Tudo que é sólido…

SÃO PAULO (tinha de ser bem naquele dia?) – Essa história aqui, só lendo. A quatro mãos, o blogueiro Joaquim Lopes Filho e o colunista Roberto Brandão, que se conheceram sábado passado em Interlagos, escreveram a última Retrovisor, entre uma passagem e outra do lerdíssimo #96 (um carro gentil, que dá tempo aos torcedores para conversarem).

Imperdível, como se diz.

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
joaquim
joaquim
17 anos atrás

Obrigado Vitão, pessoal onde lê-se 26 anos, corrijam para 36. Ô cabeça, meu..Abs.

Vitào
Vitào
17 anos atrás

Prezado Joaquim, essa prova deu tanta encrenca, que confunde a gente até hoje. Já fazem 36 anos e vce falou em 26 !! (Vai ver que a cronometragem errou ) brincadeira! abraços PS amanhã vou para Brasilia , um abraço p/ vc e o Jovino.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Jovino, esses Mil Km de Brasilia de 70 foram tão confusos que até hoje, 26 anos depois, geram polêmica. Eu estava nos boxes e o que vi de baderna e confusão já dava outra coluna. Por exemplo: Luiz Grecco, cappo da Equipe Bino quase aos tapas com a direção de prova, pilotos sendo dado ordem de prisão quando do primeiro pit-stop, Exército e Policia circulando nos boxes para forçar a participação dos pilotos (comum nos tempos da ditadura militar) e a prova terminando com apenas 800 km percorridos e muito mais. Sds.

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
17 anos atrás

PELAMORDEDEUS!!! Não me façam isso!!!
Tive um ataque de riso no trabalho!!!
Isso merecia um filme hollywoodiano!!!

LAGO
LAGO
17 anos atrás

sensacional! %!$&#coluna esta RETROVISOR. uma história surpreendente e cativante a cada texto. saudações ao narrador joaquin, ao autor brandão e a vc flavinho, pela brilhante idéia de inseri-la no grande premio. para quem gosta de história, e de corrida de carros, é presente…..

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
17 anos atrás

Impagável e brilhante esta história… e de certa forma mostra até onde vai o arrojode quem gosta de automobilismo!!!

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Então, alguém viu a corrida e sabe qq se passou nessa do Bruno Junqueira ter sido penalizado por segurar o Paul Tracy?

Gustavo
Gustavo
17 anos atrás

Caro amigo:

Gostaria que vc me ajudasse.
Estou procurando a foto da Moto de Micahel Schumacher, ainda nao a encontrei. Se vc soubesse o tivesse. Agradeço.
Gustavo

jovino
jovino
17 anos atrás

Grande Joaquim,

Na sexta, no fim da tarde, quando o Flavio postou sobre sua história da coluna Retrovisor, já estava de saída e li rapidamente sobre o referido protótipo e não percebi que você havia citado que era o tal protótipo de gesso, por isso, o meu post para você ficou meio sem sentido, pois eu argumentava com você a respeito da existência ou não deste carro. A gente vai recordando as coisas aos poucos, pois me lembro que ele antes da largada ficou um tempão parado na descida da rodoviária já na asa norte e depois, realmente, houve um temporal, acredito que por isto, deve ter ido para casa e não me lembro do resultado da prova. Quando falo da existência deste carro aqui em Brasília a amigos pilotos mais jovens eles duvidam da existência do mesmo. Automobilismo naquela época era meio louco e apaixonante, pois quando chegava a época dos mil kilômetros de Brasília eu e mais alguns moleques subíamos e descíamos a asa norte só procurando as oficinas para ver as novidades que se apresentavam. Como eu era feliz e não sabia.
É isso aí, continue contando estas histórias, que é de uma certa forma engraçada, mas acredito que você deve ter muitas coisas ainda para contar.

Abraços.

Jovino

bruno mantovani
bruno mantovani
17 anos atrás

dia 10 to no box 21 tbm…

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

Alguém viu o DTM ontem? Cara, ninguém passa ninguém que coisa horrível. De bonito apenas os carros(principalmente os audi com cara de bravo)…

Toty
Toty
17 anos atrás

O Joaquim Lopes da Silva é o grande “joaquim” do blog?
Nunca ví nem sei quem é, mas inegavelmente é fantástico!
Ele, o joaquim, assina em minúsculas, mas a cultura do cara é maiúscula, parabéns.
O VELOZ-HP, seu companheiro de inteligência, conhecimento e tolerância (em um blog é necessário), justamente adimirado por tantos frequentadores deste precioso espaço.
O VELOZ-HP e o joaquim já foram aconselhados a escrever livros. Sem dúvida seria ótimo, mas gente das “letras”, competentes, já penaram para isso, perguntem ao fantástico FG.
Mas, “como uma volta de aquecimento”, uma coluna em algum caderno de veículos de um grande jornal…
Seria inédito, valioso, um sucesso!!!
Alô senhores editores, isso é sério, acordem!!!
Se conseguirem a autorização para algumas fotos então nem se fala…
NÃO DÁ PRÁ CONFORMAR COM TANTO CONHECIMENTO RESTRITO A UM (GRANDE) BLOG!!!
Minha sincera admiração ao joaquim e VELOZ-HP.
Um abraço para todos e uma semana ao menos tranquila.

Ale da Costa
Ale da Costa
17 anos atrás

Olá

Na semana passada, acabei recebendo a visita nada agradável de um vírus/hacker/safado/sei lá o quê, enfim… resumo da ópera: tive as senhas dos meus dois emails de trabalho roubadas além da página do orkut desapropriada (me tornei um sem-orkut)

BOm, como a caravana passa, precisei de novas contas de email para continuar meus trabalhos e meus contatos. Como é sabido quando acontecem tragédias desse porte, a perda de CONTATOS e EMAILS importantes são inevitáveis (claro, não tinha nada salvado ou salvo em um word)…

A única boa notícia (para mim, pelo menos) é que o Portrait continua firme e forte… pelo menos, ele disfarça bem. Há textos novos e já aproveito para divulgar…Passo novamente o link do projeto crioulo…

ENtão lá vão os dados novos..Anote na sua lista por favor:

EMAILS:

[email protected]

[email protected]

Orkut: Ale da Costa

PORTRAIT: http://aledacosta.blogspot.com/

PROJETO CRIOULO: http://fotolog.terra.com.br/aledacosta

Tenha uma boa semana

Ale

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Pessoal, eu não tenho a menor sombra de dúvida que o trabalho de divulgação do Flávio aqui no blog, tem melhorado, se não significativamente em números, pelo menos no aumento do interesse do pessoal pela SuperClassic. Essa impressão é também compartilhada pelo Brandão e pelo Ceregatti, com os quais tive a oportunidade de comentar o assunto. Portanto, dia 10, everybody macacada, todos lá, independentemente do “bufê” sofrível do Box 21. Eu estou avisando… Abs. a todos.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Ôpa! Vamos agitar esse encontro do dia 10 no Box 21.
Vamos engrossar a torcida do FG, e “empurrar” o 96 pro meio do grid.
Quanto a entrada do Velox HP, é só combinarmos antes, que ele entra comigo, independente da ponte aberta ou não.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Marcello

Concordo com voce, terrrrrrrivel!!! o Flavio deve ter viajado pra lá por isso viu a corrida ao vivo, se voce quiser eu te mando uma corrida (Mpeg)com um narrador Holandes, amigo, o cara é muito engraçado, mesmo sem entender o que ele fala dá pra ter uma ideia, mas concordo com voce, embora eu goste do gavão, narrando F1 somente, pois ele fala tanta bobagem, erra o nome dos carros e pilotos que fica divertido pegar seus erros, paciência né ?
Abraço

Marcello
Marcello
17 anos atrás

DEsculpe o erro no último parágrafo, o que quis dizer foi o seguinte: se alguém além do Flávio…

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Flávio, sei que estou postando assunto alheio ao tópico, e me desculpe por isso, mas por favor me responda uma pergunta: pra ser narrador de corridas na RG, é preciso ter como requisito básico e obrigatório certificado de imbecil e incompetente, que narração foi aquela da Stock? Meu Deus, o GB tá fazendo escola!!
Outra coisa, estou indignado com a notícia que fretaram um avião para trazer gente da europa, gregos na maioria, pra assistir a Fórmula Truck, enquanto isso, algumas categorias estão à mingua…
Se alguém do Flávio quiser responder ou comentar, eu agradeceria, pois a opinião de todos vocês é muito importante.

Benesi
Benesi
17 anos atrás

Grande Flavinho, não se vc ainda lembra de mim, mas jogamos muito salão la no CEPEUSP com o Chico Coca, Guido, Douglas, os Penuela. Fico sempre na coruja dos programas que vc faz e aparece, parabens são bons demais. Abrcs Benesi.
PS.: Vamos nos falar, tem ai meu mail.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Tô nessa, e vou levar um monte de fotos antigas para atiçar mais ainda as lembranças da confraria.

Rodrigo Tosetti
Rodrigo Tosetti
17 anos atrás

Impagável a coluna !!!

velocidade.blog.terra.com.br

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Opaaaaa!!!, Tenho uma viagem marcada para BH sem data confimada mas para o mês de junho, se não for no dia 10 eu to dentro, acabei de falar com Pai, e já tinha deixado marcado antes de ler o Blig, portanto estou nessa!!!Abraço

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Ah! Tava me esquecendo!
Posso levar o vinho também!!!!!!

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Já tô contando os dias.
Assim vou poder levar meu Vanwall 58 (1/43) lindo,lindo……..
Tá ai uma ideia, cada um leva seu carango em miniatura já que real mesmo só o Vemag 96 né!!!!

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Eu vou é só confirmar que vai ter mesmo,porque sou de Minas Gerais e não dá pra entrar em uma furada.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

É Marcello, a gente mora longe de SP e ficamos fora dessas coisas legais.Parabéns Roberto Brandão pela iniciativa e espero que dê certo…

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Como não posso ir, estou tentando convencer o Thiago, o cara que pinto o capaMug, a ir, se ele for, deve levar um monte de fotos dos trabalhos dele, é um senhor profissional, apesar da pouca idade, vcs vão gostar do garoto, e das pinturas dele também.

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Buá buá, eu não vou poder ir e já estou morrendo de inveja de vcs.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

ATENÇÃO CONFRARIA DO BLOG E DO 96!
Estamos organizando um bufê para o dia 10 de Junho, próxima etapa do paulista.Se vocês toparem, o FG está disposto a levar o MUGMóvel, teremos a seção de causos e histórias. Quem topar a idéia, me confirme. Vou ver, junto à administração, se eles deixam a ponte livre e aberta, assim o VELOZHP, aquele que todos querem conhecer poderá sair de sua cativa na arquibancada e se jubtar a nós no box 21. Quem topar, me avise, para que possamos programar um evento digno das macarronadas da Ferrari, noutros tempos…

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Silvestre, acho que é para todo Brasil sim, essa propaganda passou aqui em Valadares.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Ô Máximo. Até agora, como uma famiglia siciliana, ninguém havia comentado essa indiscrição de nosso herói maior, o intrépido FG. A gente só revel as pingas quebebe, não os tombos que levamos, diz o dito popular. Todos viram e ficaram quietos. Agora, que você abriu a porteira, imagine o que vão encher o cara. Mas, Valeu! De repente, é mais uma para ser postada na coluna, escrita a uma dúzia de mãos, com os ingredientes a mais que cada um irá colocar… Segura, Flavinho….

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

Aí FG, não tem nada a ver com o post,desculpe.Mas vc falava outro dia da tv de plasma e as Casas Bahia daqui estará dando uma tv de plasma para que comprar uma e o Brasil for campeão,ou seja,vc compra um plasma e torce para o Brasil ser campeão que vc ganha outra.Não sei se tá passando propaganda na tv por isso não sei é para todo Brasil.

Máximo
Máximo
17 anos atrás

o Flávio incentiva a turma a conversar durante a corrida para não verem ele errar – escapada “animal” no final da reta oposta… meninos eu vi!!!
mas sou obrigado a confessar, melhor do que a Coluna só ver essas duas feras trocando causos…

como eu já disse anteriormente, essa dupla é impagável…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

A todos os leitores:

Amigos:
No mesmo dia da quinta etapa do paulista, participei da rodinha de conversa com o Brandão e o Joaquim, dentre vários outros amigos novos lá presentes.

Ouvi esta história no ato, direto da fonte e me doía a barriga de tanto rir.

Quem estava lá no Box 21 viu bem…

Preparem-se… O que essa dupla tem de história é brincadeira, é uma em cima da outra, sem parar um minuto…

Tem assunto para a coluna retrovisor direito, retrovisor esquerdo, retrovisor interno e tudo quanto espelho que há por aí.

Aguardem.

Naquela rodinha de “novos antigos amigos” ainda falta muita gente, que começa a aparecer por aí…. Só quero ver…

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Jovino, o protótipo do Luiz Estevão é o mesmo, realmente estreou com uma pintura verde e branca.
Carretera, o carro largou sim, no meio do pelotão, devido aquela bagunça que foi a cronometragem dessa prova (vale até outra coluna), eu estava lá, lembra? Grato pela dica do yahoo, vou conferir.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Roberto Brandão
Desculpe, deveria ter te agradecido por ter publicado esse fato tão hilariante, muito, mas muito boa, vou levar comigo o resto da vida, as rodinhas de churrasco nossas de cada mês agradecem, Abraço.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Olha ,só faltou a foto, que alias ,se não tiraram ………….!
Mudando de assunto ,achei uma foto de um porsche nas cores Rob Walker dirigido por Big John; alguem sabe se é F1 ou F2 ?

Jovino
Jovino
17 anos atrás

Joaquim, eu estava me referindo a um prototipo do Luiz Estev’ao mais antigo, se nao me engano, da cor verde claro com mecanica volkswagem, que tambem, correu neste circuito do Hotel Nacional. Posteriormente ele correu com este prototipo vermelho com mecanica do opala 6 cilindros, inclusive, no circuito do Pelezao, quando as duas Porche 908 e 910, uma pilotada pelo Luiz Pereira Bueno e a outra pilotada pelo Alex Dias Ribeiro. Neste prova o Luiz Bueno venceu e o Luiz Estevam chegou em segundo, pois colou na traseira do Alex ate ele cometer um erro e o Luiz o ultrapassar. Naquela epoca tinha uns 12 anos e era rato de oficina de corridas.

Abracos.

Jovino

LAP 1
LAP 1
17 anos atrás

vENHO AQUI COMENTAR UM ASSUNTO JÁ PASSADO PORÉM SÓ ONTEM A NOITE TIVE O PRAZER DE ASSISTIR; O ACIDENTE DO TOTÓ PORTO, NÃO PELO ACIDENTE EM SÍ, MAS PELA CORRIDA QUE O CARA TAVA FAZENDO.ELE TAVA MUITO LOUCO E PILOTOU DEMAIS, PENA QUE ‘FABRICOU’ UMA RAMPA DE DECOLAGEM. TAVA NO FIM DO PELOTÃO E EM 4 VOLTAS JÁ EM 3º.

Augusto Freire
Augusto Freire
17 anos atrás

Vi esse protótipo de gesso, nos boxes, naquela corrida. Era mesmo esquisito, lembro-me que a armação aparecia em alguns pontos sob o gesso da carroceria, acho que já estava começando a se desmanchar. Comentvam que era um protótipo feito por “uns dentistas”. Naquela época tinha 14 anos e costumávamos ir à pé até a rodoviária, entrando pelo túnel conhecido como “buraco do tatu” (quem mora em Brasília conhece bem) driblando a precária (quando havia) segurança e assim saindo praticamente dentro dos boxes que ficavam sob a plataforma da rodoviária, na saída para o eixão norte.

carretera
carretera
17 anos atrás

Joaquim, o protótipo de “gesso” está no site do DKW do yahoo, em suas duas versões: a de chapa 20 rebatida à mão e a segunda versão, de fibra de vidro, feita sobre um molde de gesso.. Na verdade o carro não largou nos 1000 km por um motivo pior ainda. Os 3 Dellorto encharcaram o motor com Avgas e Castrol R-40 e ele não pegou sendo encostado com diagnóstico de pistão furado, após a corrida com sol quente a gasolina havia evaporado e uma última empurrada levou o 1100 a berrar alto e bom som e chegou em Anápolis em menos de 1 hora, mas essa é que é outra história (e não estória)

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Pessoal, eu só contei a história que presenciei. O mérito é do Brandão que, com um texto primoroso e o talento que ele tem, conseguiu passar toda a emoção pro papel. Brilhante!!
Armando, meu último contato com o Marcos Veiga foi em 91, lembro dele chegando com esse avião no Autódromo de Goiânia. Fiz a escola de pilotagem dele lá por 72, usando aqueles F-Ford Heve. Abraços e grato pelo retorno.

jose
jose
17 anos atrás

ANTONIO ERMIRIO DE MORAES FILHO e WALTER DERANI são os empreendedores do AUTODROMO EM CABREUVA

JR
JR
17 anos atrás

Chorei de tanto rir. Nota 10. Ótima história.

Armando Vieira
Armando Vieira
17 anos atrás

Olá Flavio, tudo em paz?

Bela história essa do protótipo de gesso, imagino esse carro nas pistas soltando os pedaços.

Essa foi uma das peripécias do Marcos Veiga, daqui de Goiânia.

Os autores disseram que não tem mais notícias dele. Bom, o Marcos sempre gostou de inventar, e há coisa de uns 6 anos ele comprou um kit de avião acrobático dos EUA, o montou e instalou nele, primeiramente, um motor de fusca. Como era um avião de baixa carga alar, ele precisou de mais motor, e o Marcos trocou o motor de fusca por um Continental, próprio para aviação.

Voou nesse avião uns três anos, até que um dia ele errou ao fazer um looping a baixa altitude. O avião não teve espaço suficiente para recuperar da manobra, chocando-se de bico contra o solo, violentamente.

Marcos Veiga nos deixou nesse dia, fazem uns 5 anos, deixando uma bela lição de criatividade e iniciativa.

Se você tiver contato com os autores, por favor, transmita a eles esse acontecimento.

Abraços

Emilia
Emilia
17 anos atrás

Que bom ter Roberto Brandão e Joaquim Lopes Filho para nos fazer rir e emocionar ao mesmo tempo. O relato está fantástico e divertido. Linda história! E muito bem narrada. Parabéns!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Excelente Joaquim, se você precisar de votos para entrar na Academia Brasileira de Letras, conte com o meu, com louvor.
Além de muito bem escrito o assunto é da paixão e amor de todos nós, portanto, mais votos virão por aí.
Parabéns.
Essa história me fêz lembrar aquela famosa Targa Flório onde o Tázio Nuvolari correu com uma pequena Cisitália contra carros com mais do dobro da potência e tirou leite de pedra com ela, numa pilotagem tão ousada e absurda que o seu co-piloto saiu correndo do carro numa das paradas de reabastecimento e se recusou a voltar, largando o Tázio sozinho que mesmo assim seguiu com tudo, desmanchando a caranga a cada curva, sendo que na última parada ele tinha de segurar o tanque de gasolina com a mão, pois tudo em volta dele já havia quebrado e caido pelo caminho e assim seguiu.
Ao fim da corrida ele não passou, e foi encontrado horas depois por um padre na beira de um barranco jogando pedras nos restos mortais da Cisitália que jazia no fundo do vale, totalmente desmanchada pelo esforço sobre-mecânico imposto a ela pelo “Diavolo Mantovano”.
Histórias e mais histórias, que não podem se perder, precisam ser contadas e divulgadas para, principalmente, despertar nos mais jovens o gosto pela cultura, a valorização da memória e principalmente a imortalização dos grandes e heróicos feitos humanos, aqueles exemplos que nos motivem sempre ir mais além, que nos provam que sempre podemos ser mais do que imaginamos ser.
Pelo bem ou pelo mal, mas aqui, entre a comunidade da gasolina, só pelo bem.
Continue acelerando.

Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
17 anos atrás

Muito legal.
Alguem tem foto disso?

Eduardo Pereira

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

História fantástica, essa do Joaquim. Depois que ele me contou, lá em Interlagos, não podia deixar de publicá-la. Obrigado, Joaquim!

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Caro Joaquim
Acabei de contar a historia pra minha esposa e estamos rindo aqui juntos, muito boa, mistura de sentimentos louca, acho que todos acabaram de ver no Jornal Naciona o ocorrido aqui em Limeira quatro quadras da minha casa em frente a uma padaria de um cliente meu, ai, ai, amigos que loucura, alegrias(blig)
risadas(Escritos Joaquim) Tristeza(Jornal Nacional-Limeir) , loucura…Valeu Joaquim!!!