Pequenos brinquedos – XI
SÃO PAULO (pão Pullmann, sem casca) – Já ia esquecendo da série “Pequenos brinquedos”, interrompida alguns dias atrás com a Variant.
Bem, este blog começou sua trajetória defendendo as Kombis, e é lógico que tenho a minha. Foi restaurada pelo Osmani, que também fez minha Lambretta. Um trabalho primoroso.
Já está com placa preta, a foto é antiga. Esse detalhe do farol amarelo, um acessório inglês, é a cerejinha do bolo. Às vezes encho ela de amigos e vamos beber em agum boteco de SP.
Isso é vida, é o que penso sempre que estou na Kombi.
Excelente informações, era exatamente o que eu estava procurando.
Boa tarde Flavio,
gostaria de saber se você ainda possui esta kombi, e se ela esta desse jeito ainda. Pois ficou muito bonita.
Fábio, eu sou a neta do Euclides Pinheiro e tenho hoje 17 anos Meu avô, faleceu à 25 anos. Infelizmente não o conheci e fiquei muito emocionada de ver no Google varias informações sobre ele. Minha avó tem muitas matérias sobre ele, eu vou ver o que eu consigo para poder te enviar, meu pai vai poder te dar mais informações acesse o email dele [email protected]
oi flavio eu tabem tenho uma kombi 1972 laranja e branca bem parecida com a sua aonde pasa todo mundo olha tenho a dois anos estol pencando em vender depos eu mando umas fotos meu tel 73/9979,6174 porto seguro ba
Olá Flávio
Gostaria de convidá-lo para colocar uma de suas raridades na seção “Meu Xodó” da Maxicar Old (www.maxicar.com.br/old)
É realmente muito linda a sua kombi.
Um Abraço!
Fernando&Fatima barenco
Olhem ela no Gumball 3000 desse ano: http://carroonline.terra.com.br/serverpage_new/foto/fot358_29142.jpg
Sim, quem chutou que só faltava colocar o limpador acertou. Estava na cromeação no dia das fotos.
quer saber sobre carros antigos, placa preta, eventos, etc … ???? acesse http://www.fnva.com.br – O fórum oficial da Federação Brasileira de Veículos Antigos
Vou dar um “chute” sobre a ausência do limpador de pára-brisas…
Como as fotos não são muito recentes (datam de junho do ano passado), imagino que nessa época ainda faltavam alguns detalhes antes da restauração estar 100% pronta.
Chutei bem?
Saulo, o evento da Simca com o Jean Sunny, foi em 1964 quando do lançamento da linha Simca Tufão.
E o Euclides Pinheiro, que era correor, se entusiasmou e formou um equipe semelhante, e não menos brihante, para apresentaçoes pelo Brasil, não se limitando a usar um só tipo de marca, mas com varios tipos de carro inclusive com a “velha senhora”.
Já me perdi na contabilidade. Qtos brinquedinhos tem Tio Gomes? E como arranja garagem pra frota?
Cadê o limpador de parabrisa da Kombi.
Bom, se a carreira jornalistica não der certo, é só pintar uma faixa amarela e fazer lotaçào !!
Entre 76 e 82 meu pai teve duas Kombis(não me lembro pois nasci em 79)uma std e outra de carroceria de madeira…
Kombi à água passa por recall:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u108087.shtml
Era numa destas (cor azul e branca) que eu ia no morumbi ver os jogos do timão na década de 70. Bons tempos de criança num kombão. Parabéns pela bela peça.
Para Engate é para imb…
Como chegamos a Porto Alegre?
Fácil, aos trancos e barrancos.
Quando no meio do caminho a Kombi 1.200 começou a dar sinal que não dava mais, trocamos num posto de gasolina o motorzinho pelo motor reserva do FW 1300… Foi uma festa.
Só que o cambio ficou muito curto, e só tínhamos um, já montado no Formula.
Estranhamente, depois da troca não me deixaram mais dirigir… Até hoje não entendi… Porque será?
… Cara, até agora foi o melhor que vi no Blig, sê me aliviou, essa Kombi tá um show, esse fim de semana foi de amargar… bela kombi fiieee.
Como foi que vc chegou Cláudio?
putz, escrevi b.ichona e o negócio me censurou. hehehe
Grande Flávio, a sua kombi acho que é igualzinha daquela propaganda antiga da VW que fazia alusão a cada janela da Kombi ser um aparelho de TV da garotada que ia dentro dela.
A %!@$&@#tá nos trinks mesmo.
FG, só falta a cortininha para ir no cine drive-in com a patroa, né? pergunta: esta lanterna dianteira é original ? em que ano eles mudaram daquela fininha ( parecia um lápis) para esta chapada?
Só agora li o primeiro post, do Petrus Portilho… E lembrei…
Em 1978, fomos em 3 pessoas para a etapa do Campeonato Brasileiro de FW 1300 e FW 1600 em Tarumã, no Rio Grande do Sul…
De Sampa a Porto Alegre, numa Kombi Pick-Up verde “cheguei acesa”, e só com uma fita K7 do Filme do John Travolta, Saturday Night Fever…
Imaginem um piloto gordito (Carlos Massenzi), um mecanico exigente (Tide Dalécio) e um chato de galochas (Euzinho) socados os tres no banco da frente – o único- da Kombosa Verde, 24 horas de viagem, só uma fita para ouvir?
E atrás, o glorioso FW1300 preto, pneus sobressalentes e outras peças?
A história é comprida, não vou contar aqui.
Mas o melhor foi encostar no domingo depois da corrida, na casa noturna (chamavam-se Discotecas na época) Encouraçado Butikim…
Tremendo sucesso… Da Kombi verde e do Formula VW preto, porque nós… Só dançamos, literalmente.
Carro Placa Preta fica dispensado de inspeção veicular entre outras coisas. Sobre os impostos, aqui no RS, carro com mais de 15 anos fica isento do IPVA. A unica coisa que não gosto no lance da placa preta é que o seguro obrigatório sobe de R4 77,xx para R$ 83,xx. Se o carro é de coleção, circula vazias vezes menos que um carro normal, porque tem que pagar seguro mais caro ????
Linda sua Kombi. Parabéns!
Uma pergunta: um carro com placa preta paga impostos e vistorias como qualquer outro, tem reduçao, como é isso?
E afinal, onde tu vais com os amigos beber? Manda por mais umas mesas que os bons blogueiros aparecem. Imagina, trocar toda essa idéia do blog ao vivo, que bacana.
Bonito a bagaça…mas FG, não é vc quem restaura os carros não??? Quer dizer que o melhor da festa não é vc quem faz???
quero ver mais fotos do seus carros, adoro carros antigos!
Beijos
Kombi faz parte da rara espécie de carros que parece sorrir.
Muito simpática a sua.
Tá faltando um carro de corrida antigo para esta linda coleção.
De todos os brinquedinhos que vc mostrou aqui, essa belezinha só perde para o karman guia, porque, convenhamos, esse não tem adversários à altura…
Flávio, depois de ver esta maravilha sobre rodas, confesso que fiquei tentado a adquirir uma e reformá-la para me divertir com os amigos tb. São dois sonhos de infância, uma kombi e um fusca.
Flaviao
Parabens pela Kombosa, ela esta maravilhosa…….
Legal seria ter também a última fabricada, a série prata com seu tunning caseiro da VW.
Aí, lindona a kombi. Dá gosto de ver uma carroceria assim tão lisinha. Mas cadê o limpador de para-brisas ?
Flávio,
Talvez até você já conheça a história, mas como nunca comentou nada em seu
blog, resolvi contá-la.
Na décda de 60 (se não me engano em 1965) houve um evento em Interlagos promovido pela Simca do Brasil para lançamento de um dos seus modelos (eu
era muito criança, por isso não consigo precisar muito bem os fatos e datas) do qual fez parte uma demonstração de um francês chamado Jean Sunny que realizava acrobacias com carros (andava em duas rodas, cavalo de pau etc…)
Até onde sei isto era inédito no Brasil até aquela época.
Como somos mais criativos que os gringos, um maluco chamado Euclides Pinheiro resolveu experimentar a brincadeira. Aprendeu e decidiu bater o
recorde de distância em 2 rodas.
Para isso, escolheu o percurso entre São paulo e Piracicaba e realizou a
façanha. Este fato por si só já seria digno de admiração. Porém, o mais
curioso foi o carro escolhido para tal…Uma Kombi. Isso mesmo, a boa e velha senhora. Dá pra imaginar? Em duas rodas de São Paulo à Piracicaba de Kombi?
O fato foi acompanhado pela Quatro Rodas na época e eu cheguei a ver esta revista na faculdade. Infelizmente não consegui encontrar nada a respeito na Internet. Talvez alguns dos blogueiros tenham a revista e possam disponibilizar as fotos ou contar mais detalhes do feito.
Abraços
Saulo Agostinho
PS-> Nunca mais ouvi falar do Euclides Pinheiro. Vi pessoalmente algumas apresentações dele com Opalas quando era criança. Será que ainda é vivo?
Realmente somos aquela nação sem memória. O cara foi o 1º a fazer este tipo de coisa com carros no Brasil. E ninguém conhece, ninguém nunca viu…
Este tópico é para falar sobre Kombis. Se parece muito difícil compreender, não tem problema. Vou apagando tudo.
É com essa que faremos o bufê do dia 10?
Para piorar, tem neguinho postando com meu nome… Vamos começar a faxina.
Flávio, desculpe, mas vou fazer um super parenteses no assunto: uma duvida cruel me aflige. Quantas horas por dia você fica na frente do computador?
ps:bela kombosa
LIndaça a Kombi! Umas assim a gente respeita e valoriza, ao contrário da massa de pão de forma branca e sem expressvidade que nos cercam no trânsito a tantos anos! Como vc comentou num outro post, bons tempos que os carros saíam com cores variadas, fora da ditadura do prata/cinza (tenho um carro cinza, mas não escolhi a cor!). Um abração e continue nos brindando com estes “pequenos brinquedos”, que fazem muito bem ao espírito! Meu pequeno brinquedo (SP-2) ainda não está pronto, que inveja!
Tá impecável a Kombi hein Flavinho, com uma dessas dá até pra eu ir pra balada com ela…
Abraço,
Beleza de Kombi !
O detalhe no farol serve como auxílio na neblina, não ?
Vi uma dessas, begue e verde claro, em Caraguatatuba no verão.
Um cara estava tentando comprar pra levar pro Canadá. Disse que os clássicos fazem muito sucesso por lá. Mais que os “carrões”, que todo mundo tem.
Ah ! Uma sugestão: Eu passaria numa casa de plantas e compraria um quite “Olho Gordo”. Já tem pronto. Vende muito.
É isso, valeu!
Para que serve esse acessório no farol? Fiquei curioso….
Qual é a função desse acessório no farol, Gomes? Muito inusitado, nunca havia visto.
Obs: Bela Saia-e-blusa
Linda Kombi. Dá gosto de ver.
José, placa preta é uma placa especial destinada a carros antigos e com alto grau de originalidade.
Um clube especializado tem q fazer vistoria, etc
Isso serve para “legalizar” carros antigos, muitos dos quais não têm seta, luz de freio ou mesmo cinto de segurança.
Sem essa placa preta, igual a do seu carro, mas com fundo preto e letras cromadas, esses carros não poderiam andar nas ruas…
Se não contei a história toda, alguém completa aé!!!
Abraços!
Esqueci o ano. É 65. Vermelho coral e branco, interior cinza. Placa preta é placa de carro de coleção.
Carro bonito mesmo… Mas os para-choques não tem aquelas barras por cima? Eles não são cromados originalmente???
Outra coisa q eu vi, não sei se vc concorda… Mas os retrovisores ficariam mais bonitos cromados ou polidos mesmo!!!
Abraços!