2 1 34 992 ML Honda
92 3 1 38 375 ML Honda
93 2 1 37 284 ML Ford

Schumacher:
ano pos. tempo carro
93 4 1 37 530 Ben. Ford
94 1 1 37 209 Ben. Ford
95 1 1 38 023 Ben. Renault
96 3 1 40 071 Ferrari
97 2 1 36 133 Ferrari
98 1 1 36 293 Ferrari
99 1 1 37 470 Ferrari
00 1 1 35 825 Ferrari
01 1 1 32 484 Ferrari
02 1 1 31 317 Ferrari
03 14 1 34 302 Ferrari
04 1 1 33 542 Ferrari

Podemos ver que os tempos em 10 anos mudaram bastante, mas vamos pegar o melhor tempo do Senna, que foi em 1991 e o melhor tempo do Schumaquer em 2002.
A diferença entre eles é de:
3s 675m.
Nos dois casos eles foram campeões nestes anos.
O Senna com câmbio manual sem muita eletônica e pneu slick. O Schumacher com toda a eletrônica possivel e pneu com frisos.

Resta saber se em 10 anos podemos considerar esta diferença, sobre todos os aspéctos válida ou não.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Veloz-HP

Assino embaixo. Nesse critério temos que colocar em primeiro lugar o vencedor da prova Liege-Paris-Liege de (acho) 1904, que foi a primeira corrida. Depreciar um para santificar o outro é irreal.

REI V8
REI V8
17 anos atrás

Polêmicas à parte, até porque não é mais possível colocar os dois juntos, uma coisa é fato: ambos absolutamente geniais.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

E há quem diga que guiar um carro de F1 atualmente é mais difícil que antes … a diferença de estabilidade é gritante !

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

A maioria dos comentários cita o fato da defasagem de tempo entre os dois filmes, 10 anos, mostrando nitidamente a dificuldade maior do Senna para controlar a caranga em relação ao Michael, com toda a tecnologia moderna e que isso demonstraria que o Senna era melhor, porque fêz tudo o que fêz em menos tempo e com menos recursos que o outro.
Se isso é válido para a maioria então estou certo na minha avaliação de quem foi o melhor piloto do mundo :
1) Tázio Nuvolari
2) Jim Clark
3) Ayrton Senna

Lúcio
Lúcio
17 anos atrás

Prefiro não polemizar, mas é notória a diferença entre os carros. Não me agrada a idéia de comparar pilotos pelos números apenas. O Schumacher os têm, mas pra mim o estilo do Ayrton guiar é algo ainda inigualado. Uma pena que nunca mais veremos algo parecido, já que daqui uns anos serão robôs a pilotar. E pelo vídeo é como comparar andar em cima de um potro a andar num avião em vôo de cruzeiro. Não dá!

Lúcio
Lúcio
17 anos atrás

Quem quiser que compare um carro que pula feito puro-sangue indomado e outro que parece avião em vôo de cruzeiro. Não dá! O Schumacher tem os melhores números, mas não ligo pra eles. Na hora de pilotar, Senna é o meu favorito. Sem nenhum favor ou patriotada! Não preciso de números pra saber disso. Vocês viram como o carro do Senna quase desgarrou na chicane que antecede a reta? Loucura, caras!

Lúcio
Lúcio
17 anos atrás

NÃO quero acirrar a questão de quem foi melhor. Mas que o trabalho do Ayrton na volta era muito maior, ah, isso era. O carro do Schumacher nem vibra, enquanto o do Senna…

walter
walter
17 anos atrás

Corrida é competição: tem que comparar, porque é isso que esses caras fazem. É isso que a gente adora: competição.
E a tecnologia digital, que coloca a gente dentro de cada carro, com áudio do ronco do motor e ainda o video superposto de caras que representam juntos mais de cem poles, trocentos títulos e dezenas de vitórias é realmente genial.
E, por falar em competição, o Schumacher é pior que o Senna, que é aclamado em qualquer canto do mundo como o melhor de todos os tempos.

Sousa
Sousa
17 anos atrás

Houve cortes na volta do Senna para aparecerem no mesmo tempo podem prestar atenção.
Precisaríamos saber quem se daria melhor, o Schumacher com câmbio manual ( que por sinal nunca foi fato estranho para ele, nem na F1) ou Ayrton com este carro cheio de botões para auxiliar a pilotagem.

Renato
Renato
17 anos atrás

Todas as diferenças faladas são validas…
São os melhores em suas épocas.
Vale ressaltar q o Senna tinha trabalho pra segurar além do carro, mansel, prost, entre outros.
O Shummy nunca teve trabalho, nem preocupações, correu sozinho, exceto qdo pegou o Hakkinen… e ai perdeu.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

Já falei e repito, não é culpa do Schumacher guiar carros assim e nem ter adversários a altura como muitos dizem…
Agora, é incrível a capacidade desses carros atuais de atacar as zebras,quase todas as curvas ele faz em cima delas…

Sílvio Santos
Sílvio Santos
17 anos atrás

IXTO É INCRÍVELLLLL!!!!!!!!!!!!!!

Gabriel Izar
Gabriel Izar
17 anos atrás

Impressionante mesmo é ver como a cabeça do Senna pula de um lado pro outro enquanto a de Schumacher praticamente não se move. Realmente o alemão teve um carro do outro mundo nas suas mãos pra ganhar tudo que ganhou.

mascavo
mascavo
17 anos atrás

Não gosto de comparações entre os pilotos, e nem reparei nist.

O que achei fantástico foi perceber que aquele Mc Laren Honda v12 fez um tempo muito parecido ao da Ferrari , e com dez anos de diferença entre as duas tomadas!!!, mas como acelerava aquele bolido.

Tudo bem que quem estava ao volante era um especialista em poles mas… 10 anos de diferença era para tomar no mínimo 1.5 segundos da Ferrari

incrível este vídeo..

Thales
Thales
17 anos atrás

so tem um genio
Ayrton Senna da Silva Com S!!!
boa foi a colocaçao do amigo e como comparar um 14 bis com um airbus…
shumacher passeia confortavelmente
senna dirije com uma mao hahaha

lupahp
lupahp
17 anos atrás

nao sei nao, mas tem um outro video na net , que tem o mansel perseguindo o senna, e quando ele roda a torcida nao é em portugues (ou brasileiro). no mais, sem tirar a mao do volante, é muito mais fácil, convenhamos.

Alexandre
Alexandre
17 anos atrás

Todos que comentaram observaram bem as diferenças de condições de pilotagem, de estabilidade do carro, até as condições do asfalto parecem ser piores.
E o que mais impressiona é o fato de imaginar o que Senna faria se estivesse naquela Ferrari, ou ainda, em uma MacLaren ou Renault atual.
Agora realmente o estilo de pilotagem é bem parecido mas…
Da-lhe Senna!
Abraços.

Robson 51
Robson 51
17 anos atrás

Não sou destes de ficar comparando, mas o Senna para uma única volta rápida é um fenômeno.
Na mesma pista com um carro 10 anos defasado, chacoalhando muito, trocando marcha na mão com perda de potência maior que a do Schummacher com câmbio automático, virar no mesmo tempo é de espantar mesmo

Renato
Renato
17 anos atrás

Vídeo bacana.

Sem querer botar água no chope, mas se botassemos um video comparativo de uma volta do Berger com uma de, sei lá, do Jenson Button, por exemplo, o resultado provavelmente seria tão impressionante em vídeo como este do Senna e Schumacher.

Os caras são gênios, mitos, mas penso que uma boa parte do nosso oba-oba em cima de vídeos como esse vem mais do nome dos caras do que qualquer outra coisa.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

A diferência entre os carros é absolutamente gritante. Só vi um gênio ….

Alê Scaglia
Alê Scaglia
17 anos atrás

Dois gênios é uma definição válida. Mas vale ressaltar, como alguns já fizeram, a diferença de estabilidade entre os carros – impressionante! O câmbio automático tb ajuda barbaridades. Mas o que mais me chamou atenção foi o quanto o Senna ataca mais as zebras que o Schummy. Por fim, acho q a McLaren é a 88.

Marcelo Migueis
Marcelo Migueis
17 anos atrás

Sendo que, o esforço em pilotar era bem maior devido à troca de marchas e que aerodinamicamente, não tem nem como como comparar um modelo atual com o outro.

Marcelo Migueis
Marcelo Migueis
17 anos atrás

Sendo que, o esforço em pilotar era bem maior devido à troca de marchas e que aerodinamicamente, não tem nem como como comparar um modelo atual com o outro.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
17 anos atrás

Esse comparativo é como colocar um Landau ao lado de uma carroça.
A Ferrari sequer pula, enquanto a McLaren parece uma britadeira (mas o ronco é lindo !). E pra fazer tempo, segurando esse carro com uma mão mão no volante e a outra no câmbio, devia ser um pouco bem mais difícil do que com câmbio semi-automático…

Dyonisio
Dyonisio
17 anos atrás

Fala sério. O Senna nessa Ferrari faria o recorde de volta durar uns 50 anos , no minimo. Não da para comparar motor, cambio, suspensão e toda a eletronica com um carro de pelo menos 12 anos atras.

Anderson
Anderson
17 anos atrás

Nossa incrivel a diferença entre as duas pilotagens, enquanto schumi brincava de pilotar, senna brigava com o carro. Por isso eu digo antigamente é que se viam os verdadeiros pilotos e o schumi é o ultimo da safra, e o Senna simplesmente excepcional em sua pilotagem, muito bacana esse vídeo… acho que a Formula 1 perde espaço cada dia mais, acho que a modernidade tirou a beleza, a cada troca de marcha do senna, a cada freiada a cada curva vc percebia ele trabalhando já o schumi numa época bem mais moderna, praticamente brinca de pilotar… não que seja mais fácil, mas bem menos interessante doque nos bons e velhos anos 80 e início dos 90.

Rafael
Rafael
17 anos atrás

Acho q genio é aquele que está com o cambio manual. Reparem que o Outro não tem trabalho nenhum pra pilotar…é outra época!

Máximo
Máximo
17 anos atrás

beleza é o que grita o V10, até o comentarista inglês repara…

o vídeo serve pra mostrar que os dois estão em outro nível realmente…

Jef
Jef
17 anos atrás

Dois genios??? Essa foi de lascar…

Airton
Airton
17 anos atrás

Acho que é a Mclaren de 89, por causa da suspensão pull-rod. Quanto à Ferrari, o meu chute é que é a de 97. Impressionante como parece ser bem mais confortável a pilotagem da Ferrari.

Elisandra Amancio
Elisandra Amancio
17 anos atrás

Que maravilha rever momentos como este. Sinto que Ayrton Senna foi algo que poucas pessoas terão a oportunidade de ver e conhecer. Mas pra mim, que cresci vendo a evolução da Era Senna, é algo inesquecível.

Ah… ontem estive em uma palestra do Ricardo Noblat no Sind. dos Jornalistas de MG, e ele estava falando da importância de saber que público alcançar e fidelizar através dos blogs. Pretendo criar um pra mim futuramente, mas quero fazer algo diferente também, assim como o seu e o do Noblat que são assuntos de meu interesse. O que vcs fazem(blogs informativos) na minha opinião são o que há de melhor.

Gomes grande abraço pra vc e para os blogueiros de plantão. Até mais!

Rony
Rony
17 anos atrás

Senna parece dirigir um liguidificador.
Schumi parece andar numa pista de veludo….

Murilo
Murilo
17 anos atrás

Se os vídeos estiverem sincronizados, isso acaba com qualquer comparação entre o Senna e o Schummy… O mesmo tempo (ou quase, que seja) com uma diferença de uns 10 anos… É quase como comparar o 14 bis com um Airbus…
Senna foi o maior de todos, eternamente….

Maurício Carvalho
Maurício Carvalho
17 anos atrás

Fala Flávio, blz?
Não tenho blig, me passe um e-mail pois fiz um desenho usando um programa da Kodak, seu e do #96, que ficou legal, e quero passar para vc.
Grande abraço.

Milton de Mello Bona
Milton de Mello Bona
17 anos atrás

O barulho do motor é do carro do Senna, mas o velocímetro e as marchas são do carro do Schumacher. Porém ouvindo o barulho do motor e olhando as marchas eles parecem do mesmo carro.
Impressionante!

Julio
Julio
17 anos atrás

O video é ótimo o Sena era o cara e realmente a diferença de equilibrio é gritante.
O carro do Schumi na mão e o Senna tirando liete de pedra.

Serginho RJ
Serginho RJ
17 anos atrás

maravilhoso!!!!

só q tem uma diferença gritante: o câmbio da Mclaren é manual. e vejam como o carro é muito mais instável que a Ferrari.

Daniel Gomes
17 anos atrás

Belissimo barulho do V10 do Senna!!!!

Tenho o video dessa volta do senna aqui sem esse audio ingles….

O motor ronca bonito de mais!!!

Essa volta foi o record de suzuca por 3 anos.

Valter Franco
Valter Franco
17 anos atrás

Flávio,

Acho que o que você gosta mesmo é ver o circo pegar fogo…..

Como comprar as voltas se:

O Senna dirige praticamente com uma mão só e o Alemão tem câmbio automático

Veja a estabilidade do carro do Senna na redução do fim da reta (carro e capacete) balançando mais que o r.a.b.o da Carla Perez, e a Ferrari nem se mexe…

Até o sinal da Mac Laren falha quando passa sob o túnel e a imagem da janelinha não treme.

Acho que isso já deu o que tinha que dar……..Se você gosta de polemizar, vide post sobre o governo, acho que realmente tá na hora de dar um tempo, vou procurar outros caminhos para me informar sobre automobilismo.

Você está me lembrando muito aquela besta do Chico Lang…..quanto pior melhor……e dá-lhe gasolina…

Fui, e não espero ter ido tarde demais.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Tem tbm um do senna pilotando um honda nsx, onde colocaram uma camera junto aos pedais do carro e dá para ver perfeitamente o punta-taco do senna…bem legal o video…
——————–
Campanha: de uma camisa #96 para o Askjao