jorge lettry
Acabo de receber a notícia da morte de Jorge Lettry, ocorrida nesta manhã em Campinas.
Jorge era um mago. Chefe do Departamento de Competições da Vemag, criou aquele time que povoa meus sonhos de infância, com seus carros brancos de bolotas pretas.
Seu rigor germânico, embora de origem italiana, fez da Vemag um marco na história do automobilismo brasileiro. Foi dele a idéia do Carcará e do recorde de velocidade, foi dele que nasceu a Puma, foi dele que surgiu tanta coisa.
Nos últimos anos Jorge morou em Monte Verde, onde chegou até a fabricar chocolates, e estava vivendo em Atibaia já havia algum tempo. Nos víamos com alguma frequência desde pelo menos 1988, quando comprei meu primeiro DKW e tive a chance de conhecê-lo pessoalmente.
Nasceu uma relação fraternal de quase duas décadas, embora de encontros mais raros do que eu gostaria. Com ele aprendi muito e bebi de sua sabedoria sem nada dar em troca, exceto, talvez, a alegria que ele tinha (mas não demonstrava) toda vez que via o #96 fazendo barulho em eventos de DKW.
Foi o Bob Sharp quem avisou, e acabo de falar com o Crispim, consternado como todos nós. O enterro será amanhã às 9h30 no Cemitério São Paulo, em Pinheiros, na esquida das ruas Cardeal Arcoverde e Henrique Schaumann. Jorge tinha 78 anos.
O sedã branco tem passado demais por estas bandas de cá, neste ano.
Jorge em 2004 no encontro de DKWs “Blue Cloud”, em Pouso Alto (MG). A capa vermelha é a original do Carcará, assim como o volante.
Meus sentimentos a familia do Lettry,,Gostaria de saber qdo sera a missa de 7a dia, pois não compareci ao enterro,,no ultimo sabado , quem me comunicou foi o meu amigo Bird Clemente,, que estava muito triste e comentou que o Jorge esteve na casa dele na Granja Viana,,uns 20 dias antes do seu falecimento . Luiz Evandro “águia”
Moçada, só abri hoje, tava meio que ausente nos últimos tempos.
Diria apenas que será mais uma perda inestimável, mais um dos Grandes que se vai para o Andar de Cima!
Meus sentimentos aos familiares.
Zé Maria
Nos anos 60, morávamos em Assis emeu pai só tinha DKW. APrendi a guiar numa Vemaguet 61 azul e branca. Vias as $ Rodas com a equipe de carrinhos brancos e sonhava vê-los de perto. Um ida isso aocnteceu. A equipe DKW fez uma exibição numa corrida de rua, e lá estavam eles, os meus ídolos. Em 65 consegui ir até o templo em Interlagos. E lá estavam os carrinhos brancos dando pau nas carreteras, nas Simca e em todos os outros com mais do dobro da cilindrada. Aí eu já sabia que a figura na frente de toda aquela maravilha se chamava Jorge Lettry. Só consegui olhar de perto, pela grade da arquibancada. Em Setembro de 2007, um sonho. A turma dos DKW abre a brecha para as Puma. Lá vou eu com minha Puma GTI amarela 80/81 pra Pouso Alto no Blue Cloud, levando meu filho para conhecer a fumaça azul. Chegando lá, monte de gente, novos amigos, lindss DKWs, maravilhosas Puma, vi um senhor claro e bonachão sentado sozinho à mesa e disse ao Rodrigo, meu filho: aquele deve ser o Jorge Lettry ! Fomos conversar, e como nos divertimos com as histórias dele ! Que simpatia, que vida…Consegui apertar a mão do meu ídolo depois de mais de 40 anos ! Guardo a camisa autografada, os elogios à nossa Puma, a alegria contida.. Perdi mais um amigo ! Grande Lettry, descanse em paz. Paz també para a família.
É a vida… Antes as surpresas nos pegavam em cada esquina, agora em cada postagem.
Sobre o Jorge Letry devo dizer que nos encontrávamos nos autódromos e apenas nos cumprimentávamos.
Conversar mesmo só umas três vezes e brevemente.
Interessante, meu relacionamento com ele era diferente do com Greco e Paulo Goulart, achava ele meio reservado e não me aproximava muito, já as pessoas que tinham contato com ele diziam que era simpático. Talvez algum astrólogo possa explicar melhor.
Agora, essa distância que não consigo aclarar jamais me desestimulou a reconhecer sua genialidade.
Via o que fazia com aqueles motorzinhos de dois tempos e conversava comigo mesmo: este é gênio.
Pelo seu comando passaram pilotos que marcaram época, não se faz necessário nomeá-los, pois todos aqui os conhecem.
E o Carcará?
Através das linhas aerodinâmicas de outro gênio Anisio Campos, da genialidade de Letry e Crispim em colocar cavalos naquele motor de apenas dois tempos, e o arrojo de Norman Casari na pilotagem bateu o recorde brasileiro de velocidade em 1966.
Se houver andar de cima Jorge Letry será muito bem recepcionado.
Minhas sinceras condolências à família.
Aqui na Bélgica, informei ao museu AutoWorld (o maior em auto union europeu) da morte do mago dos dkw’s brasileiros. Sabem q tirava 1000cc de um motorzinho de máquina de costura, e dava canceira nos kg-porche & alpine a110. Sabem dos malzoni & carcará, mas jamais saberão do q o brazuca era capaz.. Saudações belgo-monarquistas.
E lá se vai um icone do automobilismo brasileiro … Vai Jorge, vai junto com Norman construir novos ” carcarás ” …faz do paraiso uma fabrica de sonhos para aqueles que lá já estão…
Com muita tristesa recebo tal noticia. Para mim o SEU JORGE foi o cara que permitiu que eu pusesse a cara a bater no automobilismo Brasileiro.Vai com DEUS meu amigo!! Sds. DADO ANDRADE
É, enquanto o andar de cima vai ficando mais animado com tanta gente boa para mandar ver com o pé no pedal direito, o andar de baixo vai ficando cada vez mais desfalcado, os mestres se vão, as corridas definham e só restam (isso pelo menos é bom) as histórias que aos poucos vão virando apenas histórias…
Meus sentimentos à família (a de sangue e a de 2T)
Como sempre nessas horas, fico sem palavras…
So posso dizer a todos, se tiverem amigos que estao distantes, lige hoje mesmo para dar uma palavra e dizer oi!
Mestre Jorge, carissimo amigo e mentor, com quem me correspondia e falava de vez em quando, e alguem a quem eu deveria ter ligado para dizer alo…mas sabe, vai ficando, a semana que vem, quando passar de novo pelo Brasil…
Fica so o sentimento de uma otima pessoa. que trouxe um novo rigor e abertura de espirito ao automobilismo brasileiro…repouse bem, Mestre Lettry..
Olhem o Ladaland de Sexta-Feira. Tenho a impressão que o Jorge resolveu experimentar.
Que “experimente em paz”.
Jorge Lettry tornou-se um Imortal do Automobilismo há muito tempo, desde que seu nome ficou registrado na vanguarda que deixou nas fabricas e nas pistas. Foi um inovador, um incentivador e um gênio. Não estranhem se um dia algum Anjo aparecer por aqui pilotando uma nave ‘preparada’ por ele.
É, o sedã branco tem passado bastante mesmo. Os causos e as corridas ficarão ainda melhores lá em cima.
Força à família e aos amigos. E que ele fique em paz!
Nossos Idolos estão acelerando demais. O som do Two Stroke ecoou pelo universo.
Foi, mas deixou sua marca.Não passou despercebido.Um vitorioso.Meus sentimentos à família.
Além da honra de conhecê-lo no último BC pude assistir a suas aulas sobre motores além de ouvir e rir de suas histórias.
Realmente perdemos um grande homem do qual, em minha opinião, o automobilismo e a indústria automotiva brasileira deve muito.
Obrigado por tudo!
Amigos, estou com medo.
Morre mais uma figura maravilhosa que infelizmente não conheci.
Preocupação …
Bem que o Gomes poderia fazer um chekup e postar os resultados por aqui.
Vrum …
Direto de Londrina:
Não pude esperar segunda para gritar…..SEDAN DO CARALH…..
SUMA DESSAS BANDAS!!!!!!
Essa foi triste….meus sentimentos a familia.
Uma grande perda.
Lettry foi um personagem importantissimo dentro do automobilismo brasileiro.
Um apaixonado por tudo o que fazia.
Um mago na preparação das incansáveis Dekas.
Sabia como ninguem extrair os cavalinhos extras daquele motorzinho de 1.000cc.
Obrigado Jorge, pelos momentos de felicidade que voce proporcionou às pessoas que lotavam os barrancos do Templo, torcendo pelas Dekas brancas.
Desta vez o implacavel sedan branco tinha motor dois tempos.
Minhas sinceras condolencias à familia.
Outra grande perda . Um pedaço da história do Automobilismo Brasileiro que se vai sem ter tido o merecimendo devido . Que Deus o tenha num lugar melhor e dê forças a família nessa hora tão difícil .
Meus sinceros sentimentos .
Eu era estudante de design em 82 e o Tio Letry me recebeu na antiga fabrica da fittipaldi em frente o portao 1 do autodromo.
Gostava muito de desenho de carroçerias, desenhava compulsivamente e ele olhou tudo que eu levei na PASTA com paciencia e atençao! Era um gentleman.
Dos ultimos tempos para cá, foram o Eugênio Martins, o Norman Casari, o Aloísio Lemos, o Veloz HP – que só conheci daqui…
Como diz meu amigo Amauri Mesquita, a fila está andando…
Fiquei chocado com a notícia, pois não sabia de sua doença. Sou amigo também de seu médico. Nenhum dos dois falou nada. era segredo, a pedido dele.
Que tenha uma boa viagem, e chegue bem a seu destino! Tem uma turma boa esperando ele por lá…
Condolências à família.
Uma pessoa única na história do automóvel e do automobilismo brasileiro. Certamente está sentado no banco de trás do sedã branco, rumo ao futuro bonito que o espera, e que com justiça no caso dele será um três cilindros, dois tempos, branco com a bolota preta, que tantos de nós não esquecemos e não podemos esquecer… Meus pêsames para a família, e para todos nós.
Vai com DEUS…
Estas coisas dão orgulho em ser brasileiro…
Meus sentimentos a família.
Os nossos melhores professores estão indo…Mas espero que tenhamos aprendido suas lições.
Parte da história do nosso automobilismo se vai.
Acho que ele vai fazer uma “fumacinha” lá no céu para irritar o Veloz.
Fiquei triste com a noticia,só o conheci por telefone para troca de informações sobre o meu Puma 1969,eu sei ele rodou toda a Europa com um deste no final da década de 60.Neste telefonema ele foi muito amavél e me convidou para ir até Atibaia em sua residencia para nos conhecermos pessoalmente,eu sempre pensei nesta possibilidade mas o tempo foi implacável e ele se foi.Uma lenda do automobilismo brasileiro dos tempos heróicos.Que DEUS o tenha em um bom lugar!
O Lettry talvez tenha sido o maior gênio da era de ouro do automóvel por aqui. Descanse em paz.
eu ja falei laaaaaaaaaaa atras
a bruxa ta solta
…sem palavras pra descrever essa perda…
Não o conheci, mas sempre soube de sua grande importância.
Mais uma grande perda.
Condolências à família e amigos.
Zuquim
PS-Todos nós temos uma passagem para lá, isto é certo.
Pretendemos também, e isso é igualmente certo, sempre adiar o embarque.
Mas que clubinho legal o Veloz está formando lá, hein?
tive o prazer de conhecer o lettry, sempre me ajudou , quando precisávamos de fotos e informações relacionado ao automobilismo, foi um grande incentivador.
agradeço publicamente, e meus sentimentos á família.
vou despedir com a t %!@$&@#brincadeira que costumava fazer comigo.
salve o duce. vero? che caspita !!!
Era no terceiro andar de sua casa em Monte Verde que bebi da fonte do saber deste excepcional homem.
Foi lá que ouvi em disco de 78 RPM, a declaração de guerra do sanguinário Hitler. Foi la que, tomando chocolate quente ou comendo um de seus deliciosos bonbons que me emocionei com as aventuras da Mikey Mouse contra o Panhard de Flor del Campo, no Uruguai. Soube a verdadeira história sobre o dia da quebra de recorde do Carcará ou de como o Fissore aterrizou por estas praias.
Tantas histórias vividas com tanta emoção.
As vezes em que ele me dava a honra de sua presença em meu chalé, eu parecia um guri esperando o tio que vem de longe, com presentes e aventuras só sonhadas por mim.
O mundo está mais triste. meus pêsames ao automobilismo nacional.
Vida eterna ao guerreiro Lettry e a equipe DKW.
Como engenheiro e amante dos visionários fico triste…a Terra perde mais uma mente brilhante…..estou chorando….sou amante da velocidade…
Cumpriu com dignidade a sua passagem pela terra e deixará saudades daquela época romântica do automobilismo nacional em dois tempos, um aqui na terra e o outro lá no céu.
Jovino
E quer saber mais….o chocolate que ele fazia, artesanalmente, era bom prá caramba !!!!! Primula, que era um tipo de alfajores, era sua especialidade. Paz
Fla e amigos,
Gostaria que a semana se encerrasse com uma notícia agradável.
Porém, é tão estranho, como dizia Renato Russo, e os bons morrem antes.
O sedã branco está impiedoso, este ano.
Jorge Lettry fez tudo com maestria em sua vida. E não estou me referido somente aos carros, não.
Até os chocolates, que você muito bem lembrou.
Sabe aqueles momentos em faltam palavras, chão, raciocínio lógico?
Pois é.
Este é um daqueles momentos.
Ao Lettry, só posso prestar minha reverência, meu respeito, meu silêncio e meu eterno agradecimento por tudo que representou ao automobilismo nacional.
Em silêncio.
Nick B.
Sr. Flavio. Em em revista de caminhoes, no ano passado ví que o sr Jorge estava morand em Atibaia. Procurei o numero do telefone, e sem nunca ter falado com ele na vida, liguei, e conversamos por 1 hora. E a atenção dele comigo foi impressionante. Falamos sobre diversos assuntos, DKW, VW, Scanias e Volvos. Mas o Sedan Branco tem sido implacavel este ano.
só posso imaginar que o box e o paddock do céu vão estar bem animados. Meus sentimento à família e a aos 2 tempistas de coração.
Meus sentimentos a família.
ô tristeza…nem vou falar nada.
cada um que vai, deixa o canto aqui mais cinzento e sem graça…
É Gomes, 2008 está sendo cruel com a gente, mais uma pessoa que vai fazer muita falta.
Alguém lá em cima deve estar montando uma baita equipe de corridas, pelo menos o manager já foi convocado.
Meus sentimentos à família nessa hora triste.