MENU

sábado, 24 de maio de 2008 - 10:31Sem categoria

monegascas (8)

SÃO PAULO (lavar e polir) – No Q3, sensacional a atuação de Massa, um piloto que declaradamente não tem Mônaco entre suas pistas favoritas, mas sabe que os sábados têm importância enorme em sua disputa com Raikkonen, muito mais ainda em Mônaco. Uma pole inesperada, porque a McLaren tinha um certo favoritismo. Que acabou não se confirmando porque a Ferrari e seus pilotos se recuperaram do fiasco de 2007.

Primeira fila vermelha, terceira pole de Massa no ano, 12ª na carreira, 5 x 1 em Raikkonen nas classificações. Kimi tem de, necessariamente, melhorar seu desempenho em treinos se quiser ganhar o campeonato. Felipe, nesse pique, do jeito que sabe controlar uma prova a partir da pole, passará a ser uma verdadeira ameaça ao finlandês se vencer amanhã.

34 comentários

  1. Antonio José disse:

    Recado para o Paulo Henrique, o doido que escreveu lá no início:
    - Pô cara, você tá doente, é invejoso ou é bruxo que projeta negatividade para cima dos outros?

  2. Marcos disse:

    Pra mim, o melhor da corrida foi o Kubica. Massa errou um pouco, mas mostrou talento e cabeça fria, ficou sem radio e a Ferrari apostou em uma parada e a volta da chuva – estratégia não deu certo. Hamilton, errou um pouco, mas mostrou talento, o melhor carro para a pista nessas condições e MUITA SORTE!

  3. massa for ever disse:

    Eu não concordo com a opinião que o Massa será uma ameaça para Raikonen de agora em diante..

    Eu acho que ele já é uma ameaça.. e só não está na frente por causa daquela ultrapassagem no pit stop alguns gps atras, quando o massa estava na frete, e a ferrari fez uma “schumakada” com o Raikonen

    Aqui se faz aqui se paga..

    E acho até extremamente divertido, fatos assim..

    Afinal na época do Schummi, o cara acelerava e sumia.. méritos para o gde campeão..

    Mas o raikonen também faz parte deste nivelamento por baixo que alguns impões aos pilotos, inclusive ao propio Massa.

    Que diga-see de passagem ainda é rookie na F1 se comparado ao Raikonen..

    Mas adorei este cenário… “cão come cão”..

    Afinal sem isso a F1 não tem graça;;

  4. Débora disse:

    Bem Pablo, o piloto que faz o Q2 na frente pela Ferrari tem direito a escolher sua estratégia para a corrida em relação a seu companheiro de equipe,mas não quer dizer necessariamente que ele escolherá estar uma volta de combustível a menos que seu companheiro em todas as corridas, depende de cada circuito, cada traçado,do seu desempenho no final de semana, do acerto do carro, levando-se isso em consideração é que o piloto escolhe o peso, pelo menos foi o que o Felipe falou. Quanto ao fato dele não esperar a pole,acho que é pq em todos os testes ele era sempre o último dos quatro,não estava conseguindo tirar o máximo de desempenho do carro, não tem facilidade pra guiar em Mônaco…Mas o Felipe mostrou muito disciplina e humildade esse final de semana,não estava bem, não estava conseguindo,então o que ele fez: foi pegou uma volta do Kimi ( que estava andando em torno de 0s3 melhor que ele) e foi estudá-la,analisou o que o Kimi estava fazendo que ele não fazia e o contrário.Se esforçou e conseguiu a pole.
    Boa corrida a todos.

  5. Leo Trenhago disse:

    Como tem cara invejoso nesse mundo, e contráditorio ainda por cima. Reclamavam que não tinha mais graça assistir F1, que não tinha mais brasileiro disputando de igual por igual e agora que o Tampinha tá ali andando rápido dizem “mas tem o kimi pé de cana atrás, ele pode forçar um ritmo de corrida, passar nos pits e balá blá blá”. Tudo bem que isso pode acontecer, mas o Maffa tá na frente e que tem que tirar o prejuízo é o finlandes. O brasileiro da Ferrari pode não ser um gênio, mas braço duro não é não, não deve nada ao Robinho, Manguaça, Fernandinho Xiliquenta e ao Narigudo Voador! Ele é bom, é a realidade!

  6. Max disse:

    Passa nada, daqui a pouco o Feliprincipe vai ladeira abaixo e o Kimi continuará administrando os pontos.

  7. salario minimo disse:

    5×1 na classificão em cima do Kimi.
    Sera que tem outro piloto no grid capaz de tal façanha?

  8. Pablo disse:

    Acho que a teoria da Débora não é absurda, com troca de pneus para chuva no meio da corrida (é a previsão), garantir a 1º fila é uma grande vantagem na confusão nos boxes quando todo mundo tem que trocar pneu. O que achei estranho foi a reação do Massa com a própria pole. Ora, se ele foi mais rápido no Q2, não teria a opção de largar mais leve pra tentar a pole? Porque a surpresa? Ou será que ele está mais pesado que o Kimi e realmente fez uma volta fantástica? Talvez a regra do Q2 não seja tão absoluta, na Turquia o Kimi foi mais rápido no Q2 e largou pesado. Não é teoria conspiratória! Mas de repente a equipe pode dar a preferência para o piloto que julgar mais capaz para cada pista, como o Massa na Turquia e o Kimi em Mônaco que deu quase duzentas voltas nos testes preparatórios na França para o GP de Mônaco.

  9. RadioMzn disse:

    Belíssima lembrança de um dos grande nomes da F-1, ms nunca lembrado. Hakkinen mandava bem demais, tinha um carro bom e foi um dos poucos pilotos que conseguiram parar o almeão Schumi. Uma pena ninguém dar om real valor.
    Quanto ao Massa, tá na hora de mostrar que sabe correr messssmo, e não deve ficar escolhendo pista. Senna era fantástico em todas, assim como Schumi, Prost. E, mesmo não correndo bem, esses aí sempre tiravam um coelho da cartola.
    Torço pelo Massa, e espero que ele vença o grande prêmio amanhã!!!

  10. Débora disse:

    Primeiramente, os números não me impressionaram, nada mais do que o normal que os tempos melhorem com os anos, novas tecnologias, novas pessoas trabalhando.Ano que vem os tempos devem ser melhores ainda.
    Marcos, quanto ao Galvão eu achava ele até engraçado,mas ele tem me irritado muito.Eu fico imaginando se ele acredita nas coisas que ele fala ou se ele tem que fazer esse papel pq a Globo pede.É como se o povo brasileiro fosse alienado o suficiente pra não ter opinião própria. Mas nem por isso eu torço contra o Massa,torço por ele,mas não só por ele, por outros tb.Acho o Kimi um piloto fantástico,uma mistura muito boa de tudo.Acho o Hamilton um talento nato, sem experiência, com muito a evoluir, mas muito talentoso…
    Bem é isso, boa corrida pra todos. Até amanhã.

  11. Marcos disse:

    Débora, não torço pra brasileiro por causa do Galvão – gosto de F1, entao acho o Kimi, o Massa, o Alonso, o Hamilton e o Kubica excelentes pilotos – uma ótima safra – pena que o desequilibrio entre equipes é grande. Na época que só tinha o Rubinho, preferia o Hakkinen e o Schumacher. E preferiria q o Edgar de Mello Filho narrasse as corridas, mas o monopólio global é intransponível. Às vezes, qualquer coisa parece odiável quando a Globo se mete: Daiane, Volei, F1, futebol – tendemos a transferir nossa irritação para os esportistas.

  12. Débora disse:

    No Q1 e no Q2, a disputa pela primeira posição foi muito mais acirrada, apesar do Massa ter feito o primeiro tempo no Q2 as coisas estavam mais pra Mclaren, as coisas apontavam para as flexas de prata,o rendimento deles era muito mais consistente do que o da Ferrari,qualquer um poderia apostar numa dobradinha da Mclaren, com a Ferrari beliscando um segundo lugar, mas não com as duas primeiras posições. Pra mim eles estão mais leves sim,não digo que seja muito mais leve,talvez umas duas ou três voltas.Ao amigo aí em baixo, que ficou em choque por que existem pessoas que torcem por pilotos diferentes: Meu caro, não dê uma de Galvão que diz que o Brasil inteiro está torcendo pelo Massa ou então que insiste em soltar que a Ferrari fica muito mais feliz quando o Felipe ganha ou faz a pole.Não entra nessa.Existem grandes pilotos na F1 que merecem a torcida e o respeito de muitos brasileiros.
    Outra coisa…Primeira vez que escrevo no seu blog Flávio e queria dizer que adoro seu sarcasmo.Adoro pessoas críticas…

  13. Números disse:

    Olá Débora. Você que disse “Não acho que a volta do Felipe sensacional não” – veja a comparação com o ano passado (que tinha controle de tração!):

    Q1 2007 – Hamilton 1:15.685
    Q1 2008 – Massa 1:15.190

    Q2 2007 – Alonso 1:15.431
    Q2 2008 – Massa 1:15.110

    Q3 2007 – Alonso 1:15.726
    Q3 2008 – Massa 1:15.787

    Ganhar as 3 Q nao dá pra ser por acaso.

  14. Marcos disse:

    Vamos dizer que as Ferraris estavam mais leves no Q3…Só que elas faturaram a Q1 e a Q2 também. E aí?

  15. Débora disse:

    Não acho que a volta do Felipe sensacional não Flávio.Primeiro, acho que as Ferraris estão mais leves que as Mclarens,então normal que fizessem a primeira fila.Segundo, o Massa uma volta mais leve que o Kimi, então normal ele ter andado mais rápido, acho até que ele ficou devendo,já que quase perdeu para o Kimi.Acho o Ice muito mais favorito que ele,se chover então…Todo mundo sabe que o Felipe na chuva é triste,mas podia chover mesmo assim,a corrida ia ficar fantásica.Abs

  16. Felipe Pizza disse:

    Forza Massa, Avanti Ferrari!

  17. vivi disse:

    eu não gosto do massa não, mas tenho que admitir que ele foi muito bem mesmo. Se continuar assim, pode ficar com o caneco no final do ano…

    só uma coisa que eu não entendi: massa, kimi, hamilton (se não me engano), ao terminarem suas voltas, ainda faltavam alguns segundos pra acabar o treino. Eles não poderiam ter feito outra volta? Foi por causa do combustível? Se alguém puder me ajudar…

    beijos a todos e parabéns pelo blog, gomes!

    viviane

  18. Marcos disse:

    Depois de acompanhar o treino de hoje pela ITV, cheguei à conclusao que o ufanismo do Galvao tem um concorrente de peso – a torcida da imprensa inglesa pelo Hamilton.

  19. Marcelim disse:

    Ah, aquele segundo lugar jogado para o espaço pelo Massa…

    Bom, pelo menos ele mostrou na última prova que aprendeu sobre a importância do ritmo de prova.

    Se não fizer nenhuma cagada, leva. E se vacilar, com chuva e tudo.

  20. Max Mosley disse:

    O Felipe foi muito bem pela conquista da pole. Porém o Kimi está logo atrás dele e tentará seguir aquele velho script que todos nós conhecemos. Cabe ao Felipe imprimir um ritmo que lhe dê uma distância segura do finlandês. E sem qualquer titubeada de concentração, porque qualquer errinho em Mônaco é muro.

  21. Rogério Magalhães disse:

    O Massa fez bem seu trabalho, isso basta… o resto é ufanismo a la Galvão Bueno, novamente irritante em suas patriotadas (bom, ganha para isso, né?)… mas em Mônaco, mais do que largar bem, é bom sobreviver a primeira curva… só que o Kimi não tá morto não…

  22. Luana Marino disse:

    Massa vem mostrando uma regularidade que foge totalmente dos seus padrões, o que é ótimo para nós, torcedores. Confesso que essas últimas corridas renovaram as minhas esperanças.

    Mas não podemos esquecer de dois fatores: 1º- Raikkonen larga ao lado dele, e mesmo Felipe mantendo a posição, sabemos que o ritmo de prova do finlândes é muito bom. Pode tentar armar um bote nas paradas de box.

    2º- Há a possibilidade de chuva, o que transforma a corrida em uma loteria. E sinceramente, pilotar na chuva não é o forte de Massa.

    Destacaria outro ponto também, que todos sabemos que é decisivo: a largada. Passando limpo na primeira curva e imprimindo um ritmo forte desde o início, não tem para ninguém.

    E esperar para ver. E torcer!

  23. Jonathas Nascimento disse:

    Se chover a prova ficará mais interessante! Pelo menos pra quem está do lado de fora! Sorte aos pilotos!!!!

  24. EduardoRS disse:

    Incrível a recuperação do Massa depois da palhaçada do início da temporada. Tá possuído pelo demo. Até em Mônaco resolveu meter tempo no Kimi. Se continuar nesse ritmo, vai ser difícil segurar o tampinha.

  25. Gomes disse:

    Por que seu choque? As pessoas são todas obrigadas a torcer para o mesmo piloto? Eu, hein… Cada doido que aparece.

  26. Focastro disse:

    Caraca, estou chocado!

    Tem gente que torce pela Ferrari mas não torce por brasileiro! Como é que pode!
    E tem outra coisa, tem gente aqui que já tinha demitido o Massa na segunda prova e agora já estão demitindo o NP. Para que isso?

  27. TOSO disse:

    Comecei a acreditar que o Massa poderia fazer a pole já no Q1, no Q2 acreditei ainda mais, e no Q3 confirmou-se! Ótimo desempenho, mas tem que tomar muito cuidado na largada pq o piloto de simuladores mostrou que tá empolgado com Monte Carlo!
    Abracetas

  28. Caro Paulo Henrique. disse:

    Caro Paulo Henrique…
    Isso é Fórmula 1. Se voce tem algum problema psicologico, nao vai ser zicando o Massa que voce vai melhorar…

  29. Paulo Henrique disse:

    E já pensaram se o Massa lidera, com Kimi em 2°, Hamilton em terceiro, Kovalainen em 4° e Kubica em 5º.

    Aí, de repente, à 5 voltas do fim, BATIDA FORTE NO TÚNEL, é Felipe Massa abandonando a prova.

    Ele sai ileso do carro, bandeira amarela, Kimi vence a corrida, Hamilton chega em 2°, Kovalainen completa o pódio e Kubica termina em terceiro.

    Pro fim de semana ser melhor ainda, só faltará o Nick fazer uma prova de recuperação sensacional e terminar em 5°

  30. Sergio SP disse:

    Gosto cada vez mais do Massa, não é um gênio ou um ET, mas e daí? Acho até bom para nós brasileiros um piloto bom que saiba competir pelo título, talvez abaixe um pouco o nível de cobrança da nossa torcida e da nossa imprensa (que, no geral, são a mesma coisa). Ele consegue os resultados na hora certa, nos momentos de tudo ou nada, lembra o estilo do Boca Juniors (desculpem pela referência futebolística). Como diriam oa cariocas, o cara é indigesto.

  31. Telespectador disse:

    Parabens Massa e Kimi!
    Vi a corrida pela ITV e a imprensa britanica puxa muito o saco da McLaren…Parece o Galvao falando do Turtlechello…

  32. Jairo disse:

    espero realmente que o massa faça uma boa atuação amanhã, se o fizer, começo a acreditar que ele pode realmente levar o caneco no fim do ano.

    e o piquezinho… esqueceu de entrar na pista hj???

    hehehehe

    amanha vai dar Ferrari, qual das duas, só vou opinar dps da corrida.

  33. revelador disse:

    Massa, agora sim, pilotando como um campeão….

  34. ZECA SECA PIMENTEIRA disse:

    Ja pensaram se o kimi bate com hamiltão na largada? E se de quebra levar o kova junto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>