Invocada

SÃO PAULO (um amigo andou) – Alexandre Agnolotti pede para que lembremos da Renault Espace que a montadora montou no início dos anos 90 junto com o pessoal da Williams. Uma van com desempenho de F-1.

Era um negócio. Chegaram a levar a alguns GPs. O Prost guiou essa coisa em Paul Ricard com o Lemyr Martins de carona.

Se a Renault tivesse de fazer isso hoje, colocaria num Kangoo?

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
DMurray
DMurray
16 anos atrás

Não lembro exatamente, mas me parece que o co-piloto era Eric Bernard. Frank Williams deu o passeio final, mas não foi todo filmado, só a saída e a chegada.
Nas entrevistas, dá para ver o duplo S do amigo morto no macacão de Prost.

Allan
Allan
16 anos atrás

Concordo, Petro. Não sei se a origem é niponica ou europeia, mas que eles deram vazão a essa fúria de meter coisas feias nos carros…
A coisa turbinou mesmo com Velozes e Furiosos. Mas vou lembrar que brasileiro sempre foi chegado em construir monstruosidades (ou destruir preciosidades). Quem não se lembra daquela tela colorida que colocavam no vidro traseiro das picapes em 85? Eu vi meu tio meter no monza zerinho dele! Hoje os kits TGPoli fazem sucesso. Porém, nem precisa chegar perto pra ver as rebarbas e degraus que destoam das linhas do carro. Como a molecada AMA fazer isso, e muitos pais simplesmente deixam seus carros serem destruídos… Gosto pra tudo,né! hehehe…

Red Five
Red Five
16 anos atrás

Esqueçam meu comentário anterior sobre o Avantime. Acabo de descobrir que não daria para ser feito sobre ele porque ele não é mais fabricado.

Aliás, descobri também que tanto o Avantime quanto o Espace são (eram) feitos pela Matra.

Anderson
Anderson
16 anos atrás

Engraçado eu era moleque e tinha um pôster desse carrinho aí numa revista que comprei na escola, nem lembro mais onde está essa foto me trouxe a lembrança !

Red Five
Red Five
16 anos atrás

Além da Espace tem também o Avantime, aquele misto estranho de coupe com MPV, de MPV com coupé, sei lá…

E realmente não dá para beber coca-cola no banco de trás…

Peacemaker
Peacemaker
16 anos atrás

Lógico que na própria Space, que é fabricada até hoje.

O problema são os carros fabricados aqui, lá fora as montadoras tem excelentes carros, lógico que menos a Lada ! rssss

William Takahashi
William Takahashi
16 anos atrás

Aqui tem um documentário do bagaça:
http://www.youtube.com/watch?v=fEDwfk8EYR0

O Frank Williams chegou à andar de carona: http://www.youtube.com/watch?v=Os19jjEfsrw

Petrus Portilho
Petrus Portilho
16 anos atrás

Allan, sim, com toda certeza toda essa paraferenalia aerodinamica era para segura-lo na pista, sobre os bostuning foi brincadeira, eu acho que equipar carros sempre existiu, agora, deixa-lo com aparencia palhaços sobre rodas foi no inico dos anos 90, no Brasil pelo menos. Abraço

Marcog
Marcog
16 anos atrás

Num Scenic, né meu ?

Isso me fez lembrar dos tempos que o Edgard Mello Filho narrava BTCC na Record, e a Renault disputou as duas últimas corridas com um Laguna preparado pela WilliamsF1. O carro era até estranho, porque a traseira era alta e a frente baixa, dava a impressão que ia perder a traseira na primeira curva.

Mas, foi o único que fez frente aos Audis, campeões por antecipação snme. O piloto, Alain Menu, carinhosamente chamado pelo Edgard de “Alain Cardápio”.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Flávio, o Kangoo é carro só aqui.
Lá eles tem várias destas, inclusive a própria Space que foi quem abriu esse mercado.

Allan
Allan
16 anos atrás

Petrus, se puxar pela memória, o tuning veio dos carros de Rally da década de 80, certo?
Mas nestes citados como nesta Espace, aerofólio, saias e rodas grandes (mas eram 17…) tem funções vitais pra segurar a bagaça que girava em Paul melhor que qualquer turismo da época… Fazia de 0/100 em menos de 4s e alcançava 300/h!!! Imagine fazer uma curva a 250 numa van sem aquela prateleira ali atrás…

Petrus Portilho
Petrus Portilho
16 anos atrás

Foram os primeiros modelos da éra Bostunnig, vejam o aérofolio, a frente com essa entrada gigantesca de ar, rodas aro 300 , é ou não é um BOSTUNNIG?! mas até que é bonitinho!

Mauro
Mauro
16 anos atrás

Realmente, mas muito legal de ler é a matéria do Lemyr, relatando a esperiência de ter dado uma volta com Prost pilotando esse carro.

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

Interessante a reportagem estar em lingua porteña…..seria um argentino no banco do passageiro?

SOuza
SOuza
16 anos atrás

Faria com a Espace que existe até hoje
Kangoo é carro de carga na França, tipo Fiorino.

Bugre
Bugre
16 anos atrás

Deve ser bom andar com criança atrás. Não dá pra ouvir os “papai, falta muito?”, só o barulhinho do motor. Mas não pode deixar elas derrubarem refrigerante ou salgadinho dentro dos coletores entre os bancos traseiros.

lulalelé
lulalelé
16 anos atrás

Um formula 1 disfarçado com carroceria, a reportagem do Lemyr na 4 Rodas a época é empolgante.

Karioka
Karioka
16 anos atrás

achei bem legal o carrinho, pena q é Renault