DICA DO DIA
SÃO PAULO (chega na sexta!) – Hoje a indicação é do Eric Darkovitch. Trata-se de uma reportagem antiga da Quatro Rodas em que Emerson Fittipaldi e Colin Chapman (só isso…) testam, em Interlagos, um Opala SS, um Corcel GT, um Dodge Charger, um Landau, um Puma e um TL. Sensacional.
Imaginem em novembro, quando chegar a F-1 por aqui, alguma revista pedir para o Ron Dennis reservar algumas horinhas de seu dia, ao lado de Lewis Hamilton, para avaliar um Fox, um Ka, um Celta e um Punto. Será que eles topariam?
Olá,
Quem quiser ver uma foto do Gurgel QT é só acessar http://www.antigosdeitaipu.com.br .
Abraços,
ótima reportagem. gostei dessa parte:
“Emerson considerou muito bonitas as linhas do Puma e gostou do “toque agressivo” das rodas de magnésio aro 14.”
Uau.
Sobre Mercedes, vale lembrar que um amigo meu, muito orgulhoso de sua “C Klasse”, foi passear pela Alemanha. Lá, viu que sua maravilhosa “C” só era usada por frotistas e taxistas.
Chegou no Brasil e trocou numa BMW.
kkkkkkkk….o Ron Dennis? Humilde do jeito que ele é? Deixa pra lá….
Fantástica matéria, e ainda mostra como mudou o comportamento de pilotos e dirigentes…
Se o Luis entrar em qualquer carro que não for um Mercedez, o chip instalado em seu cerebro lhe dará choques até a morte!
Há um reportagem na Revista Classic Cars, inglesa, com o Damon Hill testado um Alpine-Renault A110. Ele tinha sido compeão da F1 no ano anterior, e os caras da revista conseguiram fazer com que ele desse uma volta no circuito (acho que foi no GP de F1 da Inglaterra) com o Alpine. O Damon entrou no carro a contra gosto, irritado, e falou que só ia dar uma volta (com o reporter da revista no banco do passageiro). Como o carrinho é um tesão, ele se empolgou e continuo andando, maravilhado… A Renault chamou ele de volta pro boxe, e mandou acabar com a brincadeira… Os outros repórters ficaram irritados, pois acabaram perdendo seu tempo com o campeão (ele tinha gasto o tempo a bordo do Alpine). Legal é a sequëncia de fotos que ilustra a reportagem. Uma serie delas, desde a cara mal-humorada do Damon no começo da volta, ele fechando o cinto de segurança, e depois pilotando, com a fisionomia mudando, inicialmente sorridente, e no final, visivelmente extasiado…
É. O Ministério da Saude recomenda. Correr de carro antigo faz (muito) bem à saúde…
FG, nas fotos que acompanham a matéria, aparece o velho Crispim…
mas um punto abarth acho que massa e raikkonen testariam!
Outro teste interessante foi o SIR Jackie Stuart testando um fusca e um 147 a álcool da Telesp (acho). Eram os primeiros alcoólicos do Brasil.
Meu ex-chefe está no Brasil desde a década de 80 e o carro dele lá é um Lada. Ele me confessou, numa noite regada a Stolichnaya, que copiou o chassi monocoque em carros de corrida e o efeito solo de projetos soviéticos.
Hummmm….hoje em dia a Mercedes não deixa nem andar de carona em outro carro que não seja o dela…
Marketing….contratos….imagem….cessão de direitos….
Tenho essa revista.
Tenho também do Scheckter e do Rega testando pra QR.
Do Piquet testando o Mustang e o Camaro nos EUA e do Senna testando um monte em Interlagos.
O Emerson foi “colunista-testador” da QR na Europa. Sensacional ele contando a história do Mercedes SL500 que deu pra esposa.
Ah claro…
Eles topariam desde q cada um levasse uma graninha pequena…
coisa de mil carros populares ( cada um Obvius)
Aproveitando…
SOCORRO FG MINHA MULHER QUE R QUE EU COMPRE UM COROLLA!!!!!
Imagine então sendo convidados pra testar um “Eca Sport”…hahah
Nossa. Demais essa reportagem. Ainda bem que a revista resolveu disponibilizar essas reportagens mais antigas, para novos leitores, como eu, poderem desfrutar dessas coisas que acredito que nunca mais veremos! Sobre o Hamilton seria mesmo muito engraçado ver ele testando nossos carrinhos populares.
Gostaria de sugerir uma música para o seu rádio blog, de uma grande banda, que tinha como Guitarrista nada menos que Eric Clapton. na banda Creamn e a música é “White Room”. Fica a dica.
Outra coisa – Numa outra 4 rodas, mais nova do que essa, o Emerson deu uma entrevista chamando Colin Chapman e Ken Tyrrell de “os chefes assassinos da Fórmula 1”. Quando vi não acreditei no que lia, mas na época havia acontecido alguma coisa grave em relação à segurança na F-1. Alguém se lembra de quando foi isso?
O legal dessas reportagens do passado é que podemos ver como os automóveis evoluiram em termos de motor, desempenho e segurança. Por outro lado também percebemos que essa evolução aconteceu de uma forma diferente para o acabamento interno dos veículos, mudou-se o conceito, pois houve o incremento do uso do plástico em detrimento dos materiais usados naquela época, com muito maior uso de mão de obra.
“Acho” que comentei no post errado, sorry :)
A respeito deste post, duvido MUITO que algum piloto hoje fizesse algo assim. Talvez os da Redbull, pelo jeitão “moleque” da equipe…
MUITO LEGAL , DUAS LENDAS , DOIS DINOSSAUROS DO AUTOMOBILISMO .
Porquê só esses descartáveis? Porquê não incluir um DKW no teste?
Já tinha lido. Muito boa a reportagem, recomendo.
Só uma resposta da turma da McLaren:
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA !!!!!!!
Pra ver como o tempo é inexorável …
Acho que a Mercedes não os deixariam nem chegar perto de um carro de outra marca…
Legal foi ele testar um Gurgel QT no final. Tentei achar uma foto desse modelo, mas não encontrei. Achei este link, com outra reportagem da Quatro Rodas sobre o Gurgel 6×6 anfíbio. http://www.gurgel800.com.br/publicacoes/quatrorodas/146/
Ô Flavio, acho que Celtar a Punta do dedo do Dennis,
seria para a Fox Films gravar um filme do Kacete.
Falando nisso, em Cacete, como ficou a etapa do Paulista
de Velocidade pós evento da Cut? Nada contra alugarem
a área Pública, que anos a fio foi usada por terceiros, mas
os caras que estão caindo do barranco, morro abaixo, não
possuíam um calendário do manager esfiha?
Sensacional!!!