Gira mondo, gira (quarta)

SÃO PAULO (sobra lá, falta aqui) – Um louco pagou 2,7 milhões de dólares por um número de telefone em Doha, e por aqui a Eletropaulo corta a luz do MASP por uma dívida de 3 milhões de reais.

Mas não é só de más notícias que vive este mundo, ou este mondo. Ouço na CBN o Gilberto Dimenstein contar que no dia 2 de junho quatro puteiros da rua Augusta vão se travestir de palcos para shows musicais para várias tribos, e que o cara que inventou isso é um ex-engenheiro de 32 anos que teve de mudar de vida algum tempo atrás e mudou.

Me fez lembrar a clássica lanchonete “O Engenheiro que Virou Suco”, aqui na Paulista, que já não existe mais, acredito, mas foi a síntese da década perdida de 80.

Virar suco não tem nada de errado.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcello
Marcello
17 anos atrás

Ah que inveja sua Joaquim, aproveite bastante a sua estada nessa cidade maravilhosa (me desculpe o Rio).
Abraços

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Marcello, polemizar eu? Nunca!! Chateado, muito menos. É que a internet é muito impessoal e às vezes soamos muito enfáticos. A propósito, este final de semana estarei na tua terra, Niterói, mais precisamente Itaipuaçu. Pernas pro ar, que ninguém é de ferro!! Abs.

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Joaquim, não sou Valadarense, sou nascido na cidade de Niterói/RJ e morei no Rio até início de 2004, estou morando em Valadares desde então, só relatei o que venho ouvindo desde que me mudei pra cá, dito por quem nasceu aqui e nas proximidades, porque essa vontade de sair do Brasil se estende num raio de aproximadamente 160km de Goval, que é considerado o epicentro desta onda de êxodo. Quanto ao bate papo, você não sabe o quanto tenho vontade de um dia poder conversas pessoalmente com todos vocês, quem sabe um dia?
Não fique chateado, não quero polemizar, apenas postei o que ouço aqui onde estou morando.
Abraços

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Marcello, você é valadarense, deve saber do que está falando, quem sou eu para contestar? No dia em que nos encontrarmos, terei o maior prazer em bater um papo contigo. E tem história, irmãozinho, tem história… Abraços

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Joaquim, tenho certeza que você deve ter encontrado bons profissionais brasileiros nos EUA, inclusive Valadarenses, o que relatei foi somente o que tenho presenciado diariamente aqui em Valadares, gostaria que não fosse dessa forma, mas infelizmente tem sido assim por aqui, não inventei nem aumentei nada.
Espero um dia poder ouvir suas estórias ao vivo.
Um abraço.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Sou engenheiro há mais de 20 anos, meus ganhos nem são tão ruins assim e (pasmem !) gosto do que faço.
Não tenho dúvida: nem técnico nem engenheiro, e sim vocação !
[ ]´s

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
17 anos atrás

Para Kinho, sou técnico de segurança e ganho mais que alguns engenheiros e menos que outros, isto se chama oferta e procura se vc tem muita oferta de trabalho para um campo pouco explorado a tendência é se ganhar mais, nimguém colocou um 38 na sua cabeça e obrigou-o a fazer engenharia, engenheiros de segurança do trabalho ganham bem mais que eu e não é por isso que vou ser engenheiro de segurança…prefiro ser técnico, mesmo não ganhando o maior salário do mundo…inveja e profissão mal escolhida mata!!!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao Marcello,
De inicio, grato pela referência.
Desculpe se redundante, já postei aqui, mas vivi seis anos nos EUA, chegando a conhecer 25 Estados americanos nesse período, incluindo aí as comunidades brasileiras lá, a saber: Pompano e Deerfield Beach, Florida; Marietta, Geórgia, Washington DC, Newark , Nova Jersey; Nova York; Danbury, Connecticut e Los Angeles, entre outras menores. Posso lhe afirmar com absoluta certeza: o grau de escolaridade e preparo técnico dos brasileiros é elevado sim, há muita gente de curso superior, sendo incomparavelmente mais bem preparados aos dos outros latinos que por lá dividem o mercado de trabalho. Conheci muita gente de Valadares e região (ou Valadólares, como eles chamam) e eu seria leviano em afirmar que eles não estivessem à altura dos outros brasileiros que lá encontrei. Abs.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
17 anos atrás

Kinho, sou técnico (segurança do trabalho) e ganho mais do que muitos engenheiros, ninguém colocou uma arma na tua cabeça e o forçou a fazer engenharia, cada um escolhe a profissão que quer, pode ser que daqui a 10,20 anos outra profissão com menos estudo ganhe mais do que eu…e não vou reclamar, engenheiro de segurança do trabalho ganha muito mais do que eu e nem por isso quero ser engenheiro (não quero mesmo) e o técnico de segurança não para de se graduar quando se forma técnico… inveja e profissão mal escolhida mata!!!

Guilherme Dorneles
Guilherme Dorneles
17 anos atrás

Esse aniversário do Vegas na Augusta será excelente!! A balada já é sensacional e essa festa especial será ainda melhor…pena que trabalho na madrugada e não poderei aparecer…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Pessoal,
Este calote das contas de luz do MASP é coisa antiga !
Não estou defendendo ninguém, mas pelo que me consta, desde que o Sr. Julio Neves assumiu o conselho, as contas de luz estão sendo pagas em dia.
Só que das receitas do MASP, não sobra nada para pagar os pinduras !
Vai aqui a minha sugestão: LEILÃO.
O produto da venda daquele Modigliani paga tudo, e ainda deixa uns caraminguás no caixa.
Quem sabe se algum destes banqueiros FDP, que estão com as burras-cheias, não toma vergonha na cara, dá uma de bom mecenas, arremata a obra e deixa lá mesmo, para a felicidade de todos.

kinho
kinho
17 anos atrás

Como dizia a minha professora de cálculo na FEI:
-O Brasil precisa de TÉCNICO!!! e não de engenheiro!!!
Hoje vejo que é a mais pura verdade, um técnico está ganhando quase a mesma coisa de um engenheiro que passou 5 (no meu caso 7) anos na faculdade!! Isso é muito triste.

J.J. Lehto
J.J. Lehto
17 anos atrás

666, The Number of the Beast

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Primeiro: Sete anos sem pagar conta de luz? Estamos bem de governo mesmo!
Segundo: Para o Joaquim, agora um dos meus escritores automobilísticos preferidos (um dia ainda vou a São Paulo conhecê-los), o êxodo para os EUA pode ter se iniciado por falta de oportunidades dos recém-formados, mas agora ele é feito por opção de quem não quer saber de estudar e prefere tentar a via mais “fácil” de ingressar ilegalmente em outro país. Tenho ouvido isso com uma freqüência assustadora aqui em Valadares. Só que ao mesmo tempo eles reclamam que sua cidade está sendo invadida pelos cariocas, mas se esquecem, ou não querem ver, que essa invasão se dá justamente em empregos que exigem um grau de escolaridade maior, coisa que eles não querem adquirir, preferem repetir a seguinte frase: “eu não vou ficar perdendo meu tempo estudando, prefiro ir ganhar dinheiro nos EUA. Então tá…

Freudy
Freudy
17 anos atrás

6666666 ? ser besta duas vezes???

Vitão
Vitão
17 anos atrás

corrigindo : propoõe a anos construir um espigão

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Fg,só pra informar os manos do pcc: se cortaram a
“luiz” , o “alarma” anti-roubo tá desligado também, certo? ou sortaram um rotivailer dentro do predio pra toma conta dus quadro?
O ladinho podre ta história é que o conselho do MASP é presidido por um arquiteto muito amigo do maluf e que propõe a naos construir um espigão no fundo do terreno, cuja renda vai manter o museu. Ganha um litro de óleo 2T quem adivinahr qual escritorio de arquitertura fez o projeto e quem vai construir. O nome da figura é Neves.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Quando adolescente, profissão que se prezasse era médico, engenheiro ou advogado. Gerente do Banco do Brasil era a quarta. O Engenheiro que Virou Suco foi emblemático dos anos 80, a década perdida, quando a classe média brasileira viu sua renda comprimida, corroída pela inflação galopante e a ausência de empregos formais forçou a muitos a buscarem alternativas para sobreviver. Foi também o início da diáspora brasileira rumo aos EUA (alô Governador Valadares, aquele abraço !!), face à falta de perspectiva que então se desenhava no país para uma legião de recém-formados e sem a menor expectativa de emprego. Uma década que não deixou saudades.

Máximo
Máximo
17 anos atrás

o Brasil virou suco…

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

FG,
Sei bem o que você quer dizer. Pagamos ainda hoje por todas as imbecilidades desferidas pelo pseudo coronel José Sarney. Me formei em Engenharia em 81. A coisa foi tão feia, que eu ganhava mais como estagiário do que como engenheiro. Daí, esse colega, que nunca conheci, teve a idéia e se deu bem. Vinte anos depois a hiistória se repete. Reciclar é sempre bom.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Apesar de não ser mais um frequentar dos puteiro, pelo amor de deus, vamos deixar as primas em paz…