da força da grana
SÃO PAULO (tragédia) – Avisa o Pandini que os berlinenses não conseguiram impedir o fechamento do aeroporto de Tempelhof, previsto para outubro. Houve um referendo e 60% dos que votaram queriam sua manutenção. Mas era necessário um comparecimento de 25% dos eleitores, e menos de 21% votaram…
Tempelhof, inaugurado em 1923, já foi o maior aeroporto comercial do mundo e o primeiro a ter uma estação de metrô integrada. É um marco arquitetônico europeu e, também, um sítio histórico afinal, quando Berlim foi dividida, o lado ocidental passou a receber em suas pistas provisões e mantimentos, por uma ponte aérea estabelecida pelos americanos.
É uma tristeza. Daquele tamanho todo, Tempelhof hoje tem uma dúzia de vôos regulares e é usado por aeronaves particulares. Ficou inviável economicamente. Mas, com um pouco de boa-vontade, daria para redistribuir melhor os vôos de outros aeroportos para não botar tudo isso abaixo, não daria?
De qualquer forma, parece que vão preservar o prédio principal. Tomara.
Os Schonenfeld / Tegel já dão conta do recado, como alguém escreveu. Um ao norte, outro ao sul. E o terminal de passageiros hoje é a única construção de tamanho aceitável do Tempelhof. Não dá mais pra receber grandes vôos comerciais. Então o resultado é uma grande pista de pouso no meio da cidade.
Coisa que já deviam ter feito em SP, há algum tempo…
Tempelhof indo abaixo…….aqui nem o Hot…digo, bordel fora de gabarito desce!!
Mas esse prédio principal da foto deve virar museu ou algo assim, pois carrega traços históricos da arquitetura da Bauhaus que alemão nenhum implodiria.
Quando a URSS criou o Muro de Berlim, foi por esse aeroporto que Kennedy abasteceu Berlim “ocidental” . Há uma bela homenagem aos pilotos que morreram em acidentes durante a ponte aerea.
Havia apenas um pequeno “corredor aereo” para acesso a Berlim e os Migs voavam proximo aos cargueiros, prontos para derrubar os que saissem desse “corredor”.
Mais detalhes na coluna slot do Jornal do Brasil aos domingos. Tudo sobre aviação.
Depois dizem que uma coisa dessas só acontecem no Brasil.
Imaginem fecharem o Aeroporto Tom Jobim ou Congonhas.
Muita gente iria chiar!
Dá pra essa área ter outras funções como praça, um kartódromo, ou até um museu de aviões como o cara acima aí disse. Se fosse em São Paulo, iam construir um daqueles condomínioso bregas de fachada neo-clássica igual ao do bairro de moema.
na verdade, don gomes, o tempelhof é pequeno demais hoje em dia para receber vôos comerciais. ficou inviável economicamente.
só serveria, caso restaurado, para o pouso e decolagem de jatinhos, ou seja, dos milionários.
a prefeitura já está de olho nesse enorme espaco no meio da cidade faz tempo. planeja construir residências e aproveitar a área verde.
o prédio principal, de arquitetura interessante e funcional, seria mantido e restaurado.
o schonenfeld, o mega aeroporto de berlin que fica no meio do nada, vai ser duplicado para acomodar melhor os visitantes e moradores da cidade mais fantástica da Europa, quicá do Mundo.
abracos,
pedro bresson, ao vivo da Friedrichstraße
Tão bem preservado melhor do que a maioria absoluta dos aeroportos do Brasil. Um pena a sua desativação.
Pelo que vejo na foto o aeroporto está muito bem cuidado, seria interessante, caso o fechamento seja inevitável, transformar o prédio principal em um museu aeronáutico ou ser transformado em uma estação de trem, que é um meio de transporte muito importante na Europa em geral – se fosse no Brasil , tudo seria derrubado para que um shopping ou estacionamento fosse construído …
Tempelhof ficou sem função após a reunificação. O aeroporto de Tegel dá conta tranqüilamente do tráfego da região.
Existe museu de aviação comercial em ex-aeroportos?
Então…
Quem apoiou a demolição foi o pessoal de Berlim Oriental.
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14968
A informação sobre o caso em detalhes
menos um ponto turístico histórico de Berlim…
Caro Gomes,
Não e na mesma proporção, e nem tem o mesmo valor historico cultural, mas se pensarmos pelo lado economico algo muito parecido estava acontecendo com o aeroporto internacional de Belo Horizonte, um grande elefante branco, jogado ás traças, que por esforço ou vontade politica, passou a ser usado em tempo integral com bons resultados.
Daria uma boa PISTA DE ARRANCADA – já que o Flavio gosta tanto da modalidade….