Nossos mínis

SÃO PAULO (vazia, fria e triste) – Como não sei se todos vão ler, sinto-me na obrigação de reproduzir o que escreveu o blogueiro Joaquim, cara sensível e firme, desses que se o Brasil tivesse mais uma meia-dúzia seria uma nação.

“E, quando tudo parece perdido, esperanças abandonadas, eis que ela às vezes ressurge, dentro de um singelo TL azul, num senhor de bela cabeleira branca.”

É isso, Joaquim, que ninguém se vergue, vamos em frente. Esse senhor de cabeleira branca que vi no trânsito sorrindo ontem me mostrou que temos de ir em frente, e em frente vamos.

E vamos com nossos carros e nossas paixões. Anísio foi e é um visionário, fez Carcará, Puma, Míni Dacon.

Os mínis… Idéias para um mundo do futuro, quando as cidades seriam intransitáveis. O Brasil fez dos seus. O Aruanda de Ari Rocha, de linda história que pode ser lida no WebMotors.

Não foi o único, claro. Quando nem se pensava em minivans ou coisa que o valha, lá estava o Aruanda na Itália, ganhando prêmios e fazendo sucesso. E teve também o Míni Puma, parece que foi feito um só, acharam.

É isso. Que nos alegremos com as pequenas coisas.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Valeu Marcos,
não devia ser um foguete mas andava bem, gostei do lance do alternador, boa sacada para ganhar aquele cavalinho a mais.
Sem correção de 11 devia ser um espanador quando descia a lenha nas curvas hehehe.

abraço

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Marcos, truncou a mensagem mas aí vai o resto: nas 25 Horas de 74 lembro de um TL pilotado pelo trio Cavallini/Mansur/Lovecchi. Era esse o bruto? Abs.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao Marcos,
Marcão, de TL numa 25 Horas? Ah, não…tá caindo no meu conceito, rapaz….decadência, quando começa, não tem limites…
He,he,he, tô de sacanagem…Abs.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi Filipe !
O TL era SS ! Super Stander !!!
Afinal, a 25 horas era para D1.
Mas tinha um belo trabalho no motor, com balanceamento estático e dinãmico, câmaras equalizadas, modificações nos carburadores e no distribuidor.
E a suspensão traseira trabalhava com 11 graus, para diminuir um pouco a abanação !
Tinha também um interruptor para desligar o alternador. Afinal, na D1, qualquer cavalinho a mais fazia diferença.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Desculpa ai gente,

falha minha pensei estar escrevendo no post do TL do Anísio.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Grande Marcos,

Manda uma foto do TL !

Qual era a preparação ?

abraço

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Me lembro de ver um TL Divisão 3 aqui no Rio, creio que era branco ou bege bem claro, achava muito legal ocarro todocom cara de bravo, paralamas alargados, pneus slick, e aquele escapmento comprido 4×1, acho que nunca teves grandes resultados, mas sempre torcia por ele, apesar de nem me lembrar quem era, mas o TLzão ficou na minha memória.

MArcos
MArcos
17 anos atrás

Alguém sabe do Ari ???

MArcos
MArcos
17 anos atrás

TL azul diamante 1971.
Que saudade !!!
Corri na 25 horas de 1974 com um !
O carro era um relógio: 4m10s por volta, uma em cima da outra !
Não troquei nem pneus.
Andava 42 voltas sem abastecer !
Terminei na frente de muitos Opalas e Mavericks !

Cristiano Vicente
Cristiano Vicente
17 anos atrás

Ô Flávio, e o BR 800SL não entra nesta lista não? Pra mim é o mais charmoso dos minis nacionais!

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

TL azul? Com certeza não é aquele que foi de meu pai, aquilo não era carro e já deve ter sido derretido, para felicidade geral da nação.
A década de setenta foi um desastre em matéria de carros fabricados por aqui, acho que pior que os anos setenta.

Lawrence
Lawrence
17 anos atrás

A história do Auranda é muito bonita… Finalmente o Brasil está aprendendo a preservar a própria história!!!!

E ainda dizem q o cara lá de cima não existe!!!! O cara reconheceu a carroceria maltratada a anos pelo tempo no meio de uma pilha de sucata!!!

E se não bastasse isso ainda devolveu para o dono sem cobrar nada… O povo brasileiro sempre nos surpreede de maneira positiva…

Estou torcendo para q esse carrinho seja restaurado com o carinho q merece!!!

PS para FG. Lembra-se q eu estou desenhando um carro para um concurso de rendering??? Um dos carros eu já acabei, outros dois estão a caminho… Assim q o site estiver pronto eu passo a URL. A história do Aruanda só confirma a minha tese… Nós designers desconhecidos temos q participar de todos os concursos q pudermos… Quem sabe assim algum bom contato profissional aparece!!!

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Correção: o Mini-Puma está em Santa Cruz do rio Pardo (SP). O estranho é que O Puma Club de Curitiba diz ter uma carroceria, sem portas do Mini-Puma e o Puma club do Rio tem uma foto de uma carroceria do Mini-Puma. Será a mesma ou existem três exemplares?

Maurício Morais
17 anos atrás

Eu era menino, colecionava 4 rodas e sempre tinha matéria sobre os minis brasileiros. Quem viveu esta época, como eu, se lembra da crise do petróleo do começo dos anos 70. O contexto mundial era esse: ” vai acabar a gasolina e precisamos de carros pequenos e econômicos.”
Daí a genialidade brasileira gerou esses minis maravilhosos e tinha o Gurgel elétrico também, cheio de linhas retas. Lindo.
Pena que nossa indústria automotiva genuinamente brasileira nunca vingou e nossos construtores entraram para a história como meros visionários…
É duro ser um país que apenas monta carros que vem de fora.
Nunca faltou talento na área de design e engenharia automotiva, pra citar alguns nomes é só lembrar de Anísio Campos, os Malzoni, João Conrado do Amaral Gurgel e tantos outros. E tenho dito.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Se for o Joaquim que estou pensando, o cara é dez… Ele me ajudou a contar a história de um kart que tenho em casa… em breve, vou mandar umas fotos para o FG… Valeu Joaquim… Muito obrigado! Quanto ao Puma, o que dizer… o carrinho é show… nada como os clássicos!

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Estava agora na página do Puma Club e, pelo que está lá, existem pelo menos dois Mini-Pumas. Um está andando no Paraná, se não me engano, e outro apenas a carroceria no Rio de Janeiro. Se bem que pela descrição estou achando que o do Paraná é um Emis, carrinho que lembra muito o Mini-Puma.

Adriano - Sao Bernar
Adriano - Sao Bernar
17 anos atrás

Pessoal neste link abaixo na pagina 6 tem mais informacoes sobre o mini puma. Quem quiser conferir.

http://www.pumaclubdobrasil.com.br/pumaclub.html

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

PS. desculpem o portugues,fui escrevendo e não corrigi depois!

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Bom dia Amigos
Deixando pra traz o que passou, vamos olhar pra frente, trabalho, familia, responsabilidades e Deus, em Ele a gente não passa de mais um na multidão, fiquei pensando, acho que todos tem algo com Deus, algo pra falar, algo pra resolver,algo pra confessar, e nesses momentos que a gente fica mais sencivel às circustancias, onde as coisas simples se toram importantes com Joaquim escreveu eu digo a todos, pensem nisso, nada acontece por acaso nessa vida, nada, abraço a todos e um Otimo dia!!!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Não há como não ler os textos do Joaquim.
Diz ele que “sempre escreve porque tem tempo”.
É mais do que isso.
Tem um raro dom de transformar emoções em palavras.
Como o FG.
Quem leu seus Diários de Viagem, e mesmo estes posts soltos e despretensiosos, percebe bem essa marca.
Carro de corrida é um troço violento, agressivo, barulhento – “A bagaça é braba.”
Paz tem a ver com isso?
Nada.
Paz tem a ver com gente.
Não com máquinas.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Voltemos aos carrinhos que é um assunto bem mais agradável.
Será que o Indiana Gomes não descobre que fim levou o Mini-Puma?

israel peniza
israel peniza
17 anos atrás

Olá Flávio, tudo beleza? vc saiu da Radio Bandeirantes? só tenho visto vc na ESPN brasil! forte abraço

mauro chazanas
mauro chazanas
17 anos atrás

Parece que ninguém ainda se deu conta que isto é só o começo. O que houve foi uma T.P.C. – tensão pré-convocação. E na provável eliminação logo na primeira fase, o que esperar? Neste momento temos que ser implacáveis. Acabar com este negócio de celular e instalar orelhão nos presídios, e orelhão com ficha, nada de cartão, pros presos não colecionarem ilegalmente!

Felipe Gaya
17 anos atrás

Acho que vou ter o privilégio de ser o primeiro a postar… e também é a primeira vez que escrevo aqui nesse blig. Mas terá mais vezes, pois sou mais um que se tormou um fã de sua pessoa. Um abraço