nas ruas. do rio.
SÃO PAULO (ganhei o dia) – Mais um presente do Nelson Pasini, que anda recuperando alguns filmes inacreditáveis. Só o Trampolim do Diabo, na Gávea… Com Pintacuda, Stuck… Vejam e comentem. Porque é demais!
* Por alguma razão indecifrável, pode ser que o “player” não apareça para alguns. Então, segue o link direto.
Pena que hoje devido a demagogia, incompetência e corrupção esta área esteja totalmente degradada. Passei por lá em 68 ou 69, a favela era pequena, permitia que circulássemos, e o Circuito é maravilhoso, tanto no traçado, como na vista.
Que falta fazem osverdadeiros administradores que o Rio teve há 40/ 50 anos.
Super trabalho de restauração. É história pura, só havia motor forte e coragem. Nada de pneus, freios e suspensão inteligente. Coisa prá homem (e maluco). Parabéns!
23 carros, “arquibancada” lotada… muito melhor do que a Strume, OPS! Stock Globo Car. Sem falar da ausência de muros, áras de escape, etc, etc, etc. Tinha de ser muito homem para fazer isso.
Isso sim, é automobilismo de verdade! Sem capacete, cinto de segurança, controle de tração, câmbio automático! Devíamos mandar esse vídeo para o velho Bernie!
Faz alguns, participei de um rali de regularidade promovido pelo veteran car club. meu zé chegou em 12 lugar!
esse video está realmente espetacular.
Algúem notou a bandeira do Partido Nacional Socialista (Nazismo) hasteada ao lado da brasileira? (3:10 à 3:15)
Muito Bom . Fantástico ! É a memória do automobilismo em nosso país.
O que estragou, foi a bandeira nazista no início……
Sensacional ! Que Mônaco que nada, o negócio é correr nas ruas do Rio, erre a curva e caia direto no mar. Ótima solução para o finado autódromo de Jacarepágua. Repito, Simplismente SENSACIONAL !
Sensacional! Precioso, comovente, tudo o mais. Dá vontade de ver o dia inteiro.
Polemico ,
O emblema não parece o da Ferrari, É o emblema da Ferrari. Os carros da Alfa pertenciam à Scuderia Ferrari, foi com eles que o Commendatore começou. Só construiu seus próprios carros no final de década de 40.
Pô FG !!
É por um post desses que vale a pena aturar os LADAs e um certo saudosismo esquerdista do dono do blog … brincadeirinha …
Sou rubro-negro, mas se esse post tivesse vindo antes eu tenho certeza que o seu Blog levaria o Ibest também !!!!!!
Simplesmente fanástico !!! Parabéns ao restaurador …
As imagens, por sí só, são fantásticas. Mas a edição está de parabéns: a música e os cortes remetem à era pré-Griffin, e os GCs explicativos também nos levam ao cinema dos anos 20.
tenho 50 anos e meu padrinho de crisma e ra um italiano chamado mansueto bruno que na italia era mecanico da alfa e veio pro rio pra iniciar a montagem dos truck isota fraschini que eram os precursores da fnm
meu padrinho trabalhou na montagem deste carro do pintacuda mas sempre falava deste auto union que era fantastico mas o stuck borrou na chuva
vcs imaginaram o que era entra na curva da niemeyer na garganta com o gas total sinceramwente eu nunca imaginava de verf este video
PARABENS AO RESGATADOR DESTAS IMAGENS
JC sete lagoas
Simplesmente um documento histórico.
O maximo que tinhamos visto dessas corridas eram precarias fotos, recuperadas de jornais da época.
Esse filme mostrando os carros e os “homens” da época, circulando pelas ruas de paralelepípedos do RJ, sob chuva, com trilhos de bonde, postes e público (muito público) praticamente dentro da pista, são de emociona.
Pricipicio e mar servindo de guar- rail, por boa parte do circuito.
Os caras eram machos pra caramba!
“Quase que nem que hoje”!
simplesmente sem palavras
Todo mundo de paletó e gravata.Veículos com motores dianteiros e traseiros.Carros com uma e duas pessoas.Zorra total, maravilhoso.observei que no carro do Pintacuda um Alfa Romeu tinha um emblema parecido com o da Ferrari.Alguém identificou melhor ? O carro do Stuck parecia um torpedo.
Outra coisa: Viram a diferença do Pintacuda para o Hans Stuck? Cerca de 1 segundo, ou seja, nada!
O Auto Union (avô do DKW) só não venceu devido à chuva, poi nessas condições o carro era, realmente, inferior ao Alfa-Romeo. Lá pelo terço final da prova a chuva parou, Stuck estava bem lá atrás, e partiu em perseguição do Pintacuda. Encostou, mas não deu mais tempo de passar…
Fico até sem palavras…
Caramba, nunca imaginei que iria ver isso…
Parabéns ao restaurador, e a pergunta que não quer calar?
Como se consegue uma cópia desse filme?
O trajeto hoje é muito prejudicado pela bandidagem, pois atravessa a favela da Rocinha, a maior do Rio de Janeiro. Se não fosse por isso, talvez fosse até possível reeditar a prova.
Meu amigo Amauri Mesquita Ferreira, ex piloto Vemag e Mini Cooper, fez o trajeto a alguns anos atrás, a pedido da Rede Globo, para filmagem. Foi na madrugada, inclusive com um helicóptero. nem ele conseguiu a cópia integral do filme.
No início dos anos 70 fiz o trajeto diversas vezes, é espetacular, mas hoje não dá mais…
E como surgem imagens inéditas!!!
Maravilhoso trabalho de restauro e divulgação.
E deve ter muito, muito mais por aí…
Riquíssimo material que a tecnologia agora permite restaurar e divulgar.
Esplêndido, de sentir nó na garganta a coragem dos pilotos da época e do louco público tão próximo do perigo.
Flavio,
Esse foi ” simply the best”
Um Abraço
mais publico e carros que as corridas de hoje no Brasil, deviam mostrar para nossas otoridades esportivas para ver se eles conseguem montar alguma categoria para encher nossos autodromos
abs
Pneus largos, aerodinâmica, controle de tração, freios ABS, quem precisa disso??? Automobilismo puro é isso, essas coisas que chegaram só estragaram o esporte.
De ruim no vídeo só aquela bandeira nazista.
A qualidade das imagens são excelentes!
um presente para todos nós.
valeu
Maravilha!!!… Época em que se separavam homens de meninos…
Mais publico que na GT3.. tosco!!
para quem nao conhece direito o Rio …esse tracado esta praticamente inteiro …a av Niemayer na beira do mar ligando Leblon a Barra…altas curvas …subindo e descendo a Maravilhosa floresta da tijuca…saindo na Gavea… e indo em direcao ao Leblon e Niemayer de novo …Show total este belo tracado…poderia ser reeditada com certeza esta Maravilhosa Carrera… de moto e carro ja apostei Pegas Inesqueciveis com amigos nessa maravilhosa cidade… e nesse belo tracado desafiador e Seletivo… valeu
Pra mim, sem dúvida alguma, o melhor achado de vídeos do esporte motor destes últimos tempos. Parabéns ao Adhemar Gonzaga.
Valor histórico incalculável pra nós, imagem 10 pra época, restauração 10, edição idem.
Apenas a título de curiosidade, já estou preparado pra receber a saraivada dos vemagueiros:
Lá pelo final dos anos 60 Pintacuda veio dar uma palestra na FAERJ quando da entrega dos troféus aos pilotos no fim do campeonato.
Já naquela época havia aquela discussãozinha boba dos que andavam de carro com tração na frente e os de tração trazeira, sendo que os de tração dianteira condenavam sair de traseira, diziam que se perdia tempo.
Diziam que o certo seria entrar mais devagar e sair forte.
Sérgio Cardoso, então, colocou esta questão ao Pintacuda e, para tristeza dos Dekistas presentes, ele respondeu:
– Entro o mais forte possível e saio o mais forte possível!
F.A.N.T.Á.S.T.I.C.O. Parabéns ao Pasini pelo achado e ao Flávio pela divulgação.
É muito legal ver e rever, o público, a arquitetura, e claro os carros e as disputas.
Mostre essas imagens a um piloto atual de F1 e veja se ele tem coragem de repetir que o GP de Mônaco vai ser muito perigoso na chuva, sem o controle de tração.
Sensacional!
Passar “pendurado” nessas curvas à beira do despenhadeiro com a tecnologia da época é só pra quem usava sutiã… (vai ter peito assim lá longe!)
Gomes
Nossa, que vídeo maravilhoso!
Os carangos andavam muito, muito mesmo!
E aqueles penhascos? Que pista! E sob chuva!
A música, muito legal!
E aquela bandeira nazista? Muito louco! Esse vídeo é de quando, final da década de 30?
Será que alguém aqui conhece bem o traçado, alguém que já tenha andado, para dizer como era? Devia ser muito louco!
Lindo!
Muito legal, Nelson!
Maravilhosa carrera Historica no Rio …num tracado mais belo que Monaco…pista Molhada… e mesmo assim eles colocavam pra jogo Brabo…gostei ! Parabens Video Log Excelente Trabalho !!!
A bandeira nazista com a suastica era à época a bandeira oficial da Alemanha que se fazia representar na prova pelo piloto H. Sutck com o fantástico A(udi)uto Union “C”.
Pasini
E esses franguinhos milionários que correm hoje em dia reclamam que não podem usar mais o controle de tração.
belo vídeo, excelente filmagem para época.Parabéns aos envovidos na reedição!
Coisa para macho.
Fantásticas imagens. Nota 10!
Essas imagens são raras mesmo, principalmente pelo fato de estarem ótimas e bem nítidas, levando-se em consideração o tempo e terem sidas postadas no You Tube ou outro similar, que geralmente, perde muito da qualidade da imagem.
Agora, o Auto Union andando nas ruas do Rio é demais e a quantidade de gente em cima de muros e prédios.
Parabens para quem as colocou.
Jovino
Sensacional , a começar da musica que é uma graça ,e o filme inpagavel…
A Historia é a riqueza do mundo !
Phodeu. Fui. Que é isso?
Flávio, se algum piloto mauricinho, como você bem definiu, visse essas imagens, teria um colapso nervoso, pois andar na chuva, em paralelepípedo, com essas lingüiças montadas nas rodas, e com a galera 8 cm do carro, é coisa para valentes. Definitivamente, não é para qualquer um. Um abraço.
Não entendi o que o Terceiro Reich tem a ver com a corrida… por que tinha uma bandeira nazista no começo do vídeo?
PQP!!!!
Ali tinha que ser macho tanto para acelerar (lambendo os postes e com barreiras de “feno”), quanto para assistir!!!!
Pois eu penso que foi a semana toda.Com seus altos e baixos.
Primeiro a Classic em Monaco e agora essa cereja no bolo.
Já pensaram o nhem nhem nhem dos pilotos atuais com a reta com trilho de bonde?
E a segurança? deslumbrante.
Parabéns ao restaurador.
Ainda bem que existe gente com talento e capacidade, que se importa.