Alemão no GP
SÃO PAULO (só a agradecer) – O grande Ingo Hoffmann vai escrever até o fim do ano no Grande Prêmio os seus Diários da Despedida, contando corrida por corrida cada passo de sua última temporada na Stock.
Tudo o que posso dizer é que é uma honra ter o Ingo registrando este capítulo importante de sua trajetória no meu site. E acho que os leitores vão ter essa mesma sensação de gratidão a um cara que já fez tanto, e que ainda tem muito a fazer.
vcs precisam ver a tocada diferenciada do ingo na mit motorsport,com mais uns 6 meses estara andando nas cabecas do campeonato
em suma algun dos colegas do blog conhece algum oficial de pista e ou de box que tenhe reclamacao do ingo
o cara e fera e trata a todos com muito respeito
gratopelos momentos que nos deu de prazer no passado com opala da grand prix mas preciso nas disputas de freadas na sul contra paulao,giafones,boesel e alencar
jc sete lagoas
Lembro do Ingo aqui em Brasilia no brasileiro de marcas e pilotos começo dos anos 80, no final do retão dos boxes nos treinos a suspensão dianteira quebrou na boca da curva e ele fez absurdo para segurar um voyagezinho vermelho e amarelo acho, segurou muito e foi levando o carro até tocar no guard rail na saída da curva, nos éramos moleques uns 17 anos e fomos os primeiros a chegar no local. É, naquela época era assim mesmo a gente tinha contato com pilotos sabíamos tudo dos caras, daí perguntamos para ele se tava tudo bem, daí ele falou todo empolgado : Vocês viram tudo? A pergunta creio que ele quiz dizer: Vocês viram minha segurada? parecia uma criança. Tudo bem quebrou, mas em compensação segurou a barata legal.
Lições do mestre:
“…no final dos anos 80, no Brasileiro de Marcas & Pilotos, eu corria de Chevette pela Chevrolet, a equipe era toda minha, e viemos para os Mil Km de Brasília. Eu corria com um piloto de Goiânia. Ele largou, estávamos superbem, em primeiro ou segundo lugar, aí chegou na hora do pit stop, ele entrou no box, desceu do carro, eu sentei, a equipe abasteceu, trocou os pneus, saí, entrei na reta dos boxes e a roda dianteira esquerda saiu do carro… Abandonamos a corrida. Obviamente eu estava puto.
Voltei ao box, e o mecânico que fez a troca de pneus inclusive o encontrei sexta-feira no autódromo era um cara que sempre foi um %!@$&@#montador de câmbio, motor, ficava numa bancada, fazendo aqueles ajustes finos. A hora em que o coloquei uma situação de estresse, ter de trocar uma roda rápido, a adrenalina bloqueou tudo, ele largou a roda solta. Quando cheguei no box, ele já me disse: “Ingo, desculpe, você não precisa nem me mandar embora, peço minha demissão”. Aí eu falei: “Peraí, Zé, não é nada disso, não, vamos conversar em São Paulo”. Na verdade, o erro foi meu. Percebi que é preciso entender o perfil das pessoas que trabalham a sua volta, saber colocar a pessoa certa no lugar certo….”
Pô! tô trsite pq esse vai ser o último ano (na stock) de um dos melhores pilotos q eu já vi na minha vida……
Já estou ficando com saudades…heheeheh
passei minha vida vendo esse cara correr, deste o tempo dos Opalas.
Muito bom mesmo . Acho que o IH vai pegar gosto e continuar escrevendo . Sorte nossa e uma honra para o GP . Parabéns .
A julgar pela estréia, sinto que mais um maravilhoso livro de memórias está por vir. Muito bom mesmo “ler” as voltas finais do Ingo.
Abraços!
Vida longa ao Alemão, piloto excepcional e sujeito melhor ainda.
Flávio, convida o Alemão para ser colunista fixo do site.
#17 Forever!, by GP! Imaginem um livro do Ingo. Lenda Viva, e gostando de acelerar.
Excelente idéia!!!
Não há nada melhor do que ouvir a voz da experiência.
Com a saída do Chico e agora a do Ingo, este será meu último ano de torcedora da Stockcar. Desde quando não tinha toda esta projeção na mídia, que a gente podia ir a Jacarepagua-RJ e escolher onde sentar nas arquibancadas ( tempo bom!!! _ agora a turma do boné tomou todo os lugares bons), que eu e meu marido assistimos as corridas pela TV e aqui no circuito de Jacarepagua – RJ torcendo pelos Dinossauros.
Numa destas corridas, assistimos a duas ultrapassagens do Ingo naquela curva no final da reta em frente as arquibancadas do povão, que todo mundo ficou de pé e aplaudiu, inclusive os que torciam para o piloto da casa. Foi magnífica; digna de um profissional, porque todos que tentaram fazê-la antes foram parar na grama e levaram vaia das arquibancadas. Ficará para sempre em nossa mente.
Minha única frustação será não ter podido ir às visitações dos boxes para tirar uma foto com eles.
Bons tempos da Stockcar.
Parabéns ao GP!!!
Uau, simplesmente demais.
Sem palavras pra descrever a felicidade que é ler o melhor piloto de turismo do Brasil no melhor site de Automobilismo.
Parabéns a você, Flavinho e também a toda a equipe, Victor, Bruno e todos os demais…e, claro, parabéns ao Ingo.
Abraços,
Flávio, so acho que deveria ser um Blog e não uma coluna. Ia ser interessante comertar e ler as tréplicas…
Seria interessante ter o Ingo escrevendo sobe suas histórias, ao longo de sua carreira. Contribuiria, e muito, para o Grande Prêmio
Abraço a todos
sensacional a idéia.
ps: obrigado, ingo, muito obrigado!
Parabéns ao Ingo e FG! Alguém tem a foto do Fusca n° 17 Divisão 3 do Ingo, Branco com os 4 paralamas Roxos preparado pela Jocar de Jozil Garcia, que corria com o n°71 ?
Tenho o prazer de frequentemente conversar com o Alemão…é uma honra te-lô também como piloto da marca,tanto na Stock e nos Rallies.
Digo sem sombra de dúvidas,o melhor piloto do Brasil em carros turismo e mesmo sem ser sua especialidade,manda muuuuuito bem nos ralis.Só 12 vezes campeão da Stock….fora os titulos de rali.
Além de tudo um cara simples,o que é muito importante nesse esporte meio relacionado a narizes empinados.
Fico ainda mais feliz que está escrevendo aqui no site que é minha leitura obrigatória de todos os dias.
Vida longa ao Alemão!!!!!!!!!!
Caramba, grande sacada essa do teu site. Parabéns!. Nada mais justo, nada mais correto, do que tem o “alemão” dando suas impresões nestes momentos finais de sua brilhante carreira de piloto de carro de corrida. É isso ai, mais uma vez, dez pela iniciativa.
O que tem a ver minha admiração pelo Ingo com o que acho da Stock atual? Meu amigo, como diria Caetano Veloso, você não está entendendo nada! Ô gente desorientada, barrabás…
Depois os pilotos que visitaram o presidente que são hipócritas..
FG sempre demonstrou total desprezo pela Stock Car, agora que o piloto mais vezes campeão, e que ha decadas corre na categoria se tornando o maior simbolo da Stock vai se aposentar, FG fica “honrado” por ter o “diario” do piloto publicado em seu site!!!!
Se não for um ghost witer, FG; você arrumou um novo cronista e dos “bão”.
Muuuuito “bão”.
O estilo mesclando fatos antigos com os atuais é muito gostoso de ler.
Dá-lhe alemon…Grande Campeão.