Invocada
SÃO PAULO (um amigo andou) – Alexandre Agnolotti pede para que lembremos da Renault Espace que a montadora montou no início dos anos 90 junto com o pessoal da Williams. Uma van com desempenho de F-1.
Era um negócio. Chegaram a levar a alguns GPs. O Prost guiou essa coisa em Paul Ricard com o Lemyr Martins de carona.
Se a Renault tivesse de fazer isso hoje, colocaria num Kangoo?
Não lembro exatamente, mas me parece que o co-piloto era Eric Bernard. Frank Williams deu o passeio final, mas não foi todo filmado, só a saída e a chegada.
Nas entrevistas, dá para ver o duplo S do amigo morto no macacão de Prost.
Concordo, Petro. Não sei se a origem é niponica ou europeia, mas que eles deram vazão a essa fúria de meter coisas feias nos carros…
A coisa turbinou mesmo com Velozes e Furiosos. Mas vou lembrar que brasileiro sempre foi chegado em construir monstruosidades (ou destruir preciosidades). Quem não se lembra daquela tela colorida que colocavam no vidro traseiro das picapes em 85? Eu vi meu tio meter no monza zerinho dele! Hoje os kits TGPoli fazem sucesso. Porém, nem precisa chegar perto pra ver as rebarbas e degraus que destoam das linhas do carro. Como a molecada AMA fazer isso, e muitos pais simplesmente deixam seus carros serem destruídos… Gosto pra tudo,né! hehehe…
Esqueçam meu comentário anterior sobre o Avantime. Acabo de descobrir que não daria para ser feito sobre ele porque ele não é mais fabricado.
Aliás, descobri também que tanto o Avantime quanto o Espace são (eram) feitos pela Matra.
Engraçado eu era moleque e tinha um pôster desse carrinho aí numa revista que comprei na escola, nem lembro mais onde está essa foto me trouxe a lembrança !
Além da Espace tem também o Avantime, aquele misto estranho de coupe com MPV, de MPV com coupé, sei lá…
…
E realmente não dá para beber coca-cola no banco de trás…
Lógico que na própria Space, que é fabricada até hoje.
O problema são os carros fabricados aqui, lá fora as montadoras tem excelentes carros, lógico que menos a Lada ! rssss
Aqui tem um documentário do bagaça:
http://www.youtube.com/watch?v=fEDwfk8EYR0
O Frank Williams chegou à andar de carona: http://www.youtube.com/watch?v=Os19jjEfsrw
Allan, sim, com toda certeza toda essa paraferenalia aerodinamica era para segura-lo na pista, sobre os bostuning foi brincadeira, eu acho que equipar carros sempre existiu, agora, deixa-lo com aparencia palhaços sobre rodas foi no inico dos anos 90, no Brasil pelo menos. Abraço
Num Scenic, né meu ?
Isso me fez lembrar dos tempos que o Edgard Mello Filho narrava BTCC na Record, e a Renault disputou as duas últimas corridas com um Laguna preparado pela WilliamsF1. O carro era até estranho, porque a traseira era alta e a frente baixa, dava a impressão que ia perder a traseira na primeira curva.
Mas, foi o único que fez frente aos Audis, campeões por antecipação snme. O piloto, Alain Menu, carinhosamente chamado pelo Edgard de “Alain Cardápio”.
Flávio, o Kangoo é carro só aqui.
Lá eles tem várias destas, inclusive a própria Space que foi quem abriu esse mercado.
Petrus, se puxar pela memória, o tuning veio dos carros de Rally da década de 80, certo?
Mas nestes citados como nesta Espace, aerofólio, saias e rodas grandes (mas eram 17…) tem funções vitais pra segurar a bagaça que girava em Paul melhor que qualquer turismo da época… Fazia de 0/100 em menos de 4s e alcançava 300/h!!! Imagine fazer uma curva a 250 numa van sem aquela prateleira ali atrás…
Foram os primeiros modelos da éra Bostunnig, vejam o aérofolio, a frente com essa entrada gigantesca de ar, rodas aro 300 , é ou não é um BOSTUNNIG?! mas até que é bonitinho!
Realmente, mas muito legal de ler é a matéria do Lemyr, relatando a esperiência de ter dado uma volta com Prost pilotando esse carro.
Interessante a reportagem estar em lingua porteña…..seria um argentino no banco do passageiro?
Faria com a Espace que existe até hoje
Kangoo é carro de carga na França, tipo Fiorino.
Deve ser bom andar com criança atrás. Não dá pra ouvir os “papai, falta muito?”, só o barulhinho do motor. Mas não pode deixar elas derrubarem refrigerante ou salgadinho dentro dos coletores entre os bancos traseiros.
Um formula 1 disfarçado com carroceria, a reportagem do Lemyr na 4 Rodas a época é empolgante.
achei bem legal o carrinho, pena q é Renault