Carros que eu gosto: Uno 1.5 R
SÃO PAULO (em todas as cores) – Já deu para notar que essas séries nacionais especiais falam ao meu coração. Gol GT, Escort XR3, Passat TS, Monza S/R, Opala SS, Chevette GP… Já estava na lista havia um bom tempo este Uninho 1.5 R. Tinha amarelo, preto e prata, também.
Eu tive um Uno, mas era SX, isso em 1985. A álcool, meio customizado por uma revenda da av. Santo Amaro, com quatro faróis quadrados e mais umas viadagens, era bonitinho. Mas dava muito problema. A parte elétrica era um desastre, aqueles comandos-satélite de luzes viviam derretendo por dentro. E os coxins do motor quebraram duas vezes, quase que o dito cujo despencou no chão.
Vendi a preço de banana na “boca” para comprar um apartamento, no início de 1990. Enquanto o dinheiro esperava no banco os documentos saírem, veio o Plano Collor e me tomou tudo. Fiquei sem o carro, sem o apartamento e sem o dinheiro. Meu patrimônio resumiu-se a um DKW 1962 (que está comigo até hoje). Fui morar de aluguel.
Lembro da histeria das pessoas que votaram no Collor para tirar a grana que ficou retida nas contas correntes e na poupança. Notas frias, duplicatas falsas, cirurgias fictícias… Eu, como sei jogar o jogo mesmo não gostando dele, fiquei esperando o dinheiro voltar, parcelado. Dois anos depois (ou quatro, não lembro direito), quando o governo terminou de devolver o que me devia, comprei um Karmann-Ghia.
Pois é… Meio apartamento que eu tinha no banco (minha sogra ia ajudar pagando a outra metade), dois anos depois (ou quatro, não lembro direito), virou um Karmann-Ghia. Pelo menos era um Karmann-Ghia bonito, 1966, vermelhinho. Vendi algum tempo atrás para comprar o meu amarelo.
Meu uno é igual o seu, ate a roda! vermelho, 1.5 ano 95, o nome dele é Chapolin!
ola tenho um uno 1.6R pra vender conza original to revizado troquei aneis fiz cabeçote motor de partida novo troca de oleo filtro filtro de ar correia do motor nova polia bomba de agua correia do alternador filtro de combustivel disco de embreagen cabo de embreagem revisao no carburador troquei todas juntas este carro e da cor cinza tem algus amassadinho pouca coisa vendo por 6100 aceito contra proposta este carro esta na zona sul meu imail e [email protected] ai mando foto dele.
tenho um uno way economic 2009 e tive o gosto de colocar as rodas de liga leve do uno turbo88, reformadas claro fiz geometria e balanceamento breve vou comprar um uno 1.6mpi abraço galera
Bom pessoal, tenho um Uno 1.6R motor argentino ORIGINAL a alcool, moro em LIMEIRA SP. Bom em questão a mecânica, não é muito caro não…. É FIAT né gente.
Adoro meu carro muitos 1.8 ae ficam pra traz…. bom ouvi um comentario que esses UNO’s 1.6R E 1.5R são turbinados disfarçados, que ao invés de espirrar, essa “compressão” o motor adiquiri como uma potencia a MAIS. Isso é VERDADE ?
Pessoal, tenho um Uno 1.5 R prata 88 absolutamente original, ainda com calotas disco de telefone. To precisando do emblema UNO 1.5 R da tampa traseira e também gostaria de uma foto de uma tampa traseira desse modelo original, pois a minha é inteira preta e eu tenho quase certeza q possuía uma faixa grafite q foi arrancada. Queria repô-la de acordo com a original. Se alguém puder ajudar, agradeço. Um abração a todos, fâs desse modelo.
Fala gente, sou paulistano e moro no Rio Grande do Sul, hoje, comprei um uno 1.5 R 1987… to bem impolgado, mas algumas pessoas já me assustaram dizendo que é muito problemático, tem mecânica cara e que os mecãnicos fogem dele… essas informações procedem??
Valeu gente!
Cara não liga pra esses tipos de comentarios.O que importa é a sua satisfação com o carro.Quanto a problemas mecanicos todo carro é passivel dessa situação, até 0km tem problemas quem dirá um usado!
tenho uma uno 1,5 conversivel preta,,,
Muito bonito teu uno,moro no rio grande do sul e acabei de comprar um uno88,mas me decepcionei fui no detran e me disseram que não da para mudar a frente,eu acho a original muito feia
pow seu caro e lindo eu tambem tenho uma uno 1.5r
a alcoo mas estou com serios problmas com ela
com o carburador nao encontro !
parabens o carro e lindo
Apareceu o dono do UNO da foto. SOU EU !
Para quem falou que a foto é de Guarulhos, acertou !
Para quem falou que o carro é disfarçado, errou ! Ele é um autêntico 1.5R ano 89 gasosa. Rodas originais partir de 89. As calotas saíram em 87 e alguns 88 apenas. Os forros laterais não são brancos, são exatamente cinza e vermelho, vale levar em consideração o sol e o flash da máquina, basta ve o capô que tb não ficou vermelho, sem contar a distância que não permite ver os pequenos detalhes. A frente não é mais fumê, essa foto foi tirada quando comprei o carro, hoje ele está completamente diferente dentro da originalidade. As faixas laterais são as originais de fábrica, hoje já substituí pois estavam muito velhas. Qto a parar na calçada, relaxem, aqui é Guarulhos num tem fiscalização e onde parei num atrapalho ninguém. Abs.
Eu tive dois Unos.
O Primeiro um Uno S 1.5 1992 cinza, depois troquei por um Mpi 94 OK bordo metalico(na época carro não era só preto,prata e cinza) completo com ar cond.,direção hidraulica,teto solar,etc.
eu adorava ambos os carrinhos.
obs:quanto ao carro da foto deve ser um CS 86 ou 87 maquiado de 1.6R, pelo forro da porta branco( o esportivo era cinza e vermelho),e pela frente que também não é original.
Meu palpite é que esse é um Uno comum que o cara customizou – vejam que o interior é branco, sem os detalhes na cor do carro que vinham no esportivo.
Meu pai teve um 87/88 amarelo, a roda era essa mesmo, mas a frente ainda era a antiga. O bixinho andava bem, mas o câmbio…tsc, tsc. Demorou ainda uns bons anos até a Fiat acertá-lo.
Saudades!Tive um 1.6R 92 branco que tinha ficado parado muitos anos,e qdo o comprei em 2002 ainda estavacom placas amarelas e plasticos no carpete.Confessoq mearrependi de ter vendido,bonito,barato e chegava a 180km/h!Lembrando q a linha 1.6 veio no modelo 90 e os frente baixa no modelo 91,em 93 segunda série vieram os MPi(motor identico ao Tipo) e em 94 o 1.4 Turbo!
O Palio R anda muito mais que o Uno R, por favor!
O carro tem programação diversa do modelo normal, ou seja, é o mais esportivo que temos hoje dentro dos pequenos.
sempre ouço que muita gente teve problema com os fiat, e eu infelizmente só me irritava era apenas com o péssimo acabamento.
e adoraria ter um 1.6 R mpi ou turbo, andei em alguns, e erra um brinquedo muito divertido e anda mais que muito esportivo de boutique que é vendido hoje em dia, inclusive o palio R.
inclusive os primeiros SX, 1.300 cc com carburador duplo era muito legal também !
Vocês estão esquecendo de uma característica única dos Unos R, o cinto de segurança vermelho. Estiloso demais.
Era bonitinho, mas a elétrica… Aliás, não tive um FIAT q não desse pau na parte elétrica. Até um Palio Weekend quase novo. É o vidro que abaixa e não levanta, partes q dão choque. Não sei se foi só azar, mas ter FIAT é como fazer terapia de choque.
TEnho um mille 91 há quatro anos e nunca me deu dor de cabeça mais séria do que qualquer outro carro. Sempre quis ter um Uno 1.6, com aquele carburador de corpo duplo que um amigo fazia misérias com ele!
PERGUNTA: Por que paulista tem mania de colocar tudo quanto é carro no feminino? “A” Uno? Se o nome do carro é “um”, como pode? Já teve uma discussão dessas aqui antes, mas parece que tem gent que ainda não aprendeu…
Realmente esse é muito belo, só perde para o Rei dos Unos: Uno Turbo 1.4ie 94/95/96!
De novo não ! Carro que eu gosto da Fiat é demais! Pensei que depois do Quattro o seu gosto tinha melhorado.Nunca sei qual o carro que devo eleger como “O Pior”.Fico na duvida entre o ego frances Renault ou a teimosia italiana Fiat.
Que Saudades!…
Tive uma Uno 1.6 R, ano 91, Branca, linda, e q dava muito prazer de guiar, pois tinha muito torque, andava muito. Quando eu subia do Rio de Janeiro para Petropolis pela serra, q tem muitas ondulações, me divertia, pois tinha q segurar a bichinha no braço…
Saudades…Marcio de Souza – Petropolis – RJ
Preciso de uma sogra dessa…
isso ai é uma bomba relogio reparem nos posts abaixo quase todos que tiveraum um Uno aconteceu algo rsrsrsrs eita povo sofredor …
pelo jeito esse é posssssante é só reparar as marcas de óleo no asfalto rsrsrs
abraços
abre-se aqui uma discução quem veio primeiro o projeto do fusca ou o dkw Porsche saiu da mercedes para a auto union , quando foi que os projetos do fusca foram surupiados por adolf? só saberemos no filme sobre ferdinand porsche que vem aí
se o collor fizesse isso comigo eu não teria tanta calma em esperar o dinheiro vir parcelado. desgraçado.
O painel do Uno só mudou em 94.
FG e suas máquinas!
esse é meu uno s 1991 roubado que foi disfarçado de 1.5 r. pega ladrão!
Colegas Marcão e Campes:
Que dúvida cruel !
Esse é um 1.5 enxertado com itens do 1.6, ou é um 1.6 realmente?
(Vejam os outros posts abaixo, com argumentos “analíticos” do “espécime”)
Agora, estou tendendo a acreditar que se trata de um modelo 1.5 enxertado com faixas e rodas do modelo 1.6, pois o painel parece ser do antigo!! Se for isso mesmo, pena alterar a originalidade de um raro carro como esse.
Com relação às setas laterais, não foram retiradas dos Unos (não estou falando dos Milles, falo dos 1.5, dos CS 1.3, e aí vai) ) apenas a partir dos modelos 93?
Ahhh Sempre gostei do Uno, e de todos os derivados. Um amigo meu tinha um 86 cor de geladeira “bege” e não dava problema nemhum! Se desse, peça e assistencia é o que não vai faltar por ai… Vai ano, vem ano e o uno continua em produção…
Aliás, eu sei aonde foi batida essa foto!! Esta valendo a promoção você conheçe São Paulo? haha
É perto de casa aqui em Guarulhos!
FG,
Ledo engano, mas pelas rodas e pela frente “fina”, creio que o exemplar vermelho é um Uno 1.6R, e não um Uno 1.5R, pois o 1.5 vinha com aquelas famosas calotas com bolinhas, que por sinal, ficavam bem em qualquer veículo da linha FIAT.
Abraço,
RC*
Também tive um Uno SX, 1.5 1985, num vermelho forte, não era esse vermelho bombeiro. Era lindo e rápido. Mas tudo o que havia entre o parachoque trazeiro e o dianteiro quebrou. Sofri na mão do carrinho, e fiz o motor duas vezes. Mas eu exagerava é bem verdade.
No último mês do (des)governo Sarney a inflação chegou a 80 % e com isso os juros do over eram praticamente nesta faixa. Isso incentivou muita gente a tentar ganhar algum ou simplesmente se proteger da hiperinflação e o Collor pegou todo mundo de surpresa. Foi uma pena, pois ele tinha muita credibilidade para poder mudar este pais.
Pelo menos iniciou a venda das estatais e chamou nossos carros de carroças o que acabou por incentivar a modernização dos mesmos.
Já que falou da Uno eu axo um espetaculo as Turbos… em especial a Vermelho MonteCarlo e Amarelo Modena (ou seria ao contrario)?
Meu pai teve um SX pratinha. Bonitinho, vinha com para-choque dianteiro diferente (com farois de neblina), bancos mais confortáveis e painel ultra-completo, além de “calotas esportivas”. Não andava nada, mas sendo 1.3…
Já o 1.5 era mais fera. O 1.6 então… provavelmente andaria na frente do atual Pálio 1.8R por ter suspensão mais durinha e ser mais leve. Ainda vou ver se acho um amarelo, aquele “fiera”…
Nos meus tempos de vacas magras (hoje são mais gordinhas…pouco, mas são…rss), quando estudava em Marechal Hermes, na Vicsconde de Mauá, vivia sonhando com esse carrinho. Lá na escola tinha um amarelinho. Era o carro mais bonito do estacionamento…
É, Uno meu pai nunca chegou a ter, mas até hoje acho um carro interessante…
Mas essa coisa do confisco do Collor eu lembro bem. Em menores proporções, aconteceu quase a mesma história do FG com a gente. Meu pai tinha um Fiat 147 nesse mesmo vermelho do Uno da foto, 1981, a álcool. Uma trapizonga que só lhe deu dores de cabeça, passamos maus bocados reformando ele em mecânicos picaretas, até placa do carro sumiu na mão dos caras. Quando toda a reforma acabou, meu pai colocou a placa de “vende-se” imediatamente e, no mesmo dia, um felizardo (ou azarado, dependendo do ponto de vista) comprou à vista, no cash. Meu pai ficou super contente e botou lá o dinheiro no overnight, que rendia horrores, até podermos comprar uma caranga melhor.
Aí veio o Collor meses depois e… resultado: nunca mais tivemos carro (pois o dinheiro que voltou a conta-gotas usamos para outras coisas) e o trauma do meu pai com o 147 só aumentou exponencialmente…
Ainda bem que hoje o Brasil está aparentemente livre dessas maluquices financeiras…
Já tive um Uno. Não o R, mas o S, pé-de-boi. Carro bem honesto. Dava algumas chateações, mas nada demais. Ruim mesmo é a suspensão traseira que, além de muito dura, faz muito barulho depois de um tempo. Feixe de molas não dá.
Acho que o Uno R também teve na cor branca, um branco gelo. Raríssimo de se ver.
Eu gosto mais dos primeiros, Uno 1.5 R, aqueles com as primeiras rodas esportivas. Lindões.
O 1.6R apesar de mais forte, não era tão legal.
Aliás, olhando pra esse da foto, percebe-se o quanto o Palio atual é uma cópia dos velhos Unos esportivos.
Abraços
Marcelo, este da foto é um de ano entre 87 a 90, pois antes e após estes anos não tem lanterna de seta nos paralamas, a faixa e a frente é que foram alteradas, mas entre tudo o que foi alterado, o que mais dói e esta lanterna fumê.
Obs: Na calçada, caneta no carrinho….
Esse vermelhinho da foto já tem a frente nova e rodas de liga leve…
Portanto deve ser um 1.6 R 1992.
A primeira série, que era 1.5, ainda tinha a frente antiga e calotas que lembravam discos de telefone! Um colega de empresa entre 1994 e 1995 tinha um vermelho 1.5 88 que andava muito bem! Um vizinho dos meus tempos de solteiro também teve um 88…
Fala Gomes, tudo bem?
Estava procurando fotos no Google e achei estas aqui, de um Lada “quase” anfíbio. Dá uma olhada:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/lada-niva-mostra-quem-e-que-manda-no-pedaco/
Abraços!
Muita gente nesse período teve que sobreviver.
Mas uma pergunta que não quer calar: Morar de aluguel ??? Pq vcnão morou no Karmann vermelinho???
Brincadeirinha hein?!
Abcs
Depois saiu o Uno Turbo. Carro estiloso, que andava e bebia pra caramba
Tive um desses, preto, 1.6R que só me dava um problema: era um saco dizer que não vendia…todo mundo queria o carro…
Esse merece uma multa, na calçada não dá……….
Tive um 1.6 R preto novo, de 1990 a 1992. Nunca deu problema. Divertidíssimo de dirigir.
Essa frente baixa parece não ser original, pelo modelo do carro.
Após vender meu Monza Classic 89 adquiri um Fiat Uno 1.6 R mpi branco. único dos carros que tive que me arrependi. Era muito bonito mas problemático. Bomba dágua, bicos injetores,sensores,tudo isso tive que trocar em menos de 1 ano. Por último foi uma peça que fica no compartimento do filtro de ar. 700 paus o preço. O mecânico fez um quiabo e consegui vender assim mesmo.