Tributo a um grande automóvel
SÃO PAULO (o pássaro entre os pássaros) – Grande site recém-lançado, merece a visita e a reverência de todos nós. Uma página dedicada ao maravilhoso Brasinca Uirapuru, talvez a maior das criações da indústria automobilística brasileira. Com um charme inigualável: você clica no número do chassi de cada um dos produzidos e descobre seu destino. Demais da conta.
Quando Rigoberto Soler, seu criador, morreu, no fim de 2004, escrevi sobre o tema. A coluna está aqui.
Para quem nunca viu, é esse carro aí embaixo. Que foi devidamente copiado na Inglaterra e virou Jensen, ou algo assim.
fg, para polemizar. um não copia o outro, o outro não copia o um.
escrevi um livro sobre o projeto, submeti o original ao professor soler e ouvi gente da época, como o festejado, lúcido e sadio designer anísio campos.
o professor soler disse nada ter a ver e que os projetos são diferentes – com a diferença do uirapuru ser melhor e atual.
o anísio, que estes conceitos, distribuições de volumes e massas, fazem parte de uma época e acabam sendo aproveitados por um ou outro.
faz bem aos nossos complexos de sub-desenvolvimento dizer que fomos copiados, especialmente por marca pequena, desconhecida, e ora desaparecida. fizemos muito melhor: não fomos copiados. nem em estilo, nem em construção, nem em formulação.
num resumo, foi o melhor projeto de automóvel feito no país, e um dos mais avançados do mundo. suas soluções vem sendo aplicadas ao longo dos anos. e tanto linhas quanto formulação estética e aerodinâmica, mantém-no atualizado.
para lembrar, em 2003 o Carro do Brasil reuniu sete exemplares destes, em diversos estágios e versões. reunião maior que esta, só no pátio da brasinca …
Prezado Senhor. O veículo Uiapuru,
não é nacional, ele é cópia de um carro Ingles, de nome Janhsem(desculpe pela grafia errada), que usa mecânica ford V8. existe um no brasil, na cor verde, interior caramelo/couro
Vitão !
Este carro que vc lembrou era o que tinha o motor SBC ! Um Corvette 283 c.i.
esqueci de comentar : mas que belos GT-Malzoni ao fundo !
me lembro de um marron metálico que recebeu um motor Offy e tirava racha na marginal pinheiros. Este carro foi para os USA, acho.
Essa foto foi tirada em Aguas de Lindoia no encontro nacional de carros antigos. A cada ano que passa o evento está mais bonito, vale a pena ir até lá todo ano. Tenho umas duas centenas de fotos de raridades barbaras, fora o papo com os donos que nos contam os “causos” das recuperações.
Flávio: muito legal o site mas dá calafrios ver o que fizeram com o pobre chassi 1053. se o cara queria um bug, que comprasse um legítimo.
O Cláudio Ceregatti menciona o Brasica da Polícia Rodoviária Federal. Lembro deste modelo no Salão do Automóvel de sei lá quando… era lindo.
Quando criança, me lembro de um Brasimca deste do pai de um amigo meu. Quando ele estacionava este carro lá no nosso bloco juntava um monte de gente para apreciá-lo. Aqui em Brasília, a alguns anos, houve uma grande exposição no centro de convenções em comemoração a alguma coisa que não me lembro agora, e veio uns 5 ou 6 Brasincas destes, inclusive dois conversível, coisa que eu não sabia que existia.
Belíssimo carro e com a mecânica do Simca o ronco era fascinante.
Jovino
caro Jovino, voce participa do A mil por hora?
Se for meus parabéns. Quanto ao Uirapuru, na minha cidade Tres Rios, tinha um que parava o transito, vermelho…ele foi um carro muito acima do seu tempo e vou atras do site do uirapuru
abraços
flavio padilha
O desenho era bonito, mas o acabamento era uma b.o.s.t.a, e o desempenho, pior ainda.
O carro era muito grande e pesado, uma Veraneio de cartola.
O motor 4.200 c.c. da C10 mesmo equipado com 2 carburadores SU H6 e um comando Iskenderian 262, não tinha vitaminas para empurrar a barca com dignidade.
O Walter Hahn, de Piracicaba, participou de algumas corridas com o Brasinca, número 88.
Eu lembro de um dentista de Sampa que montou um SBC 283 no dele. Ficou bem engraçado !
Mas nunca mais ví este carro !
Meus caros:
Aqueles que não viram um “ao vivo”, não podem imaginar o que foi esse carro em seu lançamento. Lembro um azul bebe, que eu ficava namorando sempre que o dono permitia…passar flanela por aí…Outra coisa, na versão para a P.R.F. tinha uma maca/padiola e eu pude deitar-me nela naquele salão do autómovel (não lembro mais o ano)….que fissura….É bom recordar…
Muito legal o carro mas é impressão minha ou é a cara dos primeiros Corvette ?
Não é bairrismo, Marcos… Claro que não devemos ser bairristas, porém muito menos devemos rebaixar o que é nacional.
As linhas do Uirapuru e do Jensen são parecidíssimas como um todo e não apenas no vidro traseiro.
Uirapuru cópia do Jensen? Se o carro nacional não tivesse sido apresentado em 1964 e o Jensen em 1966, poderia ser mesmo. Mas não há como copiar algo que nem foi lançado. A não ser que usasse o DeLorean do McFly. ;-)
Brasinca copiado ????
Engraçado que, volta e meia, esta lorota volta a baila !
Por favor, deixem de ser bairristas !!!
A única semelhança, e de longe, fica restrita ao vidro traseiro !!!!
Mas vários carros desta época usaram este vidrão !
Vejam o primeiro Barracuda !
Será que não foi o Rigoberto quem copiou ????
Bonito carro mesmo… O Jensen eu já tinha visto, mas esse não…
Mais uma das iniciativas brazucas q fica pelo caminho… Criatividade e capacidade nós temos, mas na hora de realizar sempre tem “uma pedra no caminho”.
Abraços
Com todo o respeito aos Aston Martin, daria mesmo um belo carro para o James Bond.
SENSACIONAL o site do UIRAPURU e também a reportagem feita pelo Gomes. Foi meu sonho de consumo nos anos 60 porem só conseguí chegar a uma berlineta interlagos
Gostei…muito lindo…não conhecia…mas é lindão mesmo!
Cara, mas o carro é muito show… lindo demais… alguem sabe quantos foram fabricados?
Flavio, este carangaço era demais. No meio dos outros era um pouco trambolhão mas quando o motor falava….
Sempre lembrou-me a cultura argentina: “Camina, peroque camia…”
Marcelo: Obrigado!
Carrera: É essa Brasinca, sim. Uma das maiores estamparias do Brasil, que teve uma parceria com a GM de mais de 30 anos.
Ficava ali perto do Portão 6. Suas antigas instalações são um estacionamento.
Do mesmo jeito que o Stanguellini Colibri foi copiado e virou Vemag Carcará?
A cópia do Uirapuru chama Jensen Interceptor, que vinha com motor Dodge 383. Existe apenas um desses aqui no Brasil, de um grande colecionador de São Paulo.
Só por curiosidade, essa Brasinca Uirapuru tem alguma relação com aquela Brasinca que fazia Pickups cabine dupla?
Caro Cláudio,
Esta versão da polícia rodoviária, que esteve exposta no salão do automóvel (não lembro mais o ano!), tinha a pintura da polícia (amarelo e preto) e algumas coisa que eram apenas para “chamar a atenção” (na época não existia o termo marketing!). Além de “cascas” de metralhadoras na grade dianteira, tinha uma pequena “mira” (feita com jateamento de areia) no canto inferior esquerdo do parabrisa, que era apenas “efeito visual” (olha o marketing aí novamente!).
Salvo engano (olha a memória me traindo novamente), foi modificado apenas um carro para o salão…. Help me Matuzas…..
Foresti
Um carro sensacional merecia mesmo um site igualmente sensacional! Riquíssimo em informações e a idéia de listar os “sobreviventes” pelo número do chassi foi ótima!
Alguem aí tem alguma informação da versão construída para a Polícia Rodoviária? Dizia-se que tinha duas metralhadoras embutidas na frente, um carro meio assim 007…
Desculpe Marcelo Foresti !
Eu ACHO que não pode!
Porque na Classic ,ACHO,só pode carrer com motor até 1600cc.
Desculpem o erro de digitação, no meu comentário abaixo o correto é perua chevrolet brasil 3100 (e não 38…..)
Foresti
FG.
Lí o seu post anterior sobre o Rigoberto e não tive oportudade, à época, de comentar.
Tive o prazer de tê-lo como professor na FEI e depois como coordenador no antigo CPV (centro de pesquisa de veículos) da mesma FEI. Simplesmente um Gênio (sim com G maiúsculo) meu amor por carros, que já era grande, virou um vício graças a ele. Virávamos noites no galpão do CPV enquanto sonhávamos e desenvolvíamos os projetos (TALAV, FEI X-3 -ou Lavínia para os “íntimos” – Iguapé, e vários outros que a idade não ajuda a lembrar….). Ele inspirou toda uma geração com a sua capacidade e criatividade…. Uma grande prova disso é o Uirapurú, com motor e câmbio (3 marchas!) da perua chevrolet brasil 38 (era o que estava diponível no Brasil naqueles tempos….), um dos carros mais belos já produzidos. Pena que foram produzidos tão poucos….. coisas da “indústria” automobilística da época.
abs
Foresti
PS.: Hoje estou saudosista, também depois do blog da Alessandra sobre o Iguatemi e o seu comentário sobre o Rigoberto vc quer oq????
Do alto da minha ignorancia, porque o passaro não pode participar da classic?
belissimo automovel!! tive o grande prazer de compartilhar aulas de muito conhecimento e dias de trabalho por 9 anos com o saudoso mestre soler. dificil nao lembrar! dia 10 estarei em interlagos para ver o veloz 96!!!!
AH esse é top?
Jóia rara do automobilismo nacional…
Dizem que o Uirapuru canta alto…
mais informações sobre o Brasinca Uirapuru no http://www.fnva.com.br – “Paixão Nacional”
Pô Gomes,tu tá feroz hoje heim?
Pena que o Uirapuru não pode participar da Classic.
Teve um conversivel também né?