não me surpreendo

SÃO PAULO (gentinha) – Merece uma reflexão a excelente matéria de Victor Martins no Grande Prêmio sobre a visita dos pilotos da Stock Car ao presidente da República em Brasília.

Destaco um trecho, sobre a reação dos menininhos à notícia de que iriam ver Lula:

(…) O primeiro já sabia. “Infelizmente…”, fez a pausa. “E infelizmente terei de ir”. “Não votou no presidente?”, indagou o Grande Prêmio, que ouviu um “nunca, jamais, quando vejo ele, desligo a TV”. O segundo partiu para o discurso do analfabetismo, do povo, da desigualdade, da vida. O terceiro e o quarto foram mais diretos e responderam na base do “não, e não votaria”.

Parte deles não exerceu o dever cívico por estarem em viagem. Igualmente não apoiariam Lula. Um falou que “é melhor nem tocar neste assunto”, outro deu risada depois de dizer que “ele está fazendo um bom trabalho”, outro soltou uma indignação onomatopaica e outro, questionado se teria alguma queixa a fazer, falou que “é melhor não começar a falar porque senão a lista vai até amanhã”.

O mundinho da Stock é um exemplo bem-acabado do que pensam a classe média e a juventude criada por essa classe média metida a besta no Brasil. São filhinhos de papai e papais de filhinhos ocos por dentro, sem a menor noção da realidade do país onde vivem. No caso específico dos participantes dessa categoria, locupletam-se com o dinheiro fácil (e inexplicável) dos genéricos, que por sua vez locupletam-se com a facilidade de justificar despesas incontroláveis.

(Se o governo Lula mandasse a Receita vasculhar um por um, os filhinhos de papai e os papais de filhinhos odiariam ainda mais a visita…)

E todos ficam felizes porque aparecem aos domingos na Globo, tratados como estrelas por deslumbrados animadores de torcida que fingem ser este um negócio muito sério e competitivo, que vai ocupar menos de uma hora de sua programação entre uma prova espetacular dos Jogos Mundiais de Verão e um Desafio Mundial de vôlei de praia, ou de futebol de areia.

Pobre Victor Martins, que vai ter de aguentar dos mocinhos em Brasília, aqueles que lêem este blog, queixas e lamúrias sobre a dureza e brutalidade verbal deste blogueiro que vos fala. Esqueçam Martins, é o que posso dizer a todos. Reclamem direto comigo, meu e-mail é fácil de encontrar.

Agora, que não tentem me convencer de que é engraçadinho falar esse monte de bobagens sobre um presidente da República que vai recebê-los em seu local de trabalho. Porque daqui a pouco, tenho certeza, muitos de vocês vão aparecer na TV ao lado de Lula, sorridentes com seus bonés e camisas dos patrocinadores que bancam sua brincadeirinha, e nenhum de vocês terá tido coragem de dizer a ele o que disseram a Martins et caterva. A honestidade, se fosse vossa característica, mandaria que não fossem ao encontro daquele que reputam um desastre para o país — considerem-se excluídos de meu julgamento aqueles que não foram ao palácio e aqueles que têm convicção de que sobre seu capacete a carapuça não serve.

A estratégia de levar pilotos ao presidente é clara: dá matéria no “JN”, evidente, espaço nobre do canal-mor. A Stock é esperta, e quem articulou esse encontro sabe exatamente o que está fazendo e conhece bem os meandros da emissora. Ali não tem bobo. Trinta segundos no “JN” pagam a conta do ano. É algo genericamente muito bem recebido por investidores genéricos.

Pois bem, depois de encenarem sua farsa no Planalto, leiam este texto sobre a última pesquisa CNT/Sensus (não, não é nome de remédio, nem de laboratório, nem de equipe) a respeito do governo brasileiro. Verão que vocês fazem parte dos 11,3% da população que acha ruim tudo que está acontecendo, e que não estão entre os 69,3% que avaliam positivamente o presidente.

É normal que assim seja. Uma parte da população brasileira, nos últimos anos, teve de parar de sonegar, não consegue mais burlar o Fisco, tem de emitir nota, não acha mais quem receba suas propinas, teve de passar a registrar empregadas e motoristas particulares, e ainda tem de aguentar “essa gente” comprando carros, viajando de avião, trocando a TV, falando no celular… E o dólar, então? Não pára de cair, qualquer um agora vai pra Miami, é um verdadeiro absurdo.

É, a vida ficou muito difícil para os filhinhos de papai e para os papais de filhinhos. Por isso, não me surpreende a opinião da comunidade stockiana sobre Lula e seu governo.

Atualizado às 21h – Não deu “JN”. Tem gente que deve estar resmungando por ter ido…

Atualizado às 22h – A foto chegou, da assessoria da categoria. As informações dão conta de que Lula ganhou 17 bonés, um anuário e uma credencial permanente para as corridas.

Atualizado à 0h – Não deu Jornal da Globo”, também. Fracassou a estratégia.

Atualizado à 0h30 – Martins me informa que de todos os entrevistados, o único que disse que votaria no Lula hoje foi Pizzonia.

Subscribe
Notify of
guest

163 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Excelente post!

Só achei que pecou em rotular os que não aprovam o governo Lula. Quer dizer que aprovar ou não o governo Lula diz tudo sobre uma pessoa? Muito ingênuo isso.

Duas observaçoes:
1. Os incentivos fiscais à Zona Franca de Manaus foram prorrogados por mais algumas décadas pelo Lula. Essa é a mais provável razão pra que Pizzonia e mais de 90% dos amazonenses aprovem seu governo.
2. Não confio muito nessas pesquisas, são facilmente manipuláveis. De qualquer forma, mais de 69% dos brasileiros assistem à TV Globo. Isso quer dizer que a TV Globo é boa pro país?

Renato Santos
Renato Santos
15 anos atrás

Flavio faço minhas as palavras do amigo Zé Maria e muitos outros que lí o coment\\ario, vc foi fantástico!!! Aos colegas que não concordam tudo bem, opinião é opinião e não regra…….não fiquem na esperaça que o Brasil e todo o resto do mundo se transforme num paraiso aqui na terra, isso não vai aconteçer, para nós brasileiros “eu” que me incluo nos 69% posso afirmar que a vida tem melhorado um pouco……que o senhor Jesus posso nos abençoar grandemente.
um forte abarço!

Rubem R. Gonzalez
Rubem R. Gonzalez
15 anos atrás

Genéricos hoje Flávio, hoje…. no passado o negócio era mais “brabo”, consulte alguém mais “cascudo” da PF e você saberá a que eu estou me referindo…. o laboratoriozinho praticamente de fundo de quintal gastava uma imensidão de éter, acetona e outros insumos quimicos, era quantidade centenas de vezes maior do que a usada efetivamente, devia ser descuido, evaporava por deixarem destampado…. esse é mais um dado cruel dessa classe média errática que nós temos…. novos ricos apaniguados nas tetas do governo ou então no submundo….

P.S. Nunca achei o Pizzonia um grande piloto, mas sempre simpatizei com ele, agora pra mim ele ascendeu ao nível do Jim Clark, é comovente ver que uns poucos ( bem poucos por sinal) que apesar de serem “abençoados” com tudo que o dinheiro pode comprar ainda se mantém no patamar de seres humanos, acabei de virar tiete do Pizzonia, um abraço e sds.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Discordo. Cada um tem o direito de falar o que quiser. Infelizmente, esses pilotos parecem discordar do atual governo pelo motivos errados. Aliás, não devem nem ter motivos, devem apenas ir de acordo com a maré. Eu me oponho ao governo atual por ser o governo dos lucros estratosféricos dos bancos, da carga tributária ridícula, do dinheiro desviado para aparelhar um partido político, do descaso com a educação… Dúvido que algum destes pilotos liguem para esse tipo de assunto.

Gerson
Gerson
15 anos atrás

Tão ruim quanto ver os cegos de orientação política de direita é ver os cegos de orientação política de esquerda.

MSM
MSM
15 anos atrás

Votei nele na 1ª vez e sinceramente me arrependo até hoje, para mim era o último que poderia mudar o país e se mostra como qualquer político de qualquer outro partido. Não consigo ver nas ações e nos discursos, que seja uma pessoa sincera.
Eu no mínimo teria a decência de não participar deste episódio. Não sei quem inventou este encontro e com que propósito, para o Presidente está tudo bem (ele sempre gostou de participar destes encontros festivos e ganhar o seu boné de participação) mas os pilotos, o que ganham com isso?

claudio
claudio
15 anos atrás

Boa Gomes gostei e concordo com cada linha que vc.escreveu.Tá na hora destes filinhos de papai pilotos de gaiolas equipadas com motor V8 serem mais conhecedores da realidade do país, palmas para o Pizzonia.

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Há muito tempo Veja deixou de lado alguns princípios básicos do jornalismo. E isso é lamentável. Mas pergunto: foi a Veja ou a Carta Capital quem arrebentou com o Renan no ano passado? E agora, vai defender o Renan também?
Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno. Forte abraço

Alexandre
Alexandre
15 anos atrás

Parabéns pelo texto Flávio. O melhor desses posts sobre política, é ler os os direitistas espumarem e esperniarem de inveja . hehe. Abraço.

antonio
antonio
15 anos atrás

Já torcia pelo Pizzonia apenas por ser homônimo ( parcial ) .
Agora vou torcer mais ainda …

Vitor
Vitor
15 anos atrás

Não gosto do Lula, não gosto do governo do PT. Porque?

Sem hipocrisia nenhuma, pq não faz bem para mim, que faço parte da classe média.

Eles deveriam ser diferentes? talvez não, a única forma de ser diferente é se tivesse como não detonar a classe média e ainda assim fazer muito pela classe baixa.

Não tenho problemas nenhum com pessoas humildes comprando carros, celular 3G ou viajando de avião. O que eu posso fazer para que eles tenham isso, pode ter certeza que eu faço. E se viajar do meu lado, vou batendo papo feliz da vida.

O que não muda o fato de receber uma hora extra suada, trabalhada 24 horas diretas num final de semana, e ver 1/3 ficando com o governo e sem ter NENHUM retorno desse dinheiro.

E pra piorar tem aumento dos preços no supermercado, que me permitem comprar cada vez menos, pedágios espalhados pra tudo que é lado, insegurança que me faz gastar um absurdo com seguro, impostos para todo lado que tornam todos os bens de consumo mais caros do que deveriam. Isso para nomear apenas alguns.

Não gosto do Lula como provavelmente não gostaria de outro presidente de outro partido, só vou passar a gostar o dia que um presidente me fizer sentir melhor por viver no Brasil.

Mas seu governo é ruim? Se a maioria diz que não, é que está se sentindo melhor do que nos governos anteriores, então deve ser verdade.

Votaria nele? Se eu visse um outro candidato que conseguisse me convencer que dá pra fazer melhor para a minha classe sem prejudicar o que é feito pela classe baixa, voto no outro. Senão, voto no Lula por falta de opção.

Não tenho paixão por partido nenhum, porque nenhum presta. A robalheira do PT está aí para provar.

Fernando Passos
15 anos atrás

Engraçado dizer que filhinhos de papai de classe são contra o Lula, achando que o Lula é Deus na terra… Mas têm muito filhinho de papai metido a comunista, achando que o Lula e o PT são sinônimos de paz, igualdade e fraternidade ou sei lá o que… Não gosto do Lula, não sou filhinho de papai… muito pelo contrário… ajudo a sustentar os meus pais desde minha adolescência… Essa visão de que a classe média é contra o Lula porque são filhinhos de papais metidos a besta é falha… mas, opiniões são opiniões e devem ser respeitadas, só peço que não me inclua ao grupo de “filhinhos de papai” só porque sou contra o Lula… talvez eu seja por estar cansado de pagar impostos e ver meu dinheiro indo para obras eleitoreiras no nordeste e para desvios monstruosos de verbas… Vá ao interior do Maranhão, Noroeste da Bahia e Norte de Minas Gerais, veja se o dinheiro destinado a ajudar os coitados chega para eles como deveria… eu fui a trabalho e posso dizer que não… recomendo que vá… sua opinião sobre o Lula pode mudar um pouco e fazer com que o compare a qualquer outro presidente safado que o Brasil já teve, independente de visão esquerda ou direita…

Rafael
Rafael
15 anos atrás

Belo texto, belo texto.

Kleber
Kleber
15 anos atrás

Pouco tarde para comentar, mas agora que eu vejo…

Vamos aos fatos:
Generalizar é um grande erro da humanidade, tão logo, não há como concordar em número gênero e grau.

A classe média (entenda-se que é quem ganha até 10000,00), vem sofrendo golpes muito duros do atual governo. E por conta disso, a atual classe média está estagnada.
Para a grande maioria pobre deste país, este governo é muito bom, bolsas família, gás, eletrodoméstico, etc. mas para a classe média a história é outra. 27,5% de impostos é piada e de mau gosto… enquanto isso, lucro do Bradesco na estratosfera… ridículo.
Não sou contra o pobre melhorar de vida, subir à classe média, mas sou contra injustiças… e não consigo achar justo, pagar 27,5% de impostos, não ter segurança, educação, saúde, etc. E o pior, toda a bomba estoura na classe média… os ricos continuam ficando cada vez mais ricos… os pobres estão comendo, bebendo, consumindo (isso é muito bom) e a classe média… não consegue comprar uma casa, um carro, sem financiamentos bourbônicos, com juros inacreditáveis…
A grande queixa é que tudo poderia estar melhor… menos impostos, menos juros… tirar de quem está cada vez mais rico (bancos, empresas, etc.)
Se entrarmos no aspecto político, veremos um governo populista, que usa os bolsas-familia da vida para se promover e promover o sucessor (Dilma), e ainda cogita o terceiro mandato (piada de péssimo gosto, e a constituição nacional… nem os segundos mandatos deveriam existir). Corrupção, falsidade, mensalão, irmãos e filhos corruptos… e ele não cai… só porque o governo é populista.
Mas finalizando… o governo não é de todo ruim, mas também não é de todo bom… poderia enxugar gastos públicos, varrer a câmara dos deputados, acabar com salários para deputados (só vai ser deputado quem não quer dinheiro), e ajudar um pouco a classe média… cortando impostos…

PS. Se ele não cortar impostos dos exportadores, logo logo, a coisa vai para o brejo, e inúmeros exportadores vão baixar as portas…

ROGERIO BH
ROGERIO BH
15 anos atrás

A UNICA COISA QUE CONCORDO COM FG É QUE OS CARAS TINHAM QUE TER PERSONALIDADE E NAO IR, JA QUE NAO CONCORDAM COM O ATUAL GOVERNO.
AGORA, PARA O FG SO TEM POBRE E RICO, SE ESQUECE DA CLASSE MEDIA, QUE ME INCLUO, QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS ESMAGADA, APERTADA PARA BANCAR OS RICOS QUE ESTAO MAIS RICOS, E OS POBRES, QUE CONTINUAM POBRES, SÓ QUE AGORA COM DVD E CELULAR.

SAUDAÇÕES CELESTES

Mario Aquino
Mario Aquino
15 anos atrás

A verdade é que a coisa é com um nordestino, e teve que ser um analfabeto para ter carisma e dirigir esta canalha de gente que só sabe levar vantagem pessoal, e desta forma jamais terá carisma para nada, porque tem que se esconder, se der a cara para bater todas as vantagens que levou vão para no fisco.
Sabe aquela remessa do CC5 para o paraiso fiscal, vai ser revelada, sabe aquele tranbique para importar o carro, vai ser debatido, portanto quem não tem competência não se estabelece.
Oxente.

Zé Maria
Zé Maria
15 anos atrás

FLÁVIO GOMES (em maiúsculas mesmo, apesar de saber que você as odeia, me perdõe por favor, irá entender o porquê logo abaixo, ok!!)
Só entrei hoje, 05/05, tava viajando.
Não vou ler as 149 mensagens já postadas, não preciso delas para dizer que seu artigo/desabafo merece ficar para a História do Jornalismo e do Brasil!!!
Nunca vi nada igual, clareza total e tudo em pratos limpos, sem meias palavras ou pseudo-verdades!!
É por essas e por outras que seu blig deve ser um dos campeões em acessos na net, você é a diferença!!!
Grande abraço do Zé Maria, ganhei a semana após a leitura de peça tão magnificamente redigida.

Valmir Passos
Valmir Passos
15 anos atrás

Srs,
Em qualquer lugar do mundo, onde existe uma soma gigantesca de dinheiro em jogo, existe o oportunismo. Não sejamos hipócritas. Esporte a motor é uma atividade cara, e depende de marketing, tanto aqui como no exterior.
Só acho que precisamos respeitar a opinião dos demais. Ninguém é dono da verdade só porque gosta do Lula, e também não pode ser crucificado, só porque não simpatiza com ele. O atual governo tem méritos e também tem muitas falhas, como também teve o anterior. E nem por isso vou odiar ou desrespeitar quem votou em um presidente e não votou no outro.
Concordo que a categoria está cheia de oportunistas, haja visto quem a coordena. É lamentável, sem dúvida, mas não me surpreende.
Mas nem por isso vale o rótulo de alienado para aqueles que pensam diferente.

Maurício
Maurício
15 anos atrás

Texto fantástico!
Nenhum comentário a fazer, a não ser o elogio…
Abraço.

Arthur
Arthur
15 anos atrás

O Lula é um bom presidente. Não é perfeito. Mas é bom. Deus o abençoe!

mauricio
mauricio
15 anos atrás

o que esses caras entendem de política para criticar alguem?o que vão fazer no Planalto?Piloto deveria correr.Se tiver que dar uma opinião,que seja sobre motor.
Isso se entender de mecânica.
mauricio

Francisco
Francisco
15 anos atrás

Gostar ou não daquele que está lá em Brasilia, seja ele quem for faz parte da politica, ruim é não discutir nada, ruim é somente aplaudir, ruim é aceitar passivamente aquilo que é imposto de cima para baixo, ruim é desmerecer o trabalho feito pelos presidentes anteriores, ruim é dizer que ELE é o melhor em todos os tempos (gente inculta e esquecida, tivemos presidente muito superior em tudo..), ruim é aceitar imposições partidárias (vide Soninha), (vide Vanderley Siraque em Sto.André)….ele não é melhor do que aqueles que já passaram por lá…está governando em um momento feliz da economia mundial sem ter que se preocupar com quebra da Russia ou outros problemas graves internacionais…ele vende o país aos banqueiros e por aqui não se comenta nada….ELE NÃO É MELHOR QUE NÓS QUE ESTAMOS POSTANDO POR AQUI…é tão manipulado quanto todos neste país. A classe média alta não está nem um pouco preocupada com ele, ALIÁS SE SERVE DELE, COLOCOU ELE LÁ EM BRASILIA, quem está preocupado é aquele classe média assalariado que neste momento fica dizendo asneira, TIPO: agora todos vão para Miami, para a Disney, rico não frequenta estes lugares, rico vai para Aspen..voltemos a falar em automobilismo.

vitão
vitão
15 anos atrás

só para lembrar :
1- direito de expressão é inalienável de cada um, por mais idiota que seja a opinião (na sua opinião, claro).
2- se o presidente recebe até miss, qual o problema? alguém vai perguntar para a lindinha da miss RS a opinião dela sobre o bolsa- famíla, ou a politica externa em relação ao Evo (I)morales, ou ao padreco doidão que ganhou no Paraguai (e sendo bem pragmático, o melhor para mim é que essa turma se exploda, afinal nasci no Brasil, e quero que a solidariedade sul-americana se dane; se mandarem gás e e energia de graça tá de bom tamanho) .
3-bem feito para quem quer saber a opnião de piloto sobre ciência política, economia, ou astrologoia. Se o cara apertar o da direita, e não bater no carro da frente já ta’de bom tamanho. O que já é muito difícil para a maioria. Afinal eles são profissionais da lambança (nesse ponto, parecidos com o presidente e o Ronaldinho, afinal ambos nunca sabem de nada e só descobrem depois que vasou na imprensa) .
4- piloto de boca fechada é um poeta.
5-concordo com você , FG, afinal hipocrisia é o espelho da alma.
6- não não existe flor no lodo. Só fedor.

raul costa
15 anos atrás

GOMES!

gênio! a quanto tempo q nao lia algo tao interessante sobre automobilismo! ;)
nem aprova isso, pq é só puxação de saco!

Fernando Grassi
Fernando Grassi
15 anos atrás

Parabéns pelo texto.
A alienação deste povo em relação ao mundo real decorre menos de um juízo de valor com conhecimento de causa e mais por uma ignorância cultural que o meio impôs a eles.
Não dá prá deixar de notar o quanto de preconceito social tem nesta posição destes leitores e admiradores do Reinaldo Azevedo e do Diogo Mainardi.
Pobre país que tem uma elite atrasada assim! Mas, apesar disso, a coisa tá evoluindo e o Brasil vencerá com seu povo e com a sua genuína cultura popular.
Eles não toleram que o país cada vez mais se afasta de Serra Leoa, como país de maior concentração de renda do mundo.
Parafraseando Cazuza: a burguesia fede, mas tem dinheiro prá comprar perfume.

Victor
Victor
15 anos atrás

Não vi nada demais. O escriba está levantando a saia à toa.

Automobilismo sempre foi assim mesmo, tudo pelo dinheiro, o resto é resto.

Ivan Lima
Ivan Lima
15 anos atrás

Alguns que compõem o grupo dos 11,3% raivosos estão por aqui. Natural, o espaço deve ser democrático.
Difícil é aceitar opiniões como a desse tal de “Edurdo Nogueira” (seria este um nome?).
Inspiração nazista.
A lógica é a seguinte: quem não concorda comigo não entende de política e não deve se manifestar.
Seria filhinho de papai ou papai de filhinho?
Que coisa…

Douglas
Douglas
15 anos atrás

De novo: parabéns!

Nada a acrescentar, Flávio.

Marlon Maestri
Marlon Maestri
15 anos atrás

Ousado Flávio,

Arrumando pra cabeça de novo. E, sinceramente, foi meio de graça. Tudo bem do arranjo Estoquiano, do “tão vendo agora seus classe média metida”, mas ainda acho que é pra apimentar este humilde blog. Não precisaria disto, sinceramente. É muito pouco falar da falsidade de outrém, que não convém ninguém. Fica só no campo do desabafo. Nao acrescenta nada, fica arrumando críticas de graça, expondo seu umbigo pra quem não sabe se tem pés. Sinceramente Flávio, sou seu fã, fã de carteirinha, mas tenho que pelo menos me expressar de certos exageros que tu cometes. Tem muito coisa mais importante do que mixiquices bairristas. Abraços Flávio.

Paulo
Paulo
15 anos atrás

Flavio, parabéns, vc é um senhor jornalista, e transita muito bem pelos mais diversas áreas.
Para alguns que comentaram aqui que o governo do sapo barbudo é continuação de FHC, só alguns aspectos a analisar:
– FHC quebrou o Br 3 vezes e deixou a maior dívida da nossa história, seja em US$ ou percentual do PIB.
– Foi responsável pelo maior escândalo de corrupção nacional, vide os PROER e privatarias.
– Analisem a balança comercial hj e nos tempos de FHC, que na soberba e arrogância de seu governo virou as costas para a américa latina, áfrica, ásia e só nos ferrava nas mãos de eua e europa.
Já votei em Covas, Lula e Cristóvão Buarque (ou seja, não sou petista) e não dou a mínima para globo, jornalões, veja e outros veículos de imprensa de 3a categoria que existem no Brasil.
Vale a pena ler um pouco de Carta Capital, Nassif, Azenha, PH Amorim, observatório da imprensa, vcs não se arrependerão.

abraços a todos.

douglas
douglas
15 anos atrás

Isso aí Gomes…você captou o sentimento de muitos brasileiros que conhecem muito mais do que apenas dois lados da moeda…
É uma pena que automobilismo seja um esporte pra poucos endinheirados que não conhecem nada do Brasil e de seu povo…apesar disso não é o fato de ser endinheirado que classifica a pessoa mas sobretudo a sua reflexão e consciência sobre as coisas que os cercam!

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
15 anos atrás

Flávio concordo contigo em todos os pontos que indagou e mostra que esses “filhinhos” e “papais” são nada mais e nada menos que frustados pilotos que não deram certo como tais, já que tiveram a oportunidade de se mostrarem e não deram conta do recado lá fora, vide chico serra, que foi um “dodoizinho” pois não gostava de ser criticado e sempre foi um babaca.

Breno Las-Cazas
Breno Las-Cazas
15 anos atrás

Ola Flavio…

sempre vejo seu blog…mas sobre esse post uma coisa:

– Nao votar no Lula nao quer dizer q e de uma classe metida a besta…e simplesmente uma opiniao diferente da sua…sempre bom respeitar…

um abraço e continue este otimo blog!!!

um abraço!

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

Grande comentário, Gomes. Ainda bem que resta na imprensa brasileira uma minoria de jornalistas, como você, que sabe exercer seu papel. Parabéns pela lucidez, não só do texto, como da postura profissional.

Agora, aos pitacos:

Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que não entendeu o texto. Comunicar-se está ficando um negócio difícil.

A julgar por isso, sáude e segurança são um problema menor frente a educação. Cada vez menos gente tem capacidade de pensamento crítico.

Não vou entrar na discussão política, acho que esse não é o foco deste Blog.

Só uma pergunta aos politizadores inflamados, ardorosos defensores de uma ou outra face da questão que tão entusiasticamente manifestaram-se:

_ Qual de vocês faz algo para que tenhamos uma sociedade melhor e mais justa, para que nossos filhos vivam um dia melhor que nós? Algo concreto. Mais do que palavras ou idéias em vão. Falo de empregar, pelo menos parte de seus dons, talentos, tempo ou trabalho, para que este País de fato melhore?

Eaí?

Wagner
Wagner
15 anos atrás

Kamarada Gomes,

Onde eu assino embaixo de tudo o que escreveu? Concordo com tudo.

Fabrício Passos
Fabrício Passos
15 anos atrás

Acho que a maioria dos que são contrários ao texto não entenderam a questão. O caso aqui é de completa incoerência entre convicções e atitudes. Ou melhor, o oportunismo de pessoas que levam em consideração primeiramente o ganho financeiro, sem pensar em nenhuma de sua convicções (que parecem ser muito superficiais) da situação do país ou da política etc. Aposto que a repercursão seria muito maior se aqueles contrarios a visita não fossem ao encontro, demonstrando o seu ponto de vista contrário.
Agora concordo com o pessoal que questionou a questão da generalização da classe média. Existem várias estratificações, inclusive não incluiria nenhum desses pilotos nelas. São da classea A ou no mínimo AB. Mas seus valores e convicções refletem sim uma importante parcela da classe média que ignora as ações positivas desse governo. O metalúrgico fez muito pelo país, simplesmente porque não acabou de privatizá-lo e investiu de certa forma na área social e na geração de emprego. Agora problemas existem, alguns muito graves, mas dúvido que passem perto do que aconteceu no governo FHC com financiamento de privatizações de teles com dinheiro público. Um dos pontos mais bizarros do governo tucano.

Michel Grando
Michel Grando
15 anos atrás

Como alguem que está tentando iniciar uma carreira no automobilismo há 1 ano, se me rendesse um contrato de patrocinio para competir de kart, tenho que dizer, eu iria. O que esses caras fizeram, num grau maior, foi lá mostrar a camisetinha dos patrocinadores pra garantir a verba da proxima temporada…nao vejo problemas sob esse ponto de vista. Oportunismo, talvez…como piloto, o meu (eu, pessoalmente) interesse é a pista, nao a grana, portanto, eu chamaria de “oportunidade”.
Mas, nao deixo de discordar do restante dos comentarios.
Gomes, prefiro quando você malha as federacoes e a CBA que nada faz, nao a classe media. A Stock virou corrida de playboys, virou, pois quem deveria ter promovido o esporte como meio de inclusao social pra dar chance para os talentosos DE VERDADE, nao promoveu. Os pilotos meia boca e os Genéricos tomaram conta da categoria..agora é tarde.
Abraços

do amaral
do amaral
15 anos atrás

Vai ver não saiu em nenhum jornal da Globo porque não pode aparecer logomarca ‘alienígena’ de atleta algum, que senão eles apagam (borram a imagem, pra ser exato).
Pizzonia saiu bem na foto, literalmente. Legal, sempre gostei dele, acho um cara muito injustiçado no ambiente do automobilismo, especialmente aqui no país.

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Nossa, dá até medo. E vocês precisam ver o que já apaguei!

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
15 anos atrás

Concordo em partes com este post, mas discordo sobre a crítica que a classe média não sabe o que acontece com o país e só pensa no próprio mundinho.
Eu sou classe média e te garanto que sabemos muito mais que a classe baixa aonde boa parte só pensa no seu futebolzinho, sua cerveja e na novela das 8. Poucas são as pessoas que se atém ao que acontece com o país ou o que pode vir a acontecer.
Mérito seja dado que hj a classe baixa tem muito mais acesso à coisas que antes era só um sonho, vide ter ujm carro.
Agora isso não é mérito do cidadão barbudo e sim resultado de um trabalho que começou a mais de 20 anos atrás, quando derrubaram a ditadura e a democracia começou a aparecer por estas terras.
Ninguém tem culpa de nascer em classe baixa, média ou alta, mas tem culpa por não fazer mudar para melhor a condição de todos.

Pandini
Pandini
15 anos atrás

Pedro Jungbluth: você critica a suposta “preguiça de estudar” do Lula. Mas o fato é que você escreveu “acessor” em vez de “assessor”, que é a forma correta. Foi preguiça de estudar ou de recorrer ao dicionário? Abraços. (LAP)

Gabriel Maia
Gabriel Maia
15 anos atrás

Dizer que o Governo Lula esta sendo Bom , só pq aumentou o poder aquisitivo da classe desfavorecida, é a mesma coisa q tapar o sol com a peneira; pois oq aumentou foi o numero de compras a prestação devido , a baixa taxa de juros, e aumento do prazo de pagamento….pois os impostos aumentaram , os preços dos produtos e serviços tambem, e não vejo melhorias nas areas da saúde, segurança. O quê se vê hoje em dia é a velha política do pão e circo…e estão dando ao povo oq eles ‘querem’ e não oq seria o certo. To cansado de pagar duas vezes por tudo, e ver meu dinheiro no jatinho do lula, nos cartões corporativos, entre outros.

em quanto isso , ficam falando do caso Isabella, Madeleine, do Corinthians, das Olimpiadas.

a Classe média e média alta tem toda razão em reclamar , pois é ela q paga a conta desse País, e menos tem benefícios.

Sam
Sam
15 anos atrás

Calma gente………”pilotos” da Estoque gostam do Serra…….afinal, foi ele que criou os genéricos no Brasil.

Viva o Serra.

A melhor coisa que um piloto pode fazer é ficar de boca fechada para falar de política ou políticos.

A maioria não entende nada além de corridas e carros.

Parafraseando Romário:

Os pilotos da Estoque de boca fechada são uns poetas. Eles deveriam colocar um cilindro de nitro na boca para deixarem de falar besteiras.

João Garays
15 anos atrás

%!$&#Flávio tirou as palavras da minha boca, muito %!$&#esse texto. Não tenho nenhum tipo de rascismo com a classe média, tenho até alguns amigos que são. E eles pensam da mesma forma que esses pilotos da Stock. Mas quem mora desse lado da cidade como eu meu chapa, sabe o que vc disse nesse texto, às coisas não estão perfeitas e nunca estarão, mas estão muito melhores para quem nunca teve nada. Grande Abraço

Edurdo Nogueira
Edurdo Nogueira
15 anos atrás

Caro Flavio Gomes,

Já percebi outras vezes que vc gosta de dar pitacos em coisas que não conhece, ou se conhece, conhece mal, ou se não conhece mal, pelo menos deveria se informar melhor antes de sair falando mal dos “ant-lula”. No Brasil se tem o péssimo hábito de convidar qualquer tipo de pessoa para dar palpite sobre qualquer assunto, por mais besta que seja. Seu negócio é carro, velocidade, competições automobilísticas. Eu não gostaria de ver o Nassif falando de F1 ou de Stock. Não dá. Não combina. Não é a área dele. Assim como política não é a sua. Independente de partidos ou quem está no poder, sempre falta um pouco de autocrítica, de analisar os próprios erros, e de verificar por qual motivo se fala mal do atual governo. Vc acha mesmo que a oposição se restringe a um grupo de birrentos ? Que eles não tem nada a fazer senão falar mal do que está sendo feito ? Não esqueça que o governo que vc tanto gosta, vive se comparando ao governo anterior. Felizmente, o governo “anterior” é o dele mesmo. Não tem mais o que comparar. Para qualquer governo, a solução é olhar pra frente e tentar resolver os problemas de maneira conjunta, senão sempre ficaremos na mesma. Volte a escrever sobre automobilismo, que é o que vc sabe fazer muito bem. Grande abraço.

marcio
marcio
15 anos atrás

FG, parabéns pelo texto; os papais destes filhinhos deviam pelo menos ter dado a eles uma breve noção do que venha a ser democracia; hipocrisia eles tiveram com certeza, de berço; sorte do Lula que o povo não pensa e nem age como essa turminha!

Douglas
Douglas
15 anos atrás

Pior que discutir futebol ou religião é discutir preferências políticas.
O político ou partido que somos mais simpatizantes sempre será o melhor … assim como o time de futebol e assim como a religião.
Pra mim os políticos são todos uns ESCROTOS.
E viva KIMI Bicampeão!!!

não é bem assim
não é bem assim
15 anos atrás

Acho que dois conceitos estão sendo confundidos: o cidadão Lula e o Presidente da República (PR). Não acho hipocrisia meter o pau no Lula e sorrir para o PR. O Lula para mim é apenas mais um político com todos os defeitos que eles têm. O PR, por sua vez, é o líder de uma nação gigante, eleito democraticamente com maioria dos votos. Desrespeitar o PR é desrespeitar a nação brasileira. O que o FG esperava? Que os pilotos xingassem o PR? Ou que fossem pouco profissionais e deixassem de ir em um evento da categoria que paga seus salários? Se a stock é uma %!$&# ou se seus pilotos são boçais, isto não tira seus direitos de terem uma opinião diferente da maioria.

Fernando Marson
Fernando Marson
15 anos atrás

Para quê tocar no assunto então, se sempre há críticas sobre ponto de vista dos outros?

Os outros sempre estarão errados e vice-versa.

Então para quê perguntar do lula?(em minúscula, porque é apelido que surgiu sabe-se lá como, mas sei que foi parar na presidência)

Enfim, filhinho de papai é quem não gosta dele, e gente certa é quem gosta, e ponto final? Parabéns, isso é um péssimo sinal dos tempos, e que não me venham falar em alienação.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Tudo bem o texto é legal e entendo a posição politica do Gomes. Mas os caras não tem direito de exprimir a opinião deles? Por mais absurdo que achemos? Concordo que faltou um mínimo de educação com o chefe da nação. De resto falar de melhorias e outros quetais é tarefa para a história.Em tempo , votei no Lula no primeiro mandato.