Uirapuru II, a missão

SÃO PAULO (será que vai cantar?) – Há um ano e meio, mais ou menos, surgiu um esboço de projeto para se recriar o Uirapuru. O blogueiro Askjao, que não sabe mais o que fazer para ganhar uma camiseta do #96, mandou este link.

O projeto é interessante, sempre gosto de ver esses planos mirabolantes. Mas por enquanto é algo bem incipiente. De qualquer forma, fica o registro, e o desenho que estão imaginando para que a lenda do Uirapuru tenha uma sequência.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcato
Marcato
17 anos atrás

andré
ô explicaçãozinha de filme de quinta categoria.

vai tormar seu gardenal rapá !

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Pô, André, tá bom eu falei um pouco demais no orkut, até me desculpei lá, mas aqui o que eu fiz foi descrever o post “qual o motor” da comunidade do Uirapuru.
Acho que a indpustria de motores, no seu atual estágio, caminha bem lentamente, pois as evoluções a partir de agora são apenas desenvolvimentos. Os motores a explosão estão com seus dias contados, e querer dar um “pulo do gato” nessa área não é inovador nem muito responsável.
Quer dizer, se comparar com davinci não dá muito certo, pois esse cara tinha uma visão “voar”, um objetivo nos seus planos.
Graças à sonhadores como ele, conseguimos desenvolver o avião e podemos voar.
Mas, qual o objetivo de querer criar um motor com pistão de cerâmica? O que se ganharia com ele?
Marketing?
Acho que apenas você confundiu a filosofia de construção de estilo com a filosofia de simples engenharia que existe na indústria de motores.
Acho que ter uma idéia sobre um novo tipo de motor é uma tarefa que cabe a um engenheiro, e esse o fará com objetivos técnicos.
Por exemplo, qual o motivo da Volkswagen estar desenvolvendo motores de injeção direta de gasolina?
O objetivo é melhorar o rendimento do carro, em consumo e potência.
Um objetivo calcado em muito estudo na área.
Agora, qual o objetivo de ter um motor rotativo com pistão de cerâmica? Nenhum, já que a cerâmica, ótima para lidar com fricção e calor, não é muito boa com o impacto das explosões internas, e não ajuda em nada os graves problemas de vedação interna que esses motores (que inclusive matam sua utilidade prática).
E não é nem um pouco realista que se suponha nescessário projetar uma nova tecnologia para realizar o projeto de um carro apenas.

Agora, tudo bem, você largou mão dessa idéia, o carro está seguindo suas etapas, me mostrou muita coisa, realmente é muito legal.
Mas no final das contas, para motor, está escolhendo entre duas mecânicas importadas.
O que era justamente o objetivo original do tópico na comunidade do orkut.

Sei que recentemente exagerei, falei muito do que não devia, mas me desculpei e apaguei o que estava errado.
Mas mantenho sempre minha convicção que o projeto podia ter servido para aproveitar o talento dos preparadores nacionais, com peças nacionais, o que reduziria muito o custo de manutenção do carro.

André Soler
André Soler
17 anos atrás

Pois é cara, amadorismo ou não as coisas estão andando.
E acredite se quiser ou não estas coisas publicadas ai são frutos de comentários mal interpretados de uma pessoa.
Ummotor Wankel existe sim e com o cilindo rotativo de ceramica tb, mas pra se inovar com novas tecnologias vocês tem de viajr que seria do Avião se Davince não tivesse estudado a possibilidade de no século 14 ou 15 de o homem voar.
Acredito muito em trabalho duro e na perseguição dos sonhos, posi conosco esta dando certo.
Abraços.

André Soler

Marcato
Marcato
17 anos atrás

André Soler,

só se for na sua cabeça, pois vi a p´[aginaé é de um amadorismo muito grande, quando li o post abaixo que vc quer motor rotativo, pensei pirou, quando terminei de ler que vc queria com o rotor em cerâmica, ai vi que vc não pode ser levado a sério, ou é 171 ou vc é um deslumbrado mesmo, o projeto pra ficar rázoavel inda precisa melhorar muito, ve-se acorda rapaz e faz esse negócio direito.

André
André
17 anos atrás

Opa pessoal..boa noite..para os que não acreditão na reedição..vão se assustar..pois o carro vai existir….

Abraços

André Soler

Marquito
Marquito
17 anos atrás

è Pedro,

O cara já quer fazer um carro no brasil, que já não é fácil, e ainda quer com motor rotativo e pistão de cerâmica, pelo visto ele ainda não caiu da cama e acordou !
deve viver em outra realidade e país!

advogado
advogado
17 anos atrás

Vamos começar uma campanha : liberdade para o Askjão !! Fim da escravidão !!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Tem uma comunidade no orkut sobre esse carro.
Eu entrei numa discussão lá sobre qual motor usar, o cara neto do Soler dizia que tinha que ser um motor rotativo com pistão de cerâmica…
Quando eu falei que era melhor colocar o motor 4.1 da GM ele quase me escomungou. Nem o motor Vortec da Blazer ele queria, tinha que ser algo muito inovador para agradar o rapaz.

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Show de bola…
Com um desses aí eu me contentava com o 4.1 que tinha mesmo enfiava um webber do tamanho do mundo (tenho um ponto 50 dando sopa aqui)… O Askjau ta quase hein…

Henrique
Henrique
17 anos atrás

Show. Lembra muito o desing de um carro – conceito americano. Porque não fazer um desses que e levar pro SEMA?
Já pensou a gringaiada tentando falar o nome do carro??? rsrs.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Bem que eu gostaria… Seria muito show conhecer todos ao vivo e ainda poder destilar umas MERaDoriAS por lá… Mas fica inviável para mim… O problema nem é sair do Rio, mas me livrar da algemas, se é que me entendem!!!

fofqueiro
fofqueiro
17 anos atrás

Askjão, não quero te incitar nem excitar a nada, mas o gomes disse que se você vier in person no dia 10 de junho vc ganha o santo graal.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Valeu Vitor… já vi que vc tem bom gosto para carro!!! Aproveito tbm para agradecer a todos pela campanha “Dê uma camisa #96 para o Askjao, FG!”… valeu galera!

UFO
UFO
17 anos atrás

Obrigado Flavio, sentia falta de um espaço para nós. Estaremos fazendo contato imediato no circuito circular que você chamam de autodromo.

Genésio Ortega
Genésio Ortega
17 anos atrás

Parece-me que o Brar Soler, filho do Rigoberto, estaria por trás desse remake do Uirapuru, o que daria um impulso interessante nesse projeto, confere?

Lucas  Zanchet
Lucas Zanchet
17 anos atrás

valeu flavio,pelo menos pecebi que vc entendeu o recado.

abraços

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Lucas, este é um tópico sobre o Uirapuru. Num tópicosobre o Uirapuru, fala-se do Uirapuru. Num tópico sobre extraterrestres, fala-se sobre extraterrestres. Quando houver um tópico sobre a minha coluna, você comenta a minha coluna. Que tal assim? Não fica mais fácil?

lucas
lucas
17 anos atrás

CARO FLAVIO,parabens sempre pelo otimo trabalho,porem gostaria de dar uma opiniao referente ao seu comentario do “erro” do shumacher,na coluna warmup

eu como ex- kartista, achei vísivel que ele deu umas freiadas fortes,e fingiu controlar um pouco com a direção um possivel saída de traseira ,ou seja ele é tão bom que nem vc que tem anos de jornalismo e ainda corre de vez em quando conseguiu perceber, acho que o shumacher toca muito,mas dos grandes sempre foi o mais sujo.

um abraço

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Pra ficar na GM ele podia ter o motor do Corvette Z06, com 500 potrinhos!
Mas considerando os requisistos de segurança e de engenharia exigidos hoje, é impossível desenvolve-lo no BR.
FG, dá uma camiseta apra o Ask, se ele prometer não escrever mais ! (brincedeira, o cara é gente boa, e tem Marea além de tudo. pena que é do Rio…) abraçao

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Vai ter a caipirinha da receita, dia 10?

Kenola
Kenola
17 anos atrás

A lateral, o capô e a bunda me recordam a SLR…

Flaviao Bueno
Flaviao Bueno
17 anos atrás

Gomes, sei que eh a sua opiniao…
Mas voce tah viajando muito com essa historia do acidente do shummy. Qualquer um que fizesse aquilo seria alvo de criticas generalizadas. Inclusive o massa, o alonso ou qualquer um outro. Voce esta realmente desacreditado do bom senso conterraneo.

Nao seja tao ressentido.
O que fizeram contigo menino?

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Seria fantástico o Retorno do Uirapurú. Mas para a realidade brasileira, creio que seria inviável sua produção. Para manter o padrão de qualidade da primeira versão, somado aos avanços tecnológicos conquistados desde então, o preço do Uirapurú seria impraticável.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Seria muito bom um carro novo nacional ,e melhor ainda com história.Mas infelizmente aqui no brasil ,acho que não rola!

dennis
dennis
17 anos atrás

Pô Flávio, dá uma camiseta pro cara…

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Lindo, tomara que de certo.
Ai galera do Blog, o cara merece, tá sempre por aqui, debatendo, conversando, elogiando, criticando e alem de tudo é aqui do Rio. O negocio é começar uma campanha pra ele:

GOMES DÊ UMA CAMISA 96 PRO ASKJAO !!!!!!!!!

Grande Abraço

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

Uirapuru é nome de um pássaro não é?

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

Pode parecer pessimismo mas eu acho que não sai do papel…

L.Mazzoni - UK
L.Mazzoni - UK
17 anos atrás

Fiquei feliz em saber que existe este projeto.Ja tive um Uirapuru em 1978, totalmente reconstruido, com aquele motorzao chevrolet 6 cilindros enorme.
O unico problema era a relacao de diferencial que era curta demais para a potencia do motor, alem do estilo de porta que sempre vazava agua nos dias de chuva, mas mesmo assim era um colirio ver aquele design avancado para a epoca.
desejo boa sorte ao projeto.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Menos, pessoal, menos !
Há uma distância muito grande entre estes rabiscos e um carro de verdade !
E mesmo que aconteça um protótipo, dai até colocar em produção, o abismo é ainda maior !
Aposto R$ 5,00 que não rola !

JR
JR
17 anos atrás

Realmente não sabia que a versão anterior era equipada com motor 6 cilindros. Apenas pensei, em redução de custos e principalmente, segurança, afinal com um motorzinho do gol esse carro chegaria aos 200km/h. E se fosse vendido por uns 40 mil, calculem quantos não seriam vendidos????

Eduardo
Eduardo
17 anos atrás

É interessante como o desenho da versão “atual” remete ao desenho do original… uma versão moderna mesmo… Infelizmente planos como esse não fazem parte da realidade do nosso Brasil…

Máximo
Máximo
17 anos atrás

essa dica vale uma camiseta…

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
17 anos atrás

Estilosão!!!
O original era mais estiloso ainda, mas mesmo assim ficou muito legal o desenho.
Realmente é uma pena que não haja uma indústria nacional que pudesse se utilizar dos designers nervosos que estão vagabundando por aí.

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Concordo com o Askjao,este projeto é muito bom para motorzinho.Creio que o JR desconhece que o original já dispunha de motor 6 cilindros.Nesta nova versão,para continuar com GM,poderia usar o 4.3V6 da Blazer ou o 3.8 V6 do Omega australiano.
Pô Flávio,envia logo a camiseta #96 p’ro cara.Ele merece,pois é dos mais ativos participantes deste blog.
Abraços….

Lawrence
Lawrence
17 anos atrás

DesenhoUUUUU né galera, falha nossa….

Lawrence
Lawrence
17 anos atrás

Bonito carro né pessoal??
Quem desenho Gomes?
Se o Lobini custa uma nota preta é (parece né) bem menor, imagina esse aí?
Mas de qualquer forma fica a torcida para que saia do papel!
Abraços!

Askjao
Askjao
17 anos atrás

JR, um carro desse merece um motor de verdade… algo mais bravo, com uns 250cv ou mais!

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Preferi o desenho 2… achei mais interessante… mas poderia ser qualquer um, desde que fosse produzido!

JR
JR
17 anos atrás

Qual seria o preço dele com um motor do Gol 2.0? Uns 40mil? Viável? Quem dá mais (ou menos)

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Pata que paréu!!! Muito lindo!

Tomara que apareça alguém pra bancar o projeto.

Rigoberto Soler era um GENIO! Quando vi o Lavinia no stand da FEI fiquei embasbacado e decidido a estudar lá.

Infelizmente o destino me levou para longe de São Paulo…