Uirapuru II, a missão
SÃO PAULO (será que vai cantar?) – Há um ano e meio, mais ou menos, surgiu um esboço de projeto para se recriar o Uirapuru. O blogueiro Askjao, que não sabe mais o que fazer para ganhar uma camiseta do #96, mandou este link.
O projeto é interessante, sempre gosto de ver esses planos mirabolantes. Mas por enquanto é algo bem incipiente. De qualquer forma, fica o registro, e o desenho que estão imaginando para que a lenda do Uirapuru tenha uma sequência.
andré
ô explicaçãozinha de filme de quinta categoria.
vai tormar seu gardenal rapá !
Pô, André, tá bom eu falei um pouco demais no orkut, até me desculpei lá, mas aqui o que eu fiz foi descrever o post “qual o motor” da comunidade do Uirapuru.
Acho que a indpustria de motores, no seu atual estágio, caminha bem lentamente, pois as evoluções a partir de agora são apenas desenvolvimentos. Os motores a explosão estão com seus dias contados, e querer dar um “pulo do gato” nessa área não é inovador nem muito responsável.
Quer dizer, se comparar com davinci não dá muito certo, pois esse cara tinha uma visão “voar”, um objetivo nos seus planos.
Graças à sonhadores como ele, conseguimos desenvolver o avião e podemos voar.
Mas, qual o objetivo de querer criar um motor com pistão de cerâmica? O que se ganharia com ele?
Marketing?
Acho que apenas você confundiu a filosofia de construção de estilo com a filosofia de simples engenharia que existe na indústria de motores.
Acho que ter uma idéia sobre um novo tipo de motor é uma tarefa que cabe a um engenheiro, e esse o fará com objetivos técnicos.
Por exemplo, qual o motivo da Volkswagen estar desenvolvendo motores de injeção direta de gasolina?
O objetivo é melhorar o rendimento do carro, em consumo e potência.
Um objetivo calcado em muito estudo na área.
Agora, qual o objetivo de ter um motor rotativo com pistão de cerâmica? Nenhum, já que a cerâmica, ótima para lidar com fricção e calor, não é muito boa com o impacto das explosões internas, e não ajuda em nada os graves problemas de vedação interna que esses motores (que inclusive matam sua utilidade prática).
E não é nem um pouco realista que se suponha nescessário projetar uma nova tecnologia para realizar o projeto de um carro apenas.
Agora, tudo bem, você largou mão dessa idéia, o carro está seguindo suas etapas, me mostrou muita coisa, realmente é muito legal.
Mas no final das contas, para motor, está escolhendo entre duas mecânicas importadas.
O que era justamente o objetivo original do tópico na comunidade do orkut.
Sei que recentemente exagerei, falei muito do que não devia, mas me desculpei e apaguei o que estava errado.
Mas mantenho sempre minha convicção que o projeto podia ter servido para aproveitar o talento dos preparadores nacionais, com peças nacionais, o que reduziria muito o custo de manutenção do carro.
Pois é cara, amadorismo ou não as coisas estão andando.
E acredite se quiser ou não estas coisas publicadas ai são frutos de comentários mal interpretados de uma pessoa.
Ummotor Wankel existe sim e com o cilindo rotativo de ceramica tb, mas pra se inovar com novas tecnologias vocês tem de viajr que seria do Avião se Davince não tivesse estudado a possibilidade de no século 14 ou 15 de o homem voar.
Acredito muito em trabalho duro e na perseguição dos sonhos, posi conosco esta dando certo.
Abraços.
André Soler
André Soler,
só se for na sua cabeça, pois vi a p´[aginaé é de um amadorismo muito grande, quando li o post abaixo que vc quer motor rotativo, pensei pirou, quando terminei de ler que vc queria com o rotor em cerâmica, ai vi que vc não pode ser levado a sério, ou é 171 ou vc é um deslumbrado mesmo, o projeto pra ficar rázoavel inda precisa melhorar muito, ve-se acorda rapaz e faz esse negócio direito.
Opa pessoal..boa noite..para os que não acreditão na reedição..vão se assustar..pois o carro vai existir….
Abraços
André Soler
è Pedro,
O cara já quer fazer um carro no brasil, que já não é fácil, e ainda quer com motor rotativo e pistão de cerâmica, pelo visto ele ainda não caiu da cama e acordou !
deve viver em outra realidade e país!
Vamos começar uma campanha : liberdade para o Askjão !! Fim da escravidão !!
Tem uma comunidade no orkut sobre esse carro.
Eu entrei numa discussão lá sobre qual motor usar, o cara neto do Soler dizia que tinha que ser um motor rotativo com pistão de cerâmica…
Quando eu falei que era melhor colocar o motor 4.1 da GM ele quase me escomungou. Nem o motor Vortec da Blazer ele queria, tinha que ser algo muito inovador para agradar o rapaz.
Show de bola…
Com um desses aí eu me contentava com o 4.1 que tinha mesmo enfiava um webber do tamanho do mundo (tenho um ponto 50 dando sopa aqui)… O Askjau ta quase hein…
Show. Lembra muito o desing de um carro – conceito americano. Porque não fazer um desses que e levar pro SEMA?
Já pensou a gringaiada tentando falar o nome do carro??? rsrs.
Bem que eu gostaria… Seria muito show conhecer todos ao vivo e ainda poder destilar umas MERaDoriAS por lá… Mas fica inviável para mim… O problema nem é sair do Rio, mas me livrar da algemas, se é que me entendem!!!
Askjão, não quero te incitar nem excitar a nada, mas o gomes disse que se você vier in person no dia 10 de junho vc ganha o santo graal.
Valeu Vitor… já vi que vc tem bom gosto para carro!!! Aproveito tbm para agradecer a todos pela campanha “Dê uma camisa #96 para o Askjao, FG!”… valeu galera!
Obrigado Flavio, sentia falta de um espaço para nós. Estaremos fazendo contato imediato no circuito circular que você chamam de autodromo.
Parece-me que o Brar Soler, filho do Rigoberto, estaria por trás desse remake do Uirapuru, o que daria um impulso interessante nesse projeto, confere?
valeu flavio,pelo menos pecebi que vc entendeu o recado.
abraços
Lucas, este é um tópico sobre o Uirapuru. Num tópicosobre o Uirapuru, fala-se do Uirapuru. Num tópico sobre extraterrestres, fala-se sobre extraterrestres. Quando houver um tópico sobre a minha coluna, você comenta a minha coluna. Que tal assim? Não fica mais fácil?
CARO FLAVIO,parabens sempre pelo otimo trabalho,porem gostaria de dar uma opiniao referente ao seu comentario do “erro” do shumacher,na coluna warmup
eu como ex- kartista, achei vísivel que ele deu umas freiadas fortes,e fingiu controlar um pouco com a direção um possivel saída de traseira ,ou seja ele é tão bom que nem vc que tem anos de jornalismo e ainda corre de vez em quando conseguiu perceber, acho que o shumacher toca muito,mas dos grandes sempre foi o mais sujo.
um abraço
Pra ficar na GM ele podia ter o motor do Corvette Z06, com 500 potrinhos!
Mas considerando os requisistos de segurança e de engenharia exigidos hoje, é impossível desenvolve-lo no BR.
FG, dá uma camiseta apra o Ask, se ele prometer não escrever mais ! (brincedeira, o cara é gente boa, e tem Marea além de tudo. pena que é do Rio…) abraçao
Vai ter a caipirinha da receita, dia 10?
A lateral, o capô e a bunda me recordam a SLR…
Gomes, sei que eh a sua opiniao…
Mas voce tah viajando muito com essa historia do acidente do shummy. Qualquer um que fizesse aquilo seria alvo de criticas generalizadas. Inclusive o massa, o alonso ou qualquer um outro. Voce esta realmente desacreditado do bom senso conterraneo.
Nao seja tao ressentido.
O que fizeram contigo menino?
Seria fantástico o Retorno do Uirapurú. Mas para a realidade brasileira, creio que seria inviável sua produção. Para manter o padrão de qualidade da primeira versão, somado aos avanços tecnológicos conquistados desde então, o preço do Uirapurú seria impraticável.
Seria muito bom um carro novo nacional ,e melhor ainda com história.Mas infelizmente aqui no brasil ,acho que não rola!
Pô Flávio, dá uma camiseta pro cara…
Lindo, tomara que de certo.
Ai galera do Blog, o cara merece, tá sempre por aqui, debatendo, conversando, elogiando, criticando e alem de tudo é aqui do Rio. O negocio é começar uma campanha pra ele:
GOMES DÊ UMA CAMISA 96 PRO ASKJAO !!!!!!!!!
Grande Abraço
Uirapuru é nome de um pássaro não é?
Pode parecer pessimismo mas eu acho que não sai do papel…
Fiquei feliz em saber que existe este projeto.Ja tive um Uirapuru em 1978, totalmente reconstruido, com aquele motorzao chevrolet 6 cilindros enorme.
O unico problema era a relacao de diferencial que era curta demais para a potencia do motor, alem do estilo de porta que sempre vazava agua nos dias de chuva, mas mesmo assim era um colirio ver aquele design avancado para a epoca.
desejo boa sorte ao projeto.
Menos, pessoal, menos !
Há uma distância muito grande entre estes rabiscos e um carro de verdade !
E mesmo que aconteça um protótipo, dai até colocar em produção, o abismo é ainda maior !
Aposto R$ 5,00 que não rola !
Realmente não sabia que a versão anterior era equipada com motor 6 cilindros. Apenas pensei, em redução de custos e principalmente, segurança, afinal com um motorzinho do gol esse carro chegaria aos 200km/h. E se fosse vendido por uns 40 mil, calculem quantos não seriam vendidos????
É interessante como o desenho da versão “atual” remete ao desenho do original… uma versão moderna mesmo… Infelizmente planos como esse não fazem parte da realidade do nosso Brasil…
essa dica vale uma camiseta…
Estilosão!!!
O original era mais estiloso ainda, mas mesmo assim ficou muito legal o desenho.
Realmente é uma pena que não haja uma indústria nacional que pudesse se utilizar dos designers nervosos que estão vagabundando por aí.
Concordo com o Askjao,este projeto é muito bom para motorzinho.Creio que o JR desconhece que o original já dispunha de motor 6 cilindros.Nesta nova versão,para continuar com GM,poderia usar o 4.3V6 da Blazer ou o 3.8 V6 do Omega australiano.
Pô Flávio,envia logo a camiseta #96 p’ro cara.Ele merece,pois é dos mais ativos participantes deste blog.
Abraços….
DesenhoUUUUU né galera, falha nossa….
Bonito carro né pessoal??
Quem desenho Gomes?
Se o Lobini custa uma nota preta é (parece né) bem menor, imagina esse aí?
Mas de qualquer forma fica a torcida para que saia do papel!
Abraços!
JR, um carro desse merece um motor de verdade… algo mais bravo, com uns 250cv ou mais!
Preferi o desenho 2… achei mais interessante… mas poderia ser qualquer um, desde que fosse produzido!
Qual seria o preço dele com um motor do Gol 2.0? Uns 40mil? Viável? Quem dá mais (ou menos)
Pata que paréu!!! Muito lindo!
Tomara que apareça alguém pra bancar o projeto.
Rigoberto Soler era um GENIO! Quando vi o Lavinia no stand da FEI fiquei embasbacado e decidido a estudar lá.
Infelizmente o destino me levou para longe de São Paulo…