Volta animal – I

SÃO PAULO (uma daquelas que eu posso dizer: eu estava lá) – Volta de Senna on-board em Jerez. Fez a pole. Ótimo. Qual ano? Eu fui a todas essas corridas, mas de dentro do carro não consigo identificar a temporada. Vou aos meus alfarrábios para ver quando Ayrton fez a pole em Jerez de McLaren.

Fez em 1988, 1989 e 1990. O cara fazia pole demais, fica para vocês descobrirem o ano.

A volta está aqui e foi enviada pelo blogueiro Juliano Callari.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Araújo
Pedro Araújo
17 anos atrás

Povo, uma dúvida: antes das curvas mais travadas, parece que o giro do motor sobe muito. O Senna usava essa “reduzida” como auxílio ao freio? Todo mundo usava? É que não lembro te ouvir isso nos vídeos mais recentes.
Acompanho (pela TV) a F1 desde o final da época da Copersucar, mas nunca entendi muito a tocada de cada piloto, só agora estou vendo como cada um era, graças aos vídeos que vcs indicam.
A propósito, muito obrigado! hehehe…

Alex Zoreck
Alex Zoreck
17 anos atrás

Cada um na sua: Senna era mestre em arriscar tudo em uma única volta, Shumacher é mestre em passar pelo box… Cada um perfeito para sua época. Talvez Senna não se desse tão bem com os botõezinhos do volante hoje em dia, como Shumacher talvez estourasse o carro nas suas Voltas “mágicas” antes do Pit-Stop….

Grand
Grand
17 anos atrás

Meu, fala sério. E depois tem gente que tem a cara de pau de dizer que é mais difícil dirigir um F-1 hoje. Um carro de F-1 hoje desliza na pista e tem um volante cheio de botõezinhos quase iguais aqueles do volantes Force Feedback que eu tenho aqui em casa. Moleza.

Pistas
Pistas
17 anos atrás

Cara, na mesma página do Youtube, tem a pole do Bahrain do Schumacher… parece que estamos num jogo… pista lisinha… o cara da 1 ou duas corrigidas… vira o volante como se fosse um joystick… essa F1 de hoje nao tem graça mesmo

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Pessoal

Quem gosta de videos ON BOARD, entrem aqui, é uma Ouverdose!!!!
http://www.f1archives.com/onboard2.htm
Abração

Zizinho
Zizinho
17 anos atrás

Você é fera mesmo Flávio. Para fazer uma média com as viuvas colocou este vídeo aqui. Gente, naquela época o formato dos treinos de classificação eram diferentes e o piloto ficava 1 hora andando pela pista, por isso a ultrapassagem pelos LESMAS. Se tivessem feito um filme destes com Prost, Schumacher, Mansel, Piquet a imagem seria a mesma, mas para as viuvas tudo se resulme ao DEUS chamado Senna. Tem um site que foi recomendado aqui no blig http://www.formula1news.it que tem vários vídeos de F1 e tem uma página com um monte sobre o Senna. O gozado é que tem a 1ª tentativa da ultrapassagem de Piquet na Hungria mas não mostram a 2ª que foi a que realemnte interessa. Temos viuvas internacionais também.

luca
luca
17 anos atrás

AFFF Gomes, chega de falar de Senna esse viadinho ja encheu o saco e essas tentativas de impressionar os outros com videozinhos dele tbm…..PÕE UM DO EMERSON %!$&#

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

O cara perdeu um ano inteiro na Toleman, enfrentou – em seus melhores anos – um piloto como Alan Prost, que tem excelentes estatísticas (também) em poles positions, lutou contra um Nigel Mansell avassalador em 1992, esteve em um McLaren meia bomba em 1993, e ainda conseguiu encerrar sua performance com 40% de aproveitamento em poles-positions !!
E ainda tem quem não reconheça (até jornalistas ditos “renomados”) o extraordináio talento desse rapaz !!
Meus caros, se considerem apresentados a uma verdadeira flying lap !!

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Já que as respostas foram não foram exatas ai vai:

Mclaren MP4/ 5B, 10 cilindros 3500 centimetros cubicos, a pole foi na Espanha, Jerez , 30/09/1990

O carro foi considerado de rendimento inconstante a partir da segunda metade da temporada, ai o Senna fez a diferança no final da temporada contra a Ferrari de Alan.
Abraço Pessoal

Rafael Mello
Rafael Mello
17 anos atrás

Cara, como grita esse motor!!!
O cara levava ao limite mesmo…
E com relação aos retardatários… Eu tambem só percebi quando ela já tinha passado… Vai ter reflexo assim lá em Jerez!! rsss

Ah… e foi em 90… ele estava usando um capacete da marca Rhodes, ou algo do tipo…

"Japoneis"
"Japoneis"
17 anos atrás

Sei que é impossivel…
Talvez um dia eu sonhe, pois sonhos sao meio realistasa né???
Mas adoraria ver o Senna pilotando uma Mc Laren de hj ou uma Reunalt ,Ferrari…
Junto com Alonso, Schummy, Iceman…
O que vcs acham???

Fabricio
Fabricio
17 anos atrás

FG,

Como um entendido do assunto vc poderia me dizer pq os carros hj de F1 não tremem desse tanto? São as suspensões mais macias ou os carros tremem do mesmo jeito só que as câmeras amortecem não passando essa vibração para as imagens?

Spada
Spada
17 anos atrás

FG,

Esta Pole foi em 1990.

Abço

Spada

Alvaro
Alvaro
17 anos atrás

1990, o “parabrisa” era mais alto e era preto. Os 88 e 89 eram transparentes. Não pode ser 88 porque que o motor do McLaren do video não é turbo

Fabio Lyra
Fabio Lyra
17 anos atrás

1990, sem dúvidas !!!

Mike Vlcek
Mike Vlcek
17 anos atrás

besteira dizer q Schumacher não faria isso tb. Esquecem-se q ele começou a carreira guiando tb com câmbio manual? tenho uma volta dele em Estoril-92, muito %!$&#a volta. O controle do carro q ele tem é perfeito, assim como o Senna..
chega dessa história de comparar carros, épocas, etc e tal… tudo bobagem.. os tempos são outros, e fim de papo..

Fubyth
Fubyth
17 anos atrás

Achei esse de suzuka, nao sei se foi oq vc falou

http://www.youtube.com/watch?v=A9qrOPI3zNE

Rafael Nardi
Rafael Nardi
17 anos atrás

Ha um video parecido com esse, onde o Senna fez a pole em Suzuka, 1990……….se alguem achar o video, favor pedir pro FG postar……consegue ser melhor q esse video!

Martinho
Martinho
17 anos atrás

Eu acho que essa volta foi em 1990. Em 88 e 89 o cockpit era bem baixo, não tinha aquele mini-parabrisa que aparece no vídeo.

RODOLFO
RODOLFO
17 anos atrás

Faço da palavra da moçada as minhas ! %!$&#q %!$&#! Trocando marchas na mão , motores de pole com 1000HP , o bagulho vibrando e o cara acelerando !

Fubyth
Fubyth
17 anos atrás

A ultrapassagem foi f*d mesmo, eu so vi as “lesmas” qd ele jah tinha posto de lado (temos q descontar a posição da câmera ok?)

Sidão
Sidão
17 anos atrás

Fui ver de novo e quase não acreditei , o homem passou 2 lesmas por fora na volta da pole , e tem cara que reclama de trafego…

Sidão
Sidão
17 anos atrás

Pelo amor de Deus , o homem mandava muito , olha o que berra esse motor , oque a barata vibra !! e tem cara que acha que o Alonso é um pilotaço , cambio manual , embreagem , sem controle de tração….Esse Shumacher só pego baba mesmo….

Jovino
Jovino
17 anos atrás

Vai acelerar assim na casa do %!$&# Tenho 3 videos dele lançados pela Abril e numa de suas voltas voadoras, me lembro de uma em Mônaco, ele reduzia as marchas e pisava fundo do acelerador, o giro ía lá em cima. Parecia que não tinha limites para ele.

Jovino

Rubens Fernandes Jun
Rubens Fernandes Jun
17 anos atrás

Jerez 1990 Maclaren # 27

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

1990