Esquisitices
SÃO PAULO (e esse?) – Acharam horroroso meu Russo-Baltique outro dia. Aí o Marcos Rozen, blogueiro e alfista, me apresenta ao glorioso Alfa Romeo BAT. Que não é um, mas uma série.
Esse vão adorar. Afinal, não é russo…
SÃO PAULO (e esse?) – Acharam horroroso meu Russo-Baltique outro dia. Aí o Marcos Rozen, blogueiro e alfista, me apresenta ao glorioso Alfa Romeo BAT. Que não é um, mas uma série.
Esse vão adorar. Afinal, não é russo…
O resultado do estudo não só foi para as ruas, como foi para as pistas.
Em 1957, o Studio Bertone lançou, no Salão de Turim, um carro conceito baseado no BAT 9, usando a mecânica e plataforma da Alfa Giulietta Sprint, de 1300 cc, denominado Giulietta Sprint Speciale. Bastante aerodinâmico, com Cx 0,28, tinha carroceria de alumínio, e foi remodelado e novamente apresentado ao publico no Salão de Genebra. Foi produzido em pequena escala em 58 e 59, quando foi homologado pela FIA, no Grupo 3, com carroceria de alumínio e plexiglass. Em 59, a versão definitiva foi apresentada no Autódromo de Monza, onde superou a barreira dos 200 km/h. Ainda em 59, passa a ser produzida em maior escala, com carroceria de aço. Em 1963, teve a cilindrada aumentada pra 1600 cc, e passou a chamar-se Giulia Sprint Speciale. Produzido ate 65, num total de 1366 carros Giulietta (1300cc) e 1400 Giulia (1600cc). Contudo, a versão final, de aço, alem de extremamente cara, era pesada demais para as pistas. Seu desempenho ficou completamente obscurecido pelo da irmã Giulietta Zagato, menos aerodinâmica, mas muito mais leve.
Quanto a grade (cuore), ela era comum a maior parte dos Alfa 1900.
Deste carro, a única coisa q foi para as ruas foi a grade. Se ñ me engano, foi à partir deste “experimento” q a Alfa Romeo passou a adotar este desenho.
Mas eu gosto. Acho q é um dos carros conceito mais bonitos da época. E tb tenho a miniatura da Hot Wheels!
Lindo!
Gomes, possuo este modelo em escala 1:64.
Gostaria de saber como faço para enviar fotos para seu blog.
Agradeço desde já e parabenizo pelo seu blob.
Esse é demais! O Baltique pelo menos tem mecanica alemã, mas um carro feio com mecanica italiana é unir o inutil ao desagradavel.
Marcos Rozen… meu colega de AutoData. Grande jornalista, grande jipeiro e grande figura.
As BAT, obra dos Studio Bertone sob a batuta de Franco Scaglione, que tinha formação em Engenharia Aeronáutica, não eram um exercício de futurologia ou ensaio estético, mas um profundo e detalhado estudo sobre a aerodinâmica dos automóveis – numa época em que pouco se falava disto, e túneis de vento inexistiam para a indústria automobilística. Os ensaios eram feitos colando-se milhares de pequenos fios de lã na carroceria dos automóveis, e analisando-se seu comportamento contra o vento, rodando em auto-estradas, acertando-se aqui e ali. O Cx da BAT 9 é 0.19, numero não batido ate hoje.
Se levarmos em conta seu pioneirismo, e que o interesse era a aerodinâmica, podemos ate dizer que eram esteticamente maravilhosos. Aerofólio por aerofólio, o da BAT 7 e muito mais bonito que o do Can-Am do Bruce McLaren (não e que aquele penduricalho na traseira do carro, lançado pelas BAT, servia pra alguma coisa?), ou o da F-40 feito muitíssimo depois, com túnel de vento e sem compromisso com “quanto vai custar”, mas esteticamente desastroso… Ou ainda os “apêndices” da BMW CSL (esta sim conhecida com Batmovel), gigantescos e medonhos, mas indispensáveis para o carro ficar no chão.
No mesmo período das BAT a Alfa desenhou e lançou a Giulietta Berlina usando o mesmo processo – “disegnata al vento” – desenhada pelo vento, tentando melhorar ao maximo a penetração aerodinâmica. O resultado estético, no mínimo, duvidoso. Mas como o que interessava era a aerodinâmica e a funcionallidade…
Quanto ao Scaglione, mais tarde ele desenhou a Alfa 33 Stradale, considerado um dos mais bonitos carros já produzidos.
Gente é uma honra merecer um link desse blog ,e mais ainda chamar a atenção do Gomes (somos leitores freqüentes ).Mas também é covardia ter uma matéria escrita pelo Rozen no AutoShow. À galera que gosta de carros ,vejam a série escrita pelo Rozen em http://www.autoshow.com.br/noticias/futurodopassado.asp , é show!
Abraço pro Gomes , Rozen e todo pessoal que ama carros ,em meu nome e do AutoShow.
HOT WEELS da Alfa Romeo?? Bem legal
Céus… ainda bem que isso não passou de conceito…
E até que a grade da frente do BAT 9 ainda se salva.
E faço das seguintes minhas palavras também:
“E chamar o 164 de caixote, pelamordedeus!!!! Deve ser dono de Corolla…”
Hahahaha
Em tempo, BAT significa Berlinetta Aerodinamica Tecnica.
QUe coisa horrorosa! Prefiro um Fusca!
Tá mais pra carro dos Jetsons…
Tem espaço na minha Batcaverna para qualquer uma das três versões, o azul já tava de bom tamanho
Materiazinha básica do BestCars:
http://www2.uol.com.br/bestcars/prep-inter/conc-141.htm
E aquele azulzinho ali atrás? Gomes, você tem alguma foto dele? Fiquei curioso…
Meu filho tem um Hot Weels desse aí…
Lindasso, como todos os Alfas!!!
E chamar o 164 de caixote, pelamordedeus!!!! Deve ser dono de Corolla…
é um o que.
aquilo azul lá trás é um carro ou o quê ?
E daí o de cima (o do leste) é lindo e este é esquisito…ô critério…
lindo esse cuore…
Qual o ano?
Claramente um Streamline. Belo pra epoca. Quanto aos Russos só discobriram este estilo agora.
Descobri de onde a Pixar tirou inspiração para o carro do Sr. Incrível…
Isso não é um carro, é um submarino !
Em primeiro lugar temos que levar em conta que esse carro era um projeto futurista, muito comum nos anos 50 e praticado por boa parte das montadoras e fabricas de automóveis, e não é muito diferente dos chamados carros conceitos que hoje invadem os salões de automóvel no mundo inteiro.
Alguns sobrevivem e até ganham as ruas, outros…
Alem do mais os estúdios Bertone tem crédito de sobra, pois produziram carros belissimos e de grande sucesso, não só para a Alfa Romeo.
Porem temos que reconhecer que o cara que projetou esse aí, tenha abusado um pouco das garrafas de “Chianti” e Valpolicella” enquanto “cometia” esse desenho.
Não existem Alfas feios. Ponto final.
Se não fosse da Alfa, não precisaria ter aquela gradinha no meio entre os fárois e ele seria umas 300x mais lindo.
A traseira, por outro lado, precisa ser refeita do zero.
Este é o Bat 9 de Bertoni , mas o Alfa mais belo de Bertoni é o Canguro de 1964.
BAT é o nome mais adequado para essa monstruosidade.
Como todo Alfa Romeo, deve ter sido considerado uma beleza em sua época e um monstro no ano seguinte.
Adorei. Afinal, não é russo.
Se tivesse que escolher 5 marcas espetaculares de Automóveis de todos os tempos, com certeza na minha lista estaria a Alfa, mas essa aí da foto é HORRÍVEL, parece carro feito para agradar americanos que gostam/gostavam de um design sempre cafona.
Lindão!
Tô para ver coisa mais linda que isso !!!!
Bonito o Baltique. Lindo esse Alfa.
Lindo!!!!
Queria ter um.
Esse é lindo, não parece um tijolo como os 164, 145 e etc, assim como o Baltic estava lindo também, e assim como os Ladas parecem tijolos também…
Alfa-Romeo é uma das minhas marcas preferidas, mas esse, sinceramente, não dá para encarar. É muito feio!
Uma ressalva: O Russo-Baltique é uma proposta atual e a tal da Alfa-BAT é um estudo de futurologia de 1953. Vai aí uma grande diferença.
Aquele de ontem é mais baleado!!!
Lindo