Tem alguma coisa errada aí…

SÃO PAULO (formulinhas minguando) – Recebo um e-mail me informando que a próxima etapa da F-Renault, ou Renault Speed Show, que inclui a Clio e a Super Clio, mais a F-3, terá rodadas duplas de cada uma das categorias. Oito corridas, pois.

Tudo muito bom, tudo muito bem. A brincadeira está marcada para o fim de semana de 3 e 4 de junho, daqui a dez dias. Só que no fim o “press-release” informa que o local ainda não está definido! Está marcado para Brasília, mas ainda não foi confirmado!

Depois ninguém entende por que as corridas de monopostos estão acabando no Brasil…

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Falando nisso, alguém sabe onde posso encontrar um Fórmula Vê à venda por um preço razoável? De preferência um que precise ser restaurado…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi pessoal !
Estas mudanças que os cartolinhas vão acrescentando aos regulamentos é o que acabam matando as categorias de base !
Pneus slick, amortecedores imporados, câmbio Hewland e preparação livre !
Isto só facilita a vida dos filhos-ricos !
Será que este pessoal não aprende ?

Máximo
Máximo
17 anos atrás

postei num outro tópico, mas acaba tendo mais relação com esse assunto…

nosso automobilismo vai morrendo…

…pelo mesmo motivo que as montadoras saem da F1 sem a menor explicação;
…pelo mesmo motivo que a Stock-Car brasileira é \\”multi-marca\\” de chassis tubular e mecânica padrão;
…pelo mesmo motivo que não existe mais um brasileiro de Marcas e Pilotos descente
…pelo mesmo motivo que a IRL e Champ-Car (ou seja lá que nome tem aquilo) estão em fase pré-falimentar;

porque nenhum departamento de marketing vai investir um centavo pra andar no fundo do grid;

porque automoblismo hoje tem de ser altamente lucrativo o tempo todo, afinal, se não der lucro como vai manter TODOS envolvidos com salários astronômicos;

porque nenhum dos pilotos que alinham hoje querem se divertir, eles querem unica e exclusivamente ganhar dinheiro – e o pior é que este último caso vale para quase todas categorias…

é por essas e outras que eu passei a acompanhar a SuperClassic…
pra ver nego correndo porque gosta de correr…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

É o mesmo de sempre.
Qualquer categoria-escola que se inicia, com o tempo fica cara, pois adicionam cada vez mais e mais alterações no regulamento…
Tivemos tantas… Formula Vê, Mecanica Continental, Super V, Formula Ford, Formula 3, Formula 2, Formula Renault, Formula Chevrolet e zilhões de formulas regionais…
Na verdade sempre aparece um dirigente qualquer, e com seus clubes e afins mamam descaradamente na grana da garotada que quer correr.
Eternamente é a mesma história: Caro, muito caro e inviável…

Gustavo
Gustavo
17 anos atrás

Os custos dessa Formula São Paulo (que corre com carros de FF antigos) é bem mais baixo que o do Kart, em 2004 girava em torno de 20mil/ano enquanto o Kart já tava na casa de 100mil/ano, é muito difícil achar alguma coisa mais barata que isso, só carrinho de rolimã mesmo.

Aliás, vai rolar nesse sabado na USP o XL GP Poli de Rolimã, bem que o grande premio poderia dar uma força e cobrir esse evento!!!! O evento tem patrocinio da NSK e algumas equipes tem patrocinio próprio. A minha equipe fechou patrocínio da Red Bull essa semana!!!

Fica o convite pra quem quiser aparecer

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Esta Fórmula São Paulo usa os antiquíssimos F-Ford, que já foram F-Rio há alguns anos atrás. A F-Ford aqui acabou porque o que era pra ser uma categoria escola, passou a ser caríssima em função de mudanças no regulamento.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Vcs acham que uma categoria que tem transmissão da TV Bandeirantes pode ir pra frente? Eles nunca anunciam a hora esperando que o coitado do telespectador passe o dia em frente à TV esperando a corrida. Na última que vi, em Vitória, um safado esperou o líder chegar e jogou o carro em cima. Deve ter saído pancadaria nos boxes, mas o máximo que disseram foi ter sido um acidente de corrida. Em outro lugar o cara pegaria um gancho de um ano, já aqui….

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Joaquim,
Acho que há uma falta de iniciativa neste sentido !
Os reais interessados – a molecada que está saindo do Kart, é que deveria se organizar !
Não tenho nenhuma dúvida de que a VW forneceria o tal KIT-básico a um preço reduzido, se fosse apresentada uma proposta séria !
É só não aparecer nenhum megalomaníaco pedindo mundos-e-fundos, que a coisa sai !
Isto já foi feito antes, e pode ser feito novamente !
Abraços !

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Marcos, algo nesse sentido foi tentado aqui em SP numa tal F-Júnior, mas que não vingou ao que eu saiba. Fábricas aqui não estão interessadas em apoiar essas iniciativas, exceção feita à F-Renault, mas aí a abordagem é diferente, tendo em vista que é um pacote promocional abrangendo Clio, SuperClio e quejandos. Na Stock Car o que vemos é aquela jogada de marketing, chassi tubular e motor V-8, com bolhas da VW, GM e Mistsubishi. E ainda chamam de multimarcas. Ainda no assunto, o Paulista de Marcas é um campeonato interessante, tem um grid constante de uns 20 carros, a maioria Gol, mas cadê as outras marcas? Onde estão Fiat, Renault, Peugeot, Citroen, Ford ? Onde estão as revendas prá apoiar esse pessoal ? Estão em qualquer lugar, menos nos grids. Abs.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi Joaquim !
Eu não conhecia esta F-São Paulo.
Ví os carros outro dia em Interlagos. Achei ótima ! É um Fórmula-Vê !
Mas só tinha 8 carros !
Deveria ser melhorada e incentivada.
Os custos poderiam ser reduzidos, limitando-se ao emprego de chassis tubular, pneus radiais e peças originais VW !
A fábrica deveria dar um apoio.
Não é preciso de milhões de US$ !
Só o fornecimento de um kit-básico, de motor+câmbio+freios, já seria um grande incentivo.
Esta é a receita da FF 1600.
Abraços !

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Grande Marcos,
Sem dúvida a F-Ford pode ainda ser uma boa opção para os pilotos iniciantes, mas me refiro aqui ao Brasil onde os chassis Techspeed (creio que monocoques) remanescentes estão na F-São Paulo, equipados com motor 1.8. É uma boa categoria para quem vem do kart e quer aprender sobre acerto de chassi, asa, essas coisas. Como sempre, padece de investimentos para uma boa divulgação e os custos não estão lá assim tão acessíveis. Abs.

jovino
jovino
17 anos atrás

Vitão,

É, o meu medo é este, pois em se tratando de políticos sem o mínimo de respeito pelo esporte, possa acontecer alguma coisa de ruim em relação ao autódromo de Brasília. No início da década de 80 participei de 4 campeonatos de HOT DODGE aqui em Brasília e a categoria foi se acabando juntamente com outras de turismo e TFL (turismo força livre) e o autódromo já estava entregue as moscas, quando algum malandro teve a idéia de colocar carnaval lá dentro. A nossa sorte foi que o Nelson Piquet arrendou o autódromo e deu uma geral nele, organizando algumas categorias como a formula Esprom BMW, entre outras. Agora, de uns tempos para cá depois que o Nelsinho foi para a Europa, me parece que ele não teve mais a mesma motivação e só havia uma categoria de turismo, que já estava meio capenga. Vou ter que dar um chega lá para ver como estão as coisas, pois se ele, Nelson Piquet, tiver que entrega-lo a administração do Plano Piloto (DGF), não sei o que poderá acontecer, pois interesse eles não tem nenhum em desenvolver atividades automobilísticas.

Jovino

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi Joaquim !
A Fórmula Ford continua sendo uma ótima escola para os pilotos iniciantes !
E a obrigatoriedade do emprego dos chassis tubulares mantém os custos baixos e ao alcance da moçada que só tem PAI-trocínio.
Acho que a FF no Brasil não se manteve, porque havia o problema dos motores !
Afinal a nossa FF usava um motor Renault, que é o que equipava o Corcel.
O motor Kent, que é o padrão FF em todo o mundo, não era fabricado no Brasil.
O nosso amigo Ralph Firman ficou rico e fez a VanDiemen o maior fabricante de carros de corrida, fabricando FF !
Abraços !

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Confirmado para Brasilia…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi Vitão e Jovino !
Boa idéia !!!!
GOSTEI deste negócio de F-Bus !
MAS acho que devem fazer com os ônibus lotados !
Já imaginaram a disputa na freada do S, entre o Circular Avenida e o Jardim Ângela ????
O Lula-Lelê pode dar a bandeirada….
É sucesso garantido !

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Jovino, já ouvi de um assesor do próprio ministro dos esportes que automobilismo não é esporte, é divertimento de rico. Tenho certeza, que depois da briga (pequena) que a CBA armou no autodormo do Rio, eles vão partir para a retaliação e fazer de tudo para acabar com as pistas e o esporte.
Depois, pobre não anda de carro, anda de onibus (olha ai uma boa idéia, vamos mudar de F-Truck para F-Bus).

jovino
jovino
17 anos atrás

Pelo que eu saiba, a Federação de Automobilismo aqui do Distrito Federal está esperando uma decisão judicial para a liberação do Autódromo Nelson Piquet que ficou adiada de terça para esta quarta feira (dia 24).

O pedido de liminar solicita a liberação do autódromo independentemente da pendência entre a NZ Empreendimentos, de Nelson Piquet e o GDF, sendo que o Secretário de Esportes e Lazer decidiu pedir a devolução da administração para sua Secretaria e isto é o que me preocupa, pois saindo das mãos do Piquet, tenho medo que eles dêem uma outra finalidade para o autódromo, que a alguns anos atrás destruíram uma passarela que ligava os Boxes a arquibancada coberta para a realização de desfiles de escolas de samba.
Para quem não sabe, o autódromo de Brasília fica em uma área privilegiada no centro da cidade, de frente para o Memorial JK.

A prova da Renault Speedo Show está marcada para o dia 04 de junho, e acredito que deva ser realizada.

Jovino

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Há alguns anos atrás, no Brasil, a carreira automobilistica era bem definida: kart, F-Ford, F-3 e e xterior, além de um Brasileiro de Marcas relativamente vigoroso e Stock Cars.
Aí me aparece a F-Chevrolet, com o apoio da GM, calcada na F-Vauxhal (sei lá como se escreve) inglesa, canibalizando a F-Ford, Após o aparecimento da F-Renault, enfraqueceu-se a F-3 Sulamericana, hoje apenas uma caricatura de si mesma.

Marquito
Marquito
17 anos atrás

Vi a primeira etapa da super clio e gostei os carrinhos são uns foguetes e teve boas disputas, mas realmente precisa melhorar essa organização.

possivel "Piloto" da
possivel "Piloto" da
17 anos atrás

Concordo plenamente em genero,numero e grau pois o automobilismo no Brasil virou coisa de filinho de papai pois o unico objetivo é encher o bolso dos promotores,fornecedores e equipes.Se não houver incentivo da montadora o fim está próximo.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Sim, junho, claro, já arrumei.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Não era o Pedro Paulo Diniz que organizava?
Começou tão bem, e degringolou porque?
Era alguma brincadeirinha para ocupar o tempo e cansou?
Melancólico. Estamos muito mal de monopostos.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

É Flávio. E sem monopostos, não teremos os campeões no exterior que possam galgar o árduo caminho até a f1. A profissionalização das categorias turismo vai acabar com nossos possíveis futuros talentos.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Flavio, a data correta deve ser 3 e 4 de JUNHO né?